FormaÃÃo de professoras alfabetizadoras em uma perspectiva sociointeracionista: a (re)elaboraÃÃo de conceitos e prÃticas docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria do Socorro Barreto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5021
Resumo: Apesar do investimento na formaÃÃo inicial e continuada de professores, os Ãndices das avaliaÃÃes oficiais ainda indicam problemas quanto à qualidade da EducaÃÃo BÃsica, nas escolas pÃblicas do Brasil â sobretudo nas regiÃes Norte e Nordeste do paÃs â principalmente nos anos iniciais de escolaridade. Esses problemas decorrem de uma sÃrie de fatores, alguns deles relativos à formaÃÃo docente. Pesquisas sobre formaÃÃo de professores, por outro lado, tÃm sido profÃcuas, por implicarem reais contribuiÃÃes para o debate e redefiniÃÃes de concepÃÃes sobre o tema. Nesse espaÃo, insere-se esta investigaÃÃo sobre a formaÃÃo de professores alfabetizadores. Partiu-se da seguinte questÃo: como uma pesquisa-intervenÃÃo pautada na perspectiva sociointeracionista pode colaborar para a formaÃÃo docente, no sentido da elaboraÃÃo/reelaboraÃÃo de saberes e prÃticas na alfabetizaÃÃo? Com este trabalho, objetivou-se mais especificamente: caracterizar e analisar os movimentos e a dinÃmica que compÃem uma pesquisa-intervenÃÃo que foi, ao mesmo tempo, uma experiÃncia de formaÃÃo em serviÃo, voltada ao ensino e à aprendizagem da linguagem escrita; identificar como se dÃo as interaÃÃes dos pares (professoras-professoras) e que saberes sÃo constituÃdos nesse espaÃo, propiciando atuaÃÃo na zona de desenvolvimento proximal das docentes, e compreender como a intervenÃÃo da pesquisadora pode favorecer os avanÃos de saberes teÃricos e a relaÃÃo destes com a prÃtica de alfabetizaÃÃo. A base teÃrica foi constituÃda pelas contribuiÃÃes da teoria sociointeracionista, em particular, as ideias defendidas por Vygotsky sobre mediaÃÃo; zonas de desenvolvimento proximal; intervenÃÃo, aqui tomada como a aÃÃo da pesquisadora junto Ãs professoras; e interaÃÃo, considerada a relaÃÃo entre as colegas. A psicogÃnese da lÃngua escrita, de Ferreiro e Teberosky (1998), foi utilizada como base teÃrica na Ãrea da alfabetizaÃÃo, alÃm dos estudos sobre os saberes e a formaÃÃo docente, representados por autores, tais como NÃvoa (1997), SacritÃn (2002), Tardif (2002), Morais (2005), Leal (2005), dentre outros. Optou-se pela abordagem qualitativa, com realizaÃÃo de pesquisa-intervenÃÃo. Foram feitas observaÃÃes das prÃticas, filmagens, aplicaÃÃo de questionÃrios, entrevistas, e, especialmente, foram desenvolvidos cÃrculos de estudos, que funcionaram tanto como espaÃo de investigaÃÃo quanto de formaÃÃo docente. Participaram da pesquisa 5 professoras alfabetizadoras, de uma escola pÃblica, da cidade de Mossorà - Rio Grande do Norte. Os achados apontaram para a seguinte conclusÃo: ao possibilitar conhecimento e reflexÃo acerca dos saberes e das prÃticas das professoras alfabetizadoras, tomando-os como ponto de partida, a pesquisa-intervenÃÃo pode contribuir para a elaboraÃÃo e a reelaboraÃÃo de concepÃÃes e prÃticas docentes. Para isso, foram analisadas as zonas de desenvolvimento real em relaÃÃo aos saberes e Ãs prÃticas, como base para a pesquisadora intervir nas zonas de desenvolvimento proximal. Foi considerada, ainda, a singularidade do contexto no qual as docentes estÃo envolvidas, proporcionando-se conhecimento dessas particularidades contextuais e do processo formativo das professoras. A interaÃÃo entre as docentes tambÃm foi considerada como recurso para instigÃ-las a refletir sobre seus conhecimentos e prÃticas, no sentido de que buscassem a superaÃÃo das dificuldades encontradas no seu trabalho, ampliando e diversificando suas aÃÃes. Destacaram-se, tambÃm, as prÃticas realizadas junto aos alunos como elementos indispensÃveis para a intervenÃÃo no processo formativo, articulando-se, de maneira mais efetiva, teoria e prÃtica, aspecto este, em geral, tÃo demandado por professores. Esses achados apontaram, entÃo, para questÃes relevantes, que podem subsidiar futuras polÃticas educacionais e programas destinados à formaÃÃo de professores alfabetizadores.
