Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5544 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5579 |
Resumo: | Esta pesquisa se utiliza do MÃtodo HistÃrico, proposto por Michel Foucault, para conhecer o CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, ONG que trabalha, desde 1994, com formaÃÃo artÃstica para jovens, de 10 a 18 anos de idade, na cidade de Salvador. Os procedimentos de fazer arquivo foram executados por de meio de exercÃcios descritivos, tomando por referÃncia documentos, registros de entrevistas, observaÃÃes e diÃrios etnogrÃficos realizados ao longo de um ano, junto Ãs atividades de artes praticadas na ONG. Esses exercÃcios consolidaram um texto narrativo no qual o CRIA à compreendido como instituiÃÃo que existe a partir de historicidades locais, regionais e individuais afirmando a tese de que educar atravÃs da arte à um argumento que amplia os sentidos da vida e conduz adolescentes e jovens ao experimento de auto-criaÃÃo de si, de seu laÃos com a cultura e com o presente. As aÃÃes de educaÃÃo empreendidas pela ONG tÃm por referÃncia prÃticas de cidade, experimentaÃÃo teatral e poÃtica e a implementaÃÃo de polÃticas de arte e cultura no Ãmbito da educaÃÃo formal de jovens. Neste sentido apresenta-se uma discussÃo sobre a juventude no terreno da historia social e no campo da sociologia, em especial a relaÃÃo educaÃÃo escolar e trabalho capitalista, bem como juventude e prÃticas de cultura com vistas a explicitar os nomes da juventude que a modernidade ocidental celebrou como verdadeiros. Finalmente apresenta-se um ensaio sobre a juventude que, inspirado em Nietzsche, procura pÃr em cena diÃlogos da razÃo trÃgica a que o CRIA expÃe os jovens que fazem formaÃÃo em artes. Palavras chaves: Juventude; Arte; EducaÃÃo; MÃtodo HistÃrico, RazÃo TrÃgica. |
id |
UFC_dbbb3dadee38fddad04c5f38cb9f63b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2110 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisJuventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de AdolescentesYouth, Art and poetry: the historical construction of CRIA - Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes2008-07-21Peregrina Fatima Capelo Cavalcante21083495372http://lattes.cnpq.br/5068236932215857Gloria Maria dos Santos DiÃgenes11871300363http://lattes.cnpq.br/0033420815363929Tiago Seixas Themudo70293325391http://lattes.cnpq.br/1128573588458959LÃgia Maria de Souza Dabul70529175720http://lattes.cnpq.br/712237095544201047696567004http://lattes.cnpq.br/4993456936547499RosÃngela da Luz MatosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRJuventude FormaÃÃo em Artes EducaÃÃo NÃo-escolar Arque-genealogia MÃtodo HistÃricoYouth, Education in Arts, Education, Non-school Arque-pedigree, Historical MethodCIENCIAS HUMANASEsta pesquisa se utiliza do MÃtodo HistÃrico, proposto por Michel Foucault, para conhecer o CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, ONG que trabalha, desde 1994, com formaÃÃo artÃstica para jovens, de 10 a 18 anos de idade, na cidade de Salvador. Os procedimentos de fazer arquivo foram executados por de meio de exercÃcios descritivos, tomando por referÃncia documentos, registros de entrevistas, observaÃÃes e diÃrios etnogrÃficos realizados ao longo de um ano, junto Ãs atividades de artes praticadas na ONG. Esses exercÃcios consolidaram um texto narrativo no qual o CRIA à compreendido como instituiÃÃo que existe a partir de historicidades locais, regionais e individuais afirmando a tese de que educar atravÃs da arte à um argumento que amplia os sentidos da vida e conduz adolescentes e jovens ao experimento de auto-criaÃÃo de si, de seu laÃos com a cultura e com o presente. As aÃÃes de educaÃÃo empreendidas pela ONG tÃm por referÃncia prÃticas de cidade, experimentaÃÃo teatral e poÃtica e a implementaÃÃo de polÃticas de arte e cultura no Ãmbito da educaÃÃo formal de jovens. Neste sentido apresenta-se uma discussÃo sobre a juventude no terreno da historia social e no campo da sociologia, em especial a relaÃÃo educaÃÃo escolar e trabalho capitalista, bem como juventude e prÃticas de cultura com vistas a explicitar os nomes da juventude que a modernidade ocidental celebrou como verdadeiros. Finalmente apresenta-se um ensaio sobre a juventude que, inspirado em Nietzsche, procura pÃr em cena diÃlogos da razÃo trÃgica a que o CRIA expÃe os jovens que fazem formaÃÃo em artes. Palavras chaves: Juventude; Arte; EducaÃÃo; MÃtodo HistÃrico, RazÃo TrÃgica. This research was used in Method History (arch-genealogy), to