Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LÃvia dos Santos Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13061
Resumo: A inovaÃÃo à um processo dinÃmico que possibilita a implementaÃÃo de algo novo ou substancialmente aperfeiÃoado, podendo suscitar mudanÃas tanto na empresa quanto no contexto socioeconÃmico o qual està inserido. Os resultados inovativos sÃo diversos, uma vez que sua prÃpria criaÃÃo pode encadear novos processos ou melhorias nos procedimentos e tÃcnicas empregados na produÃÃo ou no fornecimento de serviÃos. A proposta deste trabalho à analisar quais os fatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras. Para este fim, se utilizou dados provenientes da Pesquisa de InovaÃÃo (PINTEC 2011), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), com apoio do MCTI e FINEP. Os dados tÃm como referÃncia o total Brasil de empresas do setor industrial e de serviÃo, no perÃodo de 2009 a 2011. Com base na literatura, construiu-se um modelo economÃtrico relacionando fatores que podem influenciar o percentual de empresas que implementam inovaÃÃes. Algumas hipÃteses foram levantadas e testadas empiricamente. O modelo tem como variÃveis independentes o apoio do governo, relaÃÃes de cooperaÃÃo com outras organizaÃÃes, dispÃndio em atividades inovativas sobre a receita lÃquida de vendas, pessoas ocupadas em atividades internas de P&D com nÃvel superior e financiamento por recursos de terceiros, mensuradas proporcionalmente ao nÃmero de empresas investigadas. Os resultados obtidos confirmam a hipÃtese formulada de que o apoio do governo està positivamente relacionado ao percentual de empresas brasileiras que implementam inovaÃÃes de produto e/ou processo. E, no caso de inovaÃÃo de processo, dispÃndios em atividades inovativas e qualificaÃÃo profissional tambÃm se mostraram como fatores significativos. A significÃncia global do modelo confirmou a atuaÃÃo conjunta dos fatores como determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produtos e/ou processos novos ou substancialmente aprimorados.
id UFC_d7f1b6ce9dd7b0e1b44a033f088315db
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8820
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDeterminants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companiesFatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃo de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras2014-08-04SÃrgio Aquino de Souza61337170330http://lattes.cnpq.br/0130061217305951Ricardo Brito Soares00000000003http://lattes.cnpq.br/2439089390333822Andrei Gomes Simonassi00000060068http://lattes.cnpq.br/8542940399953204 82237093504LÃvia dos Santos Souza Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRInovaÃÃo Fatores determinantes RegressÃo mÃltiplaInnovation Determinants Multiple regressionCIENCIAS SOCIAIS APLICADASA inovaÃÃo à um processo dinÃmico que possibilita a implementaÃÃo de algo novo ou substancialmente aperfeiÃoado, podendo suscitar mudanÃas tanto na empresa quanto no contexto socioeconÃmico o qual està inserido. Os resultados inovativos sÃo diversos, uma vez que sua prÃpria criaÃÃo pode encadear novos processos ou melhorias nos procedimentos e tÃcnicas empregados na produÃÃo ou no fornecimento de serviÃos. A proposta deste trabalho à analisar quais os fatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras. Para este fim, se utilizou dados provenientes da Pesquisa de InovaÃÃo (PINTEC 2011), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), com apoio do MCTI e FINEP. Os dados tÃm como referÃncia o total Brasil de empresas do setor industrial e de serviÃo, no perÃodo de 2009 a 2011. Com base na literatura, construiu-se um modelo economÃtrico relacionando fatores que podem influenciar o percentual de empresas que implementam inovaÃÃes. Algumas hipÃteses foram levantadas e testadas empiricamente. O modelo tem como variÃveis independentes o apoio do governo, relaÃÃes de cooperaÃÃo com outras organizaÃÃes, dispÃndio em atividades inovativas sobre a receita lÃquida de vendas, pessoas ocupadas em atividades internas de P&D com nÃvel superior e financiamento por recursos de terceiros, mensuradas proporcionalmente ao nÃmero de empresas investigadas. Os resultados obtidos confirmam a hipÃtese formulada de que o apoio do governo està positivamente relacionado ao percentual de empresas brasileiras que implementam inovaÃÃes de produto e/ou processo. E, no caso de inovaÃÃo de processo, dispÃndios em atividades inovativas e qualificaÃÃo profissional tambÃm se mostraram como fatores significativos. A significÃncia global do modelo confirmou a atuaÃÃo conjunta dos fatores como determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produtos e/ou processos novos ou substancialmente aprimorados.Innovation is a dynamic process that enables the implementation of something new or substantially improved, changes may raise both