Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Livia Maria Duarte de Castro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8425
Resumo: Neste estudo buscamos refletir acerca dos valores humanos a partir das prÃticas docentes de professores da Escola Liceu Domingos SÃvio. O principal questionamento à como ocorre à prÃtica docente quanto à educaÃÃo em valores humanos, a partir da proposta do programa Cinco Minutos em Valores Humanos, que oferece subsÃdios Ãs escolas, por meio de material impresso ou disponÃvel para âdownloadsâ, para que possam desenvolver nesses espaÃos atividades, de forma a contribuir para a formaÃÃo humana, o que, favorece a construÃÃo de uma cultura de paz. O trabalho na perspectiva de uma educaÃÃo em valores humanos vem cada vez mais se fazendo presente nas prÃticas pedagÃgicas que visam contribuir para uma formaÃÃo esclarecedora, considerando alÃm de questÃes curriculares, aspectos relacionados à Ãtica e a espiritualidade. O interesse por trabalhar essa temÃtica fortaleceu-se a partir de participaÃÃo no Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes: ExperiÃncias de Escolas, Ongâs e Secretarias de EducaÃÃo Estadual e Municipal, que busca investigar as experiÃncias, enfocando a cultura de paz nas escolas, contribuindo para estudo e divulgaÃÃo de iniciativas na perspectiva da educaÃÃo em valores. Para realizaÃÃo desse estudo escolhemos o enfoque qualitativo e utilizamos pesquisas bibliogrÃfica, exploratÃria e de campo. O estudo de caso nos possibilitou obter o mÃximo de informaÃÃes e aprofundamento sobre o trabalho em valores na escola escolhida para o estudo. Na coleta dos dados o procedimento metodolÃgico escolhido foi a observaÃÃo, com a produÃÃo de um diÃrio de campo, alÃm de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, docentes e discentes, com estes Ãltimos realizamos ainda um grupo focal. Os dados revelam que os docentes, em sua maioria, percebem a importÃncia dos valores humanos no seu fazer pedagÃgico, contribuindo inclusive no que se refere ao repensar aspectos pessoais da sua vida cotidiana. A proposta do programa à ressaltada positivamente, pois à uma metodologia de fÃcil aplicaÃÃo cabendo apenas fazer algumas adequaÃÃes com relaÃÃo Ãs histÃrias utilizadas. Assim, o trabalho tem contribuÃdo com docentes e discentes, com uma nova maneira de agir mais solidÃria e respeitosa, com as outras pessoas. Portanto, apostar na formaÃÃo dos professores em valores humanos tem melhorado a convivÃncia entre eles e seus alunos, diminuindo a violÃncia e concretizando a convivÃncia, com base no diÃlogo permanente, construindo assim a cultura de paz.
