A complexidade da formaÃÃo mÃdica na e para atenÃÃo bÃsica como parte de dois sistemas e um sistema à parte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria do Socorro de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13922
Resumo: A formaÃÃo mÃdica no Brasil, ainda, reconhece no hospital o lugar por excelÃncia para a aprendizagem e a prÃtica do estudante de medicina, isto significa enfatizar as tecnologias duras e os procedimentos em detrimento da AtenÃÃo Primaria à SaÃde. Com o advento da proposta da medicina preventiva, um paradigma para se contrapor ao modelo hospitalocÃntrico, vem sendo elaborado desde a dÃcada de 1960, e a DeclaraÃÃo de Alma-Atà em 1978, sob o lema SaÃde Para Todos, foi um marco polÃtico de Ãmbito mundial, que visou a alcanÃar a realizaÃÃo da AtenÃÃo PrimÃria em SaÃde atà o final do sÃculo XX. Embora o cenÃrio venha mudando com suporte nas Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas em 2001 a problemÃtica da formaÃÃo para este nÃvel de atenÃÃo continua exigindo a concretizaÃÃo da integralidade em todos os aspectos, essencialmente o homem ser visto por inteiro como ser humano, no ato de cuidar. Por isto esta pesquisa teve como objetivo geral: avaliar as prÃticas de formaÃÃo mÃdica que tenham como finalidade formar mÃdicos para atender a AtenÃÃo BÃsica à SaÃde e a articulaÃÃo dessas prÃticas com a gestÃo e os serviÃos de saÃde. A Abordagem foi avaliativa do tipo pesquisa-aÃÃo participativa, em trÃs momentos fundamentais, dinÃmicos e interligados, baseados na abordagem do planejamento participativo e nas espirais da pesquisa-aÃÃo participativa. Foram recolhidas as informaÃÃes, idÃias dos sujeitos em cinqÃenta (50) entrevistas semiestruturadas, observaÃÃes-participantes e documentos. A anÃlise foi contÃnua e circular, compreendida como mediaÃÃo na construÃÃo do conhecimento. O pensamento complexo aspira ao conhecimento multidimensional e faz da anÃlise um processo espiral, contendo: o conhecimento, a compreensÃo, a aplicaÃÃo, a anÃlise, a sÃntese, a avaliaÃÃo, em uma relaÃÃo dialÃgica. Os resultados apontam para a legitimaÃÃo da (auto)biografia como forma privilegiada da atividade mental e reflexiva, na qual o ser humano se representa e compreende a si mesmo, no seio do ambiente social. A importÃncia de um referencial integrador que inclua a contextualizaÃÃo e reflexÃo permanente. A aÃÃo de formar mÃdico deve ser avaliada, tendo em vista duas dimensÃes temporais: no sentido da formaÃÃo do mÃdico do futuro e na dimensÃo do presente, incluindo a compreensÃo objetiva de suas prÃticas e a subjetiva, com suporte em uma compreensÃo complexa, na e para a AtenÃÃo BÃsica à SaÃde. A pesquisa evidenciou fragilidades referentes Ãs conexÃes internas e externas ao curso, como os documentos existentes na Universidade se conectam (ou deveriam se conectar), na perspectiva da formaÃÃo em ABS, sendo percebida uma incongruÃncia entre eles. Foi identificado, no entanto, um esforÃo de tornar a avaliaÃÃo algo permanente e uma cultura institucional. Foi ensaiada a modalidade de pesquisa-aÃÃo participativa como proposiÃÃo de um caminho que poderà dar conta da avaliaÃÃo, transformando-a em parte integrante do planejamento, subsidiada pelo paradigma da complexidade. Para se compreender este movimento dinÃmico de formar, a pesquisa mostrou, mesmo considerando seus limites, que a avaliaÃÃo nÃo deve considerar tÃo somente o conhecimento das prÃticas, a compreensÃo objetiva, mas tambÃm a compreensÃo subjetiva, complexa.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA complexidade da formaÃÃo mÃdica na e para atenÃÃo bÃsica como parte de dois sistemas e um sistema à parte The complexity of medical training in and for primary care as part of two systems and a system apart2014-06-09MÃrcia Maria Tavares Machado22877983315http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4730226Z2Henry de Holanda Campos08133387353http://lattes.cnpq.br/6482812030706034LÃa das GraÃas Camargo Anastassiou95592997868http://lattes.cnpq.br/3725986254126181Francisco Silva Cavalcante JÃnior31845886372http://lattes.cnpq.br/4542848460135295AndrÃa Caprara http://lattes.cnpq.br/114046735007116809015434387http://lattes.cnpq.br/9784284711813694Maria do Socorro de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde PÃblicaUFCBRSAUDE COLETIVAA formaÃÃo mÃdica no Brasil, ainda, reconhece no hospital o lugar por excelÃncia para a aprendizagem e a prÃtica do estudante de medicina, isto significa enfatizar as tecnologias duras e os procedimentos em detrimento da AtenÃÃo Primaria à SaÃde. Com o advento da proposta da medicina preventiva, um paradigma para se contrapor ao modelo hospitalocÃntrico, vem sendo elaborado desde a dÃcada de 1960, e a DeclaraÃÃo de Alma-Atà em 1978, sob o lema SaÃde Para Todos, foi um marco polÃtico de Ãmbito mundial, que visou a alcanÃar a realizaÃÃo da AtenÃÃo PrimÃria em SaÃde atà o final do sÃculo XX. Embora o cenÃrio venha mudando com suporte nas Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas em 2001 a problemÃtica da formaÃÃo para este nÃvel de atenÃÃo continua exigindo a concretizaÃÃo da integralidade em todos os aspectos, essencialmente o homem ser visto por inteiro como ser humano, no ato de cuidar. Por isto esta pesquisa teve como objetivo geral: avaliar as prÃticas de formaÃÃo mÃdica que tenham como finalidade formar mÃdicos para atender a AtenÃÃo BÃsica à SaÃde e a articulaÃÃo dessas prÃticas com a gestÃo e os serviÃos de saÃde. A Abordagem foi