PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20579 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_e95471e0e6f5b1a4c39d67ec897346e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12959 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental2018-11-00JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/573865415300409836512475146Maria de FÃtima de Lacerda Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPrÃxis Corporal âSer maisâ EducaÃÃo FÃsica Escolar EducaÃÃo FÃsica Escolar â Fortaleza (CE) EducaÃÃo fÃsica para crianÃas â Fortaleza (CE) EducaÃÃo FÃsica Escolar â Ensino Fundamental â Fortaleza (CE) EducaÃÃo FÃsica â estudo e ensino â Fortaleza (CE)Corporal praxis âBe moreâ School Physical EducationEDUCACAOnÃo hÃEssa pesquisa apresenta um diÃlogo com a anÃlise dos pressupostos teÃricos e prÃticos que fundamentam uma perspectiva pedagÃgica de ensino para a EducaÃÃo FÃsica Escolar no Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Fortaleza, ancorada no conceito de PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ. Assim, a partir de uma aÃÃo dialÃgica, crÃtica e reflexiva, realizou-se uma pesquisa nos moldes da Pesquisa-AÃÃo, numa abordagem qualitativa, em que fiz um breve relato de minha experiÃncia profissional, de pesquisadora e aproximaÃÃo com a pesquisa atà a produÃÃo para este trabalho, no qual foi realizada uma intervenÃÃo pedagÃgica nas sÃries finais do Ensino Fundamental na EducaÃÃo FÃsica. Os estudos foram realizados em trÃs momentos distintos: no primeiro, desenvolveram-se os fundamentos teÃrico-metodolÃgicos da PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ; no segundo, realizou-se a organizaÃÃo de Unidades DidÃticas que compuseram o projeto piloto vivenciado com os estudantes do 5 ano em 2016; e o terceiro momento ocorreu na reelaboraÃÃo, implementaÃÃo, descriÃÃo e anÃlise das unidades didÃticas do 6 ano em 2017. Para tanto, elegeu-se, como referencial teÃrico bÃsico, Paulo Freire, VÃzques, Gadotti, Figueiredo e Silva. Como instrumentos de anÃlise, foram utilizados os relatÃrios de implementaÃÃo das Unidades DidÃticas, os materiais produzidos pelos estudantes, os cÃrculos dialÃgicos em aula e as entrevistas semiestruturadas. A organizaÃÃo dos resultados foi realizada de acordo com a tÃcnica da anÃlise temÃtica para determinaÃÃo de categorias. Os achados indicaram que as categorias âprÃxisâ e âser maisâ foram as que mais se sobressaÃram. No entanto, identificamos que a dialogicidade, o saber parceiro, a amorosidade e a problematizaÃÃo tambÃm estiveram presentes nas anÃlises. Destarte, no diÃlogo com os estudantes e reflexÃo do cotidiano escolar, concluiu-se que a PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ, em meio as dificuldades encontradas no processo, contribui para a construÃÃo de uma perspectiva pedagÃgica de ensino para a EducaÃÃo FÃsica Escolar, atuando na formaÃÃo de educandos mais crÃticos, autÃnomos, participativos, conscientes de si e empenhados em mudar a sua realidade, trabalhando para a construÃÃo de uma educaÃÃo crÃtica, dialÃgica e transformadora do ensino. .http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20579application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:08Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental |
title |
PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental Maria de FÃtima de Lacerda PrÃxis Corporal âSer maisâ EducaÃÃo FÃsica Escolar EducaÃÃo FÃsica Escolar â Fortaleza (CE) EducaÃÃo fÃsica para crianÃas â Fortaleza (CE) EducaÃÃo FÃsica Escolar â Ensino Fundamental â Fortaleza (CE) EducaÃÃo FÃsica â estudo e ensino â Fortaleza (CE) Corporal praxis âBe moreâ School Physical Education EDUCACAO |
title_short |
PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental |
title_full |
PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental |
title_sort |
PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental |
author |
Maria de FÃtima de Lacerda |
author_facet |
Maria de FÃtima de Lacerda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
12416444387 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5738654153004098 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
36512475146 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria de FÃtima de Lacerda |
contributor_str_mv |
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PrÃxis Corporal âSer maisâ EducaÃÃo FÃsica Escolar EducaÃÃo FÃsica Escolar â Fortaleza (CE) EducaÃÃo fÃsica para crianÃas â Fortaleza (CE) EducaÃÃo FÃsica Escolar â Ensino Fundamental â Fortaleza (CE) EducaÃÃo FÃsica â estudo e ensino â Fortaleza (CE) |
topic |
PrÃxis Corporal âSer maisâ EducaÃÃo FÃsica Escolar EducaÃÃo FÃsica Escolar â Fortaleza (CE) EducaÃÃo fÃsica para crianÃas â Fortaleza (CE) EducaÃÃo FÃsica Escolar â Ensino Fundamental â Fortaleza (CE) EducaÃÃo FÃsica â estudo e ensino â Fortaleza (CE) Corporal praxis âBe moreâ School Physical Education EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Corporal praxis âBe moreâ School Physical Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Essa pesquisa apresenta um diÃlogo com a anÃlise dos pressupostos teÃricos e prÃticos que fundamentam uma perspectiva pedagÃgica de ensino para a EducaÃÃo FÃsica Escolar no Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Fortaleza, ancorada no conceito de PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ. Assim, a partir de uma aÃÃo dialÃgica, crÃtica e reflexiva, realizou-se uma pesquisa nos moldes da Pesquisa-AÃÃo, numa abordagem qualitativa, em que fiz um breve relato de minha experiÃncia profissional, de pesquisadora e aproximaÃÃo com a pesquisa atà a produÃÃo para este trabalho, no qual foi realizada uma intervenÃÃo pedagÃgica nas sÃries finais do Ensino Fundamental na EducaÃÃo FÃsica. Os estudos foram realizados em trÃs momentos distintos: no primeiro, desenvolveram-se os fundamentos teÃrico-metodolÃgicos da PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ; no segundo, realizou-se a organizaÃÃo de Unidades DidÃticas que compuseram o projeto piloto vivenciado com os estudantes do 5 ano em 2016; e o terceiro momento ocorreu na reelaboraÃÃo, implementaÃÃo, descriÃÃo e anÃlise das unidades didÃticas do 6 ano em 2017. Para tanto, elegeu-se, como referencial teÃrico bÃsico, Paulo Freire, VÃzques, Gadotti, Figueiredo e Silva. Como instrumentos de anÃlise, foram utilizados os relatÃrios de implementaÃÃo das Unidades DidÃticas, os materiais produzidos pelos estudantes, os cÃrculos dialÃgicos em aula e as entrevistas semiestruturadas. A organizaÃÃo dos resultados foi realizada de acordo com a tÃcnica da anÃlise temÃtica para determinaÃÃo de categorias. Os achados indicaram que as categorias âprÃxisâ e âser maisâ foram as que mais se sobressaÃram. No entanto, identificamos que a dialogicidade, o saber parceiro, a amorosidade e a problematizaÃÃo tambÃm estiveram presentes nas anÃlises. Destarte, no diÃlogo com os estudantes e reflexÃo do cotidiano escolar, concluiu-se que a PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ, em meio as dificuldades encontradas no processo, contribui para a construÃÃo de uma perspectiva pedagÃgica de ensino para a EducaÃÃo FÃsica Escolar, atuando na formaÃÃo de educandos mais crÃticos, autÃnomos, participativos, conscientes de si e empenhados em mudar a sua realidade, trabalhando para a construÃÃo de uma educaÃÃo crÃtica, dialÃgica e transformadora do ensino. . |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20579 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295350414376960 |