A dimensÃo afetiva-cognitiva da arte na educaÃÃo: uma experiÃncia de mediaÃÃo artÃstica na formaÃÃo estÃtica de estudantes de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nara ThaÃs GuimarÃes Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18821
Resumo: O presente estudo surgiu a partir de problemÃtica em torno da criaÃÃo artÃstica e da dinÃmica entre afetividade e cogniÃÃo no campo da educaÃÃo formal. Como proposta deste trabalho, seu objetivo geral consistiu em analisar os efeitos da mediaÃÃo artÃstica no funcionamento afetivo-cognitivo em um contexto de formaÃÃo estÃtica de professores. De modo especÃfico, procurou-se primeiramente caracterizar a arte como mediador material e semiÃtico em um contexto de formaÃÃo estÃtica de educadores, descrevendo-se estratÃgias de mediaÃÃo artÃstica na cultura da sala de aula. Em seguida, buscou-se analisar como processos afetivo-cognitivos se desenvolvem e se expressam a partir da mediaÃÃo artÃstica em vivÃncias artÃsticas /estÃticas. A partir disso, objetivou-se analisar as implicaÃÃes gerais da mediaÃÃo artÃstica no desenvolvimento afetivo-cognitivo de educadores em um processo de formaÃÃo estÃtica. Como referenciais teÃricos principais, partiu-se dos estudos de Vygotsky e Bakhtin, alÃm de interlocutores como Zanella, Toassa e Duarte Jr. Elegeu-se como campo de pesquisa uma disciplina de Arte e EducaÃÃo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do CearÃ. O grupo de participantes foi composto pela professora da disciplina e por estudantes do curso, em sua maioria do 2Â semestre. Para a produÃÃo de dados, alÃm da observaÃÃo participante nas aulas teÃricas e prÃticas, registraram-se em diÃrio de campo as percepÃÃes da pesquisadora sobre seu objeto de investigaÃÃo e sobre sua implicaÃÃo no prÃprio fazer da pesquisa. A disciplina teve carÃter teÃrico e prÃtico, com a proposiÃÃo de atividades artÃsticas, que foram videogravadas e selecionadas para posterior transcriÃÃo e anÃlise microgenÃtica com base nos referenciais citados. Diante disso, entende-se que a mediaÃÃo artÃstica possibilita a expressÃo de processos internos em funcionamento, sendo ferramenta de socializaÃÃo de emoÃÃes e pensamentos. Provoca o deslocamento dos sujeitos em termos percepctivos, reorganizando a si prÃprios e suas realidades; e ainda estimula e desenvolve a sensibilidade estÃtica dos participantes por meio de vivÃncias artÃsticas/ estÃticas. Assim, compreende-se a arte como instrumento material e signo mediador de processos afetivo-cognitivos superiores, com destaque para a imaginaÃÃo criadora. Nesse sentido, a mediaÃÃo artÃstica possui papel fundamental na formaÃÃo estÃtica de professores, ao proporcionar a (re)organizaÃÃo do sujeito e a (re)construÃÃo de sentidos sobre as prÃticas formativas, nÃo somente no campo da arte, mas como processos de educaÃÃo sensÃvel e criadora.