id UFC_def1bd9fb0585cb32fce0299447fb3bc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5885
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisValores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentesHuman values in school: in search of sensitivity in practice faculty2012-07-05Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/4314586241385987Maria Auxiliadora Gadelha da Cruz29754291187http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4785078P301128828383http://lattes.cnpq.br/3775190498439715Livia Maria Duarte de CastroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRValores Humanos Escola Cultura de PazHuman Values School Culture of PeaceEDUCACAONeste estudo buscamos refletir acerca dos valores humanos a partir das prÃticas docentes de professores da Escola Liceu Domingos SÃvio. O principal questionamento à como ocorre à prÃtica docente quanto à educaÃÃo em valores humanos, a partir da proposta do programa Cinco Minutos em Valores Humanos, que oferece subsÃdios Ãs escolas, por meio de material impresso ou disponÃvel para âdownloadsâ, para que possam desenvolver nesses espaÃos atividades, de forma a contribuir para a formaÃÃo humana, o que, favorece a construÃÃo de uma cultura de paz. O trabalho na perspectiva de uma educaÃÃo em valores humanos vem cada vez mais se fazendo presente nas prÃticas pedagÃgicas que visam contribuir para uma formaÃÃo esclarecedora, considerando alÃm de questÃes curriculares, aspectos relacionados à Ãtica e a espiritualidade. O interesse por trabalhar essa temÃtica fortaleceu-se a partir de participaÃÃo no Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes: ExperiÃncias de Escolas, Ongâs e Secretarias de EducaÃÃo Estadual e Municipal, que busca investigar as experiÃncias, enfocando a cultura de paz nas escolas, contribuindo para estudo e divulgaÃÃo de iniciativas na perspectiva da educaÃÃo em valores. Para realizaÃÃo desse estudo escolhemos o enfoque qualitativo e utilizamos pesquisas bibliogrÃfica, exploratÃria e de campo. O estudo de caso nos possibilitou obter o mÃximo de informaÃÃes e aprofundamento sobre o trabalho em valores na escola escolhida para o estudo. Na coleta dos dados o procedimento metodolÃgico escolhido foi a observaÃÃo, com a produÃÃo de um diÃrio de campo, alÃm de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, docentes e discentes, com estes Ãltimos realizamos ainda um grupo focal. Os dados revelam que os docentes, em sua maioria, percebem a importÃncia dos valores humanos no seu fazer pedagÃgico, contribuindo inclusive no que se refere ao repensar aspectos pessoais da sua vida cotidiana. A proposta do programa à ressaltada positivamente, pois à uma metodologia de fÃcil aplicaÃÃo cabendo apenas fazer algumas adequaÃÃes com relaÃÃo Ãs histÃrias utilizadas. Assim, o trabalho tem contribuÃdo com docentes e discentes, com uma nova maneira de agir mais solidÃria e respeitosa, com as outras pessoas. Portanto, apostar na formaÃÃo dos professores em valores humanos tem melhorado a convivÃncia entre eles e seus alunos, diminuindo a violÃncia e concretizando a convivÃncia, com base no diÃlogo permanente, construindo assim a cultura de paz.This study aims to reflect on the human values from the teaching practices of teachers from Dominic Savio High School. The main question is how does the teaching practice and education in human values happen, from the proposed program âCinco Minutos em Valores Humanosâ (Five Minutes in Human Values), which provides grants to schools, in print or available for "downloads", so they can develop in these spaces, activities, in order to contribute to human development, which favors the construction of a culture of peace. The work from the perspective of an education in human values is increasingly making itself present in pedagogical practices that aim to contribute to an enlightening training, in addition to considering curricular issues, aspects related to ethics and spirituality. The interest in working with this topic strengthened from a participation in the Research Group Peace Culture, Youth and Teachers: school experiences, nongovernmental organizations and State and Local Educationâs secretaries, which aims to investigate the experiences, focusing on the culture of peace in schools, contributing to the study and dissemination of initiatives from the perspective of values education. To perform this study we chose the qualitative approach and used literature, exploratory and field research. The case study allowed us to obtain the maximum of information and further work on the values in the school chosen for this study. For data collection, the methodological procedure chosen was the observation, with the production of a diary, and interviews with the research subjects: teachers and students. With them, we also conducted a focus group. The data shows that teachers, mostly perceire the importance of human values in their pedagogical work, even contributing with the rethinking of personal aspects of their daily lives. The program proposal is emphasized positively, since it is a methodology easy to be applied, with just some adjustments to be made with the stories used. Thus, the work has contributed to teachers and students, with new way of acting, more supportive and respectful to other people. Therefore, investing in the training of teachers in human values has facilitated teachers and their studentsâ living together, reducing their violence and performing a peaceful coexistence, based on dialogue, thus building a culture of peace.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8425application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:29Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Human values in school: in search of sensitivity in practice faculty
title Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes
spellingShingle Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes
Livia Maria Duarte de Castro
Valores Humanos
Escola
Cultura de Paz
Human Values
School
Culture of Peace
EDUCACAO
title_short Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes
title_full Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes
title_fullStr Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes
title_full_unstemmed Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes
title_sort Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes
author Livia Maria Duarte de Castro
author_facet Livia Maria Duarte de Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 24511269300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5611970215094383
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 16392809368
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4314586241385987
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria Auxiliadora Gadelha da Cruz
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 29754291187
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4785078P3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01128828383
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3775190498439715
dc.contributor.author.fl_str_mv Livia Maria Duarte de Castro
contributor_str_mv Kelma Socorro Lopes de Matos
Ãngela Maria Bessa Linhares
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues
Maria Auxiliadora Gadelha da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Valores Humanos
Escola
Cultura de Paz
topic Valores Humanos
Escola
Cultura de Paz
Human Values
School
Culture of Peace
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Human Values
School
Culture of Peace
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Neste estudo buscamos refletir acerca dos valores humanos a partir das prÃticas docentes de professores da Escola Liceu Domingos SÃvio. O principal questionamento à como ocorre à prÃtica docente quanto à educaÃÃo em valores humanos, a partir da proposta do programa Cinco Minutos em Valores Humanos, que oferece subsÃdios Ãs escolas, por meio de material impresso ou disponÃvel para âdownloadsâ, para que possam desenvolver nesses espaÃos atividades, de forma a contribuir para a formaÃÃo humana, o que, favorece a construÃÃo de uma cultura de paz. O trabalho na perspectiva de uma educaÃÃo em valores humanos vem cada vez mais se fazendo presente nas prÃticas pedagÃgicas que visam contribuir para uma formaÃÃo esclarecedora, considerando alÃm de questÃes curriculares, aspectos relacionados à Ãtica e a espiritualidade. O interesse por trabalhar essa temÃtica fortaleceu-se a partir de participaÃÃo no Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes: ExperiÃncias de Escolas, Ongâs e Secretarias de EducaÃÃo Estadual e Municipal, que busca investigar as experiÃncias, enfocando a cultura de paz nas escolas, contribuindo para estudo e divulgaÃÃo de iniciativas na perspectiva da educaÃÃo em valores. Para realizaÃÃo desse estudo escolhemos o enfoque qualitativo e utilizamos pesquisas bibliogrÃfica, exploratÃria e de campo. O estudo de caso nos possibilitou obter o mÃximo de informaÃÃes e aprofundamento sobre o trabalho em valores na escola escolhida para o estudo. Na coleta dos dados o procedimento metodolÃgico escolhido foi a observaÃÃo, com a produÃÃo de um diÃrio de campo, alÃm de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, docentes e discentes, com estes Ãltimos realizamos ainda um grupo focal. Os dados revelam que os docentes, em sua maioria, percebem a importÃncia dos valores humanos no seu fazer pedagÃgico, contribuindo inclusive no que se refere ao repensar aspectos pessoais da sua vida cotidiana. A proposta do programa à ressaltada positivamente, pois à uma metodologia de fÃcil aplicaÃÃo cabendo apenas fazer algumas adequaÃÃes com relaÃÃo Ãs histÃrias utilizadas. Assim, o trabalho tem contribuÃdo com docentes e discentes, com uma nova maneira de agir mais solidÃria e respeitosa, com as outras pessoas. Portanto, apostar na formaÃÃo dos professores em valores humanos tem melhorado a convivÃncia entre eles e seus alunos, diminuindo a violÃncia e concretizando a convivÃncia, com base no diÃlogo permanente, construindo assim a cultura de paz.