Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise Maria Morreira Chagas CorrÃa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10304
Resumo: Avaliar à uma forma de se obter feedback. O Tribunal de Contas da UniÃo (TCU) avalia as InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior (IFES) por meio de nove indicadores de gestÃo, e o MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura (MEC), dentre outros indicadores, avalia os cursos das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) por meio do Exame Nacional dos Estudantes (ENADE) dos cursos. Entre as abordagens sobre avaliaÃÃo educacional, tem-se o modelo CIPP, o qual avalia a instituiÃÃo de forma sistÃmica, com vistas à tomada de decisÃo, sob quatro Ãticas: contexto, insumos, processos e produtos. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar, sob a perspectiva do modelo CIPP de avaliaÃÃo, se os indicadores de gestÃo do TCU influenciam o desempenho dos cursos no ENADE. Portanto, quanto aos objetivos do trabalho, a pesquisa à explicativa. Quanto à abordagem do problema, à quantitativa, porque se utiliza de anÃlise de regressÃo linear mÃltipla para investigar a influÃncia das variÃveis independentes (indicadores de gestÃo do TCU) sobre a variÃvel dependente (ENADE dos cursos). Quanto Ãs tÃcnicas empregadas tem-se a documentaÃÃo indireta, aà incluÃda a pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a pesquisa direta, aà incluÃda a pesquisa empÃrica, no Ãmbito das unidades acadÃmicas da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), Faculdade de Direito (FADIR) e Faculdade de Economia, AdministraÃÃo, AtuÃria e Contabilidade (FEAAC) destinada ao teste das hipÃteses da pesquisa. Os resultados indicam que os cursos analisados possuem desempenhos diferentes, entretanto, a anÃlise de regressÃo mÃltipla aplicÃvel ao conjunto de observaÃÃes revelou que, entre os nove indicadores de gestÃo analisados, apenas o indicador funcionÃrio-equivalente por professor-equivalente (FEPE) nÃo influencia o resultado do ENADE e os demais indicadores do TCU que influenciam o resultado do ENADE se inserem nas quatro plataformas do modelo CIPP.
id UFC_d6645b2451b21d48f9d6a738d1fa74e7
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6839
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisIndicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃoIndicators TCU and performance management Course in ENADE: a study of Undergraduate Courses2013-07-22Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Jesualdo Pereira Farias11274514304http://lattes.cnpq.br/1655584135166288MÃrcia Martins Mendes de Luca21163219304Raimundo Nonato Rodrigues14078759300Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante11916990304http://lattes.cnpq.br/1962466876884560Jacqueline Veneroso Alves da Cunha5913064461523015780387http://lattes.cnpq.br/6454721359877271Denise Maria Morreira Chagas CorrÃa Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR Indicadores de gestÃo do TCUModelo CIPP de avaliaÃÃo ENADE RegressÃo linear mÃltiplaCIPP evaluation modelTCU Management indicators ENADE Multiple linear regressionEDUCACAOAvaliar à uma forma de se obter feedback. O Tribunal de Contas da UniÃo (TCU) avalia as InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior (IFES) por meio de nove indicadores de gestÃo, e o MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura (MEC), dentre outros indicadores, avalia os cursos das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) por meio do Exame Nacional dos Estudantes (ENADE) dos cursos. Entre as abordagens sobre avaliaÃÃo educacional, tem-se o modelo CIPP, o qual avalia a instituiÃÃo de forma sistÃmica, com vistas à tomada de decisÃo, sob quatro Ãticas: contexto, insumos, processos e produtos. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar, sob a perspectiva do modelo CIPP de avaliaÃÃo, se os indicadores de gestÃo do TCU influenciam o desempenho dos cursos no ENADE. Portanto, quanto aos objetivos do trabalho, a pesquisa à explicativa. Quanto à abordagem do problema, à quantitativa, porque se utiliza de anÃlise de regressÃo linear mÃltipla para investigar a influÃncia das variÃveis independentes (indicadores de gestÃo do TCU) sobre a variÃvel dependente (ENADE dos cursos). Quanto Ãs tÃcnicas empregadas tem-se a documentaÃÃo indireta, aà incluÃda a pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a pesquisa direta, aà incluÃda a pesquisa empÃrica, no Ãmbito das unidades acadÃmicas da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), Faculdade de Direito (FADIR) e Faculdade de Economia, AdministraÃÃo, AtuÃria e Contabilidade (FEAAC) destinada ao teste das hipÃteses da pesquisa. Os resultados indicam que os cursos analisados possuem desempenhos diferentes, entretanto, a anÃlise de regressÃo mÃltipla aplicÃvel ao conjunto de observaÃÃes revelou que, entre os nove indicadores de gestÃo analisados, apenas o indicador funcionÃrio-equivalente por professor-equivalente (FEPE) nÃo influencia o resultado do ENADE e os demais indicadores do TCU que influenciam o resultado do ENADE se inserem nas quatro plataformas do modelo CIPP.Evaluation is a way to obtain feedback. The Audit