id UFC_e0a3af84265029bdc1c84909ab55e2c5
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10833
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA dimensÃo afetiva-cognitiva da arte na educaÃÃo: uma experiÃncia de mediaÃÃo artÃstica na formaÃÃo estÃtica de estudantes de pedagogia La dimensiÃn afectiva-cognitiva del arte en la educaciÃn: una experiencia de mediaciÃn artÃstica en la formaciÃn de estudiantes de pedagogÃa 2016-03-28Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo16729196491http://lattes.cnpq.br/4052574912000577Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa12633895468http://lattes.cnpq.br/5935677942857003Zulmira Ãurea Cruz Bomfim21327220300http://lattes.cnpq.br/121041951694589795369449368http://lattes.cnpq.br/4124882069017338Nara ThaÃs GuimarÃes OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRMediaÃÃo artÃstica Funcionamento afetivo-cognitivo FormaÃÃo estÃtica de professoresMediaciÃn del arte Funcionamiento afectivo-cognitivo EducaciÃn estÃtica de los educadoresPSICOLOGIAO presente estudo surgiu a partir de problemÃtica em torno da criaÃÃo artÃstica e da dinÃmica entre afetividade e cogniÃÃo no campo da educaÃÃo formal. Como proposta deste trabalho, seu objetivo geral consistiu em analisar os efeitos da mediaÃÃo artÃstica no funcionamento afetivo-cognitivo em um contexto de formaÃÃo estÃtica de professores. De modo especÃfico, procurou-se primeiramente caracterizar a arte como mediador material e semiÃtico em um contexto de formaÃÃo estÃtica de educadores, descrevendo-se estratÃgias de mediaÃÃo artÃstica na cultura da sala de aula. Em seguida, buscou-se analisar como processos afetivo-cognitivos se desenvolvem e se expressam a partir da mediaÃÃo artÃstica em vivÃncias artÃsticas /estÃticas. A partir disso, objetivou-se analisar as implicaÃÃes gerais da mediaÃÃo artÃstica no desenvolvimento afetivo-cognitivo de educadores em um processo de formaÃÃo estÃtica. Como referenciais teÃricos principais, partiu-se dos estudos de Vygotsky e Bakhtin, alÃm de interlocutores como Zanella, Toassa e Duarte Jr. Elegeu-se como campo de pesquisa uma disciplina de Arte e EducaÃÃo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do CearÃ. O grupo de participantes foi composto pela professora da disciplina e por estudantes do curso, em sua maioria do 2 semestre. Para a produÃÃo de dados, alÃm da observaÃÃo participante nas aulas teÃricas e prÃticas, registraram-se em diÃrio de campo as percepÃÃes da pesquisadora sobre seu objeto de investigaÃÃo e sobre sua implicaÃÃo no prÃprio fazer da pesquisa. A disciplina teve carÃter teÃrico e prÃtico, com a proposiÃÃo de atividades artÃsticas, que foram videogravadas e selecionadas para posterior transcriÃÃo e anÃlise microgenÃtica com base nos referenciais citados. Diante disso, entende-se que a mediaÃÃo artÃstica possibilita a expressÃo de processos internos em funcionamento, sendo ferramenta de socializaÃÃo de emoÃÃes e pensamentos. Provoca o deslocamento dos sujeitos em termos percepctivos, reorganizando a si prÃprios e suas realidades; e ainda estimula e desenvolve a sensibilidade estÃtica dos participantes por meio de vivÃncias artÃsticas/ estÃticas. Assim, compreende-se a arte como instrumento material e signo mediador de processos afetivo-cognitivos superiores, com destaque para a imaginaÃÃo criadora. Nesse sentido, a mediaÃÃo artÃstica possui papel fundamental na formaÃÃo estÃtica de professores, ao proporcionar a (re)organizaÃÃo do sujeito e a (re)construÃÃo de sentidos sobre as prÃticas formativas, nÃo somente no campo da arte, mas como processos de educaÃÃo sensÃvel e criadora.Este estudio surgià de problemas en torno a la creaciÃn artÃstica y la dinÃmica entre la afectividad y la cogniciÃn en el campo de la educaciÃn formal. El objetivo general de este estudio es analizar los efectos de la mediaciÃn artÃstica en el funcionamiento afectivo-cognitivo en el contexto de la educaciÃn estÃtica de los profesores. EspecÃficamente, buscado primera en caracterizar el arte como mediador material y semiÃtico en un contexto de educaciÃn estÃtica de los educadores, com la descripciÃn de las estrategias de mediaciÃn artÃstica en la cultura de aulas. Luego tratà de analizar cÃmo ocorre el desarrollo de los procesos afectivo-cognitivo y cÃmo estos se expresÃn a partir de la mediaciÃn artÃstica en experiencias artÃsticas/estÃticas. De esto, se tuvo como objetivo