Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13061 |
Resumo: | A inovaÃÃo à um processo dinÃmico que possibilita a implementaÃÃo de algo novo ou substancialmente aperfeiÃoado, podendo suscitar mudanÃas tanto na empresa quanto no contexto socioeconÃmico o qual està inserido. Os resultados inovativos sÃo diversos, uma vez que sua prÃpria criaÃÃo pode encadear novos processos ou melhorias nos procedimentos e tÃcnicas empregados na produÃÃo ou no fornecimento de serviÃos. A proposta deste trabalho à analisar quais os fatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras. Para este fim, se utilizou dados provenientes da Pesquisa de InovaÃÃo (PINTEC 2011), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), com apoio do MCTI e FINEP. Os dados tÃm como referÃncia o total Brasil de empresas do setor industrial e de serviÃo, no perÃodo de 2009 a 2011. Com base na literatura, construiu-se um modelo economÃtrico relacionando fatores que podem influenciar o percentual de empresas que implementam inovaÃÃes. Algumas hipÃteses foram levantadas e testadas empiricamente. O modelo tem como variÃveis independentes o apoio do governo, relaÃÃes de cooperaÃÃo com outras organizaÃÃes, dispÃndio em atividades inovativas sobre a receita lÃquida de vendas, pessoas ocupadas em atividades internas de P&D com nÃvel superior e financiamento por recursos de terceiros, mensuradas proporcionalmente ao nÃmero de empresas investigadas. Os resultados obtidos confirmam a hipÃtese formulada de que o apoio do governo està positivamente relacionado ao percentual de empresas brasileiras que implementam inovaÃÃes de produto e/ou processo. E, no caso de inovaÃÃo de processo, dispÃndios em atividades inovativas e qualificaÃÃo profissional tambÃm se mostraram como fatores significativos. A significÃncia global do modelo confirmou a atuaÃÃo conjunta dos fatores como determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produtos e/ou processos novos ou substancialmente aprimorados. |
id |
UFC_d7f1b6ce9dd7b0e1b44a033f088315db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8820 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDeterminants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companiesFatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃo de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras2014-08-04SÃrgio Aquino de Souza61337170330http://lattes.cnpq.br/0130061217305951Ricardo Brito Soares00000000003http://lattes.cnpq.br/2439089390333822Andrei Gomes Simonassi00000060068http://lattes.cnpq.br/8542940399953204 82237093504LÃvia dos Santos Souza Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRInovaÃÃo Fatores determinantes RegressÃo mÃltiplaInnovation Determinants Multiple regressionCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA inovaÃÃo à um processo dinÃmico que possibilita a implementaÃÃo de algo novo ou substancialmente aperfeiÃoado, podendo suscitar mudanÃas tanto na empresa quanto no contexto socioeconÃmico o qual està inserido. Os resultados inovativos sÃo diversos, uma vez que sua prÃpria criaÃÃo pode encadear novos processos ou melhorias nos procedimentos e tÃcnicas empregados na produÃÃo ou no fornecimento de serviÃos. A proposta deste trabalho à analisar quais os fatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras. Para este fim, se utilizou dados provenientes da Pesquisa de InovaÃÃo (PINTEC 2011), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), com apoio do MCTI e FINEP. Os dados tÃm como referÃncia o total Brasil de empresas do setor industrial e de serviÃo, no perÃodo de 2009 a 2011. Com base na literatura, construiu-se um modelo economÃtrico relacionando fatores que podem influenciar o percentual de empresas que implementam inovaÃÃes. Algumas hipÃteses foram levantadas e testadas empiricamente. O modelo tem como variÃveis independentes o apoio do governo, relaÃÃes de cooperaÃÃo com outras organizaÃÃes, dispÃndio em atividades inovativas sobre a receita lÃquida de vendas, pessoas ocupadas em atividades internas de P&D com nÃvel superior e financiamento por recursos de terceiros, mensuradas proporcionalmente ao nÃmero de empresas investigadas. Os resultados obtidos confirmam a hipÃtese formulada de que o apoio do governo està positivamente relacionado ao percentual de empresas brasileiras que implementam inovaÃÃes de produto e/ou processo. E, no caso de inovaÃÃo de processo, dispÃndios em atividades inovativas e qualificaÃÃo profissional tambÃm se mostraram como fatores significativos. A significÃncia global do modelo confirmou a atuaÃÃo conjunta dos fatores como determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produtos e/ou processos novos ou substancialmente aprimorados.Innovation is a dynamic process that enables the implementation of something new or substantially improved, changes may raise both the company and the socioeconomic context which is