PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria de FÃtima de Lacerda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20579
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_e95471e0e6f5b1a4c39d67ec897346e3
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12959
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental2018-11-00JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/573865415300409836512475146Maria de FÃtima de Lacerda Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPrÃxis Corporal âSer maisâ EducaÃÃo FÃsica Escolar EducaÃÃo FÃsica Escolar â Fortaleza (CE) EducaÃÃo fÃsica para crianÃas â Fortaleza (CE) EducaÃÃo FÃsica Escolar â Ensino Fundamental â Fortaleza (CE) EducaÃÃo FÃsica â estudo e ensino â Fortaleza (CE)Corporal praxis âBe moreâ School Physical EducationEDUCACAOnÃo hÃEssa pesquisa apresenta um diÃlogo com a anÃlise dos pressupostos teÃricos e prÃticos que fundamentam uma perspectiva pedagÃgica de ensino para a EducaÃÃo FÃsica Escolar no Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Fortaleza, ancorada no conceito de PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ. Assim, a partir de uma aÃÃo dialÃgica, crÃtica e reflexiva, realizou-se uma pesquisa nos moldes da Pesquisa-AÃÃo, numa abordagem qualitativa, em que fiz um breve relato de minha experiÃncia profissional, de pesquisadora e aproximaÃÃo com a pesquisa atà a produÃÃo para este trabalho, no qual foi realizada uma intervenÃÃo pedagÃgica nas sÃries finais do Ensino Fundamental na EducaÃÃo FÃsica. Os estudos foram realizados em trÃs momentos distintos: no primeiro, desenvolveram-se os fundamentos teÃrico-metodolÃgicos da PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ; no segundo, realizou-se a organizaÃÃo de Unidades DidÃticas que compuseram o projeto piloto vivenciado com os estudantes do 5 ano em 2016; e o terceiro momento ocorreu na reelaboraÃÃo, implementaÃÃo, descriÃÃo e anÃlise das unidades didÃticas do 6 ano em 2017. Para tanto, elegeu-se, como referencial teÃrico bÃsico, Paulo Freire, VÃzques, Gadotti, Figueiredo e Silva. Como instrumentos de anÃlise, foram utilizados os relatÃrios de implementaÃÃo das Unidades DidÃticas, os materiais produzidos pelos estudantes, os cÃrculos dialÃgicos em aula e as entrevistas semiestruturadas. A organizaÃÃo dos resultados foi realizada de acordo com a tÃcnica da anÃlise temÃtica para determinaÃÃo de categorias. Os achados indicaram que as categorias âprÃxisâ e âser maisâ foram as que mais se sobressaÃram. No entanto, identificamos que a dialogicidade, o saber parceiro, a amorosidade e a problematizaÃÃo tambÃm estiveram presentes nas anÃlises. Destarte, no diÃlogo com os estudantes e reflexÃo do cotidiano escolar, concluiu-se que a PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ, em meio as dificuldades encontradas no processo, contribui para a construÃÃo de uma perspectiva pedagÃgica de ensino para a EducaÃÃo FÃsica Escolar, atuando na formaÃÃo de educandos mais crÃticos, autÃnomos, participativos, conscientes de si e empenhados em mudar a sua realidade, trabalhando para a construÃÃo de uma educaÃÃo crÃtica, dialÃgica e transformadora do ensino. .http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20579application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:08Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental
title PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental
spellingShingle PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental
Maria de FÃtima de Lacerda
PrÃxis Corporal
âSer maisâ
EducaÃÃo FÃsica Escolar
EducaÃÃo FÃsica Escolar â Fortaleza (CE)
EducaÃÃo fÃsica para crianÃas â Fortaleza (CE)
EducaÃÃo FÃsica Escolar â Ensino Fundamental â Fortaleza (CE)
EducaÃÃo FÃsica â estudo e ensino â Fortaleza (CE)
Corporal praxis
âBe moreâ
School Physical Education
