Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RosÃngela da Luz Matos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5544
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5579
Resumo: Esta pesquisa se utiliza do MÃtodo HistÃrico, proposto por Michel Foucault, para conhecer o CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, ONG que trabalha, desde 1994, com formaÃÃo artÃstica para jovens, de 10 a 18 anos de idade, na cidade de Salvador. Os procedimentos de fazer arquivo foram executados por de meio de exercÃcios descritivos, tomando por referÃncia documentos, registros de entrevistas, observaÃÃes e diÃrios etnogrÃficos realizados ao longo de um ano, junto Ãs atividades de artes praticadas na ONG. Esses exercÃcios consolidaram um texto narrativo no qual o CRIA à compreendido como instituiÃÃo que existe a partir de historicidades locais, regionais e individuais afirmando a tese de que educar atravÃs da arte à um argumento que amplia os sentidos da vida e conduz adolescentes e jovens ao experimento de auto-criaÃÃo de si, de seu laÃos com a cultura e com o presente. As aÃÃes de educaÃÃo empreendidas pela ONG tÃm por referÃncia prÃticas de cidade, experimentaÃÃo teatral e poÃtica e a implementaÃÃo de polÃticas de arte e cultura no Ãmbito da educaÃÃo formal de jovens. Neste sentido apresenta-se uma discussÃo sobre a juventude no terreno da historia social e no campo da sociologia, em especial a relaÃÃo educaÃÃo escolar e trabalho capitalista, bem como juventude e prÃticas de cultura com vistas a explicitar os nomes da juventude que a modernidade ocidental celebrou como verdadeiros. Finalmente apresenta-se um ensaio sobre a juventude que, inspirado em Nietzsche, procura pÃr em cena diÃlogos da razÃo trÃgica a que o CRIA expÃe os jovens que fazem formaÃÃo em artes. Palavras chaves: Juventude; Arte; EducaÃÃo; MÃtodo HistÃrico, RazÃo TrÃgica.
id UFC_dbbb3dadee38fddad04c5f38cb9f63b7
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2110
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisJuventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de AdolescentesYouth, Art and poetry: the historical construction of CRIA - Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes2008-07-21Peregrina Fatima Capelo Cavalcante21083495372http://lattes.cnpq.br/5068236932215857Gloria Maria dos Santos DiÃgenes11871300363http://lattes.cnpq.br/0033420815363929Tiago Seixas Themudo70293325391http://lattes.cnpq.br/1128573588458959LÃgia Maria de Souza Dabul70529175720http://lattes.cnpq.br/712237095544201047696567004http://lattes.cnpq.br/4993456936547499RosÃngela da Luz MatosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRJuventude FormaÃÃo em Artes EducaÃÃo NÃo-escolar Arque-genealogia MÃtodo HistÃricoYouth, Education in Arts, Education, Non-school Arque-pedigree, Historical MethodCIENCIAS HUMANASEsta pesquisa se utiliza do MÃtodo HistÃrico, proposto por Michel Foucault, para conhecer o CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, ONG que trabalha, desde 1994, com formaÃÃo artÃstica para jovens, de 10 a 18 anos de idade, na cidade de Salvador. Os procedimentos de fazer arquivo foram executados por de meio de exercÃcios descritivos, tomando por referÃncia documentos, registros de entrevistas, observaÃÃes e diÃrios etnogrÃficos realizados ao longo de um ano, junto Ãs atividades de artes praticadas na ONG. Esses exercÃcios consolidaram um texto narrativo no qual o CRIA à compreendido como instituiÃÃo que existe a partir de historicidades locais, regionais e individuais afirmando a tese de que educar atravÃs da arte à um argumento que amplia os sentidos da vida e conduz adolescentes e jovens ao experimento de auto-criaÃÃo de si, de seu laÃos com a cultura e com o presente. As aÃÃes de educaÃÃo empreendidas pela ONG tÃm por referÃncia prÃticas de cidade, experimentaÃÃo teatral e poÃtica e a implementaÃÃo de polÃticas de arte e cultura no Ãmbito da educaÃÃo formal de jovens. Neste sentido apresenta-se uma discussÃo sobre a juventude no terreno da historia social e no campo da sociologia, em especial a relaÃÃo educaÃÃo escolar e trabalho capitalista, bem como juventude e prÃticas de cultura com vistas a explicitar os nomes da juventude que a modernidade ocidental celebrou como verdadeiros. Finalmente apresenta-se um ensaio sobre a juventude que, inspirado em Nietzsche, procura pÃr em cena diÃlogos da razÃo trÃgica a que o CRIA expÃe os jovens que fazem formaÃÃo em artes. Palavras chaves: Juventude; Arte; EducaÃÃo; MÃtodo