O esporte como meio de inclusÃo social: avaliaÃÃo da efetividade do Programa Segundo Tempo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Menezes DodÃ
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16208
Resumo: O presente estudo buscou avaliar a efetividade do Programa Segundo Tempo na cidade de Fortaleza- CE à luz da Teoria do Campo Esportivo de Pierre Bourdieu e utilizando o modelo avaliativo Contexto-Insumos-Processo-Produto (CIPP). Frente a uma sociedade permeada por conflitos sociais, as polÃticas pÃblicas assumem um importante papel no atendimento à populaÃÃo carente, podendo constituir-se como um instrumento de promoÃÃo de mudanÃas sociais (HÃFLING, 2001). O Programa Segundo Tempo, criado com o intuito de democratizar o acesso à prÃtica esportiva para potencializar a qualidade de vida de crianÃas e jovens de baixa renda, desde sua criaÃÃo tem tido grande representatividade em todo o paÃs, sendo alvo de diversas avaliaÃÃes. Delineando-se como uma pesquisa ex post facto, de carÃter predominantemente descritivo, utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionÃrio para os beneficiados e uma entrevista semi-estruturada para os professores e representantes da gestÃo da escola. As respostas objetivas obtidas por meio dos questionÃrios foram categorizadas com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) (versÃo 20.0), enquanto que as respostas Ãs perguntas abertas dos questionÃrios e as informaÃÃes obtidas pelas entrevistas foram tratadas de acordo com a tÃcnica de AnÃlise de ConteÃdo definida por BARDIN (2004). Os dados obtidos foram agrupados em quatro dimensÃes temÃticas: contexto, insumos, processo, produto; e nos permitiram concluir que o Programa Segundo Tempo, na cidade de Fortaleza-CE, promoveu melhorias na qualidade vida de seus participantes, e forneceu elementos para a mudanÃa dessas realidades a curto e longo prazo, constituindo-se assim uma polÃtica pÃblica efetiva.
id UFC_dbdc2a4d4ca62e9cd8f88288e8b74908
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10649
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO esporte como meio de inclusÃo social: avaliaÃÃo da efetividade do Programa Segundo Tempo.Sport as the means of social inclusion: evaluation of the program second timeÂs effectiveness2016-02-18Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Tania Vicente Viana46086790310Isaias Batista de Lima38087049349http://lattes.cnpq.br/462521717468671303991007339http://lattes.cnpq.br/5419295483159454Aline Menezes DodÃUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo de EfetividadeModelo CippPrograma Segundo TempoEffectiveness evaluationCIPP ModelProgram Second TimeEDUCACAOO presente estudo buscou avaliar a efetividade do Programa Segundo Tempo na cidade de Fortaleza- CE à luz da Teoria do Campo Esportivo de Pierre Bourdieu e utilizando o modelo avaliativo Contexto-Insumos-Processo-Produto (CIPP). Frente a uma sociedade permeada por conflitos sociais, as polÃticas pÃblicas assumem um importante papel no atendimento à populaÃÃo carente, podendo constituir-se como um instrumento de promoÃÃo de mudanÃas sociais (HÃFLING, 2001). O Programa Segundo Tempo, criado com o intuito de democratizar o acesso à prÃtica esportiva para potencializar a qualidade de vida de crianÃas e jovens de baixa renda, desde sua criaÃÃo tem tido grande representatividade em todo o paÃs, sendo alvo de diversas avaliaÃÃes. Delineando-se como uma pesquisa ex post facto, de carÃter predominantemente descritivo, utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionÃrio para os beneficiados e uma entrevista semi-estruturada para os professores e representantes da gestÃo da escola. As respostas objetivas obtidas por meio dos questionÃrios foram categorizadas com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) (versÃo 20.0), enquanto que as respostas Ãs perguntas abertas dos questionÃrios e as informaÃÃes obtidas pelas entrevistas foram tratadas de acordo com a tÃcnica de AnÃlise de ConteÃdo definida por BARDIN (2004). Os dados obtidos foram agrupados em quatro dimensÃes temÃticas: contexto, insumos, processo, produto; e nos permitiram concluir que o Programa Segundo Tempo, na cidade de Fortaleza-CE, promoveu melhorias na qualidade vida de seus participantes, e forneceu elementos para a mudanÃa dessas realidades a curto e longo prazo, constituindo-se assim uma polÃtica pÃblica efetiva.This study aimed to evaluate the effectiveness of the Program Second Time in the city of Fortaleza-CE in light of the Sports