Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8425 |
Resumo: | Neste estudo buscamos refletir acerca dos valores humanos a partir das prÃticas docentes de professores da Escola Liceu Domingos SÃvio. O principal questionamento à como ocorre à prÃtica docente quanto à educaÃÃo em valores humanos, a partir da proposta do programa Cinco Minutos em Valores Humanos, que oferece subsÃdios Ãs escolas, por meio de material impresso ou disponÃvel para âdownloadsâ, para que possam desenvolver nesses espaÃos atividades, de forma a contribuir para a formaÃÃo humana, o que, favorece a construÃÃo de uma cultura de paz. O trabalho na perspectiva de uma educaÃÃo em valores humanos vem cada vez mais se fazendo presente nas prÃticas pedagÃgicas que visam contribuir para uma formaÃÃo esclarecedora, considerando alÃm de questÃes curriculares, aspectos relacionados à Ãtica e a espiritualidade. O interesse por trabalhar essa temÃtica fortaleceu-se a partir de participaÃÃo no Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes: ExperiÃncias de Escolas, Ongâs e Secretarias de EducaÃÃo Estadual e Municipal, que busca investigar as experiÃncias, enfocando a cultura de paz nas escolas, contribuindo para estudo e divulgaÃÃo de iniciativas na perspectiva da educaÃÃo em valores. Para realizaÃÃo desse estudo escolhemos o enfoque qualitativo e utilizamos pesquisas bibliogrÃfica, exploratÃria e de campo. O estudo de caso nos possibilitou obter o mÃximo de informaÃÃes e aprofundamento sobre o trabalho em valores na escola escolhida para o estudo. Na coleta dos dados o procedimento metodolÃgico escolhido foi a observaÃÃo, com a produÃÃo de um diÃrio de campo, alÃm de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, docentes e discentes, com estes Ãltimos realizamos ainda um grupo focal. Os dados revelam que os docentes, em sua maioria, percebem a importÃncia dos valores humanos no seu fazer pedagÃgico, contribuindo inclusive no que se refere ao repensar aspectos pessoais da sua vida cotidiana. A proposta do programa à ressaltada positivamente, pois à uma metodologia de fÃcil aplicaÃÃo cabendo apenas fazer algumas adequaÃÃes com relaÃÃo Ãs histÃrias utilizadas. Assim, o trabalho tem contribuÃdo com docentes e discentes, com uma nova maneira de agir mais solidÃria e respeitosa, com as outras pessoas. Portanto, apostar na formaÃÃo dos professores em valores humanos tem melhorado a convivÃncia entre eles e seus alunos, diminuindo a violÃncia e concretizando a convivÃncia, com base no diÃlogo permanente, construindo assim a cultura de paz. |
id |
UFC_def1bd9fb0585cb32fce0299447fb3bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:5885 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisValores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentesHuman values in school: in search of sensitivity in practice faculty2012-07-05Kelma Socorro Lopes de Matos24511269300http://lattes.cnpq.br/5611970215094383Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/4314586241385987Maria Auxiliadora Gadelha da Cruz29754291187http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4785078P301128828383http://lattes.cnpq.br/3775190498439715Livia Maria Duarte de CastroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRValores Humanos Escola Cultura de PazHuman Values School Culture of PeaceEDUCACAONeste estudo buscamos refletir acerca dos valores humanos a partir das prÃticas docentes de professores da Escola Liceu Domingos SÃvio. O principal questionamento à como ocorre à prÃtica docente quanto à educaÃÃo em valores humanos, a partir da proposta do programa Cinco Minutos em Valores Humanos, que oferece subsÃdios Ãs escolas, por meio de material impresso ou disponÃvel para âdownloadsâ, para que possam desenvolver nesses espaÃos atividades, de forma a contribuir para a formaÃÃo humana, o que, favorece a construÃÃo de uma cultura de paz. O trabalho na perspectiva de uma educaÃÃo em valores humanos vem cada vez mais se fazendo presente nas prÃticas pedagÃgicas que visam contribuir para uma formaÃÃo esclarecedora, considerando alÃm de questÃes curriculares, aspectos relacionados à Ãtica e a espiritualidade. O interesse por trabalhar essa temÃtica fortaleceu-se a partir de participaÃÃo no Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes: ExperiÃncias de Escolas, Ongâs e Secretarias de EducaÃÃo Estadual e Municipal, que busca investigar as experiÃncias, enfocando a cultura de paz nas escolas, contribuindo para estudo e divulgaÃÃo de iniciativas na perspectiva da educaÃÃo em