HistÃrico, RazÃo TrÃgica. This research was used in Method History (arch-genealogy), to learn the meanings of teaching practices and proposals offered to young people who are integrated into programs and / or educational projects in a non-school institution. The empirical field was the CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, an NGO working since 1994 with artistic training for young people 10-18 years of age in the city of Salvador. The procedures for doing file were executed by means of descriptive exercises, taking as reference documents, records of interviews, ethnographic observations and diaries made ​​over a year, with the activities of NGOs in the arts practiced. These exercises reinforced a narrative text in which CRIA is understood as an institution that exists from historicities local, regional and individual asserting the claim that educating through art is an argument that extends the meaning of life and puts, adolescents and young given the need to forge himself in relation to culture and the present. The education activities undertaken by NGOs have a handy reference of the city, theatrical experimentation, clown and poetry; implementation of policies of art and culture in the context of formal education and community which young people are linked. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5544http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5579application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:40Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Youth, Art and poetry: the historical construction of CRIA - Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes
title Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes
spellingShingle Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes
RosÃngela da Luz Matos
Juventude
FormaÃÃo em Artes
EducaÃÃo NÃo-escolar
Arque-genealogia
MÃtodo HistÃrico
Youth, Education in Arts, Education, Non-school
Arque-pedigree, Historical Method
CIENCIAS HUMANAS
title_short Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes
title_full Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes
title_fullStr Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes
title_full_unstemmed Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes
title_sort Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes
author RosÃngela da Luz Matos
author_facet RosÃngela da Luz Matos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peregrina Fatima Capelo Cavalcante
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21083495372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5068236932215857
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gloria Maria dos Santos DiÃgenes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 11871300363
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0033420815363929
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tiago Seixas Themudo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 70293325391
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1128573588458959
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LÃgia Maria de Souza Dabul
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 70529175720
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7122370955442010
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 47696567004
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4993456936547499
dc.contributor.author.fl_str_mv RosÃngela da Luz Matos
contributor_str_mv Peregrina Fatima Capelo Cavalcante
Gloria Maria dos Santos DiÃgenes
Tiago Seixas Themudo
LÃgia Maria de Souza Dabul
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
FormaÃÃo em Artes
EducaÃÃo NÃo-escolar
Arque-genealogia
MÃtodo HistÃrico
topic Juventude
FormaÃÃo em Artes
EducaÃÃo NÃo-escolar
Arque-genealogia
MÃtodo HistÃrico
Youth, Education in Arts, Education, Non-school
Arque-pedigree, Historical Method
CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth, Education in Arts, Education, Non-school
Arque-pedigree, Historical Method