analizar las consecuencias generales de la mediaciÃn artÃstica en el desarrollo afectivo y cognitivo de los educadores en el proceso de educaciÃn estÃtica. Como principales referencias teÃricas, se rompià desde los estudios de Vygotsky y Bakhtin, asà como los socios Zanella, Toassa y Duarte Jr. Fue elegido como campo de la investigaciÃn la disciplina de Arte y EducaciÃn de la Facultad de EducaciÃn de la Universidad Federal de CearÃ. El grupo de participantes fue compuesto por el profesor y los estudiantes del curso, la mayor parte de segundo semester. Para la producciÃn de los datos, se utilizà la observaciÃn participante en las clases teÃricas y prÃcticas y tambiÃn los registros en un diario de campo de las percepciones del investigador acerca de su objeto de investigaciÃn y de su implicaciÃn en la propia investigaciÃn. El curso tenÃa carÃcter teÃrico y prÃctico, con la proposiciÃn de actividades artÃsticas, las cuales fueron grabadas y se seleccionaron para su posterior transcripciÃn y anÃlisis microgenÃtico basado en las referencias citadas. Por lo tanto, se entiende que la mediaciÃn artÃstica permite la expresiÃn de los procesos internos, convirtiÃndose en una herramienta de socializaciÃn de las emociones y los pensamentos; causa el desplazamiento de los sujetos en tÃrminos percepctivos, la reorganizaciÃn de sà mismos y sus realidades; y tambiÃn estimula y desarrolla la sensibilidad estÃtica de los participantes a travÃs de experiencias artÃsticas/estÃticas. Por lo tanto, se entiende el arte como un instrumento material y signo de mediaciÃn de los procesos cognitivos-afectivos superiores, destacando la imaginaciÃn creativa. En este sentido, la mediaciÃn artÃstica tiene un papel clave en la formaciÃn estÃtica de los profesores mediante la (re)organizaciÃn y la (re)construcciÃn de los significado de las prÃcticas de formaciÃn, no sÃlo en el campo del arte, pero los procesos de educaciÃn como sensibles y creadores.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18821application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:39Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A dimensÃo afetiva-cognitiva da arte na educaÃÃo: uma experiÃncia de mediaÃÃo artÃstica na formaÃÃo estÃtica de estudantes de pedagogia
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La dimensiÃn afectiva-cognitiva del arte en la educaciÃn: una experiencia de mediaciÃn artÃstica en la formaciÃn de estudiantes de pedagogÃa
title A dimensÃo afetiva-cognitiva da arte na educaÃÃo: uma experiÃncia de mediaÃÃo artÃstica na formaÃÃo estÃtica de estudantes de pedagogia
spellingShingle A dimensÃo afetiva-cognitiva da arte na educaÃÃo: uma experiÃncia de mediaÃÃo artÃstica na formaÃÃo estÃtica de estudantes de pedagogia
Nara ThaÃs GuimarÃes Oliveira
MediaÃÃo artÃstica
Funcionamento afetivo-cognitivo
FormaÃÃo estÃtica de professores
MediaciÃn del arte
Funcionamiento afectivo-cognitivo
EducaciÃn estÃtica de los educadores
PSICOLOGIA
title_short A dimensÃo afetiva-cognitiva da arte na educaÃÃo: uma experiÃncia de mediaÃÃo artÃstica na formaÃÃo estÃtica de estudantes de pedagogia
title_full A dimensÃo afetiva-cognitiva da arte na educaÃÃo: uma experiÃncia de mediaÃÃo artÃstica na formaÃÃo estÃtica de estudantes de pedagogia
title_fullStr A dimensÃo afetiva-cognitiva da arte na educaÃÃo: uma experiÃncia de mediaÃÃo artÃstica na formaÃÃo estÃtica de estudantes de pedagogia
title_full_unstemmed A dimensÃo afetiva-cognitiva da arte na educaÃÃo: uma experiÃncia de mediaÃÃo artÃstica na formaÃÃo estÃtica de estudantes de pedagogia
title_sort A dimensÃo afetiva-cognitiva da arte na educaÃÃo: uma experiÃncia de mediaÃÃo artÃstica na formaÃÃo estÃtica de estudantes de pedagogia
author Nara ThaÃs GuimarÃes Oliveira
author_facet Nara ThaÃs GuimarÃes Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 16729196491
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4052574912000577
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12633895468
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5935677942857003
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Zulmira Ãurea Cruz Bomfim
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 21327220300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1210419516945897
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 95369449368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4124882069017338