the company and the socioeconomic context which is inserted. Innovative results are various, since his own creation can chain new processes or improvements to procedures and techniques employed in the production or supply of services. The purpose of this project is to analyze the determinants of implementation of innovations in product or process by braziliancompanies. For this purpose, used data from the Research of Innovation ( PINTEC 2011), conducted by the Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), with support from FINEP and MCTI. The data has reference to the total Brazil, the companies in the industrial and service sector in the period 2009-2011. Based on the literature, constructed an econometric model relating factors that can influence the percentage of companies that implement innovations. Some hypotheses were developed and tested empirically. The model has as independent variables the government's support, cooperative relationships with other organizations, expenditure on innovation activities of the sales revenue, persons employed in internal R&D with degree and funding from third resources, measured in proportion to the number companies investigated. The results confirm the hypothesis formulated that government support is positively related to the percentage of brazilian companies that implement product innovations and/or process. And in the case of process innovation, expenditure on innovation activities and professional qualification also proved to be significant factors. The global significance of the model confirmed the joint action of the factors as determinants of the implementation of product innovations and/or new or significantly improved processes.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13061application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:18Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Fatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃo de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras
title Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies
spellingShingle Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies
LÃvia dos Santos Souza
InovaÃÃo
Fatores determinantes
RegressÃo mÃltipla
Innovation
Determinants
Multiple regression
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies
title_full Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies
title_fullStr Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies
title_full_unstemmed Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies
title_sort Determinants of product innovation implementation and / or process by Brazilian companies
author LÃvia dos Santos Souza
author_facet LÃvia dos Santos Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SÃrgio Aquino de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 61337170330
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0130061217305951
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Brito Soares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00000000003
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2439089390333822
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andrei Gomes Simonassi
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00000060068
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8542940399953204
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 82237093504
dc.contributor.author.fl_str_mv LÃvia dos Santos Souza
contributor_str_mv SÃrgio Aquino de Souza
Ricardo Brito Soares
Andrei Gomes Simonassi
dc.subject.por.fl_str_mv InovaÃÃo
Fatores determinantes
RegressÃo mÃltipla
topic InovaÃÃo
Fatores determinantes
RegressÃo mÃltipla
Innovation
Determinants
Multiple regression
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Innovation
Determinants
Multiple regression
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A inovaÃÃo à um processo dinÃmico que possibilita a implementaÃÃo de algo novo ou substancialmente aperfeiÃoado, podendo suscitar mudanÃas tanto na empresa quanto no contexto socioeconÃmico o qual està inserido. Os resultados inovativos sÃo diversos, uma vez que sua prÃpria criaÃÃo pode encadear novos processos ou melhorias nos procedimentos e tÃcnicas empregados na produÃÃo ou no fornecimento de serviÃos. A proposta deste trabalho à analisar quais os fatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras. Para este fim, se utilizou dados provenientes da Pesquisa de InovaÃÃo (PINTEC 2011), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), com apoio do MCTI e FINEP. Os dados tÃm como referÃncia o total Brasil de empresas do setor industrial e de serviÃo, no perÃodo de 2009 a 2011. Com base na literatura, construiu-se um modelo economÃtrico relacionando fatores que podem influenciar o percentual de empresas que implementam inovaÃÃes. Algumas hipÃteses foram levantadas e testadas empiricamente. O modelo tem como variÃveis