AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Maciel Lima Alves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3957
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_f50aed88ea4215bdefaa40027f768bcf
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3117
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia VirtualEvaluation of the Effectiveness of the Course of Formation of Professors of the Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual 2007-12-14Raquel de Almeida Moraes837025200055http://lattes.cnpq.br/1993008183702528Angela Alvares Correia Dias64980270533http://lattes.cnpq.br/2964980270596652Gilberto Lacerda Santos00000005000http://lattes.cnpq.br/2662302146560805 Mauro Cavalcante Pequeno61616161616http://lattes.cnpq.br/064969396980703750048160199http://lattes.cnpq.br/5823960500481601Francisco Maciel Lima AlvesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBREducaÃÃo a DistÃncia FormaÃÃo Qualidade AvaliaÃÃoDistance Learning, Formation Quality EvaluationEDUCACAOnÃo hÃO objetivo deste trabalho à apresentar os resultados da pesquisa realizada para avaliar a qualidade pedagÃgica de um curso superior de formaÃÃo de professores a distÃncia. O curso escolhido foi o Programa de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual. A pesquisa partiu de um estudo de caso onde se realizou a busca de dados atravÃs da anÃlise documental do curso: projeto, documentos e da aplicaÃÃo de questionÃrios a alunos matriculados. Essa tarefa foi motivada a partir da constataÃÃo de que o ensino presencial no Brasil dificilmente darà conta de suprir a carÃncia de profissionais habilitados em nÃvel superior, para atuar na educaÃÃo bÃsica. A pesquisa procedeu a um processo de anÃlise do curso com o intuito de, com base na percepÃÃo dos alunos, constatar se hÃ, num curso oferecido a distÃncia, a qualidade necessÃria para a formaÃÃo de professores para a educaÃÃo bÃsica. Ao final da pesquisa pÃdese perceber que os alunos estÃo satisfeitos com a formaÃÃo profissional proporcionada pelo curso. Esta satisfaÃÃo, a nosso ver, se constitui na presenÃa da categoria qualidade, no curso. Parece-nos precoce, entretanto, julgar que alcanÃamos a democratizaÃÃo do acesso à educaÃÃo bem como a soluÃÃo dos problemas pelos quais passa o sistema de ensino brasileiro, mesmo por meio da educaÃÃo a distÃncia, considerando que grande parte da populaÃÃo ainda nÃo tem acesso ao computador e, conseqÃentemente, à internet. PorÃm, esse fato nÃo desmerece a EAD como uma importante alternativa para o desenvolvimento de modelos de cursos a distÃncia para a formaÃÃo, com qualidade, dos profissionais da educaÃÃo, haja vista o sucesso de iniciativas e projetos nessa Ãrea no Brasil.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3957application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of the Effectiveness of the Course of Formation of Professors of the Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual
title AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual
spellingShingle AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual
Francisco Maciel Lima Alves
EducaÃÃo a DistÃncia
FormaÃÃo
Qualidade
AvaliaÃÃo
Distance Learning,
Formation
Quality
Evaluation
EDUCACAO
title_short AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual
title_full AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual
title_fullStr AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual
title_sort AvaliaÃÃo da Efetividade do Curso de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual
author Francisco Maciel Lima Alves
author_facet Francisco Maciel Lima Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raquel de Almeida Moraes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 837025200055
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1993008183702528
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Angela Alvares Correia Dias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 64980270533
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2964980270596652
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gilberto Lacerda Santos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00000005000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2662302146560805
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mauro Cavalcante Pequeno
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 61616161616
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0649693969807037
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 50048160199
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5823960500481601
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Maciel Lima Alves
contributor_str_mv Raquel de Almeida Moraes
Angela Alvares Correia Dias
Gilberto Lacerda Santos
Mauro Cavalcante Pequeno
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo a DistÃncia
FormaÃÃo
Qualidade
AvaliaÃÃo
topic EducaÃÃo a DistÃncia
FormaÃÃo
Qualidade
AvaliaÃÃo
Distance Learning,
Formation
Quality
Evaluation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Learning,
Formation
Quality
Evaluation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho à apresentar os resultados da pesquisa realizada para avaliar a qualidade pedagÃgica de um curso superior de formaÃÃo de professores a distÃncia. O curso escolhido foi o Programa de FormaÃÃo de Professores da Universidade CatÃlica de BrasÃlia Virtual. A pesquisa partiu de um estudo de caso onde se realizou a busca de dados atravÃs da anÃlise documental do curso: projeto, documentos e da aplicaÃÃo de questionÃrios a alunos matriculados. Essa tarefa foi motivada a partir da constataÃÃo de que o ensino presencial no Brasil dificilmente darà conta de suprir a carÃncia de profissionais habilitados em nÃvel superior, para atuar na educaÃÃo bÃsica. A pesquisa procedeu a um processo de anÃlise do curso com o intuito de, com base na percepÃÃo dos alunos, constatar se hÃ, num curso oferecido a distÃncia, a qualidade necessÃria para a formaÃÃo de professores para a educaÃÃo bÃsica. Ao final da pesquisa pÃdese perceber que os alunos estÃo satisfeitos com a formaÃÃo profissional proporcionada pelo curso. Esta satisfaÃÃo, a nosso ver, se constitui na presenÃa da categoria qualidade, no curso. Parece-nos precoce, entretanto, julgar que alcanÃamos a democratizaÃÃo do acesso à educaÃÃo bem como a soluÃÃo dos problemas pelos quais passa o sistema de ensino brasileiro, mesmo por meio da educaÃÃo a distÃncia, considerando que grande parte da populaÃÃo ainda nÃo tem acesso ao computador e, conseqÃentemente, à internet. PorÃm, esse fato nÃo desmerece a EAD como uma importante alternativa para o desenvolvimento de modelos de cursos a distÃncia para a formaÃÃo, com qualidade, dos profissionais da educaÃÃo, haja vista o sucesso de iniciativas e projetos nessa Ãrea no Brasil.
description nÃo hÃ
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3957
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295135008555008