A negaÃÃo do envelhecimento e a manutenÃÃo da juventude veiculados em revistas femininas: um estudo de Psicologia Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erica Vila Real Montefusco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10468
Resumo: No presente trabalho, buscou-se investigar questÃes relativas à manutenÃÃo da aparÃncia jovem e verificar como elas sÃo divulgadas em mÃdias direcionadas ao pÃblico feminino. Nossa proposta de pesquisa ancorou-se na anÃlise de reportagens e de peÃas publicitÃrias, pesquisadas durante o ano de 2011 em trÃs revistas femininas de grande circulaÃÃo nacional: Claudia, Boa Forma e PlÃstica e Beleza. O estudo dos enunciados teve como base a Teoria CrÃtica, cujos principais expoentes sÃo Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Walter Benjamin e JÃrgen Habermas, alÃm deles tambÃm se baseou na anÃlise semiÃtica de Josà Luiz Aidar Prado, da PontifÃcia Universidade CatÃlica de SÃo Paulo. O material foi organizado e discutido com base em cinco categorias de anÃlise: âEfetividade dos resultados/resultados cientÃficosâ, âNovas tecnologiasâ, âPromessas que supostamente podem ser cumpridas versus possibilidades reaisâ, âSegmentaÃÃo de mercadosâ e âCelebridades como modelosâ. Apesar do fato de o Brasil ser um paÃs em processo de envelhecimento, percebe-se uma resistÃncia, especialmente por parte das mulheres, em relaÃÃo a essa fase da vida. Em meio a uma lÃgica que abrange liberdade de escolha e ao mesmo tempo rigidez de padrÃes, percebemos como a mÃdia direcionada ao pÃblico feminino indica âreceitasâ e produtos mediante os quais as leitoras podem supostamente melhorar suas vidas, suas aparÃncias e vivenciar o bem-estar prometido pelo mercado. AtravÃs deste estudo, acreditamos ter sido possÃvel suscitar reflexÃes acerca da temÃtica nÃo apenas do corpo saudÃvel, belo, feminino e jovem, mas nos questionar tambÃm acerca da visÃo de envelhecimento que a mÃdia nos fornece e como somos por ela influenciados.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA negaÃÃo do envelhecimento e a manutenÃÃo da juventude veiculados em revistas femininas: um estudo de Psicologia SocialThe denial of aging and the maintenance of youth shown in womenÂs magazines: a study of social psychology2013-07-23AluÃsio Ferreira de Lima19267164856http://lattes.cnpq.br/3925673395634061 CÃssio Adriano Braz de Aquino25962949315http://lattes.cnpq.br/0857879689626098 Deborah Christina Antunes28559314873http://lattes.cnpq.br/1065956470701739Nadir Lara Junior97974129972http://lattes.cnpq.br/929557837788258583465359372http://lattes.cnpq.br/7110878150213565 Erica Vila Real MontefuscoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRPsicologia Social Mulher Juventude Envelhecimento PublicidadeSocial Psychology Woman Youth Aging AdvertisingPSICOLOGIA SOCIAL No presente trabalho, buscou-se investigar questÃes relativas à manutenÃÃo da aparÃncia jovem e verificar como elas sÃo divulgadas em mÃdias direcionadas ao pÃblico feminino. Nossa proposta de pesquisa ancorou-se na anÃlise de reportagens e de peÃas publicitÃrias, pesquisadas durante o ano de 2011 em trÃs revistas femininas de grande circulaÃÃo nacional: Claudia, Boa Forma e PlÃstica e Beleza. O estudo dos enunciados teve como base a Teoria CrÃtica, cujos principais expoentes sÃo Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Walter Benjamin e JÃrgen Habermas, alÃm deles tambÃm se baseou na anÃlise semiÃtica de Josà Luiz Aidar Prado, da PontifÃcia Universidade CatÃlica de SÃo Paulo. O material foi organizado e discutido com base em cinco categorias de anÃlise: âEfetividade dos resultados/resultados cientÃficosâ, âNovas tecnologiasâ, âPromessas que supostamente podem ser cumpridas versus possibilidades reaisâ, âSegmentaÃÃo de mercadosâ e âCelebridades como modelosâ. Apesar do fato de o Brasil ser um paÃs em processo de envelhecimento, percebe-se uma resistÃncia, especialmente por parte das mulheres, em relaÃÃo a essa fase da vida. Em meio a uma lÃgica que abrange liberdade de escolha e ao mesmo tempo rigidez de padrÃes, percebemos como a mÃdia direcionada ao pÃblico feminino indica âreceitasâ e produtos mediante os quais as leitoras podem supostamente melhorar suas vidas, suas aparÃncias e vivenciar o bem-estar prometido pelo mercado. AtravÃs deste estudo, acreditamos ter sido possÃvel suscitar reflexÃes acerca da temÃtica nÃo apenas do corpo saudÃvel, belo, feminino e jovem, mas nos questionar tambÃm acerca da visÃo de envelhecimento que a mÃdia nos fornece e como somos por ela influenciados. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10468application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:38Zmail@mail.com -
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