avaliativa do tipo pesquisa-aÃÃo participativa, em trÃs momentos fundamentais, dinÃmicos e interligados, baseados na abordagem do planejamento participativo e nas espirais da pesquisa-aÃÃo participativa. Foram recolhidas as informaÃÃes, idÃias dos sujeitos em cinqÃenta (50) entrevistas semiestruturadas, observaÃÃes-participantes e documentos. A anÃlise foi contÃnua e circular, compreendida como mediaÃÃo na construÃÃo do conhecimento. O pensamento complexo aspira ao conhecimento multidimensional e faz da anÃlise um processo espiral, contendo: o conhecimento, a compreensÃo, a aplicaÃÃo, a anÃlise, a sÃntese, a avaliaÃÃo, em uma relaÃÃo dialÃgica. Os resultados apontam para a legitimaÃÃo da (auto)biografia como forma privilegiada da atividade mental e reflexiva, na qual o ser humano se representa e compreende a si mesmo, no seio do ambiente social. A importÃncia de um referencial integrador que inclua a contextualizaÃÃo e reflexÃo permanente. A aÃÃo de formar mÃdico deve ser avaliada, tendo em vista duas dimensÃes temporais: no sentido da formaÃÃo do mÃdico do futuro e na dimensÃo do presente, incluindo a compreensÃo objetiva de suas prÃticas e a subjetiva, com suporte em uma compreensÃo complexa, na e para a AtenÃÃo BÃsica à SaÃde. A pesquisa evidenciou fragilidades referentes Ãs conexÃes internas e externas ao curso, como os documentos existentes na Universidade se conectam (ou deveriam se conectar), na perspectiva da formaÃÃo em ABS, sendo percebida uma incongruÃncia entre eles. Foi identificado, no entanto, um esforÃo de tornar a avaliaÃÃo algo permanente e uma cultura institucional. Foi ensaiada a modalidade de pesquisa-aÃÃo participativa como proposiÃÃo de um caminho que poderà dar conta da avaliaÃÃo, transformando-a em parte integrante do planejamento, subsidiada pelo paradigma da complexidade. Para se compreender este movimento dinÃmico de formar, a pesquisa mostrou, mesmo considerando seus limites, que a avaliaÃÃo nÃo deve considerar tÃo somente o conhecimento das prÃticas, a compreensÃo objetiva, mas tambÃm a compreensÃo subjetiva, complexa.Medical training in Brazil still perceives the hospital as the place par excellence for medical students to learn and practice, this means emphasizing hard technologies and procedures at the expense of Primary Health Care. With the advent of the proposal for preventive medicine, a paradigm to counterpoint the hospital-centered model has been developed since the 1960s, and the Alma-Ata Declaration of 1978, under the slogan Health for All, was a political milestone worldwide, which aimed to implement Primary Health Care by the end of the twentieth century. Although the scenario has been changing with the support of the National Curriculum Guidelines published in 2001, the issue of training at this level of care continues to demand integrality in all aspects, essentially requiring a holistic view of the person as a human being when the subject of care. Therefore this research has the general aim of: evaluating the medical training practices that are intended to train physicians to act in primary health care and the articulation of these practices with health services and management. The approach was evaluative, using research-action-participatory methods in three fundamental, dynamic and interrelated key moments, based on the participative planning approach and the spirals of participatory research-action. The information and ideas of the subjects were collected from fifty (50) semi-structured interviews, participant-observations, and documents. The analysis was continuous and circular, understood as mediation in the construction of knowledge. Complex thinking aspires to multidimensional knowledge and makes the analysis a spiral process, containing: knowledge, comprehension, application, analysis, synthesis and evaluation, in a dialogic relationship. The results point to the legitimacy of the (auto)biography as a privileged form of mental and reflective activity in which the human being represents and understands him/herself, within the social environment and the importance of an integrative framework that includes contextualization and ongoing reflection. The action of training the physician should be assessed in view of two time dimensions: the training of the doctor of the future and the present dimension, including the objective understanding of their practices and the subjective, supported by a complex understanding, in and for Primary Health Care. The research evidenced weaknesses regarding the internal and external connections to the course, how documents existing in in the University connect (or should connect), from the perspective of training for PHC, with a perceived incongruity between them. However, efforts were detected to make the evaluation permanent and an institutional culture. The mode of participatory research-action was practiced as a proposal for a path to permit the assessment, transforming it into an integral part of planning, supported by the paradigm of complexity. To understand this dynamic movement of formation, even considering its limitations, the survey showed that the evaluation should not consider only the knowledge of the practices and the objective understanding, but also the subjective complex understanding.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13922application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:08Zmail@mail.com -
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