inserted. Innovative results are various, since his own creation can chain new processes or improvements to procedures and techniques employed in the production or supply of services. The purpose of this project is to analyze the determinants of implementation of innovations in product or process by braziliancompanies. For this purpose, used data from the Research of Innovation ( PINTEC 2011), conducted by the Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), with support from FINEP and MCTI. The data has reference to the total Brazil, the companies in the industrial and service sector in the period 2009-2011. Based on the literature, constructed an econometric model relating factors that can influence the percentage of companies that implement innovations. Some hypotheses were developed and tested empirically. The model has as independent variables the government's support, cooperative relationships with other organizations, expenditure on innovation activities of the sales revenue, persons employed in internal R&D with degree and funding from third resources, measured in proportion to the number companies investigated. The results confirm the hypothesis formulated that government support is positively related to the percentage of brazilian companies that implement product innovations and/or process. And in the case of process innovation, expenditure on innovation activities and professional qualification also proved to be significant factors. The global significance of the model confirmed the joint action of the factors as determinants of the implementation of product innovations and/or new or significantly improved processes.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13061application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:18Zmail@mail.com - |
dc.title.en.fl_str_mv |
Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Fatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃo de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras |
title |
Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies |
spellingShingle |
Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies LÃvia dos Santos Souza InovaÃÃo Fatores determinantes RegressÃo mÃltipla Innovation Determinants Multiple regression CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies |
title_full |
Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies |
title_fullStr |
Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies |
title_full_unstemmed |
Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies |
title_sort |
Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies |
author |
LÃvia dos Santos Souza |
author_facet |
LÃvia dos Santos Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SÃrgio Aquino de Souza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
61337170330 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0130061217305951 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ricardo Brito Soares |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
00000000003 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2439089390333822 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Andrei Gomes Simonassi |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00000060068 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8542940399953204 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
82237093504 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LÃvia dos Santos Souza |
contributor_str_mv |
SÃrgio Aquino de Souza Ricardo Brito Soares Andrei Gomes Simonassi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
InovaÃÃo Fatores determinantes RegressÃo mÃltipla |
topic |
InovaÃÃo Fatores determinantes RegressÃo mÃltipla Innovation Determinants Multiple regression CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Innovation Determinants Multiple regression |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A inovaÃÃo à um processo dinÃmico que possibilita a implementaÃÃo de algo novo ou substancialmente aperfeiÃoado, podendo suscitar mudanÃas tanto na empresa quanto no contexto socioeconÃmico o qual està inserido. Os resultados inovativos sÃo diversos, uma vez que sua prÃpria criaÃÃo pode encadear novos processos ou melhorias nos procedimentos e tÃcnicas empregados na produÃÃo ou no fornecimento de serviÃos. A proposta deste trabalho à analisar quais os fatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras. Para este fim, se utilizou dados provenientes da Pesquisa de InovaÃÃo (PINTEC 2011), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), com apoio do MCTI e FINEP. Os dados tÃm como referÃncia o total Brasil de empresas do setor industrial e de serviÃo, no perÃodo de 2009 a 2011. Com base na literatura, construiu-se um modelo economÃtrico relacionando fatores que podem influenciar o percentual de empresas que implementam inovaÃÃes. Algumas hipÃteses foram