ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1993 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar nos resultados do SAEB/2003, no CearÃ, um modelo multilinear com variÃveis que garantam o maior grau de explicaÃÃo do rendimento em matemÃtica nos testes aplicados nas amostras de 4Â sÃrie da escola pÃblica; 4Â sÃrie da escola particular; 8Â sÃrie da escola pÃblica e 8Â sÃrie da escola particular. Tomando-se, entre as variÃveis do diretor, do professor, do aluno e das condiÃÃes fÃsicas da escola, as variÃveis que se relacionavam significativamente com o rendimento no teste de matemÃtica em cada uma das amostraS, com os recursos do software SPSS (Statical Package for the Social Sciences), uma regressÃo linear em cada amostra, com o mÃtodo âstepwareâ. Obtiveram-se quatro modelos lineares mÃltiplos com variÃveis que permitem um maior grau de explicaÃÃo do rendimento no teste em matemÃtica em cada uma das amostras. Conclui-se que a anÃlise desse tipo permite a formulaÃÃo de polÃticas pÃblicas capazes de superar a busca da melhoria do ensino por intervenÃÃes pontuais. |
id |
UFC_d22f853e52e252ab4f08fe0e6e0b66f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:1085 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLASAEB/2003: Analysis of results in Cearà state using multilinear regression 2007-08-28Brendan Coleman Mc Donald02652218115http://lattes.cnpq.br/2551671785839647 Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca25904612320Ana Maria Fontenelle Catrib14576406353http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 Maria Gilvanise de Oliveira Pontes11240393334Raimundo Benedito do Nascimento0415747830404698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Nicolino Trompieri FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRrendimento em matemÃtica avaliaÃÃo modelo linear mÃltiplo. mathematic results assessment multiple linear model.AVALIACAO DA APRENDIZAGEMO presente estudo teve como objetivo identificar nos resultados do SAEB/2003, no CearÃ, um modelo multilinear com variÃveis que garantam o maior grau de explicaÃÃo do rendimento em matemÃtica nos testes aplicados nas amostras de 4 sÃrie da escola pÃblica; 4 sÃrie da escola particular; 8 sÃrie da escola pÃblica e 8 sÃrie da escola particular. Tomando-se, entre as variÃveis do diretor, do professor, do aluno e das condiÃÃes fÃsicas da escola, as variÃveis que se relacionavam significativamente com o rendimento no teste de matemÃtica em cada uma das amostraS, com os recursos do software SPSS (Statical Package for the Social Sciences), uma regressÃo linear em cada amostra, com o mÃtodo âstepwareâ. Obtiveram-se quatro modelos lineares mÃltiplos com variÃveis que permitem um maior grau de explicaÃÃo do rendimento no teste em matemÃtica em cada uma das amostras. Conclui-se que a anÃlise desse tipo permite a formulaÃÃo de polÃticas pÃblicas capazes de superar a busca da melhoria do ensino por intervenÃÃes pontuais.This study had as its objective the identification in the results of SAEB/2003, here in CearÃ, of a multilinear model with variables that gave a greater degree of explaination for the results in mathematics of tests given in the randomic sample of the fourth years students in public schools, the fourth year students in private schools, the eight year students in public schools and the eight year students in private schools. The following variables were taken into account: the director, the teacher, the student, the physical state of the school as variables that had significant relevance with the results of the tests in mathematics in each one of the samples, using the resources of the software SPSS (Statical Package for the School Sciences), a linear regression in each sample, using the method "stepware". Four multilinear models with variables were obtained that permitted a greater degree of explaination for the results of the mathematic tests in each sample. The study concluded affirming that an analysis of this type permits the formulation of public politics capable of overcoming the search for better forms of teaching with punctual interventions.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1993application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:05Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
SAEB/2003: Analysis of results in Cearà state using multilinear regression |
title |
ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA |
spellingShingle |
ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA Nicolino Trompieri Filho rendimento em matemÃtica avaliaÃÃo modelo linear mÃltiplo. mathematic results assessment multiple linear model. AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
title_short |
ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA |
title_full |
ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA |
title_fullStr |
ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA |
title_full_unstemmed |
ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA |
title_sort |
ANÃLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÃÃO DO SAEB/2003 VIA REGRESSÃO LINEAR MÃLTIPLA |
author |
Nicolino Trompieri Filho |
author_facet |
Nicolino Trompieri Filho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brendan Coleman Mc Donald |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
02652218115 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2551671785839647 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
25904612320 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Maria Fontenelle Catrib |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
14576406353 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria Gilvanise de Oliveira Pontes |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
11240393334 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Raimundo Benedito do Nascimento |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
04157478304 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
04698673704 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2275828437667452 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolino Trompieri Filho |
contributor_str_mv |
Brendan Coleman Mc Donald Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca Ana Maria Fontenelle Catrib Maria Gilvanise de Oliveira Pontes Raimundo Benedito do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
rendimento em matemÃtica avaliaÃÃo modelo linear mÃltiplo. |
topic |
rendimento em matemÃtica avaliaÃÃo modelo linear mÃltiplo. mathematic results assessment multiple linear model. AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
mathematic results assessment multiple linear model. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente estudo teve como objetivo identificar nos resultados do SAEB/2003, no CearÃ, um modelo multilinear com variÃveis que garantam o maior grau de explicaÃÃo do rendimento em matemÃtica nos testes aplicados nas amostras de 4Â sÃrie da escola pÃblica; 4Â sÃrie da escola particular; 8Â sÃrie da escola pÃblica e 8Â sÃrie da escola particular. Tomando-se, entre as variÃveis do diretor, do professor, do aluno e das condiÃÃes fÃsicas da escola, as variÃveis que se relacionavam significativamente com o rendimento no teste de matemÃtica em cada uma das amostraS, com os recursos do software SPSS (Statical Package for the Social Sciences), uma regressÃo linear em cada amostra, com o mÃtodo âstepwareâ. Obtiveram-se quatro modelos lineares mÃltiplos com variÃveis que permitem um maior grau de explicaÃÃo do rendimento no teste em matemÃtica em cada uma das amostras. Conclui-se que a anÃlise desse tipo permite a formulaÃÃo de polÃticas pÃblicas capazes de superar a busca da melhoria do ensino por intervenÃÃes pontuais. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study had as its objective the identification in the results of SAEB/2003, here in CearÃ, of a multilinear model with variables that gave a greater degree of explaination for the results in mathematics of tests given in the randomic sample of the fourth years students in public schools, the fourth year students in private schools, the eight year students in public schools and the eight year students in private schools. The following variables were taken into account: the director, the teacher, the student, the physical state of the school as variables that had significant relevance with the results of the tests in mathematics in each one of the samples, using the resources of the software SPSS (Statical Package for the School Sciences), a linear regression in each sample, using the method "stepware". Four multilinear models with variables were obtained that permitted a greater degree of explaination for the results of the mathematic tests in each sample. The study concluded affirming that an analysis of this type permits the formulation of public politics capable of overcoming the search for better forms of teaching with punctual interventions. |
description |
O presente estudo teve como objetivo identificar nos resultados do SAEB/2003, no CearÃ, um modelo multilinear com variÃveis que garantam o maior grau de explicaÃÃo do rendimento em matemÃtica nos testes aplicados nas amostras de 4Â sÃrie da escola pÃblica; 4Â sÃrie da escola particular; 8Â sÃrie da escola pÃblica e 8Â sÃrie da escola particular. Tomando-se, entre as variÃveis do diretor, do professor, do aluno e das condiÃÃes fÃsicas da escola, as variÃveis que se relacionavam significativamente com o rendimento no teste de matemÃtica em cada uma das amostraS, com os recursos do software SPSS (Statical Package for the Social Sciences), uma regressÃo linear em cada amostra, com o mÃtodo âstepwareâ. Obtiveram-se quatro modelos lineares mÃltiplos com variÃveis que permitem um maior grau de explicaÃÃo do rendimento no teste em matemÃtica em cada uma das amostras. Conclui-se que a anÃlise desse tipo permite a formulaÃÃo de polÃticas pÃblicas capazes de superar a busca da melhoria do ensino por intervenÃÃes pontuais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1993 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295122551472128 |