Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24234 |
Resumo: | SANTOS, Catherine Furtado dos. Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza. 2017. 110f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. |
id |
UFC-7_01b7ade6414d32643c1aa8fef5839a2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/24234 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de FortalezaPercussive knowledge in Fortaleza city public schoolsMúsica na escola - Fortaleza (CE)Instrumentos de percussão – Estudo e ensino - Fortaleza (CE)Percussão (Música) - Oficina de ArtesEducação musical - Fortaleza (CE)Martial-show bandMaracatusSANTOS, Catherine Furtado dos. Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza. 2017. 110f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.This thesis analyzed the percussive knowledge produced by the Maracatus and Marcial-Show bands in the public schools of the city of Fortaleza. In the school space, from the literatures in the area and the empirical data collected through the field research, it was identified that the percussive practices in collective are developed, mainly, by groups of maracatus and fanfarras, constituting like groups of extracurricular activities Which carry out essays, activities and artistic presentations. This phenomenon led to the problematization of the existence of these groups as generators of knowledge, but without an articulation with the educational activities of the school. Therefore, in view of this set of practices in school reality, the research affirms the existence of percussive knowledge through the educational dimensions of epistemic, identity and social knowledge based on the theory of the relationship with the knowledge of Charlot (2000) and proposes a reflection in the In terms of the epistemologies of the south, Santos (2010), for a constructive educational possibility and valid from percussive practices in collective in public schools. Through the semi-open interviews - with the chosen subjects - the research identified the percussive practices developed and understood the meanings attributed by the subjects in this learning process. Thus, this work brings contributions to the field of musical education from a perspective of the knowledge resonated in the socio-educational context of the school space.Esta tese analisou os saberes percussivos produzidos pelos grupos de Maracatus e Banda Marcial-Show nas escolas públicas da cidade de Fortaleza. No espaço escolar, a partir das literaturas na área e dos dados empíricos coletados através da pesquisa de campo, identificou-se que as práticas percussivas em coletivo são desenvolvidas, principalmente, por grupos de maracatus e fanfarras, constituindo-se como grupos de atividades extracurriculares que realizam ensaios, atividades e apresentações artísticas. Tal fenômeno propiciou a problematização sobre a existência desses grupos como geradores de conhecimento, porém, sem uma articulação com as atividades educativas da escola. Portanto, diante desse conjunto de práticas na realidade escolar, a pesquisa afirma a existência dos saberes percussivos através das dimensões educativas do saber epistêmico, de identidade e social com base na teoria da relação com o saber de Charlot (2000) e propõe uma reflexão nos termos das epistemologias do sul, de Santos (2010), para uma possibilidade educacional construtiva e válida a partir das práticas percussivas em coletivo nas escolas públicas. Através das entrevistas semiabertas - com os sujeitos escolhidos - a pesquisa identificou as práticas percussivas desenvolvidas e compreendeu os sentidos atribuídos pelos sujeitos nesse processo de aprendizagem. Assim, esse trabalho traz contribuições ao campo da educação musical a partir de uma perspectiva dos saberes ressoados no contexto socioeducativo do espaço escolar.Rogério, PedroSantos, Catherine Furtado dos2017-07-25T11:37:01Z2017-07-25T11:37:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSantos, C. F.; Rogério, P. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24234porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-25T11:37:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/24234Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:30.994720Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza Percussive knowledge in Fortaleza city public schools |
title |
Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza |
spellingShingle |
Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza Santos, Catherine Furtado dos Música na escola - Fortaleza (CE) Instrumentos de percussão – Estudo e ensino - Fortaleza (CE) Percussão (Música) - Oficina de Artes Educação musical - Fortaleza (CE) Martial-show band Maracatus |
title_short |
Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza |
title_full |
Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza |
title_fullStr |
Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza |
title_sort |
Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza |
author |
Santos, Catherine Furtado dos |
author_facet |
Santos, Catherine Furtado dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rogério, Pedro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Catherine Furtado dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música na escola - Fortaleza (CE) Instrumentos de percussão – Estudo e ensino - Fortaleza (CE) Percussão (Música) - Oficina de Artes Educação musical - Fortaleza (CE) Martial-show band Maracatus |
topic |
Música na escola - Fortaleza (CE) Instrumentos de percussão – Estudo e ensino - Fortaleza (CE) Percussão (Música) - Oficina de Artes Educação musical - Fortaleza (CE) Martial-show band Maracatus |
description |
SANTOS, Catherine Furtado dos. Saberes percussivos nas escolas públicas da cidade de Fortaleza. 2017. 110f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-25T11:37:01Z 2017-07-25T11:37:01Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Santos, C. F.; Rogério, P. (2017) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24234 |
identifier_str_mv |
Santos, C. F.; Rogério, P. (2017) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028973547880448 |