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa se utiliza do MÃtodo HistÃrico, proposto por Michel Foucault, para conhecer o CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, ONG que trabalha, desde 1994, com formaÃÃo artÃstica para jovens, de 10 a 18 anos de idade, na cidade de Salvador. Os procedimentos de fazer arquivo foram executados por de meio de exercÃcios descritivos, tomando por referÃncia documentos, registros de entrevistas, observaÃÃes e diÃrios etnogrÃficos realizados ao longo de um ano, junto Ãs atividades de artes praticadas na ONG. Esses exercÃcios consolidaram um texto narrativo no qual o CRIA à compreendido como instituiÃÃo que existe a partir de historicidades locais, regionais e individuais afirmando a tese de que educar atravÃs da arte à um argumento que amplia os sentidos da vida e conduz adolescentes e jovens ao experimento de auto-criaÃÃo de si, de seu laÃos com a cultura e com o presente. As aÃÃes de educaÃÃo empreendidas pela ONG tÃm por referÃncia prÃticas de cidade, experimentaÃÃo teatral e poÃtica e a implementaÃÃo de polÃticas de arte e cultura no Ãmbito da educaÃÃo formal de jovens. Neste sentido apresenta-se uma discussÃo sobre a juventude no terreno da historia social e no campo da sociologia, em especial a relaÃÃo educaÃÃo escolar e trabalho capitalista, bem como juventude e prÃticas de cultura com vistas a explicitar os nomes da juventude que a modernidade ocidental celebrou como verdadeiros. Finalmente apresenta-se um ensaio sobre a juventude que, inspirado em Nietzsche, procura pÃr em cena diÃlogos da razÃo trÃgica a que o CRIA expÃe os jovens que fazem formaÃÃo em artes. Palavras chaves: Juventude; Arte; EducaÃÃo; MÃtodo HistÃrico, RazÃo TrÃgica.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research was used in Method History (arch-genealogy), to learn the meanings of teaching practices and proposals offered to young people who are integrated into programs and / or educational projects in a non-school institution. The empirical field was the CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, an NGO working since 1994 with artistic training for young people 10-18 years of age in the city of Salvador. The procedures for doing file were executed by means of descriptive exercises, taking as reference documents, records of interviews, ethnographic observations and diaries made ​​over a year, with the activities of NGOs in the arts practiced. These exercises reinforced a narrative text in which CRIA is understood as an institution that exists from historicities local, regional and individual asserting the claim that educating through art is an argument that extends the meaning of life and puts, adolescents and young given the need to forge himself in relation to culture and the present. The education activities undertaken by NGOs have a handy reference of the city, theatrical experimentation, clown and poetry; implementation of policies of art and culture in the context of formal education and community which young people are linked.
description Esta pesquisa se utiliza do MÃtodo HistÃrico, proposto por Michel Foucault, para conhecer o CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, ONG que trabalha, desde 1994, com formaÃÃo artÃstica para jovens, de 10 a 18 anos de idade, na cidade de Salvador. Os procedimentos de fazer arquivo foram executados por de meio de exercÃcios descritivos, tomando por referÃncia documentos, registros de entrevistas, observaÃÃes e diÃrios etnogrÃficos realizados ao longo de um ano, junto Ãs atividades de artes praticadas na ONG. Esses exercÃcios consolidaram um texto narrativo no qual o CRIA à compreendido como instituiÃÃo que existe a partir de historicidades locais, regionais e individuais afirmando a tese de que educar atravÃs da arte à um argumento que amplia os sentidos da vida e conduz adolescentes e jovens ao experimento de auto-criaÃÃo de si, de seu laÃos com a cultura e com o presente. As aÃÃes de educaÃÃo empreendidas pela ONG tÃm por referÃncia prÃticas de cidade, experimentaÃÃo teatral e poÃtica e a implementaÃÃo de polÃticas de arte e cultura no Ãmbito da educaÃÃo formal de jovens. Neste sentido apresenta-se uma discussÃo sobre a juventude no terreno da historia social e no campo da sociologia, em especial a relaÃÃo educaÃÃo escolar e trabalho capitalista, bem como juventude e prÃticas de cultura com vistas a explicitar os nomes da juventude que a modernidade ocidental celebrou como verdadeiros. Finalmente apresenta-se um ensaio sobre a juventude que, inspirado em Nietzsche, procura pÃr em cena diÃlogos da razÃo trÃgica a que o CRIA expÃe os jovens que fazem formaÃÃo em artes. Palavras chaves: Juventude; Arte; EducaÃÃo; MÃtodo HistÃrico, RazÃo TrÃgica.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5544
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5579
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5544
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295145786867712