ForÃa de trabalho mÃdica e regionalizaÃÃo da atenÃÃo à saÃde do estado do CearÃ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18049 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisForÃa de trabalho mÃdica e regionalizaÃÃo da atenÃÃo à saÃde do estado do CearÃMedical workforce and regionalization of attention to the state of Ceara health2016-08-03Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto45145091400http://lattes.cnpq.br/0926082188345417 Roberto Wagner JÃnior Freire de Freitas93708173368http://lattes.cnpq.br/6831739238509460Maria Vaudelice Mota09103058387http://lattes.cnpq.br/065513445626004701574091395http://lattes.cnpq.br/4076859732635599Ana Luisa Almeida MeloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde PÃblicaUFCBRSAUDE PUBLICACoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Os desequilÃbrios entre a disponibilidade e a oferta de profissionais mÃdicos tÃm afetado o acesso à saÃde, tornando importante compreender os fatores que determinam a distribuiÃÃo destes profissionais nos serviÃos de saÃde. O estado do CearÃ, nos Ãltimos cinco anos, ampliou as Redes de AtenÃÃo à SaÃde - RAS, a fim de fortalecer a regionalizaÃÃo da saÃde. Para tanto, faz-se necessÃrio o monitoramento da oferta e distribuiÃÃo da forÃa de trabalho mÃdica. Objetivou-se estudar a forÃa de trabalho mÃdica e suas relaÃÃes com a regionalizaÃÃo do CearÃ. Trata-se de um estudo do tipo estudo de caso, com abordagem mista (qualitativa e quantitativa). A coleta dos dados foi realizada no perÃodo de agosto de 2015 a maio de 2016, contemplando, como campo de investigaÃÃo, o Sistema Estadual de SaÃde Estado do CearÃ. Quanto Ãs fontes qualitativas, foram realizadas entrevistas abertas com 13 informantes-chave distribuÃdos entre gestores da saÃde, da educaÃÃo e de entidades mÃdicas, alÃm de professores mÃdicos. Para o componente quantitativo, foram utilizadas as bases de dados secundÃrias do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de SaÃde do MinistÃrio da SaÃde-SCNES/MS; do Conselho Federal de Medicina; do Conselho Regional de Medicina do Cearà e do Sistema Unificado de ResidÃncias MÃdicas do CearÃ. Teve como dimensÃes analÃticas: disponibilidade e fixaÃÃo de mÃdicos no CearÃ, formaÃÃo mÃdica no estado do CearÃ, implementaÃÃo das RAS no Cearà e a RegulaÃÃo do acesso à saÃde. Com relaÃÃo ao aspecto Ãtico, este estudo atendeu à resoluÃÃo n 466, e possui nÃmero de parecer 137.055, aprovado pelo Comità de Ãtica da UFC. Os resultados apontam que o CearÃ, segundo as narrativas estudadas, apresenta uma maior concentraÃÃo e fixaÃÃo da forÃa de trabalho mÃdica na capital, Fortaleza, seguida pelos municÃpios sede das macrorregiÃes Cariri e Sobral, e municÃpios da regiÃo metropolitana, que sÃo importantes polos econÃmicos regionais do estado. Compreendemos que a disponibilidade de mÃdicos nos serviÃos de saÃde à marcada pela rotatividade profissional determinada por fatores como: baixa frequÃncia de concursos pÃblicos e de carreiras no SUS, a baixa remuneraÃÃo, comportamentos nÃo republicanos, guiados por interesses da polÃtica partidÃria local, a disputa entre atuaÃÃo pÃblico-privada. Fatores estes que tÃm interferido na fixaÃÃo de mÃdicos nos serviÃos de saÃde e que tÃm acentuado a mobilidade mÃdica no estado. Em relaÃÃo à formaÃÃo mÃdica, observamos um aumento da oferta de cursos de graduaÃÃo no estado e, para a residÃncia mÃdica, ainda nÃo contamos com o nÃmero necessÃrio de vagas nos programas de residÃncia. Observamos que a regulaÃÃo da formaÃÃo vem sendo orientada pelo mercado seguindo a interesses particulares. Quanto à implementaÃÃo das RAS no estado, estas mostram-se fragilizadas, com fragmentaÃÃo na gestÃo e na atenÃÃo à saÃde. A regulaÃÃo do acesso à um dos pontos crÃticos do sistema de saÃde do CearÃ. Assim, concluÃmos ser importante a garantia do profissional mÃdico na oferta de aÃÃes e serviÃos de saÃde, bem como o fortalecimento da integraÃÃo das RAS no estado. Isso requer do estado o desenvolvimento permanente de polÃticas eficazes que assegurem o provimento, a formaÃÃo e a fixaÃÃo desses profissionais, segundo as necessidades de saÃde da populaÃÃo. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18049application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:18Zmail@mail.com - |
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