FormaÃÃo inicial do pedagogo e a experiÃncia no PIBID educaÃÃo inclusiva na UFC: saberes, prÃticas e vivÃncias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Larisse do Nascimento MaranhÃo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19244
Resumo: Este trabalho se fundamenta na proposta inclusiva como perspectiva educacional, que visa possibilitar o acesso a uma educaÃÃo ampla para alunos com deficiÃncias, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotaÃÃo. Destaca-se nesse universo a formaÃÃo inicial do professor pedagogo que desenvolverà um papel importante no contexto da escola inclusiva. Neste aspecto, o Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva, à foco de anÃlise desta investigaÃÃo, posto que permite a articulaÃÃo entre universidade e escola pÃblica na formaÃÃo de futuros educadores numa perspectiva inclusiva. Desse modo, a pesquisa objetivou evidenciar elementos preponderantes de consolidaÃÃo da formaÃÃo inicial de pedagogos para atuar no ensino inclusivo, entre saberes, prÃticas e vivÃncias decorrentes da experiÃncia do Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva e a matriz curricular do curso de Pedagogia. O referencial teÃrico se apoia nos conceitos de EducaÃÃo Inclusiva e FormaÃÃo de Professores e nas discussÃes acerca dos paradigmas da educaÃÃo inclusiva. Fundamenta-se tambÃm nos estudos que dissertam sobre a formaÃÃo de professores, o desenvolvimento de uma profissionalidade docente crÃtica e reflexiva, a partir da interaÃÃo teoria e prÃtica. Utilizou-se como aspectos metodolÃgicos norteadores o estudo de caso numa abordagem qualitativa de pesquisa. Definiu-se como campo de estudo a Universidade Federal do CearÃ, Faculdade de EducaÃÃo, Curso de Pedagogia. Coletou-se os dados por meio da anÃlise documental, e aplicaÃÃo de uma entrevista semiestruturada. Elegeu-se como sujeitos, alunos e egressos do curso de Pedagogia da UFC que participaram do Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva. Verificou-se que os bolsistas e ex-bolsistas desenvolveram mÃltiplos saberes em sua formaÃÃo inicial, estes advindos principalmente da experiÃncia no Pibid. Observou-se os saberes de experiÃncia como principal articulador entre teoria e prÃtica na formaÃÃo dos sujeitos desta pesquisa. Conclui-se que a participaÃÃo no projeto Pibid â Subprojeto de EducaÃÃo Inclusiva constitui-se como principal eixo de formaÃÃo inicial docente, por oferecer suporte para a promoÃÃo de uma identidade docente crÃtica e reflexiva, o que colabora para uma prÃtica inclusiva.
id UFC_db34ab108827d1e0ea27aa3a33d0319e
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12159
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFormaÃÃo inicial do pedagogo e a experiÃncia no PIBID educaÃÃo inclusiva na UFC: saberes, prÃticas e vivÃnciasInitial training of the pedagogue and the experience in PIBID inclusive education in the UFC: knowledge, practices and living2017-03-17Adriana Leite Limaverde Gomes16927974334http://lattes.cnpq.br/3072347002192936Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Carmensita Matos Braga Passos37466089534http://lattes.cnpq.br/9865428691375429Francisca Geny Lustosa35755415315http://lattes.cnpq.br/980251436317831103487449358http://lattes.cnpq.br/5938937546696468Ana Larisse do Nascimento MaranhÃoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Inclusiva FormaÃÃo de Professores PibidInclusive Education Teacher training PibidEDUCACAO ESPECIALEste trabalho se fundamenta na proposta inclusiva como perspectiva educacional, que visa possibilitar o acesso a uma educaÃÃo ampla para alunos com deficiÃncias, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotaÃÃo. Destaca-se nesse universo a formaÃÃo inicial do professor pedagogo que desenvolverà um papel importante no contexto da escola inclusiva. Neste aspecto, o Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva, à foco de anÃlise desta investigaÃÃo, posto que permite a articulaÃÃo entre universidade e escola pÃblica na formaÃÃo de futuros educadores numa perspectiva inclusiva. Desse modo, a pesquisa objetivou evidenciar elementos preponderantes de consolidaÃÃo da formaÃÃo inicial de pedagogos para atuar no ensino inclusivo, entre saberes, prÃticas e vivÃncias decorrentes da experiÃncia do Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva e a matriz curricular do curso de Pedagogia. O referencial teÃrico se apoia nos conceitos de EducaÃÃo Inclusiva e FormaÃÃo de Professores e nas discussÃes acerca dos paradigmas da educaÃÃo inclusiva. Fundamenta-se tambÃm nos estudos que