independentes o apoio do governo, relaÃÃes de cooperaÃÃo com outras organizaÃÃes, dispÃndio em atividades inovativas sobre a receita lÃquida de vendas, pessoas ocupadas em atividades internas de P&D com nÃvel superior e financiamento por recursos de terceiros, mensuradas proporcionalmente ao nÃmero de empresas investigadas. Os resultados obtidos confirmam a hipÃtese formulada de que o apoio do governo està positivamente relacionado ao percentual de empresas brasileiras que implementam inovaÃÃes de produto e/ou processo. E, no caso de inovaÃÃo de processo, dispÃndios em atividades inovativas e qualificaÃÃo profissional tambÃm se mostraram como fatores significativos. A significÃncia global do modelo confirmou a atuaÃÃo conjunta dos fatores como determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produtos e/ou processos novos ou substancialmente aprimorados.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Innovation is a dynamic process that enables the implementation of something new or substantially improved, changes may raise both the company and the socioeconomic context which is inserted. Innovative results are various, since his own creation can chain new processes or improvements to procedures and techniques employed in the production or supply of services. The purpose of this project is to analyze the determinants of implementation of innovations in product or process by braziliancompanies. For this purpose, used data from the Research of Innovation ( PINTEC 2011), conducted by the Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), with support from FINEP and MCTI. The data has reference to the total Brazil, the companies in the industrial and service sector in the period 2009-2011. Based on the literature, constructed an econometric model relating factors that can influence the percentage of companies that implement innovations. Some hypotheses were developed and tested empirically. The model has as independent variables the government's support, cooperative relationships with other organizations, expenditure on innovation activities of the sales revenue, persons employed in internal R&D with degree and funding from third resources, measured in proportion to the number companies investigated. The results confirm the hypothesis formulated that government support is positively related to the percentage of brazilian companies that implement product innovations and/or process. And in the case of process innovation, expenditure on innovation activities and professional qualification also proved to be significant factors. The global significance of the model confirmed the joint action of the factors as determinants of the implementation of product innovations and/or new or significantly improved processes.
description A inovaÃÃo à um processo dinÃmico que possibilita a implementaÃÃo de algo novo ou substancialmente aperfeiÃoado, podendo suscitar mudanÃas tanto na empresa quanto no contexto socioeconÃmico o qual està inserido. Os resultados inovativos sÃo diversos, uma vez que sua prÃpria criaÃÃo pode encadear novos processos ou melhorias nos procedimentos e tÃcnicas empregados na produÃÃo ou no fornecimento de serviÃos. A proposta deste trabalho à analisar quais os fatores determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produto e/ou processo pelas empresas brasileiras. Para este fim, se utilizou dados provenientes da Pesquisa de InovaÃÃo (PINTEC 2011), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), com apoio do MCTI e FINEP. Os dados tÃm como referÃncia o total Brasil de empresas do setor industrial e de serviÃo, no perÃodo de 2009 a 2011. Com base na literatura, construiu-se um modelo economÃtrico relacionando fatores que podem influenciar o percentual de empresas que implementam inovaÃÃes. Algumas hipÃteses foram levantadas e testadas empiricamente. O modelo tem como variÃveis independentes o apoio do governo, relaÃÃes de cooperaÃÃo com outras organizaÃÃes, dispÃndio em atividades inovativas sobre a receita lÃquida de vendas, pessoas ocupadas em atividades internas de P&D com nÃvel superior e financiamento por recursos de terceiros, mensuradas proporcionalmente ao nÃmero de empresas investigadas. Os resultados obtidos confirmam a hipÃtese formulada de que o apoio do governo està positivamente relacionado ao percentual de empresas brasileiras que implementam inovaÃÃes de produto e/ou processo. E, no caso de inovaÃÃo de processo, dispÃndios em atividades inovativas e qualificaÃÃo profissional tambÃm se mostraram como fatores significativos. A significÃncia global do modelo confirmou a atuaÃÃo conjunta dos fatores como determinantes da implementaÃÃo de inovaÃÃes de produtos e/ou processos novos ou substancialmente aprimorados.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13061
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295196434137088