Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alessandra Pereira Dias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3849
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_cb08d6a8be8405dcab75bae23a5cee64
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2866
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?THE GAMES IN THE TEACHING OF LEARNING WRITTEN LANGUAGE: WHAT TO THINK AND MAKE EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS AND ELEMENTARY SCHOOL?2009-08-27Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo16729196491http://lattes.cnpq.br/4052574912000577Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa12633895468http://lattes.cnpq.br/5935677942857003Ana IgnÃz BelÃm Lima Nunes38067196320http://lattes.cnpq.br/462831970068193776966186368http://lattes.cnpq.br/6342010830421505 Alessandra Pereira DiasUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRMEDIAÃÃO PEDAGÃGICA JOGOS PEDAGÃGICOS LINGUAGEM ESCRITApedagogical intervention educational games written language. ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsse trabalho se propÃs a investigar a concepÃÃo e uso de jogos pedagÃgicos no ensino da linguagem escrita por professores de educaÃÃo infantil e ensino fundamental na cidade de Fortaleza. Partiu-se do pressuposto que havia uma descontinuidade do uso de recursos lÃdicos entre a educaÃÃo infantil e a primeira sÃrie do ensino fundamental. Tinha-se como pressuposto a compreensÃo de que nÃo era o jogo em si, mas a situaÃÃo interativa e simbÃlica que possibilita o desenvolvimento e a aprendizagem da crianÃa. Os referenciais teÃricos que embasaram esse trabalho estavam pautados na teoria histÃrico cultural de Vygotsky e na teoria sÃcio antropolÃgica de BrougÃre. A pesquisa foi realizada utilizando-se observaÃÃo em sala de aula e entrevistas individuais com os professores, buscando registrar as situaÃÃes de mediaÃÃo do professor junto aos alunos e identificar as concepÃÃes que fundamentam as formas de intervenÃÃo pedagÃgica utilizando recursos lÃdicos nesses dois nÃveis de ensino e as prÃticas pedagÃgicas. Na escola pesquisada existia uma preocupaÃÃo efetiva quanto ao processo continuado de capacitaÃÃo dos professores e isso possibilitava uma coerÃncia na utilizaÃÃo de recursos didÃticos, dentre eles o jogo, e compreensÃo teÃrica de sua implicaÃÃo no processo ensino-aprendizagem. Esse trabalho vem destacar a importÃncia de se considerar o desafio de ensinar com jogos diante de diversos discursos acerca de seu uso apontando que sÃo as situaÃÃes de interaÃÃo que promovem a aprendizagem e nÃo o uso de material lÃdico, reafirmando a visÃo vygotskiana da centralidade da mediaÃÃo pedagÃgica no processo ensino e aprendizagem. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3849application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE GAMES IN THE TEACHING OF LEARNING WRITTEN LANGUAGE: WHAT TO THINK AND MAKE EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHERS AND ELEMENTARY SCHOOL?
title Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?
spellingShingle Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?
Alessandra Pereira Dias
MEDIAÃÃO PEDAGÃGICA
JOGOS PEDAGÃGICOS
LINGUAGEM ESCRITA
pedagogical intervention
educational games
written language.
ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
title_short Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?
title_full Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?
title_fullStr Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?
title_full_unstemmed Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?
title_sort Os Jogos PedagÃgicos na Aprendizagem da Linguagem Escrita: O que Pensam e Fazem Professores da EducaÃÃo Infantil e do Ensino Fundamental?
author Alessandra Pereira Dias
author_facet Alessandra Pereira Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16729196491
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4052574912000577
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12633895468
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5935677942857003
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana IgnÃz BelÃm Lima Nunes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 38067196320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4628319700681937
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 76966186368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6342010830421505
dc.contributor.author.fl_str_mv Alessandra Pereira Dias
contributor_str_mv Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
Ana IgnÃz BelÃm Lima Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv MEDIAÃÃO PEDAGÃGICA
JOGOS PEDAGÃGICOS
LINGUAGEM ESCRITA
topic MEDIAÃÃO PEDAGÃGICA
JOGOS PEDAGÃGICOS
LINGUAGEM ESCRITA
pedagogical intervention
educational games
written language.
ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
dc.subject.eng.fl_str_mv pedagogical intervention
educational games
written language.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esse trabalho se propÃs a investigar a concepÃÃo e uso de jogos pedagÃgicos no ensino da linguagem escrita por professores de educaÃÃo infantil e ensino fundamental na cidade de Fortaleza. Partiu-se do pressuposto que havia uma descontinuidade do uso de recursos lÃdicos entre a educaÃÃo infantil e a primeira sÃrie do ensino fundamental. Tinha-se como pressuposto a compreensÃo de que nÃo era o jogo em si, mas a situaÃÃo interativa e simbÃlica que possibilita o desenvolvimento e a aprendizagem da crianÃa. Os referenciais teÃricos que embasaram esse trabalho estavam pautados na teoria histÃrico cultural de Vygotsky e na teoria sÃcio antropolÃgica de BrougÃre. A pesquisa foi realizada utilizando-se observaÃÃo em sala de aula e entrevistas individuais com os professores, buscando registrar as situaÃÃes de mediaÃÃo do professor junto aos alunos e identificar as concepÃÃes que fundamentam as formas de intervenÃÃo pedagÃgica utilizando recursos lÃdicos nesses dois nÃveis de ensino e as prÃticas pedagÃgicas. Na escola pesquisada existia uma preocupaÃÃo efetiva quanto ao processo continuado de capacitaÃÃo dos professores e isso possibilitava uma coerÃncia na utilizaÃÃo de recursos didÃticos, dentre eles o jogo, e compreensÃo teÃrica de sua implicaÃÃo no processo ensino-aprendizagem. Esse trabalho vem destacar a importÃncia de se considerar o desafio de ensinar com jogos diante de diversos discursos acerca de seu uso apontando que sÃo as situaÃÃes de interaÃÃo que promovem a aprendizagem e nÃo o uso de material lÃdico, reafirmando a visÃo vygotskiana da centralidade da mediaÃÃo pedagÃgica no processo ensino e aprendizagem.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3849
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295134044913664