dissertam sobre a formaÃÃo de professores, o desenvolvimento de uma profissionalidade docente crÃtica e reflexiva, a partir da interaÃÃo teoria e prÃtica. Utilizou-se como aspectos metodolÃgicos norteadores o estudo de caso numa abordagem qualitativa de pesquisa. Definiu-se como campo de estudo a Universidade Federal do CearÃ, Faculdade de EducaÃÃo, Curso de Pedagogia. Coletou-se os dados por meio da anÃlise documental, e aplicaÃÃo de uma entrevista semiestruturada. Elegeu-se como sujeitos, alunos e egressos do curso de Pedagogia da UFC que participaram do Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva. Verificou-se que os bolsistas e ex-bolsistas desenvolveram mÃltiplos saberes em sua formaÃÃo inicial, estes advindos principalmente da experiÃncia no Pibid. Observou-se os saberes de experiÃncia como principal articulador entre teoria e prÃtica na formaÃÃo dos sujeitos desta pesquisa. Conclui-se que a participaÃÃo no projeto Pibid â Subprojeto de EducaÃÃo Inclusiva constitui-se como principal eixo de formaÃÃo inicial docente, por oferecer suporte para a promoÃÃo de uma identidade docente crÃtica e reflexiva, o que colabora para uma prÃtica inclusiva.This work is based on the inclusive proposal as an educational perspective, which aims to provide access to a broad education for students with disabilities, global developmental disorders, high skills and giftedness. The initial formation of the pedagogical teacher who will play an important role in the context of the inclusive school stands out in this universe. In this aspect, the Pibid, an Inclusive Education subproject, is the focus of this research, since it allows the articulation between university and public school in the formation of future educators in an inclusive perspective. In this way, the research aimed to highlight elements of consolidation of the initial formation of pedagogues to act in inclusive education, between knowledge, practices and experiences resulting from the experience of the Pibid, subproject Inclusive Education and the curriculum matrix of the Pedagogy course. The theoretical framework is based on the concepts of Inclusive Education and Teacher Training and on the discussions about the paradigms of inclusive education. It is also based on the studies that teach about the formation of teachers, the development of a critical and reflective teaching professional, from the interaction theory and practice. The case study was used as a guiding methodological approach in a qualitative research approach. The Federal University of CearÃ, Faculty of Education, Pedagogy Course was defined as a field of study. The data were collected through documentary analysis, and the application of a semi-structured interview. He was chosen as subjects, students and graduates of the Pedagogy course of the UFC that participated in the Pibid, subproject Inclusive Education. It was verified that the scholarship holders and ex-scholarship holders developed multiple knowledge in their initial formation, these coming mainly from the experience in the Pibid. The knowledge of experience as the main articulator between theory and practice in the formation of the subjects of this research was observed. It is concluded that participation in the project Pibid - Subproject of Inclusive Education constitutes the main axis of initial teacher training, as it offers support for the promotion of a critical and reflective teaching identity, which contributes to an inclusive practice.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19244application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:53Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv FormaÃÃo inicial do pedagogo e a experiÃncia no PIBID educaÃÃo inclusiva na UFC: saberes, prÃticas e vivÃncias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Initial training of the pedagogue and the experience in PIBID inclusive education in the UFC: knowledge, practices and living
title FormaÃÃo inicial do pedagogo e a experiÃncia no PIBID educaÃÃo inclusiva na UFC: saberes, prÃticas e vivÃncias
spellingShingle FormaÃÃo inicial do pedagogo e a experiÃncia no PIBID educaÃÃo inclusiva na UFC: saberes, prÃticas e vivÃncias
Ana Larisse do Nascimento MaranhÃo
EducaÃÃo Inclusiva
FormaÃÃo de Professores
Pibid
Inclusive Education
Teacher training
Pibid
EDUCACAO ESPECIAL
title_short FormaÃÃo inicial do pedagogo e a experiÃncia no PIBID educaÃÃo inclusiva na UFC: saberes, prÃticas e vivÃncias
title_full FormaÃÃo inicial do pedagogo e a experiÃncia no PIBID educaÃÃo inclusiva na UFC: saberes, prÃticas e vivÃncias
