A produÃÃo de saberes em espaÃos e tempos de aprendizagem colaborativa na formaÃÃo e no trabalho com arte-educaÃÃo nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Zenilda Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4115
Resumo: O estudo tem como questÃo principal as possibilidades de constituiÃÃo de saberes entre arte-educadores nos processos de aprendizagem colaborativa em diferentes tempos e espaÃos, tendo em vista o trabalho com arte-educaÃÃo na escola. Com base em uma abordagem multirreferencial, ensaiam-se mÃltiplos diÃlogos entre as racionalidades que circulam a trajetÃria da educaÃÃo estÃtica nas escolas, pondo em destaque o contexto das estÃticas do cotidiano dos arte-educadores. Busca-se alcanÃar os seguintes objetivos: promover a participaÃÃo dos sujeitos da pesquisa como coprodutores de saberes voltados para aÃÃes na formaÃÃo, no trabalho com Arte-EducaÃÃo na escola; refletir sobre tempos, espaÃos/mediaÃÃes significativos para a formaÃÃo e o trabalho dos arte-educadores; caracterizar os saberes produzidos nos eventos de aprendizagem colaborativa e suas contribuiÃÃes para a formaÃÃo e prÃtica docente dos arte-educadores. A metodologia da pesquisa-aÃÃo colaborativa constituiu-se no prÃprio percurso da investigaÃÃo, realizada em parceria com os professores, coprodutores do conhecimento elaborado. Obteve-se como resultado a formaÃÃo de saberes colaborativos de natureza heterogÃnea que convergem para a promoÃÃo de redes de aprendizagem colaborativa, tendo a comunidade escolar como foco da educaÃÃo estÃtica, de modo a favorecer a produÃÃo de outras concepÃÃes que facilitam e favorecem o trabalho e a valorizaÃÃo do arte-educador na escola. Ã universidade cabe o papel de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura reflexiva que conecte espaÃos e tempos diversos, inserindo-se tambÃm como sujeito formador e formativo, em parceria com os mÃltiplos espaÃos culturais.
id UFC_dc93083609ee43d34e3a762dfaa84188
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3100
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA produÃÃo de saberes em espaÃos e tempos de aprendizagem colaborativa na formaÃÃo e no trabalho com arte-educaÃÃo nas escolas The produce collaborative knowledge among art-educators within learning processes in different time and settings to work in the school2009-12-18Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 Edite Colares Oliveira Marques29616638300http://lattes.cnpq.br/9407631751970582Luiz Botelho Albuquerque00200220187Teresinha FrÃes Burnham0376528850034872035372http://lattes.cnpq.br/3391960563968585Maria Zenilda CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSaberes Docentes EstÃticas do Cotidiano Aprendizagem ColaborativaArte-EducaÃÃo Daily Aesthetics Collaborative Learning Art-EcucationEDUCACAOO estudo tem como questÃo principal as possibilidades de constituiÃÃo de saberes entre arte-educadores nos processos de aprendizagem colaborativa em diferentes tempos e espaÃos, tendo em vista o trabalho com arte-educaÃÃo na escola. Com base em uma abordagem multirreferencial, ensaiam-se mÃltiplos diÃlogos entre as racionalidades que circulam a trajetÃria da educaÃÃo estÃtica nas escolas, pondo em destaque o contexto das estÃticas do cotidiano dos arte-educadores. Busca-se alcanÃar os seguintes objetivos: promover a participaÃÃo dos sujeitos da pesquisa como coprodutores de saberes voltados para aÃÃes na formaÃÃo, no trabalho com Arte-EducaÃÃo na escola; refletir sobre tempos, espaÃos/mediaÃÃes significativos para a formaÃÃo e o trabalho dos arte-educadores; caracterizar os saberes produzidos nos eventos de aprendizagem colaborativa e suas contribuiÃÃes para a formaÃÃo e prÃtica docente dos arte-educadores. A metodologia da pesquisa-aÃÃo colaborativa constituiu-se no prÃprio percurso da investigaÃÃo, realizada em parceria com os professores, coprodutores do conhecimento elaborado. Obteve-se como resultado a formaÃÃo de saberes colaborativos de natureza heterogÃnea que convergem para a promoÃÃo de redes de aprendizagem colaborativa, tendo a comunidade escolar como foco da educaÃÃo estÃtica, de modo a favorecer a produÃÃo de outras concepÃÃes que facilitam e favorecem o trabalho e a valorizaÃÃo do arte-educador na escola. Ã universidade cabe o papel de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura reflexiva que conecte espaÃos e tempos diversos, inserindo-se tambÃm como sujeito formador e formativo, em parceria com os mÃltiplos espaÃos culturais.The study argues on the possibilities for constructing knowledge among art-educators within learning processes in different time and settings, to produce collaborative knowledge that can call for other meanings to educational formation, work, and curriculum arts actions in school. Based on a multi-reference approach, the research presents multiple dialogues between rationalities that rely on aesthetical education trajectory in school, stressing the context art-educatorsâ daily aesthetics, whose formative trajectory and teaching work is showed in distinctions of social taste. The knowledge development paradigm in the multi-reference perspective gathers a heterogeneous co-production from studies and ways established with subjects during the collaborative research-action, with the following desired epistemologically coherent aims: engaging research subjectsâ participation as co-producers of knowledge centered in actions within art-education formation and work at school, and the production