learn the meanings of teaching practices and proposals offered to young people who are integrated into programs and / or educational projects in a non-school institution. The empirical field was the CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, an NGO working since 1994 with artistic training for young people 10-18 years of age in the city of Salvador. The procedures for doing file were executed by means of descriptive exercises, taking as reference documents, records of interviews, ethnographic observations and diaries made ​​over a year, with the activities of NGOs in the arts practiced. These exercises reinforced a narrative text in which CRIA is understood as an institution that exists from historicities local, regional and individual asserting the claim that educating through art is an argument that extends the meaning of life and puts, adolescents and young given the need to forge himself in relation to culture and the present. The education activities undertaken by NGOs have a handy reference of the city, theatrical experimentation, clown and poetry; implementation of policies of art and culture in the context of formal education and community which young people are linked. Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5544http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5579application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:40Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Youth, Art and poetry: the historical construction of CRIA - Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes |
title |
Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes |
spellingShingle |
Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes RosÃngela da Luz Matos Juventude FormaÃÃo em Artes EducaÃÃo NÃo-escolar Arque-genealogia MÃtodo HistÃrico Youth, Education in Arts, Education, Non-school Arque-pedigree, Historical Method CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes |
title_full |
Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes |
title_fullStr |
Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes |
title_full_unstemmed |
Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes |
title_sort |
Juventude, arte e poesia: a constituiÃÃo histÃrica do CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes |
author |
RosÃngela da Luz Matos |
author_facet |
RosÃngela da Luz Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peregrina Fatima Capelo Cavalcante |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
21083495372 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5068236932215857 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gloria Maria dos Santos DiÃgenes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
11871300363 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0033420815363929 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Tiago Seixas Themudo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
70293325391 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1128573588458959 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LÃgia Maria de Souza Dabul |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
70529175720 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7122370955442010 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
47696567004 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4993456936547499 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RosÃngela da Luz Matos |
contributor_str_mv |
Peregrina Fatima Capelo Cavalcante Gloria Maria dos Santos DiÃgenes Tiago Seixas Themudo LÃgia Maria de Souza Dabul |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude FormaÃÃo em Artes EducaÃÃo NÃo-escolar Arque-genealogia MÃtodo HistÃrico |
topic |
Juventude FormaÃÃo em Artes EducaÃÃo NÃo-escolar Arque-genealogia MÃtodo HistÃrico Youth, Education in Arts, Education, Non-school Arque-pedigree, Historical Method CIENCIAS HUMANAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youth, Education in Arts, Education, Non-school Arque-pedigree, Historical Method |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta pesquisa se utiliza do MÃtodo HistÃrico, proposto por Michel Foucault, para conhecer o CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, ONG que trabalha, desde 1994, com formaÃÃo artÃstica para jovens, de 10 a 18 anos de idade, na cidade de Salvador. Os procedimentos de fazer arquivo foram executados por de meio de exercÃcios descritivos, tomando por referÃncia documentos, registros de entrevistas, observaÃÃes e