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EDUCACAOApesar do investimento na formaÃÃo inicial e continuada de professores, os Ãndices das avaliaÃÃes oficiais ainda indicam problemas quanto à qualidade da EducaÃÃo BÃsica, nas escolas pÃblicas do Brasil â sobretudo nas regiÃes Norte e Nordeste do paÃs â principalmente nos anos iniciais de escolaridade. Esses problemas decorrem de uma sÃrie de fatores, alguns deles relativos à formaÃÃo docente. Pesquisas sobre formaÃÃo de professores, por outro lado, tÃm sido profÃcuas, por implicarem reais contribuiÃÃes para o debate e redefiniÃÃes de concepÃÃes sobre o tema. Nesse espaÃo, insere-se esta investigaÃÃo sobre a formaÃÃo de professores alfabetizadores. Partiu-se da seguinte questÃo: como uma pesquisa-intervenÃÃo pautada na perspectiva sociointeracionista pode colaborar para a formaÃÃo docente, no sentido da elaboraÃÃo/reelaboraÃÃo de saberes e prÃticas na alfabetizaÃÃo? Com este trabalho, objetivou-se mais especificamente: caracterizar e analisar os movimentos e a dinÃmica que compÃem uma pesquisa-intervenÃÃo que foi, ao mesmo tempo, uma experiÃncia de formaÃÃo em serviÃo, voltada ao ensino e à aprendizagem da linguagem escrita; identificar como se dÃo as interaÃÃes dos pares (professoras-professoras) e que saberes sÃo constituÃdos nesse espaÃo, propiciando atuaÃÃo na zona de desenvolvimento proximal das docentes, e compreender como a intervenÃÃo da pesquisadora pode favorecer os avanÃos de saberes teÃricos e a relaÃÃo destes com a prÃtica de alfabetizaÃÃo. A base teÃrica foi constituÃda pelas contribuiÃÃes da teoria sociointeracionista, em particular, as ideias defendidas por Vygotsky sobre mediaÃÃo; zonas de desenvolvimento proximal; intervenÃÃo, aqui tomada como a aÃÃo da pesquisadora junto Ãs professoras; e interaÃÃo, considerada a relaÃÃo entre as colegas. 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Os achados apontaram para a seguinte conclusÃo: ao possibilitar conhecimento e reflexÃo acerca dos saberes e das prÃticas das professoras alfabetizadoras, tomando-os como ponto de partida, a pesquisa-intervenÃÃo pode contribuir para a elaboraÃÃo e a reelaboraÃÃo de concepÃÃes e prÃticas docentes. Para isso, foram analisadas as zonas de desenvolvimento real em relaÃÃo aos saberes e Ãs prÃticas, como base para a pesquisadora intervir nas zonas de desenvolvimento proximal. Foi considerada, ainda, a singularidade do contexto no qual as docentes estÃo envolvidas, proporcionando-se conhecimento dessas particularidades contextuais e do processo formativo das professoras. A interaÃÃo entre as docentes tambÃm foi considerada como recurso para instigÃ-las a refletir sobre seus conhecimentos e prÃticas, no sentido de que buscassem a superaÃÃo das dificuldades encontradas no seu trabalho, ampliando e diversificando suas aÃÃes. 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Research on teachers schooling, on the other hand, are very useful, because they bring real contributions to the debate and to redefinitions of the concepts under this topic. Within this context, we insert this investigation on the education of literacy teachers. The starting question is: how can an interventionist research based on a sociointeractionist perspective contribute to the teachers‟ preparation, with the goal to elaborate/reelaborate the knowledge and practices in literacy process? With this paper, we aim specifically at characterizing and analyzing the movements and dynamics that compose an interventionist research that was, at the same time, an in- service experience focused on the teaching and learning of the written language; identifying how the interactions take place within the pairs (teacher-teacher) and what pieces of knowledge are constituted in this space, enabling action on the zone of proximal development of the teachers, and comprehending how the intervention of the researcher can foster the development on the learning of theories and the relationship between them and the literacy practice. The theoretical foundation was constituted by the contributions of the sociointeractionist theory, especially by the ideas defended by Vygotsky about mediation; zone of proximal development, intervention, here understood as the action taken by the researcher along with the teachers; and interaction, understood as the relationship among the colleagues. The psychogenesis of the written language, according to Ferreiro and Teberosky (1998), based the theory of literacy, besides the studies on pieces of knowledge and teachers‟ education, produced by authors, such as NÃvoa (1997), SacritÃn (2002), Tardif (2002), Morais (2005), Leal (2005), among others. The qualitative approach was utilized along with the interventionist research. Practices, video recordings, questionnaires and interviews were observed and study groups were developed, these served not only as investigational space, but also as teachers‟ educational space. Five literacy teachers, all women, who worked in public schools in the city of MossorÃ, Rio Grande do Norte, took part in the research. The findings point to the following conclusion: by promoting reflection regarding the pieces of knowledge and the practices of literacy teachers, taking them as the starting point, the interventionist research could contribute to the elaboration and reelaboration of teaching conceptions and practices. For this purpose, zones of actual development regarding knowledge and teaching practices were analyzed, as the basis for the researcher to intervene with the zones of proximal development. The singularity of the context in which the teachers are inserted was also considered as a resource in order to instigate them to reflect upon their knowledge and practices, so that they would aim at overcoming the difficulties they face at work, widening and varying their actions. The practices that took place with the students were also highlighted as indispensable elements for the intervention on the teachers‟ education process, bringing together, in a more effective way, theory and practice, an aspect that is highly demanded by the teachers. These findings point towards relevant issues that can subside future educationalpolicies and programs destined to the education of literacy teachers.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5021application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:09Zmail@mail.com -
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