valores. Para realizaÃÃo desse estudo escolhemos o enfoque qualitativo e utilizamos pesquisas bibliogrÃfica, exploratÃria e de campo. O estudo de caso nos possibilitou obter o mÃximo de informaÃÃes e aprofundamento sobre o trabalho em valores na escola escolhida para o estudo. Na coleta dos dados o procedimento metodolÃgico escolhido foi a observaÃÃo, com a produÃÃo de um diÃrio de campo, alÃm de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, docentes e discentes, com estes Ãltimos realizamos ainda um grupo focal. Os dados revelam que os docentes, em sua maioria, percebem a importÃncia dos valores humanos no seu fazer pedagÃgico, contribuindo inclusive no que se refere ao repensar aspectos pessoais da sua vida cotidiana. A proposta do programa à ressaltada positivamente, pois à uma metodologia de fÃcil aplicaÃÃo cabendo apenas fazer algumas adequaÃÃes com relaÃÃo Ãs histÃrias utilizadas. Assim, o trabalho tem contribuÃdo com docentes e discentes, com uma nova maneira de agir mais solidÃria e respeitosa, com as outras pessoas. Portanto, apostar na formaÃÃo dos professores em valores humanos tem melhorado a convivÃncia entre eles e seus alunos, diminuindo a violÃncia e concretizando a convivÃncia, com base no diÃlogo permanente, construindo assim a cultura de paz.This study aims to reflect on the human values from the teaching practices of teachers from Dominic Savio High School. The main question is how does the teaching practice and education in human values happen, from the proposed program âCinco Minutos em Valores Humanosâ (Five Minutes in Human Values), which provides grants to schools, in print or available for "downloads", so they can develop in these spaces, activities, in order to contribute to human development, which favors the construction of a culture of peace. The work from the perspective of an education in human values is increasingly making itself present in pedagogical practices that aim to contribute to an enlightening training, in addition to considering curricular issues, aspects related to ethics and spirituality. The interest in working with this topic strengthened from a participation in the Research Group Peace Culture, Youth and Teachers: school experiences, nongovernmental organizations and State and Local Educationâs secretaries, which aims to investigate the experiences, focusing on the culture of peace in schools, contributing to the study and dissemination of initiatives from the perspective of values education. To perform this study we chose the qualitative approach and used literature, exploratory and field research. The case study allowed us to obtain the maximum of information and further work on the values in the school chosen for this study. For data collection, the methodological procedure chosen was the observation, with the production of a diary, and interviews with the research subjects: teachers and students. With them, we also conducted a focus group. The data shows that teachers, mostly perceire the importance of human values in their pedagogical work, even contributing with the rethinking of personal aspects of their daily lives. The program proposal is emphasized positively, since it is a methodology easy to be applied, with just some adjustments to be made with the stories used. Thus, the work has contributed to teachers and students, with new way of acting, more supportive and respectful to other people. Therefore, investing in the training of teachers in human values has facilitated teachers and their studentsâ living together, reducing their violence and performing a peaceful coexistence, based on dialogue, thus building a culture of peace.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8425application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:21:29Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Human values in school: in search of sensitivity in practice faculty |
title |
Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes |
spellingShingle |
Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes Livia Maria Duarte de Castro Valores Humanos Escola Cultura de Paz Human Values School Culture of Peace EDUCACAO |
title_short |
Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes |
title_full |
Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes |
title_fullStr |
Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes |
title_full_unstemmed |
Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes |
title_sort |
Valores humanos na escola: em busca de sensibilidade nas prÃticas docentes |
