A face negativa do trabalho docente no capitalismo à luz do pensamento de Marx e LukÃcs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victor Moita Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19427
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA face negativa do trabalho docente no capitalismo à luz do pensamento de Marx e LukÃcsThe negative face of teaching work in capitalism in the light of the thought of Marx and LukÃcs.2017-01-30FÃtima Maria Nobre Lopes07399812349Adauto Lopes da Silva Filho06085431368Francisco Josà Lima Sales28334000391Alberto Dias Gadanha53543041800http://lattes.cnpq.br/713863731411895701245798332http://lattes.cnpq.br/4653005522089391Victor Moita PinheiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRValor de uso Valor de troca Trabalho docente Estranhamento EducaÃÃo omnilateralValue of use Exchange value Teaching work Estrangement Omnilateral educationEDUCACAOCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA dissertaÃÃo com o tÃtulo A face negativa do trabalho docente no capitalismo à luz do pensamento de Marx e LukÃcs tem como objetivo central realizar uma discussÃo acerca da dupla face do trabalho no capitalismo no seu sentido positivo e negativo, demonstrando a determinaÃÃo reflexiva dessa dupla face no trabalho docente universitÃrio, destacando a sua dimensÃo negativa, enfocando ainda a educaÃÃo omnilateral como mediaÃÃo para a superaÃÃo do predomÃnio dessa face negativa, tomando como referencial teÃrico o pensamento de Marx, de LukÃcs e de Saviani. A questÃo que perpassa essa temÃtica à a consideraÃÃo de que a gÃnese do capitalismo trouxe consigo a esperanÃa de que os bens produzidos seriam mais acessÃveis para toda a populaÃÃo no sentido de atender as suas necessidades bÃsicas. No entanto, aos poucos, a lÃgica do capital foi sendo revelada. Sua finalidade central à a geraÃÃo do lucro por meio de todos os produtos, desde os mais bÃsicos aos mais diversos artigos de luxo. Portanto, os bens produzidos tornaram-se mercadorias, inclusive a forÃa de trabalho do trabalhador, aviltando, assim, a dimensÃo humana dos homens. PorÃm, o trabalho, por ter essa dimensÃo de exploraÃÃo, nÃo deixa de ter tambÃm a sua dimensÃo de geraÃÃo da sociabilidade e de realizaÃÃo do homem na sua generidade humana. Tal questÃo se ancora, principalmente, na tese de Marx sobre o trabalho no capitalismo, evidenciando a sua dupla dimensÃo â criador de valor de uso e, ao mesmo tempo, criador de valor de troca â, que serà retomada por LukÃcs e, a partir da qual, ele tematizarÃ, respectivamente, o trabalho enquanto categoria fundante do homem como ser social e o trabalho estranhado enquanto aviltamento do gÃnero humano. Eis a dupla face do trabalho. Nesse sentido, a forma como o trabalho se realiza no capitalismo à uma temÃtica que merece amplas discussÃes e questionamentos. Por estar inserido nesse contexto, estabelecemos como ponto central da nossa dissertaÃÃo investigar se hà uma incidÃncia dessa dupla face do trabalho na educaÃÃo formal e, consequentemente, no trabalho docente, destacando o trabalho docente no ensino superior. A educaÃÃo à um dos complexos sociais mais potentes e importantes da estrutura social. Ela surge, como todos os outros complexos, com a instauraÃÃo do processo de trabalho. Com efeito, de acordo com o modo do trabalho, teremos tambÃm um tipo de educaÃÃo, tanto na sua dimensÃo positiva como na negativa. Portanto, a dupla face do trabalho no capitalismo à uma realidade que pode estar presente nas vÃrias classes de trabalhadores, inclusive no trabalho docente no ensino superior. Diante dessas consideraÃÃes, indagamos se hà uma influÃncia, uma determinaÃÃo reflexiva, da dupla face do trabalho na educaÃÃo formal e, consequentemente, no trabalho docente. A nossa hipÃtese central à a de que realmente existem influÃncias, determinaÃÃes reflexivas, do duplo aspecto do trabalho, positivo e/ou negativo; esse Ãltimo, de modo predominante, no trabalho docente. Uma das formas dessa influÃncia no seu aspecto negativo à a sobrecarga de trabalho que dificulta a possibilidade de o professor exercer o seu trabalho com Ãtica e competÃncia. TambÃm consideramos que a educaÃÃo, na sua dimensÃo omnilateral, poderia ser uma mediaÃÃo para a superaÃÃo da predominÃncia dessa face negativa, pois o trabalho docente voltado para uma educaÃÃo dessa natureza certamente nÃo comportaria a exploraÃÃo e o estranhamento do trabalho docente tÃpico da sociedade capitalista, destacando aqui o professor universitÃrio. Para desenvolver as nossas consideraÃÃes, recorremos principalmente Ãs obras Manuscritos econÃmico-filosÃficos de 1844 e alguns volumes de O capital, de Karl Marx; Ontologia do ser social, de GyÃrgy LukÃcs; e HistÃria das ideias pedagÃgicas no Brasil, Escola e democracia e Pedagogia histÃrico-crÃtica: primeiras aproximaÃÃes, de Dermeval Saviani. Visando alcanÃar o nosso objetivo, fizemos uma anÃlise imanente das obras supracitadas e perseguimos o mÃtodo dialÃtico, prÃprio dos autores estudados. Por fim, para desenvolver essas questÃes, a nossa dissertaÃÃo està composta por trÃs capÃtulos: A dupla face do trabalho no capitalismo: Marx e LukÃcs; O trabalho docente no capitalismo: pensando a educaÃÃo brasileira; A educaÃÃo omnilateral como mediaÃÃo para a superaÃÃo da face negativa do trabalho docente.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19427application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:59Zmail@mail.com -
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