Field Theory of Pierre Bourdieu and using the evaluation model Context-Input-Process-Product (CIPP). Faced with a society permeated by social conflicts, public policies play an important role in serving the needy population, and it can act as a social change promotional tool (HOFLING, 2001). The Program Second Time, created in order to democratize access to sports activities to enhance the quality of life of children and low-income youth, since its inception has had great representation across the country, the target of several evaluations. Taking shape as a research ex post facto, predominantly descriptive character, used as data collection instruments a questionnaire to the beneficiaries and a semi-structured interview for teachers and representatives of school management. Objective responses obtained through the questionnaires were categorized with the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) (version 20.0), while the answers to the questionnaires open questions and the information obtained by the interviews were treated according to the technique of Content Analysis defined by Bardin (2004). Data were grouped into four thematic dimensions: context, inputs, process, product; and concluded that the Second Half Program in the city of Fortaleza, promoted improvements in the quality of life of its participants, and provided elements for changing these realities in the short and long term, thus constituting an effective public policy.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16208application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:24Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O esporte como meio de inclusÃo social: avaliaÃÃo da efetividade do Programa Segundo Tempo.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sport as the means of social inclusion: evaluation of the program second timeÂs effectiveness
title O esporte como meio de inclusÃo social: avaliaÃÃo da efetividade do Programa Segundo Tempo.
spellingShingle O esporte como meio de inclusÃo social: avaliaÃÃo da efetividade do Programa Segundo Tempo.
Aline Menezes DodÃ
AvaliaÃÃo de Efetividade
Modelo Cipp
Programa Segundo Tempo
Effectiveness evaluation
CIPP Model
Program Second Time
EDUCACAO
title_short O esporte como meio de inclusÃo social: avaliaÃÃo da efetividade do Programa Segundo Tempo.
title_full O esporte como meio de inclusÃo social: avaliaÃÃo da efetividade do Programa Segundo Tempo.
title_fullStr O esporte como meio de inclusÃo social: avaliaÃÃo da efetividade do Programa Segundo Tempo.
title_full_unstemmed O esporte como meio de inclusÃo social: avaliaÃÃo da efetividade do Programa Segundo Tempo.
title_sort O esporte como meio de inclusÃo social: avaliaÃÃo da efetividade do Programa Segundo Tempo.
author Aline Menezes DodÃ
author_facet Aline Menezes DodÃ
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tania Vicente Viana
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 46086790310
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Isaias Batista de Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 38087049349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4625217174686713
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03991007339
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5419295483159454
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Menezes DodÃ
contributor_str_mv Wagner Bandeira Andriola
Tania Vicente Viana
Isaias Batista de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo de Efetividade
Modelo Cipp
Programa Segundo Tempo
topic AvaliaÃÃo de Efetividade
Modelo Cipp
Programa Segundo Tempo
Effectiveness evaluation
CIPP Model
Program Second Time
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Effectiveness evaluation
CIPP Model
Program Second Time
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo buscou avaliar a efetividade do Programa Segundo Tempo na cidade de Fortaleza- CE à luz da Teoria do Campo Esportivo de Pierre Bourdieu e utilizando o modelo avaliativo Contexto-Insumos-Processo-Produto (CIPP). Frente a uma sociedade permeada por conflitos sociais, as polÃticas pÃblicas assumem um importante papel no atendimento à populaÃÃo carente, podendo constituir-se como um instrumento de promoÃÃo de mudanÃas sociais (HÃFLING, 2001). O Programa Segundo Tempo, criado com o intuito de democratizar o acesso à prÃtica esportiva para potencializar a qualidade de vida de crianÃas e jovens de baixa renda, desde sua criaÃÃo tem tido grande representatividade em todo o paÃs, sendo