Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3849 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_cb08d6a8be8405dcab75bae23a5cee64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2866 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?THE GAMES IN THE TEACHING OF LEARNING WRITTEN LANGUAGE: WHAT TO THINK AND MAKE EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS AND ELEMENTARY SCHOOL?2009-08-27Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo16729196491http://lattes.cnpq.br/4052574912000577Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa12633895468http://lattes.cnpq.br/5935677942857003Ana IgnÃz BelÃm Lima Nunes38067196320http://lattes.cnpq.br/462831970068193776966186368http://lattes.cnpq.br/6342010830421505 Alessandra Pereira DiasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRMEDIAÃÃO PEDAGÃGICA JOGOS PEDAGÃGICOS LINGUAGEM ESCRITApedagogical intervention educational games written language. ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsse trabalho se propÃs a investigar a concepÃÃo e uso de jogos pedagÃgicos no ensino da linguagem escrita por professores de educaÃÃo infantil e ensino fundamental na cidade de Fortaleza. Partiu-se do pressuposto que havia uma descontinuidade do uso de recursos lÃdicos entre a educaÃÃo infantil e a primeira sÃrie do ensino fundamental. Tinha-se como pressuposto a compreensÃo de que nÃo era o jogo em si, mas a situaÃÃo interativa e simbÃlica que possibilita o desenvolvimento e a aprendizagem da crianÃa. Os referenciais teÃricos que embasaram esse trabalho estavam pautados na teoria histÃrico cultural de Vygotsky e na teoria sÃcio antropolÃgica de BrougÃre. A pesquisa foi realizada utilizando-se observaÃÃo em sala de aula e entrevistas individuais com os professores, buscando registrar as situaÃÃes de mediaÃÃo do professor junto aos alunos e identificar as concepÃÃes que fundamentam as formas de intervenÃÃo pedagÃgica utilizando recursos lÃdicos nesses dois nÃveis de ensino e as prÃticas pedagÃgicas. Na escola pesquisada existia uma preocupaÃÃo efetiva quanto ao processo continuado de capacitaÃÃo dos professores e isso possibilitava uma coerÃncia na utilizaÃÃo de recursos didÃticos, dentre eles o jogo, e compreensÃo teÃrica de sua implicaÃÃo no processo ensino-aprendizagem. Esse trabalho vem destacar a importÃncia de se considerar o desafio de ensinar com jogos diante de diversos discursos acerca de seu uso apontando que sÃo as situaÃÃes de interaÃÃo que promovem a aprendizagem e nÃo o uso de material lÃdico, reafirmando a visÃo vygotskiana da centralidade da mediaÃÃo pedagÃgica no processo ensino e aprendizagem. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3849application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:57Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE GAMES IN THE TEACHING OF LEARNING WRITTEN LANGUAGE: WHAT TO THINK AND MAKE EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS AND ELEMENTARY SCHOOL? |
title |
Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental? |
spellingShingle |
Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental? Alessandra Pereira Dias MEDIAÃÃO PEDAGÃGICA JOGOS PEDAGÃGICOS LINGUAGEM ESCRITA pedagogical intervention educational games written language. ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
title_short |
Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental? |
title_full |
Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental? |
title_fullStr |
Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental? |
title_full_unstemmed |
Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental? |
title_sort |
Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental? |
author |
Alessandra Pereira Dias |
author_facet |
Alessandra Pereira Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
16729196491 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4052574912000577 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
12633895468 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5935677942857003 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana IgnÃz BelÃm Lima Nunes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
38067196320 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4628319700681937 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
76966186368 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6342010830421505 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alessandra Pereira Dias |
contributor_str_mv |
Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa Ana IgnÃz BelÃm Lima Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MEDIAÃÃO PEDAGÃGICA JOGOS PEDAGÃGICOS LINGUAGEM ESCRITA |
topic |
MEDIAÃÃO PEDAGÃGICA JOGOS PEDAGÃGICOS LINGUAGEM ESCRITA pedagogical intervention educational games written language. ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
pedagogical intervention educational games written language. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esse trabalho se propÃs a investigar a concepÃÃo e uso de jogos pedagÃgicos no ensino da linguagem escrita por professores de educaÃÃo infantil e ensino fundamental na cidade de Fortaleza. Partiu-se do pressuposto que havia uma descontinuidade do uso de recursos lÃdicos entre a educaÃÃo infantil e a primeira sÃrie do ensino fundamental. Tinha-se como pressuposto a compreensÃo de que nÃo era o jogo em si, mas a situaÃÃo interativa e simbÃlica que possibilita o desenvolvimento e a aprendizagem da crianÃa. Os referenciais teÃricos que embasaram esse trabalho estavam pautados na teoria histÃrico cultural de Vygotsky e na teoria sÃcio antropolÃgica de BrougÃre. A pesquisa foi realizada utilizando-se observaÃÃo em sala de aula e entrevistas individuais com os professores, buscando registrar as situaÃÃes de mediaÃÃo do professor junto aos alunos e identificar as concepÃÃes que fundamentam as formas de intervenÃÃo pedagÃgica utilizando recursos lÃdicos nesses dois nÃveis de ensino e as prÃticas pedagÃgicas. Na escola pesquisada existia uma preocupaÃÃo efetiva quanto ao processo continuado de capacitaÃÃo dos professores e isso possibilitava uma coerÃncia na utilizaÃÃo de recursos didÃticos, dentre eles o jogo, e compreensÃo teÃrica de sua implicaÃÃo no processo ensino-aprendizagem. Esse trabalho vem destacar a importÃncia de se considerar o desafio de ensinar com jogos diante de diversos discursos acerca de seu uso apontando que sÃo as situaÃÃes de interaÃÃo que promovem a aprendizagem e nÃo o uso de material lÃdico, reafirmando a visÃo vygotskiana da centralidade da mediaÃÃo pedagÃgica no processo ensino e aprendizagem. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3849 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295134044913664 |