Um estudo avaliativo sobre a implantaÃÃo da curricularizaÃÃo em InstituiÃÃes de Ensino Superior: o caso da Universidade Federal do Cearà (UFC)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20772 |
Resumo: | Para cumprir a diretriz estabelecida na ConstituiÃÃo Federal de 1988, a qual determina que as instituiÃÃes de ensino superior, usando da sua autonomia e flexibilizaÃÃo curricular, efetivem o princÃpio da indissociabilidade na trÃade ensino, pesquisa e extensÃo, o Plano Nacional de EducaÃÃo (2014-2024), Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014, na sua meta 12.7 - destina crÃditos curriculares para extensÃo universitÃria,prescrevendo que, no mÃnimo dez por cento da carga horÃria estabelecida, para os cursos de graduaÃÃo, destine-se aos programas e projetos de extensÃo universitÃria.O presente estudo de caso de cunho bibliogrÃfico, descritivo, documental e exploratÃrio apresenta um histÃrico da universidade brasileira, e de forma conceitual da extensÃo universitÃria, propondo-se a apontar os principais desafios para atender a normatizaÃÃo, no Ãmbito da UFC, as quais foram apontadas pelos entrevistados como: a heterogeneidade dos cursos, a carga horÃria determinada, o financiamento das aÃÃes, o desconhecimento e a desvalorizaÃÃo da extensÃo. Entretanto, pela relevÃncia do tema optou-se, tambÃm, por pontuar as potencialidades que a CurricularizaÃÃo trarà à formaÃÃo acadÃmica com a sua efetivaÃÃo, as quais sÃo: estabelecer uma simetria entre a trÃade pesquisa, ensino e extensÃo, estimular o professor a repensar as suas prÃticas pedagÃgicas no processo de ensino-aprendizagem, a universidade a estar em campo e proporcionar ao aluno vivenciar outras possibilidades de saberes. No caso especÃfico do EAD, acabar com a dependÃncia dos ambientes virtuais. Observou-se que, na Ãntegra, a inserÃÃo da curricularizaÃÃo nos cursos de graduaÃÃo à uma medida mais de gestÃo do que acadÃmica, e muito mais dialÃgica do que propriamente normativa. |
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