of knowledge that can provide collaborative learning in art-education practice, which offers formative projects articulated with school culture; reasoning on significant time settings/neighborhoods as well as their potentialities to intensify collaborative learning among art-educators; describing knowledge produced within collaborative learning events and its contribution to instruct and improve art-educatorsâ teaching practice. Collaborative research-action methodology, whenever it gathers elements of ethnographic and etnomethodologic matrices, constituted the very route of investigation, since it was built along with teachers, the co-producers of knowledge produced. From investigative experiences carried out in Brazil, Canada and England, this study designed steps called co-situation, cooperation, and co-production. Developing investigation based on practical epistemology, gave birth to collaborative research-action as the front door to diminishing the distance between two worlds: the one for teaching practice, and the world of academic production on education research; since the collective production of knowledge from art-educatorsâ subjectivity augmented possible contributions to teachersâ work and formation within this teaching area. Results show that the construction of collaborative knowledge from heterogeneous nature converges to promoting collaborative learning webs, whereas school community is the focus of aesthetical education. To University fits the role of contributing to the development of a reflexive culture that can engage a variety of settings and time, and placing itself as well as an instructive subject, along with the most diverse cultural spaces.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4115application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:09Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A produÃÃo de saberes em espaÃos e tempos de aprendizagem colaborativa na formaÃÃo e no trabalho com arte-educaÃÃo nas escolas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The produce collaborative knowledge among art-educators within learning processes in different time and settings to work in the school
title A produÃÃo de saberes em espaÃos e tempos de aprendizagem colaborativa na formaÃÃo e no trabalho com arte-educaÃÃo nas escolas
spellingShingle A produÃÃo de saberes em espaÃos e tempos de aprendizagem colaborativa na formaÃÃo e no trabalho com arte-educaÃÃo nas escolas
Maria Zenilda Costa
Saberes Docentes
EstÃticas do Cotidiano
Aprendizagem Colaborativa
Arte-EducaÃÃo
Daily Aesthetics
Collaborative Learning
Art-Ecucation
EDUCACAO
title_short A produÃÃo de saberes em espaÃos e tempos de aprendizagem colaborativa na formaÃÃo e no trabalho com arte-educaÃÃo nas escolas
title_full A produÃÃo de saberes em espaÃos e tempos de aprendizagem colaborativa na formaÃÃo e no trabalho com arte-educaÃÃo nas escolas
title_fullStr A produÃÃo de saberes em espaÃos e tempos de aprendizagem colaborativa na formaÃÃo e no trabalho com arte-educaÃÃo nas escolas
title_full_unstemmed A produÃÃo de saberes em espaÃos e tempos de aprendizagem colaborativa na formaÃÃo e no trabalho com arte-educaÃÃo nas escolas
title_sort A produÃÃo de saberes em espaÃos e tempos de aprendizagem colaborativa na formaÃÃo e no trabalho com arte-educaÃÃo nas escolas
author Maria Zenilda Costa
author_facet Maria Zenilda Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacques Therrien
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08470405004
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325025086811885
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Edite Colares Oliveira Marques
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 29616638300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9407631751970582
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Teresinha FrÃes Burnham
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 03765288500
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 34872035372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3391960563968585
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Zenilda Costa
contributor_str_mv Jacques Therrien
Ãngela Maria Bessa Linhares
Edite Colares Oliveira Marques
Luiz Botelho Albuquerque
Teresinha FrÃes Burnham
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Docentes
EstÃticas do Cotidiano
Aprendizagem Colaborativa
Arte-EducaÃÃo
topic Saberes Docentes
EstÃticas do Cotidiano
Aprendizagem Colaborativa
Arte-EducaÃÃo
Daily Aesthetics
Collaborative Learning
Art-Ecucation
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Daily Aesthetics
Collaborative Learning
Art-Ecucation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O estudo tem como questÃo principal as possibilidades de constituiÃÃo de saberes entre arte-educadores nos processos de aprendizagem colaborativa em diferentes tempos e espaÃos, tendo em vista o trabalho com arte-educaÃÃo na escola. Com base em uma abordagem multirreferencial, ensaiam-se mÃltiplos diÃlogos entre as racionalidades que circulam a trajetÃria da educaÃÃo estÃtica nas escolas, pondo em destaque o contexto das estÃticas do cotidiano dos arte-educadores. Busca-se alcanÃar os seguintes objetivos: promover a participaÃÃo dos sujeitos da pesquisa como coprodutores de saberes voltados para aÃÃes na formaÃÃo, no trabalho com Arte-EducaÃÃo na escola; refletir sobre tempos, espaÃos/mediaÃÃes significativos para a formaÃÃo e o trabalho dos