author |
Livia Maria Duarte de Castro |
author_facet |
Livia Maria Duarte de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kelma Socorro Lopes de Matos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
24511269300 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5611970215094383 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ãngela Maria Bessa Linhares |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
13659154334 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
16392809368 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4314586241385987 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria Auxiliadora Gadelha da Cruz |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
29754291187 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4785078P3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01128828383 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3775190498439715 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Livia Maria Duarte de Castro |
contributor_str_mv |
Kelma Socorro Lopes de Matos Ãngela Maria Bessa Linhares Maria do Socorro de Sousa Rodrigues Maria Auxiliadora Gadelha da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores Humanos Escola Cultura de Paz |
topic |
Valores Humanos Escola Cultura de Paz Human Values School Culture of Peace EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Human Values School Culture of Peace |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Neste estudo buscamos refletir acerca dos valores humanos a partir das prÃticas docentes de professores da Escola Liceu Domingos SÃvio. O principal questionamento à como ocorre à prÃtica docente quanto à educaÃÃo em valores humanos, a partir da proposta do programa Cinco Minutos em Valores Humanos, que oferece subsÃdios Ãs escolas, por meio de material impresso ou disponÃvel para âdownloadsâ, para que possam desenvolver nesses espaÃos atividades, de forma a contribuir para a formaÃÃo humana, o que, favorece a construÃÃo de uma cultura de paz. O trabalho na perspectiva de uma educaÃÃo em valores humanos vem cada vez mais se fazendo presente nas prÃticas pedagÃgicas que visam contribuir para uma formaÃÃo esclarecedora, considerando alÃm de questÃes curriculares, aspectos relacionados à Ãtica e a espiritualidade. O interesse por trabalhar essa temÃtica fortaleceu-se a partir de participaÃÃo no Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes: ExperiÃncias de Escolas, Ongâs e Secretarias de EducaÃÃo Estadual e Municipal, que busca investigar as experiÃncias, enfocando a cultura de paz nas escolas, contribuindo para estudo e divulgaÃÃo de iniciativas na perspectiva da educaÃÃo em valores. Para realizaÃÃo desse estudo escolhemos o enfoque qualitativo e utilizamos pesquisas bibliogrÃfica, exploratÃria e de campo. O estudo de caso nos possibilitou obter o mÃximo de informaÃÃes e aprofundamento sobre o trabalho em valores na escola escolhida para o estudo. Na coleta dos dados o procedimento metodolÃgico escolhido foi a observaÃÃo, com a produÃÃo de um diÃrio de campo, alÃm de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, docentes e discentes, com estes Ãltimos realizamos ainda um grupo focal. Os dados revelam que os docentes, em sua maioria, percebem a importÃncia dos valores humanos no seu fazer pedagÃgico, contribuindo inclusive no que se refere ao repensar aspectos pessoais da sua vida cotidiana. A proposta do programa à ressaltada positivamente, pois à uma metodologia de fÃcil aplicaÃÃo cabendo apenas fazer algumas adequaÃÃes com relaÃÃo Ãs histÃrias utilizadas. Assim, o trabalho tem contribuÃdo com docentes e discentes, com uma nova maneira de agir mais solidÃria e respeitosa, com as outras pessoas. Portanto, apostar na formaÃÃo dos professores em valores humanos tem melhorado a convivÃncia entre eles e seus alunos, diminuindo a violÃncia e concretizando a convivÃncia, com base no diÃlogo permanente, construindo assim a cultura de paz. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study aims to reflect on the human values from the teaching practices of teachers from Dominic Savio High School. The main question is how does the teaching practice and education in human values happen, from the proposed program âCinco Minutos em Valores Humanosâ (Five Minutes in Human Values), which provides grants to schools, in print or available for "downloads", so they can develop in these spaces, activities, in order to contribute to human development, which favors the construction of a culture of peace. The work from the perspective of an education in human values is increasingly making itself present in pedagogical practices that aim to contribute to an enlightening training, in addition to considering curricular issues, aspects related to ethics and spirituality. The interest in working with this topic strengthened from a participation in the Research Group Peace Culture, Youth and Teachers: school experiences, nongovernmental organizations and State and Local Educationâs secretaries, which aims to investigate the experiences, focusing on the culture of peace in schools, contributing to the study and dissemination of initiatives from the perspective of values education. To perform this study we chose the qualitative approach and used literature, exploratory and field research. The case study allowed us to obtain the maximum of information and further work on the values in the school chosen for this study. For data collection, the methodological procedure chosen was the observation, with the production of a diary, and interviews with the research subjects: teachers and students. With them, we also conducted a focus group. The data shows that teachers, mostly perceire the importance of human values in their pedagogical work, even contributing with the rethinking of personal aspects of their daily lives. The program proposal is emphasized positively, since it is a methodology easy to be applied, with just some adjustments to be made with the stories used. Thus, the work has contributed to teachers and students, with new way of acting, more supportive and respectful to other people. Therefore, investing in the training of teachers in human values has facilitated teachers and their studentsâ living together, reducing their violence and performing a peaceful coexistence, based on dialogue, thus building a culture of peace. |
description |
Neste estudo buscamos refletir acerca dos valores humanos a partir das prÃticas docentes de professores da Escola Liceu Domingos SÃvio. O principal questionamento à como ocorre à prÃtica docente quanto à educaÃÃo em valores humanos, a partir da proposta do programa Cinco Minutos em Valores Humanos, que oferece subsÃdios Ãs escolas, por meio de material impresso ou disponÃvel para âdownloadsâ, para que possam desenvolver nesses espaÃos atividades, de forma a contribuir para a formaÃÃo humana, o que, favorece a construÃÃo de uma cultura de paz. O trabalho na perspectiva de uma educaÃÃo em valores humanos vem cada vez mais se fazendo presente nas prÃticas pedagÃgicas que visam contribuir para uma formaÃÃo esclarecedora, considerando alÃm de questÃes curriculares, aspectos relacionados à Ãtica e a espiritualidade. O interesse por trabalhar essa temÃtica fortaleceu-se a partir de participaÃÃo no Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Juventudes e Docentes: ExperiÃncias de Escolas, Ongâs e Secretarias de EducaÃÃo Estadual e Municipal, que busca investigar as experiÃncias, enfocando a cultura de paz nas escolas, contribuindo para estudo e divulgaÃÃo de iniciativas na perspectiva da educaÃÃo em valores. Para realizaÃÃo desse estudo escolhemos o enfoque qualitativo e utilizamos pesquisas bibliogrÃfica, exploratÃria e de campo. O estudo de caso nos possibilitou obter o mÃximo de informaÃÃes e aprofundamento sobre o trabalho em valores na escola escolhida para o estudo. Na coleta dos dados o procedimento metodolÃgico escolhido foi a observaÃÃo, com a produÃÃo de um diÃrio de campo, alÃm de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, docentes e discentes, com estes Ãltimos realizamos ainda um grupo focal. Os dados revelam que os docentes, em sua maioria, percebem a importÃncia dos valores humanos no seu fazer pedagÃgico, contribuindo inclusive no que se refere ao repensar aspectos pessoais da sua vida cotidiana. A proposta do programa à ressaltada positivamente, pois à uma metodologia de fÃcil aplicaÃÃo cabendo apenas fazer algumas adequaÃÃes com relaÃÃo Ãs histÃrias utilizadas. Assim, o trabalho tem contribuÃdo com docentes e discentes, com uma nova maneira de agir mais solidÃria e respeitosa, com as outras pessoas. Portanto, apostar na formaÃÃo dos professores em valores humanos tem melhorado a convivÃncia entre eles e seus alunos, diminuindo a violÃncia e concretizando a convivÃncia, com base no diÃlogo permanente, construindo assim a cultura de paz. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8425 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295164740927488 |