AplicaÃÃo do Modelo MatemÃtico de Streeter-Phelps na AnÃlise de ConcessÃo de Outorga de LanÃamento de Efluentes em Rios Naturais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eveline Vale de Andrade Lima
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5678
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_e11e1de862a5229dfa1baa871bcf2afb
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4128
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAplicaÃÃo do Modelo MatemÃtico de Streeter-Phelps na AnÃlise de ConcessÃo de Outorga de LanÃamento de Efluentes em Rios Naturais.Application of Mathematical Model of the Streeter-Phelps analysis Concession Granting Release of effluents in Natural Rivers.2011-02-25Raimundo Oliveira de Souza02688883291Marisete Dantas de Aquino12256366391AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz02184923320http://lattes.cnpq.br/1974142878046742 94895295320http://lattes.cnpq.br/6356775806539938Eveline Vale de Andrade LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia CivilUFCBRSaneamento, efluentes, outorga de ÃguasSanitation, sewage, water grantsENGENHARIA SANITARIAConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoA Ãgua à um recurso natural que tem sido usado em diferentes setores de atividade humana. Entretanto, muitas vezes, esta diversidade de uso tem gerado conflitos de usuÃrios, ou mesmo impactos ambientais. Para tentar normatizar estes usos e reduzir estes conflitos, principalmente, em Ãreas escassas como à o caso das regiÃes semiÃridas, foi aprovado o Plano Nacional de Recursos HÃdricos, que trata, basicamente, de Instrumento de GestÃo desses recursos naturais. Neste contexto, a concessÃo de outorga para uso dos corpos hÃdricos à um desses instrumentos tratado neste plano e que propÃe bases jurÃdicas para o disciplinamento desses usos. Este trabalho trata do estudo do desenvolvimento de uma metodologia, com base no Modelo de Streeter-Phelps, para analisar as relaÃÃes pertinentes entre a vazÃo de um rio natural e sua capacidade de receber cargas poluentes, em funÃÃo de um enquadramento de qualidade de suas Ãguas, previsto para cada tipo de uso. Considerando as caracterÃsticas do modelo usado, foram tomado com referÃncia para anÃlise, as concentraÃÃes de Demanda BioquÃmica de OxigÃnio (DBO), presente nos efluentes, bem como as concentraÃÃes de OxigÃnio Dissolvido (OD), presente nas Ãguas do rio em estudo. Os resultados mostram que para alcanÃar as condiÃÃes ideais para rios de classe especial, em regiÃes semiÃridas, como à o caso do Nordeste Brasileiro, hà necessidade de um tratamento prÃvio ao lanÃamento, de modo que impactos severos venham ser evitados.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5678application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:43Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AplicaÃÃo do Modelo MatemÃtico de Streeter-Phelps na AnÃlise de ConcessÃo de Outorga de LanÃamento de Efluentes em Rios Naturais.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Application of Mathematical Model of the Streeter-Phelps analysis Concession Granting Release of effluents in Natural Rivers.
title AplicaÃÃo do Modelo MatemÃtico de Streeter-Phelps na AnÃlise de ConcessÃo de Outorga de LanÃamento de Efluentes em Rios Naturais.
spellingShingle AplicaÃÃo do Modelo MatemÃtico de Streeter-Phelps na AnÃlise de ConcessÃo de Outorga de LanÃamento de Efluentes em Rios Naturais.
Eveline Vale de Andrade Lima
Saneamento, efluentes, outorga de Ãguas
Sanitation, sewage, water grants
ENGENHARIA SANITARIA
title_short AplicaÃÃo do Modelo MatemÃtico de Streeter-Phelps na AnÃlise de ConcessÃo de Outorga de LanÃamento de Efluentes em Rios Naturais.
title_full AplicaÃÃo do Modelo MatemÃtico de Streeter-Phelps na AnÃlise de ConcessÃo de Outorga de LanÃamento de Efluentes em Rios Naturais.
title_fullStr AplicaÃÃo do Modelo MatemÃtico de Streeter-Phelps na AnÃlise de ConcessÃo de Outorga de LanÃamento de Efluentes em Rios Naturais.
title_full_unstemmed AplicaÃÃo do Modelo MatemÃtico de Streeter-Phelps na AnÃlise de ConcessÃo de Outorga de LanÃamento de Efluentes em Rios Naturais.
title_sort AplicaÃÃo do Modelo MatemÃtico de Streeter-Phelps na AnÃlise de ConcessÃo de Outorga de LanÃamento de Efluentes em Rios Naturais.
author Eveline Vale de Andrade Lima
author_facet Eveline Vale de Andrade Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raimundo Oliveira de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02688883291
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marisete Dantas de Aquino
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12256366391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 02184923320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1974142878046742
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 94895295320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6356775806539938
dc.contributor.author.fl_str_mv Eveline Vale de Andrade Lima
contributor_str_mv Raimundo Oliveira de Souza
Marisete Dantas de Aquino
AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz
dc.subject.por.fl_str_mv Saneamento, efluentes, outorga de Ãguas
topic Saneamento, efluentes, outorga de Ãguas
Sanitation, sewage, water grants
ENGENHARIA SANITARIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Sanitation, sewage, water grants
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIA SANITARIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A Ãgua à um recurso natural que tem sido usado em diferentes setores de atividade humana. Entretanto, muitas vezes, esta diversidade de uso tem gerado conflitos de usuÃrios, ou mesmo impactos ambientais. Para tentar normatizar estes usos e reduzir estes conflitos, principalmente, em Ãreas escassas como à o caso das regiÃes semiÃridas, foi aprovado o Plano Nacional de Recursos HÃdricos, que trata, basicamente, de Instrumento de GestÃo desses recursos naturais. Neste contexto, a concessÃo de outorga para uso dos corpos hÃdricos à um desses instrumentos tratado neste plano e que propÃe bases jurÃdicas para o disciplinamento desses usos. Este trabalho trata do estudo do desenvolvimento de uma metodologia, com base no Modelo de Streeter-Phelps, para analisar as relaÃÃes pertinentes entre a vazÃo de um rio natural e sua capacidade de receber cargas poluentes, em funÃÃo de um enquadramento de qualidade de suas Ãguas, previsto para cada tipo de uso. Considerando as caracterÃsticas do modelo usado, foram tomado com referÃncia para anÃlise, as concentraÃÃes de Demanda BioquÃmica de OxigÃnio (DBO), presente nos efluentes, bem como as concentraÃÃes de OxigÃnio Dissolvido (OD), presente nas Ãguas do rio em estudo. Os resultados mostram que para alcanÃar as condiÃÃes ideais para rios de classe especial, em regiÃes semiÃridas, como à o caso do Nordeste Brasileiro, hà necessidade de um tratamento prÃvio ao lanÃamento, de modo que impactos severos venham ser evitados.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5678
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295146600562688