title_fullStr FormaÃÃo inicial do pedagogo e a experiÃncia no PIBID educaÃÃo inclusiva na UFC: saberes, prÃticas e vivÃncias
title_full_unstemmed FormaÃÃo inicial do pedagogo e a experiÃncia no PIBID educaÃÃo inclusiva na UFC: saberes, prÃticas e vivÃncias
title_sort FormaÃÃo inicial do pedagogo e a experiÃncia no PIBID educaÃÃo inclusiva na UFC: saberes, prÃticas e vivÃncias
author Ana Larisse do Nascimento MaranhÃo
author_facet Ana Larisse do Nascimento MaranhÃo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriana Leite Limaverde Gomes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16927974334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3072347002192936
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jacques Therrien
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 08470405004
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325025086811885
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carmensita Matos Braga Passos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 37466089534
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9865428691375429
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Francisca Geny Lustosa
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 35755415315
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9802514363178311
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03487449358
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5938937546696468
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Larisse do Nascimento MaranhÃo
contributor_str_mv Adriana Leite Limaverde Gomes
Jacques Therrien
Carmensita Matos Braga Passos
Francisca Geny Lustosa
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo Inclusiva
FormaÃÃo de Professores
Pibid
topic EducaÃÃo Inclusiva
FormaÃÃo de Professores
Pibid
Inclusive Education
Teacher training
Pibid
EDUCACAO ESPECIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive Education
Teacher training
Pibid
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO ESPECIAL
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho se fundamenta na proposta inclusiva como perspectiva educacional, que visa possibilitar o acesso a uma educaÃÃo ampla para alunos com deficiÃncias, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotaÃÃo. Destaca-se nesse universo a formaÃÃo inicial do professor pedagogo que desenvolverà um papel importante no contexto da escola inclusiva. Neste aspecto, o Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva, à foco de anÃlise desta investigaÃÃo, posto que permite a articulaÃÃo entre universidade e escola pÃblica na formaÃÃo de futuros educadores numa perspectiva inclusiva. Desse modo, a pesquisa objetivou evidenciar elementos preponderantes de consolidaÃÃo da formaÃÃo inicial de pedagogos para atuar no ensino inclusivo, entre saberes, prÃticas e vivÃncias decorrentes da experiÃncia do Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva e a matriz curricular do curso de Pedagogia. O referencial teÃrico se apoia nos conceitos de EducaÃÃo Inclusiva e FormaÃÃo de Professores e nas discussÃes acerca dos paradigmas da educaÃÃo inclusiva. Fundamenta-se tambÃm nos estudos que dissertam sobre a formaÃÃo de professores, o desenvolvimento de uma profissionalidade docente crÃtica e reflexiva, a partir da interaÃÃo teoria e prÃtica. Utilizou-se como aspectos metodolÃgicos norteadores o estudo de caso numa abordagem qualitativa de pesquisa. Definiu-se como campo de estudo a Universidade Federal do CearÃ, Faculdade de EducaÃÃo, Curso de Pedagogia. Coletou-se os dados por meio da anÃlise documental, e aplicaÃÃo de uma entrevista semiestruturada. Elegeu-se como sujeitos, alunos e egressos do curso de Pedagogia da UFC que participaram do Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva. Verificou-se que os bolsistas e ex-bolsistas desenvolveram mÃltiplos saberes em sua formaÃÃo inicial, estes advindos principalmente da experiÃncia no Pibid. Observou-se os saberes de experiÃncia como principal articulador entre teoria e prÃtica na formaÃÃo dos sujeitos desta pesquisa. Conclui-se que a participaÃÃo no projeto Pibid â Subprojeto de EducaÃÃo Inclusiva constitui-se como principal eixo de formaÃÃo inicial docente, por oferecer suporte para a promoÃÃo de uma identidade docente crÃtica e reflexiva, o que colabora para uma prÃtica inclusiva.