A orgia dos sentidos: a construÃÃo do corpo nas imagens de Olympia, de Leni Riefenstahl

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karoline Viana Teixeira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3908
Resumo: O presente trabalho visa o estudo histÃrico das significaÃÃes e construÃÃes do corpo no documentÃrio Olympia (ALE, 1938), da diretora alemà Leni Riefenstahl. O filme retrata os Jogos OlÃmpicos de Berlim, ocorridos dois anos antes em pleno regime nazista. Nesse evento, Adolf Hitler promoveu uma intensa mobilizaÃÃo para propagar uma imagem da Alemanha como uma naÃÃo harmoniosa e pacÃfica. Mas, ao mesmo tempo, buscou-se tambÃm demonstrar a superioridade fÃsica da raÃa germÃnica em relaÃÃo aos demais. Procura-se, nesse sentido, demonstrar como esse corpo retratado no filme à resultado de uma sÃrie de concepÃÃes e questÃes sÃcio-polÃticas que ganham forÃa desde o final do sÃculo XIX. Do cuidado de si, da popularizaÃÃo do esporte como forma de disciplinar corpo e mente aos grupos nudistas que se multiplicaram na Alemanha, todos esses movimentos foram absorvidos e ressignificados pela ditadura totalitÃria. Olympia mostra um ideal de corpo e beleza Ãnico e segregador, em nome do qual os nazistas vÃo promover a eliminaÃÃo dos desviantes por meio da SoluÃÃo Final.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA orgia dos sentidos: a construÃÃo do corpo nas imagens de Olympia, de Leni Riefenstahl The orgy of senses:the construction of the body in the Olympia images, by Leni Riefenstahl2008-09-11Meize Regina de Lucena Lucas40990559300 http://lattes.cnpq.br/0794377504173120JoÃo Ernani Furtado Filho61480762334Jorge Luiz Bezerra NÃvoa0736385053475770130300http://lattes.cnpq.br/3848003184201099Karoline Viana TeixeiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em HistoriaUFCBR esporte nazismoCorpo sports nazismbodyHISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEAO presente trabalho visa o estudo histÃrico das significaÃÃes e construÃÃes do corpo no documentÃrio Olympia (ALE, 1938), da diretora alemà Leni Riefenstahl. O filme retrata os Jogos OlÃmpicos de Berlim, ocorridos dois anos antes em pleno regime nazista. Nesse evento, Adolf Hitler promoveu uma intensa mobilizaÃÃo para propagar uma imagem da Alemanha como uma naÃÃo harmoniosa e pacÃfica. Mas, ao mesmo tempo, buscou-se tambÃm demonstrar a superioridade fÃsica da raÃa germÃnica em relaÃÃo aos demais. Procura-se, nesse sentido, demonstrar como esse corpo retratado no filme à resultado de uma sÃrie de concepÃÃes e questÃes sÃcio-polÃticas que ganham forÃa desde o final do sÃculo XIX. Do cuidado de si, da popularizaÃÃo do esporte como forma de disciplinar corpo e mente aos grupos nudistas que se multiplicaram na Alemanha, todos esses movimentos foram absorvidos e ressignificados pela ditadura totalitÃria. Olympia mostra um ideal de corpo e beleza Ãnico e segregador, em nome do qual os nazistas vÃo promover a eliminaÃÃo dos desviantes por meio da SoluÃÃo Final. The present work aims at the historical study of meanings and constructions of body in the documentary film Olympia (ALE, 1938), by the German director Leni Riefenstahl. The film shows a portray of the Olympic Games in Berlin, occurred two years before in full Nazi regime. In this event, Adolf Hitler promoted an intense mobilization to propagate an image of Germany as a harmonious and pacific nation. But, at the same time, it also searched to demonstrate the physical superiority of the Germanic race over the other ones. It is looked, in this direction, to demonstrate as this body portrayed in this film is resulted of a series of conceptions and social political questions that gain force since the end of XIX century. From the care of itself, the popularity of sports as form to discipline body and mind to the nudist groups that had multiplied in Germany, all these movements had been absorbed and gained new meanings for the totalitarian dictatorship. Olympia shows an ideal of body and beauty unique and segregated, on behalf of which Nazis will promote the elimination of different ones by means of the Final Solution.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3908application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:57Zmail@mail.com -
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