Court (Tribunal de Contas da UniÃo â TCU) evaluates Federal Institutions of Higher Education (IFES)â performances through nine management indicators and the Education and Culture Ministry (MEC) evaluates higher education institutions (IES)â courses, among others indicators, through the courses Students National Survey (ENADE). Among various approaches on educational assessment, the CIPP evaluation model evaluates the institution in a systematic way, with the purpose of decision making, about four points of view: context, inputs, processes and products. This research aims at investigating the CIPP evaluation model perspective, if the TCU indicators management influence the courses ENADE performance. By this work objectives, itâs an explanatory research. By the problem approach, itâs quantitative because it employs multiple linear regression analysis to investigate the independent variablesâ influence (indicators management TCU, per course) on the dependent variables (ENADE courses). As the techniques employed have to indirect documentation, including therein the literature and documents, as well as direct research, including therein the empirical research within the academic units FACED, FADIR and FEAAC, Federal University of Cearà (UFC) designed to test the research hypotheses. The results indicate that the courses object of analysis have different performances, however, the multiple regression analysis applied to the set of observations revealed that, among the nine TCU management indicators analyzed, only the gauge-equivalent employee per teacher-equivalent (FEPE) doesnât influence ENADE outcomes, and the other indicators which influence ENADE outcomes, has four platforms CIPP model include variables that explain the behavior of the dependent variable.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10304application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:22Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Indicators TCU and performance management Course in ENADE: a study of Undergraduate Courses
title Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo
spellingShingle Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo
Denise Maria Morreira Chagas CorrÃa
Indicadores de gestÃo do TCU
Modelo CIPP de avaliaÃÃo
ENADE
RegressÃo linear mÃltipla
CIPP evaluation model
TCU Management indicators
ENADE
Multiple linear regression
EDUCACAO
title_short Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo
title_full Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo
title_fullStr Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo
title_full_unstemmed Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo
title_sort Indicadores de gestÃo do TCU e o desempenho dos Cursos no ENADE: um estudo de Cursos de GraduaÃÃo
author Denise Maria Morreira Chagas CorrÃa
author_facet Denise Maria Morreira Chagas CorrÃa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jesualdo Pereira Farias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 11274514304
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1655584135166288
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MÃrcia Martins Mendes de Luca
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 21163219304
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Raimundo Nonato Rodrigues
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 14078759300
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 11916990304
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1962466876884560
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 59130644615
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 23015780387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6454721359877271
dc.contributor.author.fl_str_mv Denise Maria Morreira Chagas CorrÃa
contributor_str_mv Wagner Bandeira Andriola
Jesualdo Pereira Farias
MÃrcia Martins Mendes de Luca
Raimundo Nonato Rodrigues
Sueli Maria de AraÃjo Cavalcante
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores de gestÃo do TCU
Modelo CIPP de avaliaÃÃo
ENADE
RegressÃo linear mÃltipla
topic Indicadores de gestÃo do TCU
Modelo CIPP de avaliaÃÃo
ENADE
RegressÃo linear mÃltipla
CIPP evaluation model
TCU Management indicators
ENADE
Multiple linear regression
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv CIPP evaluation model
TCU Management indicators
ENADE
Multiple linear regression
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Avaliar à uma forma de se obter feedback. O Tribunal de Contas da UniÃo (TCU) avalia as InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior (IFES) por meio de nove indicadores de gestÃo, e o MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura (MEC), dentre outros indicadores, avalia os cursos das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) por meio do Exame Nacional dos Estudantes (ENADE) dos cursos. Entre as abordagens sobre avaliaÃÃo educacional, tem-se o modelo CIPP, o qual avalia a instituiÃÃo de forma sistÃmica, com vistas à tomada de decisÃo, sob quatro Ãticas: contexto, insumos, processos e produtos. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar, sob a perspectiva do modelo CIPP de avaliaÃÃo, se os indicadores de gestÃo do TCU influenciam o desempenho dos cursos no ENADE. Portanto, quanto aos objetivos do trabalho, a pesquisa à explicativa. Quanto à abordagem do problema, à quantitativa, porque se utiliza de anÃlise de regressÃo linear mÃltipla para investigar a influÃncia das variÃveis independentes (indicadores de gestÃo do TCU) sobre a variÃvel dependente (ENADE dos cursos). Quanto Ãs tÃcnicas empregadas tem-se a documentaÃÃo indireta, aà incluÃda a pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a pesquisa direta, aà incluÃda a pesquisa empÃrica, no Ãmbito das unidades acadÃmicas da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), Faculdade de Direito (FADIR) e Faculdade de Economia, AdministraÃÃo, AtuÃria e Contabilidade (FEAAC) destinada ao teste das hipÃteses da pesquisa. Os resultados indicam que os cursos analisados possuem desempenhos diferentes, entretanto, a anÃlise de regressÃo mÃltipla aplicÃvel ao conjunto de observaÃÃes revelou que, entre os nove indicadores de gestÃo analisados, apenas o indicador funcionÃrio-equivalente por professor-equivalente (FEPE) nÃo influencia o resultado do ENADE e os demais indicadores do TCU que influenciam o resultado do ENADE se inserem nas quatro plataformas do modelo CIPP.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Evaluation is a way to obtain feedback. The Audit Court (Tribunal de Contas da UniÃo â TCU) evaluates Federal Institutions of Higher Education (IFES)â performances through nine management indicators and the Education and Culture Ministry (MEC) evaluates higher education institutions (IES)â courses, among others indicators, through the courses Students National Survey (ENADE). Among various approaches on educational assessment, the CIPP evaluation model evaluates the institution in a systematic way, with the purpose of decision making, about four points of view: context, inputs, processes and products. This research aims at investigating the CIPP evaluation model perspective, if the TCU indicators management influence the courses ENADE performance. By this work objectives, itâs an explanatory research. By the problem approach, itâs quantitative because it employs multiple linear regression analysis to investigate the independent variablesâ influence (indicators management TCU, per course) on the dependent variables (ENADE courses). As the techniques employed have to indirect documentation, including therein the literature and documents, as well as direct research, including therein the empirical research within the academic units FACED, FADIR and FEAAC, Federal University of Cearà (UFC) designed to test the research hypotheses. The results indicate that the courses object of analysis have different performances, however, the multiple regression analysis applied to the set of observations revealed that, among the nine TCU management indicators analyzed, only the gauge-equivalent employee per teacher-equivalent (FEPE) doesnât influence ENADE outcomes, and the other indicators which influence ENADE outcomes, has four platforms CIPP model include variables that explain the behavior of the dependent variable.
description Avaliar à uma forma de se obter feedback. O Tribunal de Contas da UniÃo (TCU) avalia as InstituiÃÃes Federais de Ensino Superior (IFES) por meio de nove indicadores de gestÃo, e o MinistÃrio da EducaÃÃo e Cultura (MEC), dentre outros indicadores, avalia os cursos das InstituiÃÃes de Ensino Superior (IES) por meio do Exame Nacional dos Estudantes (ENADE) dos cursos. Entre as abordagens sobre avaliaÃÃo educacional, tem-se o modelo CIPP, o qual avalia a instituiÃÃo de forma sistÃmica, com vistas à tomada de decisÃo, sob quatro Ãticas: contexto, insumos, processos e produtos. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar, sob a perspectiva do modelo CIPP de avaliaÃÃo, se os indicadores de gestÃo do TCU influenciam o desempenho dos cursos no ENADE. Portanto, quanto aos objetivos do trabalho, a pesquisa à explicativa. Quanto à abordagem do problema, à quantitativa, porque se utiliza de anÃlise de regressÃo linear mÃltipla para investigar a influÃncia das variÃveis independentes (indicadores de gestÃo do TCU) sobre a variÃvel dependente (ENADE dos cursos). Quanto Ãs tÃcnicas empregadas tem-se a documentaÃÃo indireta, aà incluÃda a pesquisa bibliogrÃfica e documental, bem como a pesquisa direta, aà incluÃda a pesquisa empÃrica, no Ãmbito das unidades acadÃmicas da Faculdade de EducaÃÃo (FACED), Faculdade de Direito (FADIR) e Faculdade de Economia, AdministraÃÃo, AtuÃria e Contabilidade (FEAAC) destinada ao teste das hipÃteses da pesquisa. Os resultados indicam que os cursos analisados possuem desempenhos diferentes, entretanto, a anÃlise de regressÃo mÃltipla aplicÃvel ao conjunto de observaÃÃes revelou que, entre os nove indicadores de gestÃo analisados, apenas o indicador funcionÃrio-equivalente por professor-equivalente (FEPE) nÃo influencia o resultado do ENADE e os demais indicadores do TCU que influenciam o resultado do ENADE se inserem nas quatro plataformas do modelo CIPP.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10304
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295176303575040