Saberes percussivos nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catherine Furtado dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19691
Resumo: Esta tese analisou os saberes percussivos produzidos pelos grupos de Maracatus e Banda Marcial-Show nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza. No espaÃo escolar, a partir das literaturas na Ãrea e dos dados empÃricos coletados atravÃs da pesquisa de campo, identificou-se que as prÃticas percussivas em coletivo sÃo desenvolvidas, principalmente, por grupos de maracatus e fanfarras, constituindo-se como grupos de atividades extracurriculares que realizam ensaios, atividades e apresentaÃÃes artÃsticas. Tal fenÃmeno propiciou a problematizaÃÃo sobre a existÃncia desses grupos como geradores de conhecimento, porÃm, sem uma articulaÃÃo com as atividades educativas da escola. Portanto, diante desse conjunto de prÃticas na realidade escolar, a pesquisa afirma a existÃncia dos saberes percussivos atravÃs das dimensÃes educativas do saber epistÃmico, de identidade e social com base na teoria da relaÃÃo com o saber de Charlot (2000) e propÃe uma reflexÃo nos termos das epistemologias do sul, de Santos (2010), para uma possibilidade educacional construtiva e vÃlida a partir das prÃticas percussivas em coletivo nas escolas pÃblicas. AtravÃs das entrevistas semiabertas - com os sujeitos escolhidos - a pesquisa identificou as prÃticas percussivas desenvolvidas e compreendeu os sentidos atribuÃdos pelos sujeitos nesse processo de aprendizagem. Assim, esse trabalho traz contribuiÃÃes ao campo da educaÃÃo musical a partir de uma perspectiva dos saberes ressoados no contexto socioeducativo do espaÃo escolar.
id UFC_db445dc146b9aa46f50a669e4c7b982d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12446
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSaberes percussivos nas escolas pÃblicas da cidade de FortalezaPercussive knowledge in Fortaleza city public schools2017-07-14Pedro RogÃrio30146771320http://lattes.cnpq.br/3061250583032505Luiz Botelho Albuquerque00200220187Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Danielle Maia Cruz64831434353http://lattes.cnpq.br/2625425396891600Carmen MarÃa Saenz Coopat6380495630000397855303http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213295Y7Catherine Furtado dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSaberes percussivos Escola pÃblica Maracatus Banda marcial-showPercussive knowledge Public school Maracatus Martial-show bandEDUCACAOEsta tese analisou os saberes percussivos produzidos pelos grupos de Maracatus e Banda Marcial-Show nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza. No espaÃo escolar, a partir das literaturas na Ãrea e dos dados empÃricos coletados atravÃs da pesquisa de campo, identificou-se que as prÃticas percussivas em coletivo sÃo desenvolvidas, principalmente, por grupos de maracatus e fanfarras, constituindo-se como grupos de atividades extracurriculares que realizam ensaios, atividades e apresentaÃÃes artÃsticas. Tal fenÃmeno propiciou a problematizaÃÃo sobre a existÃncia desses grupos como geradores de conhecimento, porÃm, sem uma articulaÃÃo com as atividades educativas da escola. Portanto, diante desse conjunto de prÃticas na realidade escolar, a pesquisa afirma a existÃncia dos saberes percussivos atravÃs das dimensÃes educativas do saber epistÃmico, de identidade e social com base na teoria da relaÃÃo com o saber de Charlot (2000) e propÃe uma reflexÃo nos termos das epistemologias do sul, de Santos (2010), para uma possibilidade educacional construtiva e vÃlida a partir das prÃticas percussivas em coletivo nas escolas pÃblicas. AtravÃs das entrevistas semiabertas - com os sujeitos escolhidos - a pesquisa identificou as prÃticas percussivas desenvolvidas e compreendeu os sentidos atribuÃdos pelos sujeitos nesse processo de aprendizagem. Assim, esse trabalho traz contribuiÃÃes ao campo da educaÃÃo musical a partir de uma perspectiva dos saberes ressoados no contexto socioeducativo do espaÃo escolar. This thesis analyzed the percussive knowledge produced by the Maracatus and Marcial-Show bands in the public schools of the city of Fortaleza. In the school space, from the literatures in the area and the empirical data collected through the field research, it was identified that the percussive practices in collective are developed, mainly, by groups of maracatus and fanfarras, constituting like groups of extracurricular activities Which carry out essays, activities and artistic presentations. This phenomenon led to the problematization of the existence of these groups as generators of knowledge, but without an articulation with the educational activities of the school. Therefore, in view of this set of practices in school reality, the research affirms the existence of percussive knowledge through the educational dimensions of epistemic, identity and social knowledge based on the theory of the relationship with the knowledge of Charlot (2000) and proposes a reflection in the In terms of the epistemologies of the south, Santos (2010), for a constructive educational possibility and valid from percussive practices in collective in public schools. Through the semi-open interviews - with the chosen subjects - the research identified the percussive practices developed and understood the meanings attributed by the subjects in this learning process. Thus, this work brings contributions to the field of musical education from a perspective of the knowledge resonated in the socio-educational context of the school space.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19691application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:07Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Saberes percussivos nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Percussive knowledge in Fortaleza city public schools
title Saberes percussivos nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza
spellingShingle Saberes percussivos nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza
Catherine Furtado dos Santos
Saberes percussivos
Escola pÃblica
Maracatus
Banda marcial-show
Percussive knowledge
Public school
Maracatus
Martial-show band
EDUCACAO
title_short Saberes percussivos nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza
title_full Saberes percussivos nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza
title_fullStr Saberes percussivos nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza
title_full_unstemmed Saberes percussivos nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza
title_sort Saberes percussivos nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza
author Catherine Furtado dos Santos
author_facet Catherine Furtado dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pedro RogÃrio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 30146771320
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3061250583032505
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Albio Moreira de Sales
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11408588315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5175762444724772
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Danielle Maia Cruz
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 64831434353
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2625425396891600
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Carmen MarÃa Saenz Coopat
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 63804956300
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00397855303
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213295Y7
dc.contributor.author.fl_str_mv Catherine Furtado dos Santos
contributor_str_mv Pedro RogÃrio
Luiz Botelho Albuquerque
Josà Albio Moreira de Sales
Danielle Maia Cruz
Carmen MarÃa Saenz Coopat
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes percussivos
Escola pÃblica
Maracatus
Banda marcial-show
topic Saberes percussivos
Escola pÃblica
Maracatus
Banda marcial-show
Percussive knowledge
Public school
Maracatus
Martial-show band
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Percussive knowledge
Public school
Maracatus
Martial-show band
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta tese analisou os saberes percussivos produzidos pelos grupos de Maracatus e Banda Marcial-Show nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza. No espaÃo escolar, a partir das literaturas na Ãrea e dos dados empÃricos coletados atravÃs da pesquisa de campo, identificou-se que as prÃticas percussivas em coletivo sÃo desenvolvidas, principalmente, por grupos de maracatus e fanfarras, constituindo-se como grupos de atividades extracurriculares que realizam ensaios, atividades e apresentaÃÃes artÃsticas. Tal fenÃmeno propiciou a problematizaÃÃo sobre a existÃncia desses grupos como geradores de conhecimento, porÃm, sem uma articulaÃÃo com as atividades educativas da escola. Portanto, diante desse conjunto de prÃticas na realidade escolar, a pesquisa afirma a existÃncia dos saberes percussivos atravÃs das dimensÃes educativas do saber epistÃmico, de identidade e social com base na teoria da relaÃÃo com o saber de Charlot (2000) e propÃe uma reflexÃo nos termos das epistemologias do sul, de Santos (2010), para uma possibilidade educacional construtiva e vÃlida a partir das prÃticas percussivas em coletivo nas escolas pÃblicas. AtravÃs das entrevistas semiabertas - com os sujeitos escolhidos - a pesquisa identificou as prÃticas percussivas desenvolvidas e compreendeu os sentidos atribuÃdos pelos sujeitos nesse processo de aprendizagem. Assim, esse trabalho traz contribuiÃÃes ao campo da educaÃÃo musical a partir de uma perspectiva dos saberes ressoados no contexto socioeducativo do espaÃo escolar.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This thesis analyzed the percussive knowledge produced by the Maracatus and Marcial-Show bands in the public schools of the city of Fortaleza. In the school space, from the literatures in the area and the empirical data collected through the field research, it was identified that the percussive practices in collective are developed, mainly, by groups of maracatus and fanfarras, constituting like groups of extracurricular activities Which carry out essays, activities and artistic presentations. This phenomenon led to the problematization of the existence of these groups as generators of knowledge, but without an articulation with the educational activities of the school. Therefore, in view of this set of practices in school reality, the research affirms the existence of percussive knowledge through the educational dimensions of epistemic, identity and social knowledge based on the theory of the relationship with the knowledge of Charlot (2000) and proposes a reflection in the In terms of the epistemologies of the south, Santos (2010), for a constructive educational possibility and valid from percussive practices in collective in public schools. Through the semi-open interviews - with the chosen subjects - the research identified the percussive practices developed and understood the meanings attributed by the subjects in this learning process. Thus, this work brings contributions to the field of musical education from a perspective of the knowledge resonated in the socio-educational context of the school space.
description Esta tese analisou os saberes percussivos produzidos pelos grupos de Maracatus e Banda Marcial-Show nas escolas pÃblicas da cidade de Fortaleza. No espaÃo escolar, a partir das literaturas na Ãrea e dos dados empÃricos coletados atravÃs da pesquisa de campo, identificou-se que as prÃticas percussivas em coletivo sÃo desenvolvidas, principalmente, por grupos de maracatus e fanfarras, constituindo-se como grupos de atividades extracurriculares que realizam ensaios, atividades e apresentaÃÃes artÃsticas. Tal fenÃmeno propiciou a problematizaÃÃo sobre a existÃncia desses grupos como geradores de conhecimento, porÃm, sem uma articulaÃÃo com as atividades educativas da escola. Portanto, diante desse conjunto de prÃticas na realidade escolar, a pesquisa afirma a existÃncia dos saberes percussivos atravÃs das dimensÃes educativas do saber epistÃmico, de identidade e social com base na teoria da relaÃÃo com o saber de Charlot (2000) e propÃe uma reflexÃo nos termos das epistemologias do sul, de Santos (2010), para uma possibilidade educacional construtiva e vÃlida a partir das prÃticas percussivas em coletivo nas escolas pÃblicas. AtravÃs das entrevistas semiabertas - com os sujeitos escolhidos - a pesquisa identificou as prÃticas percussivas desenvolvidas e compreendeu os sentidos atribuÃdos pelos sujeitos nesse processo de aprendizagem. Assim, esse trabalho traz contribuiÃÃes ao campo da educaÃÃo musical a partir de uma perspectiva dos saberes ressoados no contexto socioeducativo do espaÃo escolar.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19691
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295234490105856