arte-educadores; caracterizar os saberes produzidos nos eventos de aprendizagem colaborativa e suas contribuiÃÃes para a formaÃÃo e prÃtica docente dos arte-educadores. A metodologia da pesquisa-aÃÃo colaborativa constituiu-se no prÃprio percurso da investigaÃÃo, realizada em parceria com os professores, coprodutores do conhecimento elaborado. Obteve-se como resultado a formaÃÃo de saberes colaborativos de natureza heterogÃnea que convergem para a promoÃÃo de redes de aprendizagem colaborativa, tendo a comunidade escolar como foco da educaÃÃo estÃtica, de modo a favorecer a produÃÃo de outras concepÃÃes que facilitam e favorecem o trabalho e a valorizaÃÃo do arte-educador na escola. Ã universidade cabe o papel de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura reflexiva que conecte espaÃos e tempos diversos, inserindo-se tambÃm como sujeito formador e formativo, em parceria com os mÃltiplos espaÃos culturais.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The study argues on the possibilities for constructing knowledge among art-educators within learning processes in different time and settings, to produce collaborative knowledge that can call for other meanings to educational formation, work, and curriculum arts actions in school. Based on a multi-reference approach, the research presents multiple dialogues between rationalities that rely on aesthetical education trajectory in school, stressing the context art-educatorsâ daily aesthetics, whose formative trajectory and teaching work is showed in distinctions of social taste. The knowledge development paradigm in the multi-reference perspective gathers a heterogeneous co-production from studies and ways established with subjects during the collaborative research-action, with the following desired epistemologically coherent aims: engaging research subjectsâ participation as co-producers of knowledge centered in actions within art-education formation and work at school, and the production of knowledge that can provide collaborative learning in art-education practice, which offers formative projects articulated with school culture; reasoning on significant time settings/neighborhoods as well as their potentialities to intensify collaborative learning among art-educators; describing knowledge produced within collaborative learning events and its contribution to instruct and improve art-educatorsâ teaching practice. Collaborative research-action methodology, whenever it gathers elements of ethnographic and etnomethodologic matrices, constituted the very route of investigation, since it was built along with teachers, the co-producers of knowledge produced. From investigative experiences carried out in Brazil, Canada and England, this study designed steps called co-situation, cooperation, and co-production. Developing investigation based on practical epistemology, gave birth to collaborative research-action as the front door to diminishing the distance between two worlds: the one for teaching practice, and the world of academic production on education research; since the collective production of knowledge from art-educatorsâ subjectivity augmented possible contributions to teachersâ work and formation within this teaching area. Results show that the construction of collaborative knowledge from heterogeneous nature converges to promoting collaborative learning webs, whereas school community is the focus of aesthetical education. To University fits the role of contributing to the development of a reflexive culture that can engage a variety of settings and time, and placing itself as well as an instructive subject, along with the most diverse cultural spaces.
description O estudo tem como questÃo principal as possibilidades de constituiÃÃo de saberes entre arte-educadores nos processos de aprendizagem colaborativa em diferentes tempos e espaÃos, tendo em vista o trabalho com arte-educaÃÃo na escola. Com base em uma abordagem multirreferencial, ensaiam-se mÃltiplos diÃlogos entre as racionalidades que circulam a trajetÃria da educaÃÃo estÃtica nas escolas, pondo em destaque o contexto das estÃticas do cotidiano dos arte-educadores. Busca-se alcanÃar os seguintes objetivos: promover a participaÃÃo dos sujeitos da pesquisa como coprodutores de saberes voltados para aÃÃes na formaÃÃo, no trabalho com Arte-EducaÃÃo na escola; refletir sobre tempos, espaÃos/mediaÃÃes significativos para a formaÃÃo e o trabalho dos arte-educadores; caracterizar os saberes produzidos nos eventos de aprendizagem colaborativa e suas contribuiÃÃes para a formaÃÃo e prÃtica docente dos arte-educadores. A metodologia da pesquisa-aÃÃo colaborativa constituiu-se no prÃprio percurso da investigaÃÃo, realizada em parceria com os professores, coprodutores do conhecimento elaborado. Obteve-se como resultado a formaÃÃo de saberes colaborativos de natureza heterogÃnea que convergem para a promoÃÃo de redes de aprendizagem colaborativa, tendo a comunidade escolar como foco da educaÃÃo estÃtica, de modo a favorecer a produÃÃo de outras concepÃÃes que facilitam e favorecem o trabalho e a valorizaÃÃo do arte-educador na escola. Ã universidade cabe o papel de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura reflexiva que conecte espaÃos e tempos diversos, inserindo-se tambÃm como sujeito formador e formativo, em parceria com os mÃltiplos espaÃos culturais.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4115
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295136095928320