dc.contributor.author.fl_str_mv Nara ThaÃs GuimarÃes Oliveira
contributor_str_mv Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo
Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa
Zulmira Ãurea Cruz Bomfim
dc.subject.por.fl_str_mv MediaÃÃo artÃstica
Funcionamento afetivo-cognitivo
FormaÃÃo estÃtica de professores
topic MediaÃÃo artÃstica
Funcionamento afetivo-cognitivo
FormaÃÃo estÃtica de professores
MediaciÃn del arte
Funcionamiento afectivo-cognitivo
EducaciÃn estÃtica de los educadores
PSICOLOGIA
dc.subject.spa.fl_str_mv MediaciÃn del arte
Funcionamiento afectivo-cognitivo
EducaciÃn estÃtica de los educadores
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo surgiu a partir de problemÃtica em torno da criaÃÃo artÃstica e da dinÃmica entre afetividade e cogniÃÃo no campo da educaÃÃo formal. Como proposta deste trabalho, seu objetivo geral consistiu em analisar os efeitos da mediaÃÃo artÃstica no funcionamento afetivo-cognitivo em um contexto de formaÃÃo estÃtica de professores. De modo especÃfico, procurou-se primeiramente caracterizar a arte como mediador material e semiÃtico em um contexto de formaÃÃo estÃtica de educadores, descrevendo-se estratÃgias de mediaÃÃo artÃstica na cultura da sala de aula. Em seguida, buscou-se analisar como processos afetivo-cognitivos se desenvolvem e se expressam a partir da mediaÃÃo artÃstica em vivÃncias artÃsticas /estÃticas. A partir disso, objetivou-se analisar as implicaÃÃes gerais da mediaÃÃo artÃstica no desenvolvimento afetivo-cognitivo de educadores em um processo de formaÃÃo estÃtica. Como referenciais teÃricos principais, partiu-se dos estudos de Vygotsky e Bakhtin, alÃm de interlocutores como Zanella, Toassa e Duarte Jr. Elegeu-se como campo de pesquisa uma disciplina de Arte e EducaÃÃo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do CearÃ. O grupo de participantes foi composto pela professora da disciplina e por estudantes do curso, em sua maioria do 2Â semestre. Para a produÃÃo de dados, alÃm da observaÃÃo participante nas aulas teÃricas e prÃticas, registraram-se em diÃrio de campo as percepÃÃes da pesquisadora sobre seu objeto de investigaÃÃo e sobre sua implicaÃÃo no prÃprio fazer da pesquisa. A disciplina teve carÃter teÃrico e prÃtico, com a proposiÃÃo de atividades artÃsticas, que foram videogravadas e selecionadas para posterior transcriÃÃo e anÃlise microgenÃtica com base nos referenciais citados. Diante disso, entende-se que a mediaÃÃo artÃstica possibilita a expressÃo de processos internos em funcionamento, sendo ferramenta de socializaÃÃo de emoÃÃes e pensamentos. Provoca o deslocamento dos sujeitos em termos percepctivos, reorganizando a si prÃprios e suas realidades; e ainda estimula e desenvolve a sensibilidade estÃtica dos participantes por meio de vivÃncias artÃsticas/ estÃticas. Assim, compreende-se a arte como instrumento material e signo mediador de processos afetivo-cognitivos superiores, com destaque para a imaginaÃÃo criadora. Nesse sentido, a mediaÃÃo artÃstica possui papel fundamental na formaÃÃo estÃtica de professores, ao proporcionar a (re)organizaÃÃo do sujeito e a (re)construÃÃo de sentidos sobre as prÃticas formativas, nÃo somente no campo da arte, mas como processos de educaÃÃo sensÃvel e criadora.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv Este estudio surgià de problemas en torno a la creaciÃn artÃstica y la dinÃmica entre la afectividad y la cogniciÃn en el campo de la educaciÃn formal. El objetivo general de este estudio es analizar los efectos de la mediaciÃn artÃstica en el funcionamiento afectivo-cognitivo en el contexto de la educaciÃn estÃtica de los profesores. EspecÃficamente, buscado primera en caracterizar el arte como mediador material y semiÃtico en un contexto de educaciÃn estÃtica de los educadores, com la descripciÃn de las estrategias de mediaciÃn artÃstica en la cultura de aulas. Luego tratà de analizar cÃmo ocorre el desarrollo de los procesos afectivo-cognitivo y cÃmo estos se expresÃn a partir de la mediaciÃn artÃstica en experiencias artÃsticas/estÃticas. De esto, se tuvo como objetivo analizar las consecuencias generales de la mediaciÃn artÃstica en el desarrollo afectivo y cognitivo de los educadores en el proceso de educaciÃn estÃtica. Como principales referencias teÃricas, se rompià desde los estudios de Vygotsky y Bakhtin, asà como los socios Zanella, Toassa y