levantadas e testadas empiricamente. O modelo tem como variÃveis independentes o apoio do governo, relaÃÃes de cooperaÃÃo com outras organizaÃÃes, dispÃndio em atividades inovativas sobre a receita lÃquida de vendas, pessoas ocupadas em atividades internas de P&D com nÃvel superior e financiamento por recursos de terceiros, mensuradas proporcionalmente ao nÃmero de empresas investigadas. Os resultados obtidos confirmam a hipÃtese formulada de que o apoio do governo està positivamente relacionado ao percentual de empresas brasileiras que implementam inovaÃÃes de produto e/ou processo. E, no caso de inovaÃÃo de processo, dispÃndios em atividades inovativas e qualificaÃÃo profissional tambÃm se mostraram como fatores significativos. A significÃncia global do modelo confirmou a atuaÃÃo conjunta dos fatores como determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produtos e/ou processos novos ou substancialmente aprimorados. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Innovation is a dynamic process that enables the implementation of something new or substantially improved, changes may raise both the company and the socioeconomic context which is inserted. Innovative results are various, since his own creation can chain new processes or improvements to procedures and techniques employed in the production or supply of services. The purpose of this project is to analyze the determinants of implementation of innovations in product or process by braziliancompanies. For this purpose, used data from the Research of Innovation ( PINTEC 2011), conducted by the Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), with support from FINEP and MCTI. The data has reference to the total Brazil, the companies in the industrial and service sector in the period 2009-2011. Based on the literature, constructed an econometric model relating factors that can influence the percentage of companies that implement innovations. Some hypotheses were developed and tested empirically. The model has as independent variables the government's support, cooperative relationships with other organizations, expenditure on innovation activities of the sales revenue, persons employed in internal R&D with degree and funding from third resources, measured in proportion to the number companies investigated. The results confirm the hypothesis formulated that government support is positively related to the percentage of brazilian companies that implement product innovations and/or process. And in the case of process innovation, expenditure on innovation activities and professional qualification also proved to be significant factors. The global significance of the model confirmed the joint action of the factors as determinants of the implementation of product innovations and/or new or significantly improved processes. |
description |
A inovaÃÃo à um processo dinÃmico que possibilita a implementaÃÃo de algo novo ou substancialmente aperfeiÃoado, podendo suscitar mudanÃas tanto na empresa quanto no contexto socioeconÃmico o qual està inserido. Os resultados inovativos sÃo diversos, uma vez que sua prÃpria criaÃÃo pode encadear novos processos ou melhorias nos procedimentos e tÃcnicas empregados na produÃÃo ou no fornecimento de serviÃos. A proposta deste trabalho à analisar quais os fatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras. Para este fim, se utilizou dados provenientes da Pesquisa de InovaÃÃo (PINTEC 2011), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), com apoio do MCTI e FINEP. Os dados tÃm como referÃncia o total Brasil de empresas do setor industrial e de serviÃo, no perÃodo de 2009 a 2011. Com base na literatura, construiu-se um modelo economÃtrico relacionando fatores que podem influenciar o percentual de empresas que implementam inovaÃÃes. Algumas hipÃteses foram levantadas e testadas empiricamente. O modelo tem como variÃveis independentes o apoio do governo, relaÃÃes de cooperaÃÃo com outras organizaÃÃes, dispÃndio em atividades inovativas sobre a receita lÃquida de vendas, pessoas ocupadas em atividades internas de P&D com nÃvel superior e financiamento por recursos de terceiros, mensuradas proporcionalmente ao nÃmero de empresas investigadas. Os resultados obtidos confirmam a hipÃtese formulada de que o apoio do governo està positivamente relacionado ao percentual de empresas brasileiras que implementam inovaÃÃes de produto e/ou processo. E, no caso de inovaÃÃo de processo, dispÃndios em atividades inovativas e qualificaÃÃo profissional tambÃm se mostraram como fatores significativos. A significÃncia global do modelo confirmou a atuaÃÃo conjunta dos fatores como determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produtos e/ou processos novos ou substancialmente aprimorados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13061 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295196434137088 |