Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10304 |
Resumo: | Avaliar à uma forma de se obter feedback. O Tribunal de Contas da UniÃo (TCU) avalia as InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior (IFES) por meio de nove indicadores de gestÃo, e o MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura (MEC), dentre outros indicadores, avalia os cursos das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) por meio do Exame Nacional dos Estudantes (ENADE) dos cursos. Entre as abordagens sobre avaliaÃÃo educacional, tem-se o modelo CIPP, o qual avalia a instituiÃÃo de forma sistÃmica, com vistas à tomada de decisÃo, sob quatro Ãticas: contexto, insumos, processos e produtos. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar, sob a perspectiva do modelo CIPP de avaliaÃÃo, se os indicadores de gestÃo do TCU influenciam o desempenho dos cursos no ENADE. Portanto, quanto aos objetivos do trabalho, a pesquisa à explicativa. Quanto à abordagem do problema, à quantitativa, porque se utiliza de anÃlise de regressÃo linear mÃltipla para investigar a influÃncia das variÃveis independentes (indicadores de gestÃo do TCU) sobre a variÃvel dependente (ENADE dos cursos). Quanto Ãs tÃcnicas empregadas tem-se a documentaÃÃo indireta, aà incluÃda a pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a pesquisa direta, aà incluÃda a pesquisa empÃrica, no Ãmbito das unidades acadÃmicas da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), Faculdade de Direito (FADIR) e Faculdade de Economia, AdministraÃÃo, AtuÃria e Contabilidade (FEAAC) destinada ao teste das hipÃteses da pesquisa. Os resultados indicam que os cursos analisados possuem desempenhos diferentes, entretanto, a anÃlise de regressÃo mÃltipla aplicÃvel ao conjunto de observaÃÃes revelou que, entre os nove indicadores de gestÃo analisados, apenas o indicador funcionÃrio-equivalente por professor-equivalente (FEPE) nÃo influencia o resultado do ENADE e os demais indicadores do TCU que influenciam o resultado do ENADE se inserem nas quatro plataformas do modelo CIPP. |
id |
UFC_d6645b2451b21d48f9d6a738d1fa74e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:6839 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisIndicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃoIndicators TCU and performance management Course in ENADE: a study of Undergraduate Courses2013-07-22Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Jesualdo Pereira Farias11274514304http://lattes.cnpq.br/1655584135166288MÃrcia Martins Mendes de Luca21163219304Raimundo Nonato Rodrigues14078759300Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/1962466876884560Jacqueline Veneroso Alves da Cunha5913064461523015780387http://lattes.cnpq.br/6454721359877271Denise Maria Morreira Chagas CorrÃa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Indicadores de gestÃo do TCUModelo CIPP de avaliaÃÃo ENADE RegressÃo linear mÃltiplaCIPP evaluation modelTCU Management indicators ENADE Multiple linear regressionEDUCACAOAvaliar à uma forma de se obter feedback. O Tribunal de Contas da UniÃo (TCU) avalia as InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior (IFES) por meio de nove indicadores de gestÃo, e o MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura (MEC), dentre outros indicadores, avalia os cursos das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) por meio do Exame Nacional dos Estudantes (ENADE) dos cursos. Entre as abordagens sobre avaliaÃÃo educacional, tem-se o modelo CIPP, o qual avalia a instituiÃÃo de forma sistÃmica, com vistas à tomada de decisÃo, sob quatro Ãticas: contexto, insumos, processos e produtos. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar, sob a perspectiva do modelo CIPP de avaliaÃÃo, se os indicadores de gestÃo do TCU influenciam o desempenho dos cursos no ENADE. Portanto, quanto aos objetivos do trabalho, a pesquisa à explicativa. Quanto à abordagem do problema, à quantitativa, porque se utiliza de anÃlise de regressÃo linear mÃltipla para investigar a influÃncia das variÃveis independentes (indicadores de gestÃo do TCU) sobre a variÃvel dependente (ENADE dos cursos). Quanto Ãs tÃcnicas empregadas tem-se a documentaÃÃo indireta, aà incluÃda a pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a pesquisa direta, aà incluÃda a pesquisa empÃrica, no Ãmbito das unidades acadÃmicas da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), Faculdade de Direito (FADIR) e Faculdade de Economia, AdministraÃÃo, AtuÃria e Contabilidade (FEAAC) destinada ao teste das hipÃteses da pesquisa. Os resultados indicam que os cursos analisados possuem desempenhos diferentes, entretanto, a anÃlise de regressÃo mÃltipla aplicÃvel ao conjunto de observaÃÃes revelou que, entre os nove indicadores de gestÃo analisados, apenas o indicador funcionÃrio-equivalente por professor-equivalente (FEPE) nÃo influencia o resultado do ENADE e os demais indicadores do TCU que influenciam o resultado do ENADE se inserem nas quatro plataformas do modelo CIPP.Evaluation is a way to obtain feedback. The Audit Court (Tribunal de Contas da UniÃo â TCU) evaluates Federal Institutions of Higher Education (IFES)â performances through nine management indicators and the Education and Culture Ministry (MEC) evaluates higher education institutions (IES)â courses, among others indicators, through the courses Students National Survey (ENADE). Among various approaches on educational assessment, the CIPP evaluation model evaluates the institution in a systematic way, with the purpose of decision making, about four points of view: context, inputs, processes and products. This research aims at investigating the CIPP evaluation model perspective, if the TCU indicators management influence the courses ENADE performance. By this work objectives, itâs an explanatory research. By the problem approach, itâs quantitative because it employs multiple linear regression analysis to investigate the independent variablesâ influence (indicators management TCU, per course) on the dependent variables (ENADE courses). As the techniques employed have to indirect documentation, including therein the literature and documents, as well as direct research, including therein the empirical research within the academic units FACED, FADIR and FEAAC, Federal University of Cearà (UFC) designed to test the research hypotheses. The results indicate that the courses object of analysis have different performances, however, the multiple regression analysis applied to the set of observations revealed that, among the nine TCU management indicators analyzed, only the gauge-equivalent employee per teacher-equivalent (FEPE) doesnât influence ENADE outcomes, and the other indicators which influence ENADE outcomes, has four platforms CIPP model include variables that explain the behavior of the dependent variable.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10304application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:22Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Indicators TCU and performance management Course in ENADE: a study of Undergraduate Courses |
title |
Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo |
spellingShingle |
Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo Denise Maria Morreira Chagas CorrÃa Indicadores de gestÃo do TCU Modelo CIPP de avaliaÃÃo ENADE RegressÃo linear mÃltipla CIPP evaluation model TCU Management indicators ENADE Multiple linear regression EDUCACAO |
title_short |
Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo |
title_full |
Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo |
title_fullStr |
Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo |
title_full_unstemmed |
Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo |
title_sort |
Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo |
author |
Denise Maria Morreira Chagas CorrÃa |
author_facet |
Denise Maria Morreira Chagas CorrÃa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
44215088453 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jesualdo Pereira Farias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
11274514304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1655584135166288 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MÃrcia Martins Mendes de Luca |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
21163219304 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Raimundo Nonato Rodrigues |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
14078759300 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
11916990304 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1962466876884560 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha |
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv |
59130644615 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
23015780387 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6454721359877271 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Denise Maria Morreira Chagas CorrÃa |
contributor_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola Jesualdo Pereira Farias MÃrcia Martins Mendes de Luca Raimundo Nonato Rodrigues Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante Jacqueline Veneroso Alves da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indicadores de gestÃo do TCU Modelo CIPP de avaliaÃÃo ENADE RegressÃo linear mÃltipla |
topic |
Indicadores de gestÃo do TCU Modelo CIPP de avaliaÃÃo ENADE RegressÃo linear mÃltipla CIPP evaluation model TCU Management indicators ENADE Multiple linear regression EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
CIPP evaluation model TCU Management indicators ENADE Multiple linear regression |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Avaliar à uma forma de se obter feedback. O Tribunal de Contas da UniÃo (TCU) avalia as InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior (IFES) por meio de nove indicadores de gestÃo, e o MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura (MEC), dentre outros indicadores, avalia os cursos das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) por meio do Exame Nacional dos Estudantes (ENADE) dos cursos. Entre as abordagens sobre avaliaÃÃo educacional, tem-se o modelo CIPP, o qual avalia a instituiÃÃo de forma sistÃmica, com vistas à tomada de decisÃo, sob quatro Ãticas: contexto, insumos, processos e produtos. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar, sob a perspectiva do modelo CIPP de avaliaÃÃo, se os indicadores de gestÃo do TCU influenciam o desempenho dos cursos no ENADE. Portanto, quanto aos objetivos do trabalho, a pesquisa à explicativa. Quanto à abordagem do problema, à quantitativa, porque se utiliza de anÃlise de regressÃo linear mÃltipla para investigar a influÃncia das variÃveis independentes (indicadores de gestÃo do TCU) sobre a variÃvel dependente (ENADE dos cursos). Quanto Ãs tÃcnicas empregadas tem-se a documentaÃÃo indireta, aà incluÃda a pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a pesquisa direta, aà incluÃda a pesquisa empÃrica, no Ãmbito das unidades acadÃmicas da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), Faculdade de Direito (FADIR) e Faculdade de Economia, AdministraÃÃo, AtuÃria e Contabilidade (FEAAC) destinada ao teste das hipÃteses da pesquisa. Os resultados indicam que os cursos analisados possuem desempenhos diferentes, entretanto, a anÃlise de regressÃo mÃltipla aplicÃvel ao conjunto de observaÃÃes revelou que, entre os nove indicadores de gestÃo analisados, apenas o indicador funcionÃrio-equivalente por professor-equivalente (FEPE) nÃo influencia o resultado do ENADE e os demais indicadores do TCU que influenciam o resultado do ENADE se inserem nas quatro plataformas do modelo CIPP. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Evaluation is a way to obtain feedback. The Audit Court (Tribunal de Contas da UniÃo â TCU) evaluates Federal Institutions of Higher Education (IFES)â performances through nine management indicators and the Education and Culture Ministry (MEC) evaluates higher education institutions (IES)â courses, among others indicators, through the courses Students National Survey (ENADE). Among various approaches on educational assessment, the CIPP evaluation model evaluates the institution in a systematic way, with the purpose of decision making, about four points of view: context, inputs, processes and products. This research aims at investigating the CIPP evaluation model perspective, if the TCU indicators management influence the courses ENADE performance. By this work objectives, itâs an explanatory research. By the problem approach, itâs quantitative because it employs multiple linear regression analysis to investigate the independent variablesâ influence (indicators management TCU, per course) on the dependent variables (ENADE courses). As the techniques employed have to indirect documentation, including therein the literature and documents, as well as direct research, including therein the empirical research within the academic units FACED, FADIR and FEAAC, Federal University of Cearà (UFC) designed to test the research hypotheses. The results indicate that the courses object of analysis have different performances, however, the multiple regression analysis applied to the set of observations revealed that, among the nine TCU management indicators analyzed, only the gauge-equivalent employee per teacher-equivalent (FEPE) doesnât influence ENADE outcomes, and the other indicators which influence ENADE outcomes, has four platforms CIPP model include variables that explain the behavior of the dependent variable. |
description |
Avaliar à uma forma de se obter feedback. O Tribunal de Contas da UniÃo (TCU) avalia as InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior (IFES) por meio de nove indicadores de gestÃo, e o MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura (MEC), dentre outros indicadores, avalia os cursos das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) por meio do Exame Nacional dos Estudantes (ENADE) dos cursos. Entre as abordagens sobre avaliaÃÃo educacional, tem-se o modelo CIPP, o qual avalia a instituiÃÃo de forma sistÃmica, com vistas à tomada de decisÃo, sob quatro Ãticas: contexto, insumos, processos e produtos. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar, sob a perspectiva do modelo CIPP de avaliaÃÃo, se os indicadores de gestÃo do TCU influenciam o desempenho dos cursos no ENADE. Portanto, quanto aos objetivos do trabalho, a pesquisa à explicativa. Quanto à abordagem do problema, à quantitativa, porque se utiliza de anÃlise de regressÃo linear mÃltipla para investigar a influÃncia das variÃveis independentes (indicadores de gestÃo do TCU) sobre a variÃvel dependente (ENADE dos cursos). Quanto Ãs tÃcnicas empregadas tem-se a documentaÃÃo indireta, aà incluÃda a pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a pesquisa direta, aà incluÃda a pesquisa empÃrica, no Ãmbito das unidades acadÃmicas da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), Faculdade de Direito (FADIR) e Faculdade de Economia, AdministraÃÃo, AtuÃria e Contabilidade (FEAAC) destinada ao teste das hipÃteses da pesquisa. Os resultados indicam que os cursos analisados possuem desempenhos diferentes, entretanto, a anÃlise de regressÃo mÃltipla aplicÃvel ao conjunto de observaÃÃes revelou que, entre os nove indicadores de gestÃo analisados, apenas o indicador funcionÃrio-equivalente por professor-equivalente (FEPE) nÃo influencia o resultado do ENADE e os demais indicadores do TCU que influenciam o resultado do ENADE se inserem nas quatro plataformas do modelo CIPP. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10304 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295176303575040 |