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work is based on the inclusive proposal as an educational perspective, which aims to provide access to a broad education for students with disabilities, global developmental disorders, high skills and giftedness. The initial formation of the pedagogical teacher who will play an important role in the context of the inclusive school stands out in this universe. In this aspect, the Pibid, an Inclusive Education subproject, is the focus of this research, since it allows the articulation between university and public school in the formation of future educators in an inclusive perspective. In this way, the research aimed to highlight elements of consolidation of the initial formation of pedagogues to act in inclusive education, between knowledge, practices and experiences resulting from the experience of the Pibid, subproject Inclusive Education and the curriculum matrix of the Pedagogy course. The theoretical framework is based on the concepts of Inclusive Education and Teacher Training and on the discussions about the paradigms of inclusive education. It is also based on the studies that teach about the formation of teachers, the development of a critical and reflective teaching professional, from the interaction theory and practice. The case study was used as a guiding methodological approach in a qualitative research approach. The Federal University of CearÃ, Faculty of Education, Pedagogy Course was defined as a field of study. The data were collected through documentary analysis, and the application of a semi-structured interview. He was chosen as subjects, students and graduates of the Pedagogy course of the UFC that participated in the Pibid, subproject Inclusive Education. It was verified that the scholarship holders and ex-scholarship holders developed multiple knowledge in their initial formation, these coming mainly from the experience in the Pibid. The knowledge of experience as the main articulator between theory and practice in the formation of the subjects of this research was observed. It is concluded that participation in the project Pibid - Subproject of Inclusive Education constitutes the main axis of initial teacher training, as it offers support for the promotion of a critical and reflective teaching identity, which contributes to an inclusive practice.
description Este trabalho se fundamenta na proposta inclusiva como perspectiva educacional, que visa possibilitar o acesso a uma educaÃÃo ampla para alunos com deficiÃncias, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotaÃÃo. Destaca-se nesse universo a formaÃÃo inicial do professor pedagogo que desenvolverà um papel importante no contexto da escola inclusiva. Neste aspecto, o Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva, à foco de anÃlise desta investigaÃÃo, posto que permite a articulaÃÃo entre universidade e escola pÃblica na formaÃÃo de futuros educadores numa perspectiva inclusiva. Desse modo, a pesquisa objetivou evidenciar elementos preponderantes de consolidaÃÃo da formaÃÃo inicial de pedagogos para atuar no ensino inclusivo, entre saberes, prÃticas e vivÃncias decorrentes da experiÃncia do Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva e a matriz curricular do curso de Pedagogia. O referencial teÃrico se apoia nos conceitos de EducaÃÃo Inclusiva e FormaÃÃo de Professores e nas discussÃes acerca dos paradigmas da educaÃÃo inclusiva. Fundamenta-se tambÃm nos estudos que dissertam sobre a formaÃÃo de professores, o desenvolvimento de uma profissionalidade docente crÃtica e reflexiva, a partir da interaÃÃo teoria e prÃtica. Utilizou-se como aspectos metodolÃgicos norteadores o estudo de caso numa abordagem qualitativa de pesquisa. Definiu-se como campo de estudo a Universidade Federal do CearÃ, Faculdade de EducaÃÃo, Curso de Pedagogia. Coletou-se os dados por meio da anÃlise documental, e aplicaÃÃo de uma entrevista semiestruturada. Elegeu-se como sujeitos, alunos e egressos do curso de Pedagogia da UFC que participaram do Pibid, subprojeto EducaÃÃo Inclusiva. Verificou-se que os bolsistas e ex-bolsistas desenvolveram mÃltiplos saberes em sua formaÃÃo inicial, estes advindos principalmente da experiÃncia no Pibid. Observou-se os saberes de experiÃncia como principal articulador entre teoria e prÃtica na formaÃÃo dos sujeitos desta pesquisa. Conclui-se que a participaÃÃo no projeto Pibid â Subprojeto de EducaÃÃo Inclusiva constitui-se como principal eixo de formaÃÃo inicial docente, por oferecer suporte para a promoÃÃo de uma identidade docente crÃtica e reflexiva, o que colabora para uma prÃtica inclusiva.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19244
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295233370226688