Cenas do estÃgio curricular supervisionado: descriÃÃo, interpretaÃÃo e anÃlise discursivo-enunciativas de prÃticas dos professores em formaÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Francineti Ribeiro de AraÃjo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14724
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCenas do estÃgio curricular supervisionado: descriÃÃo, interpretaÃÃo e anÃlise discursivo-enunciativas de prÃticas dos professores em formaÃÃoScÃnes de stage supervisÃs:description, intÃrpretation e analyse des pratiques discursif-Ãnonciative des enseignants em formation.2013-09-02EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin15686604487Jean-Paul BronckartLÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista07025433810MÃnica de Souza Serafim87671212334http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770972H1Vera LÃcia Lopes CristovÃo6737464696815867242315http://lattes.cnpq.br/7310294510550022 Paula Francineti Ribeiro de AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRAnalyse critique de discours Modalità (linguistique) Les enseignants et les Ãtudiants - MaranhÃo - AttitudesL1environnement de la salle de classe - MaranAnÃlise crÃtica do discurso Modalidade (LinguÃstica) PrÃtica de ensino Professores e alunos - MaranhÃo - Atitudes Ambiente de sala de aula - MaranhÃo LÃngua Portuguesa - Estudo e ensinoLINGUISTICA APLICADACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsta tese tem como objetivo principal compreender como as atividades de LÃngua Portuguesa acontecem em sala de aula. Em especial sÃo nossos objetivos: identificar as figuras de aÃÃo e as marcas enunciativas mobilizadas nas representaÃÃes dos estagiÃrios e professoras-regentes sobre seu agir; analisar e interpretar, a partir das descriÃÃes das atividades realizadas em sala de aula, os conflitos e impedimentos de trabalho efetivos, considerando as condiÃÃes que sÃo oferecidas aos estagiÃrios para cumprirem seus objetivos predefinidos. A pesquisa à norteada pelos questionamentos: como os estagiÃrios ensinam de fato LÃngua Portuguesa? Quais figuras de aÃÃo e marcas enunciativas sÃo manifestadas nos discursos verbalizados pelos estagiÃrios e pelas professoras-regentes sobre seu agir? Quais aÃÃes os estagiÃrios realizam diante dos impedimentos e conflitos efetivos de trabalho para cumprirem seus objetivos predefinidos? Trata-se de um Estudo de Caso, aliado à ClÃnica da Atividade (CLOT, 2010), fundamentado no Interacionismo Sociodiscursivo, trazendo e adaptando, de modo criterioso, a contribuiÃÃo de outros pesquisadores, de diferentes correntes e de outras disciplinas. Refletimos ainda sobre o processo da transposiÃÃo didÃtica (VERRET, 1975; CHEVALLARD, 1991; BRONCKART & PLAZAOLA GIGER, 1998; PERRENOUD, 1998; MACHADO, 2009; CHATEL, 1995/2001), considerando os entraves para sua realizaÃÃo no ensino de LÃngua Portuguesa durante o estÃgio curricular obrigatÃrio dos alunos do curso de Letras da Universidade Federal do MaranhÃo (UFMA). Revisamos as principais teorias da aÃÃo que inspiraram o quadro teÃrico do interacionismo sociodiscursivo. E para nos ajudar a entender o agir dos estagiÃrios e professoras-regentes em situaÃÃo de trabalho, nos respaldamos em (CICUREL, 2011). Para anÃlise dos segmentos temÃticos, selecionados e transcritos dos comentÃrios e avaliaÃÃes, produzidos a partir das filmagens das autoconfrontaÃÃes simples e cruzadas, optamos pelo nÃvel superficial, mas especificamente, pelas figuras de aÃÃo (BULEA & FRISTALON, 2004; BULEA, 2010; BRONCKART, 2008; BRONCKART & BULEA, memeo), pelas marcas enunciativas de agentividade e modalizaÃÃes (BULEA, 2004; BRONCKART, 2007). No corpus analisado, identificamos as seis configuraÃÃes linguÃsticas que correspondem Ãs grandes interpretaÃÃes do agir que nos revelaram as dimensÃes do agir dos estagiÃrios e das professoras-regentes no plano motivacional: figuras de aÃÃo acontecimento passado interna, acontecimento passado interna e externa, ocorrÃncia interna e uma forte predominÃncia de modalizaÃÃes pragmÃticas e deÃntica; no plano da intencionalidade: experiÃncia, aÃÃo acontecimento passado interna e externa, ocorrÃncia interna e externa, canÃnica externa, performance e a predominÃncia de modalizaÃÃes pragmÃticas, apreciativas e deÃnticas; no plano dos recursos (tipificaÃÃo do agir): ocorrÃncia interna e externa, definiÃÃo externa e canÃnica externa, experiÃncia interna, experiÃncia interna e externa, acontecimento passado e a predominÃncia de modalizaÃÃes pragmÃticas, apreciativas, lÃgicas e deÃnticas; no plano dos recursos (ferramentas materiais): definiÃÃo, acontecimento passado interna e externa e a predominÃncia de modalizaÃÃes pragmÃticas, apreciativas e deÃnticas. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14724application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:58Zmail@mail.com -
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AnÃlise crÃtica do discurso
Modalidade (LinguÃstica)
PrÃtica de ensino
Professores e alunos - MaranhÃo - Atitudes
Ambiente de sala de aula - MaranhÃo
LÃngua Portuguesa - Estudo e ensino
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