alvo de diversas avaliaÃÃes. Delineando-se como uma pesquisa ex post facto, de carÃter predominantemente descritivo, utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionÃrio para os beneficiados e uma entrevista semi-estruturada para os professores e representantes da gestÃo da escola. As respostas objetivas obtidas por meio dos questionÃrios foram categorizadas com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) (versÃo 20.0), enquanto que as respostas Ãs perguntas abertas dos questionÃrios e as informaÃÃes obtidas pelas entrevistas foram tratadas de acordo com a tÃcnica de AnÃlise de ConteÃdo definida por BARDIN (2004). Os dados obtidos foram agrupados em quatro dimensÃes temÃticas: contexto, insumos, processo, produto; e nos permitiram concluir que o Programa Segundo Tempo, na cidade de Fortaleza-CE, promoveu melhorias na qualidade vida de seus participantes, e forneceu elementos para a mudanÃa dessas realidades a curto e longo prazo, constituindo-se assim uma polÃtica pÃblica efetiva.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study aimed to evaluate the effectiveness of the Program Second Time in the city of Fortaleza-CE in light of the Sports Field Theory of Pierre Bourdieu and using the evaluation model Context-Input-Process-Product (CIPP). Faced with a society permeated by social conflicts, public policies play an important role in serving the needy population, and it can act as a social change promotional tool (HOFLING, 2001). The Program Second Time, created in order to democratize access to sports activities to enhance the quality of life of children and low-income youth, since its inception has had great representation across the country, the target of several evaluations. Taking shape as a research ex post facto, predominantly descriptive character, used as data collection instruments a questionnaire to the beneficiaries and a semi-structured interview for teachers and representatives of school management. Objective responses obtained through the questionnaires were categorized with the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) (version 20.0), while the answers to the questionnaires open questions and the information obtained by the interviews were treated according to the technique of Content Analysis defined by Bardin (2004). Data were grouped into four thematic dimensions: context, inputs, process, product; and concluded that the Second Half Program in the city of Fortaleza, promoted improvements in the quality of life of its participants, and provided elements for changing these realities in the short and long term, thus constituting an effective public policy.
description O presente estudo buscou avaliar a efetividade do Programa Segundo Tempo na cidade de Fortaleza- CE à luz da Teoria do Campo Esportivo de Pierre Bourdieu e utilizando o modelo avaliativo Contexto-Insumos-Processo-Produto (CIPP). Frente a uma sociedade permeada por conflitos sociais, as polÃticas pÃblicas assumem um importante papel no atendimento à populaÃÃo carente, podendo constituir-se como um instrumento de promoÃÃo de mudanÃas sociais (HÃFLING, 2001). O Programa Segundo Tempo, criado com o intuito de democratizar o acesso à prÃtica esportiva para potencializar a qualidade de vida de crianÃas e jovens de baixa renda, desde sua criaÃÃo tem tido grande representatividade em todo o paÃs, sendo alvo de diversas avaliaÃÃes. Delineando-se como uma pesquisa ex post facto, de carÃter predominantemente descritivo, utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionÃrio para os beneficiados e uma entrevista semi-estruturada para os professores e representantes da gestÃo da escola. As respostas objetivas obtidas por meio dos questionÃrios foram categorizadas com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) (versÃo 20.0), enquanto que as respostas Ãs perguntas abertas dos questionÃrios e as informaÃÃes obtidas pelas entrevistas foram tratadas de acordo com a tÃcnica de AnÃlise de ConteÃdo definida por BARDIN (2004). Os dados obtidos foram agrupados em quatro dimensÃes temÃticas: contexto, insumos, processo, produto; e nos permitiram concluir que o Programa Segundo Tempo, na cidade de Fortaleza-CE, promoveu melhorias na qualidade vida de seus participantes, e forneceu elementos para a mudanÃa dessas realidades a curto e longo prazo, constituindo-se assim uma polÃtica pÃblica efetiva.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16208
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295216522756096