diÃrios etnogrÃficos realizados ao longo de um ano, junto Ãs atividades de artes praticadas na ONG. Esses exercÃcios consolidaram um texto narrativo no qual o CRIA à compreendido como instituiÃÃo que existe a partir de historicidades locais, regionais e individuais afirmando a tese de que educar atravÃs da arte à um argumento que amplia os sentidos da vida e conduz adolescentes e jovens ao experimento de auto-criaÃÃo de si, de seu laÃos com a cultura e com o presente. As aÃÃes de educaÃÃo empreendidas pela ONG tÃm por referÃncia prÃticas de cidade, experimentaÃÃo teatral e poÃtica e a implementaÃÃo de polÃticas de arte e cultura no Ãmbito da educaÃÃo formal de jovens. Neste sentido apresenta-se uma discussÃo sobre a juventude no terreno da historia social e no campo da sociologia, em especial a relaÃÃo educaÃÃo escolar e trabalho capitalista, bem como juventude e prÃticas de cultura com vistas a explicitar os nomes da juventude que a modernidade ocidental celebrou como verdadeiros. Finalmente apresenta-se um ensaio sobre a juventude que, inspirado em Nietzsche, procura pÃr em cena diÃlogos da razÃo trÃgica a que o CRIA expÃe os jovens que fazem formaÃÃo em artes. Palavras chaves: Juventude; Arte; EducaÃÃo; MÃtodo HistÃrico, RazÃo TrÃgica. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This research was used in Method History (arch-genealogy), to learn the meanings of teaching practices and proposals offered to young people who are integrated into programs and / or educational projects in a non-school institution. The empirical field was the CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, an NGO working since 1994 with artistic training for young people 10-18 years of age in the city of Salvador. The procedures for doing file were executed by means of descriptive exercises, taking as reference documents, records of interviews, ethnographic observations and diaries made ​​over a year, with the activities of NGOs in the arts practiced. These exercises reinforced a narrative text in which CRIA is understood as an institution that exists from historicities local, regional and individual asserting the claim that educating through art is an argument that extends the meaning of life and puts, adolescents and young given the need to forge himself in relation to culture and the present. The education activities undertaken by NGOs have a handy reference of the city, theatrical experimentation, clown and poetry; implementation of policies of art and culture in the context of formal education and community which young people are linked. |
description |
Esta pesquisa se utiliza do MÃtodo HistÃrico, proposto por Michel Foucault, para conhecer o CRIA â Centro de ReferÃncia Integral de Adolescentes, ONG que trabalha, desde 1994, com formaÃÃo artÃstica para jovens, de 10 a 18 anos de idade, na cidade de Salvador. Os procedimentos de fazer arquivo foram executados por de meio de exercÃcios descritivos, tomando por referÃncia documentos, registros de entrevistas, observaÃÃes e diÃrios etnogrÃficos realizados ao longo de um ano, junto Ãs atividades de artes praticadas na ONG. Esses exercÃcios consolidaram um texto narrativo no qual o CRIA à compreendido como instituiÃÃo que existe a partir de historicidades locais, regionais e individuais afirmando a tese de que educar atravÃs da arte à um argumento que amplia os sentidos da vida e conduz adolescentes e jovens ao experimento de auto-criaÃÃo de si, de seu laÃos com a cultura e com o presente. As aÃÃes de educaÃÃo empreendidas pela ONG tÃm por referÃncia prÃticas de cidade, experimentaÃÃo teatral e poÃtica e a implementaÃÃo de polÃticas de arte e cultura no Ãmbito da educaÃÃo formal de jovens. Neste sentido apresenta-se uma discussÃo sobre a juventude no terreno da historia social e no campo da sociologia, em especial a relaÃÃo educaÃÃo escolar e trabalho capitalista, bem como juventude e prÃticas de cultura com vistas a explicitar os nomes da juventude que a modernidade ocidental celebrou como verdadeiros. Finalmente apresenta-se um ensaio sobre a juventude que, inspirado em Nietzsche, procura pÃr em cena diÃlogos da razÃo trÃgica a que o CRIA expÃe os jovens que fazem formaÃÃo em artes. Palavras chaves: Juventude; Arte; EducaÃÃo; MÃtodo HistÃrico, RazÃo TrÃgica. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5544 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5579 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5544 http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295145786867712 |