Duarte Jr. Fue elegido como campo de la investigaciÃn la disciplina de Arte y EducaciÃn de la Facultad de EducaciÃn de la Universidad Federal de CearÃ. El grupo de participantes fue compuesto por el profesor y los estudiantes del curso, la mayor parte de segundo semester. Para la producciÃn de los datos, se utilizà la observaciÃn participante en las clases teÃricas y prÃcticas y tambiÃn los registros en un diario de campo de las percepciones del investigador acerca de su objeto de investigaciÃn y de su implicaciÃn en la propia investigaciÃn. El curso tenÃa carÃcter teÃrico y prÃctico, con la proposiciÃn de actividades artÃsticas, las cuales fueron grabadas y se seleccionaron para su posterior transcripciÃn y anÃlisis microgenÃtico basado en las referencias citadas. Por lo tanto, se entiende que la mediaciÃn artÃstica permite la expresiÃn de los procesos internos, convirtiÃndose en una herramienta de socializaciÃn de las emociones y los pensamentos; causa el desplazamiento de los sujetos en tÃrminos percepctivos, la reorganizaciÃn de sà mismos y sus realidades; y tambiÃn estimula y desarrolla la sensibilidad estÃtica de los participantes a travÃs de experiencias artÃsticas/estÃticas. Por lo tanto, se entiende el arte como un instrumento material y signo de mediaciÃn de los procesos cognitivos-afectivos superiores, destacando la imaginaciÃn creativa. En este sentido, la mediaciÃn artÃstica tiene un papel clave en la formaciÃn estÃtica de los profesores mediante la (re)organizaciÃn y la (re)construcciÃn de los significado de las prÃcticas de formaciÃn, no sÃlo en el campo del arte, pero los procesos de educaciÃn como sensibles y creadores.
description O presente estudo surgiu a partir de problemÃtica em torno da criaÃÃo artÃstica e da dinÃmica entre afetividade e cogniÃÃo no campo da educaÃÃo formal. Como proposta deste trabalho, seu objetivo geral consistiu em analisar os efeitos da mediaÃÃo artÃstica no funcionamento afetivo-cognitivo em um contexto de formaÃÃo estÃtica de professores. De modo especÃfico, procurou-se primeiramente caracterizar a arte como mediador material e semiÃtico em um contexto de formaÃÃo estÃtica de educadores, descrevendo-se estratÃgias de mediaÃÃo artÃstica na cultura da sala de aula. Em seguida, buscou-se analisar como processos afetivo-cognitivos se desenvolvem e se expressam a partir da mediaÃÃo artÃstica em vivÃncias artÃsticas /estÃticas. A partir disso, objetivou-se analisar as implicaÃÃes gerais da mediaÃÃo artÃstica no desenvolvimento afetivo-cognitivo de educadores em um processo de formaÃÃo estÃtica. Como referenciais teÃricos principais, partiu-se dos estudos de Vygotsky e Bakhtin, alÃm de interlocutores como Zanella, Toassa e Duarte Jr. Elegeu-se como campo de pesquisa uma disciplina de Arte e EducaÃÃo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do CearÃ. O grupo de participantes foi composto pela professora da disciplina e por estudantes do curso, em sua maioria do 2Â semestre. Para a produÃÃo de dados, alÃm da observaÃÃo participante nas aulas teÃricas e prÃticas, registraram-se em diÃrio de campo as percepÃÃes da pesquisadora sobre seu objeto de investigaÃÃo e sobre sua implicaÃÃo no prÃprio fazer da pesquisa. A disciplina teve carÃter teÃrico e prÃtico, com a proposiÃÃo de atividades artÃsticas, que foram videogravadas e selecionadas para posterior transcriÃÃo e anÃlise microgenÃtica com base nos referenciais citados. Diante disso, entende-se que a mediaÃÃo artÃstica possibilita a expressÃo de processos internos em funcionamento, sendo ferramenta de socializaÃÃo de emoÃÃes e pensamentos. Provoca o deslocamento dos sujeitos em termos percepctivos, reorganizando a si prÃprios e suas realidades; e ainda estimula e desenvolve a sensibilidade estÃtica dos participantes por meio de vivÃncias artÃsticas/ estÃticas. Assim, compreende-se a arte como instrumento material e signo mediador de processos afetivo-cognitivos superiores, com destaque para a imaginaÃÃo criadora. Nesse sentido, a mediaÃÃo artÃstica possui papel fundamental na formaÃÃo estÃtica de professores, ao proporcionar a (re)organizaÃÃo do sujeito e a (re)construÃÃo de sentidos sobre as prÃticas formativas, nÃo somente no campo da arte, mas como processos de educaÃÃo sensÃvel e criadora.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18821
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295232097255424