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study aims to reflect on the human values from the teaching practices of teachers from Dominic Savio High School. The main question is how does the teaching practice and education in human values happen, from the proposed program âCinco Minutos em Valores Humanosâ (Five Minutes in Human Values), which provides grants to schools, in print or available for "downloads", so they can develop in these spaces, activities, in order to contribute to human development, which favors the construction of a culture of peace. The work from the perspective of an education in human values is increasingly making itself present in pedagogical practices that aim to contribute to an enlightening training, in addition to considering curricular issues, aspects related to ethics and spirituality. The interest in working with this topic strengthened from a participation in the Research Group Peace Culture, Youth and Teachers: school experiences, nongovernmental organizations and State and Local Educationâs secretaries, which aims to investigate the experiences, focusing on the culture of peace in schools, contributing to the study and dissemination of initiatives from the perspective of values education. To perform this study we chose the qualitative approach and used literature, exploratory and field research. The case study allowed us to obtain the maximum of information and further work on the values in the school chosen for this study. For data collection, the methodological procedure chosen was the observation, with the production of a diary, and interviews with the research subjects: teachers and students. With them, we also conducted a focus group. The data shows that teachers, mostly perceire the importance of human values in their pedagogical work, even contributing with the rethinking of personal aspects of their daily lives. The program proposal is emphasized positively, since it is a methodology easy to be applied, with just some adjustments to be made with the stories used. Thus, the work has contributed to teachers and students, with new way of acting, more supportive and respectful to other people. Therefore, investing in the training of teachers in human values has facilitated teachers and their studentsâ living together, reducing their violence and performing a peaceful coexistence, based on dialogue, thus building a culture of peace.
description Neste estudo buscamos refletir acerca dos valores humanos a partir das prÃticas docentes de professores da Escola Liceu Domingos SÃvio. O principal questionamento à como ocorre à prÃtica docente quanto à educaÃÃo em valores humanos, a partir da proposta do programa Cinco Minutos em Valores Humanos, que oferece subsÃdios Ãs escolas, por meio de material impresso ou disponÃvel para âdownloadsâ, para que possam desenvolver nesses espaÃos atividades, de forma a contribuir para a formaÃÃo humana, o que, favorece a construÃÃo de uma cultura de paz. O trabalho na perspectiva de uma educaÃÃo em valores humanos vem cada vez mais se fazendo presente nas prÃticas pedagÃgicas que visam contribuir para uma formaÃÃo esclarecedora, considerando alÃm de questÃes curriculares, aspectos relacionados à Ãtica e a espiritualidade. O interesse por trabalhar essa temÃtica fortaleceu-se a partir de participaÃÃo no Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes: ExperiÃncias de Escolas, Ongâs e Secretarias de EducaÃÃo Estadual e Municipal, que busca investigar as experiÃncias, enfocando a cultura de paz nas escolas, contribuindo para estudo e divulgaÃÃo de iniciativas na perspectiva da educaÃÃo em valores. Para realizaÃÃo desse estudo escolhemos o enfoque qualitativo e utilizamos pesquisas bibliogrÃfica, exploratÃria e de campo. O estudo de caso nos possibilitou obter o mÃximo de informaÃÃes e aprofundamento sobre o trabalho em valores na escola escolhida para o estudo. Na coleta dos dados o procedimento metodolÃgico escolhido foi a observaÃÃo, com a produÃÃo de um diÃrio de campo, alÃm de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, docentes e discentes, com estes Ãltimos realizamos ainda um grupo focal. Os dados revelam que os docentes, em sua maioria, percebem a importÃncia dos valores humanos no seu fazer pedagÃgico, contribuindo inclusive no que se refere ao repensar aspectos pessoais da sua vida cotidiana. A proposta do programa à ressaltada positivamente, pois à uma metodologia de fÃcil aplicaÃÃo cabendo apenas fazer algumas adequaÃÃes com relaÃÃo Ãs histÃrias utilizadas. Assim, o trabalho tem contribuÃdo com docentes e discentes, com uma nova maneira de agir mais solidÃria e respeitosa, com as outras pessoas. Portanto, apostar na formaÃÃo dos professores em valores humanos tem melhorado a convivÃncia entre eles e seus alunos, diminuindo a violÃncia e concretizando a convivÃncia, com base no diÃlogo permanente, construindo assim a cultura de paz.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8425
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295164740927488