AplicaÃÃo da Teoria Fuzzy em Modelos de Transporte de Massa para o CÃlculo do Risco na ConcessÃo de Outorga para LanÃamento de Efluentes em Rios
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7693 |
Resumo: | Este trabalho desenvolveu uma metodologia, com base na aplicaÃÃo da teoria fuzzy, em modelos de transporte de poluentes, para estudar o risco fuzzy de contaminaÃÃo, na concessÃo de outorga de lanÃamentos de efluentes em rios. Para isso, as equaÃÃes diferenciais do modelo de transporte sÃo transformadas em equaÃÃes diferenciais fuzzys, de modo que o campo de concentraÃÃes representado pelo modelo matemÃtico seja transformado em campos de funÃÃes de pertinÃncias de concentraÃÃes. O estudo se utiliza de parÃmetros definidos na lei para estabelecer a classe do rio e, assim, calcular, para cada tipo de lanÃamento, o risco de contaminaÃÃo e a capacidade de assimilaÃÃo do mesmo. Para a soluÃÃo do modelo matemÃtico foi usado o mÃtodo das diferenÃas finitas, com esquema implÃcito para o equacionamento das equaÃÃes das diferenÃas. Para a realizaÃÃo das simulaÃÃes foi desenvolvido um programa computacional, em linguagem FORTRAN que deu suporte na obtenÃÃo dos resultados para os mais diversos cenÃrios propostos. Os resultados mostraram que a teoria fuzzy pode se tornar uma alternativa segura no auxilio do controle de poluiÃÃo dos rios em geral, fornecendo, assim, fundamentos para a gestÃo dos recursos hÃdricos |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAplicaÃÃo da Teoria Fuzzy em Modelos de Transporte de Massa para o CÃlculo do Risco na ConcessÃo de Outorga para LanÃamento de Efluentes em RiosApplication of Fuzzy Theory in Mass Transport Models for the Calculation of Risk in the Provision of Grant to Launch Effluent in Rivers2012-03-30Raimundo Oliveira de Souza02688883291Carla Freitas de Andrade61640360387http://lattes.cnpq.br/1903591824850643 AntÃnio ClÃcio Fontelles Thomaz02184923320http://lattes.cnpq.br/1974142878046742 AntÃnio Idivan Vieira Nunes46622268487http://lattes.cnpq.br/4824404275500454Vanda Tereza Costa Malveira09137459368http://lattes.cnpq.br/9680834831675631 52515907334http://lattes.cnpq.br/4000956312603393SÃlvia Helena Lima dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia CivilUFCBRRecursos hÃdricos Theory of mass transport, grants for sewage discharge, fuzzy riskENGENHARIA CIVILEste trabalho desenvolveu uma metodologia, com base na aplicaÃÃo da teoria fuzzy, em modelos de transporte de poluentes, para estudar o risco fuzzy de contaminaÃÃo, na concessÃo de outorga de lanÃamentos de efluentes em rios. Para isso, as equaÃÃes diferenciais do modelo de transporte sÃo transformadas em equaÃÃes diferenciais fuzzys, de modo que o campo de concentraÃÃes representado pelo modelo matemÃtico seja transformado em campos de funÃÃes de pertinÃncias de concentraÃÃes. O estudo se utiliza de parÃmetros definidos na lei para estabelecer a classe do rio e, assim, calcular, para cada tipo de lanÃamento, o risco de contaminaÃÃo e a capacidade de assimilaÃÃo do mesmo. Para a soluÃÃo do modelo matemÃtico foi usado o mÃtodo das diferenÃas finitas, com esquema implÃcito para o equacionamento das equaÃÃes das diferenÃas. Para a realizaÃÃo das simulaÃÃes foi desenvolvido um programa computacional, em linguagem FORTRAN que deu suporte na obtenÃÃo dos resultados para os mais diversos cenÃrios propostos. Os resultados mostraram que a teoria fuzzy pode se tornar uma alternativa segura no auxilio do controle de poluiÃÃo dos rios em geral, fornecendo, assim, fundamentos para a gestÃo dos recursos hÃdricosThis research developed a methodology, based on application of fuzzy theory in the pollutant transport models, to study the fuzzy risk of contamination, in awarding grants for discharge of effluents into rivers. In such way, the differential equations of the transport model are transformed into fuzzy differential equations, so that, the field of concentrations, represented by the mathematical model is transformed into fields of concentration membership functions. The study makes use of parameters defined in the law to establish the class of the river, so that, it calculates, for each type of release, the risk and its assimilative capacity of the river to receive effluents. For the solution of the mathematical model the finite difference method was used, with implicit scheme on order to get the difference equation. For the accomplishment of the simulations a computational program, in FORTRAN language, was developed, that gave support in the obtaining of the results for the most several proposed sceneries. The results have shown that the fuzzy theory can become a safe alternative to help control pollution of rivers in general, providing, in such way, subsidies for resources managementFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7693application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:44Zmail@mail.com - |
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This research developed a methodology, based on application of fuzzy theory in the pollutant transport models, to study the fuzzy risk of contamination, in awarding grants for discharge of effluents into rivers. In such way, the differential equations of the transport model are transformed into fuzzy differential equations, so that, the field of concentrations, represented by the mathematical model is transformed into fields of concentration membership functions. The study makes use of parameters defined in the law to establish the class of the river, so that, it calculates, for each type of release, the risk and its assimilative capacity of the river to receive effluents. For the solution of the mathematical model the finite difference method was used, with implicit scheme on order to get the difference equation. For the accomplishment of the simulations a computational program, in FORTRAN language, was developed, that gave support in the obtaining of the results for the most several proposed sceneries. The results have shown that the fuzzy theory can become a safe alternative to help control pollution of rivers in general, providing, in such way, subsidies for resources management |
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Este trabalho desenvolveu uma metodologia, com base na aplicaÃÃo da teoria fuzzy, em modelos de transporte de poluentes, para estudar o risco fuzzy de contaminaÃÃo, na concessÃo de outorga de lanÃamentos de efluentes em rios. Para isso, as equaÃÃes diferenciais do modelo de transporte sÃo transformadas em equaÃÃes diferenciais fuzzys, de modo que o campo de concentraÃÃes representado pelo modelo matemÃtico seja transformado em campos de funÃÃes de pertinÃncias de concentraÃÃes. O estudo se utiliza de parÃmetros definidos na lei para estabelecer a classe do rio e, assim, calcular, para cada tipo de lanÃamento, o risco de contaminaÃÃo e a capacidade de assimilaÃÃo do mesmo. Para a soluÃÃo do modelo matemÃtico foi usado o mÃtodo das diferenÃas finitas, com esquema implÃcito para o equacionamento das equaÃÃes das diferenÃas. Para a realizaÃÃo das simulaÃÃes foi desenvolvido um programa computacional, em linguagem FORTRAN que deu suporte na obtenÃÃo dos resultados para os mais diversos cenÃrios propostos. Os resultados mostraram que a teoria fuzzy pode se tornar uma alternativa segura no auxilio do controle de poluiÃÃo dos rios em geral, fornecendo, assim, fundamentos para a gestÃo dos recursos hÃdricos |
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