EDUCACAO
title_short PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental
title_full PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental
title_fullStr PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental
title_sort PrÃxis corporal na perspectiva do âser maisâ: uma proposta pedagÃgica para EducaÃÃo FÃsica no Ensino Fundamental
author Maria de FÃtima de Lacerda
author_facet Maria de FÃtima de Lacerda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 36512475146
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria de FÃtima de Lacerda
contributor_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv PrÃxis Corporal
âSer maisâ
EducaÃÃo FÃsica Escolar
EducaÃÃo FÃsica Escolar â Fortaleza (CE)
EducaÃÃo fÃsica para crianÃas â Fortaleza (CE)
EducaÃÃo FÃsica Escolar â Ensino Fundamental â Fortaleza (CE)
EducaÃÃo FÃsica â estudo e ensino â Fortaleza (CE)
topic PrÃxis Corporal
âSer maisâ
EducaÃÃo FÃsica Escolar
EducaÃÃo FÃsica Escolar â Fortaleza (CE)
EducaÃÃo fÃsica para crianÃas â Fortaleza (CE)
EducaÃÃo FÃsica Escolar â Ensino Fundamental â Fortaleza (CE)
EducaÃÃo FÃsica â estudo e ensino â Fortaleza (CE)
Corporal praxis
âBe moreâ
School Physical Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Corporal praxis
âBe moreâ
School Physical Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Essa pesquisa apresenta um diÃlogo com a anÃlise dos pressupostos teÃricos e prÃticos que fundamentam uma perspectiva pedagÃgica de ensino para a EducaÃÃo FÃsica Escolar no Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Fortaleza, ancorada no conceito de PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ. Assim, a partir de uma aÃÃo dialÃgica, crÃtica e reflexiva, realizou-se uma pesquisa nos moldes da Pesquisa-AÃÃo, numa abordagem qualitativa, em que fiz um breve relato de minha experiÃncia profissional, de pesquisadora e aproximaÃÃo com a pesquisa atà a produÃÃo para este trabalho, no qual foi realizada uma intervenÃÃo pedagÃgica nas sÃries finais do Ensino Fundamental na EducaÃÃo FÃsica. Os estudos foram realizados em trÃs momentos distintos: no primeiro, desenvolveram-se os fundamentos teÃrico-metodolÃgicos da PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ; no segundo, realizou-se a organizaÃÃo de Unidades DidÃticas que compuseram o projeto piloto vivenciado com os estudantes do 5 ano em 2016; e o terceiro momento ocorreu na reelaboraÃÃo, implementaÃÃo, descriÃÃo e anÃlise das unidades didÃticas do 6 ano em 2017. Para tanto, elegeu-se, como referencial teÃrico bÃsico, Paulo Freire, VÃzques, Gadotti, Figueiredo e Silva. Como instrumentos de anÃlise, foram utilizados os relatÃrios de implementaÃÃo das Unidades DidÃticas, os materiais produzidos pelos estudantes, os cÃrculos dialÃgicos em aula e as entrevistas semiestruturadas. A organizaÃÃo dos resultados foi realizada de acordo com a tÃcnica da anÃlise temÃtica para determinaÃÃo de categorias. Os achados indicaram que as categorias âprÃxisâ e âser maisâ foram as que mais se sobressaÃram. No entanto, identificamos que a dialogicidade, o saber parceiro, a amorosidade e a problematizaÃÃo tambÃm estiveram presentes nas anÃlises. Destarte, no diÃlogo com os estudantes e reflexÃo do cotidiano escolar, concluiu-se que a PrÃxis Corporal na perspectiva do âser maisâ, em meio as dificuldades encontradas no processo, contribui para a construÃÃo de uma perspectiva pedagÃgica de ensino para a EducaÃÃo FÃsica Escolar, atuando na formaÃÃo de educandos mais crÃticos, autÃnomos, participativos, conscientes de si e empenhados em mudar a sua realidade, trabalhando para a construÃÃo de uma educaÃÃo crÃtica, dialÃgica e transformadora do ensino. .
description nÃo hÃ
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20579
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350414376960