Possible Selves dos jovens da periferia de Fortaleza: uma pesquisa de mÃtodos mistos em espaÃos nÃo escolares com cursos de MÃsica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel Nunes Lopes Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20656
Resumo: O ensino de MÃsica em espaÃos nÃo escolares a cada dia vem se destacando e ganhando mais espaÃo na pesquisa acadÃmica. SÃo instituiÃÃes com uma diversidade de possibilidades musicais e que geralmente tÃm como funÃÃo, de maneira geral, a democratizaÃÃo do ensino das Artes/MÃsica. AtravÃs de vivÃncias desde 2010 com prÃticas musicais nesses espaÃos, surgiram diversos questionamentos acerca da valorizaÃÃo da mÃsica pelos estudantes dessas instituiÃÃes e qual a importÃncia das prÃticas desenvolvidas nas aulas para suas respectivas vidas e objetivos futuros (possible selves). Nesse contexto, objetiva-se com essa pesquisa compreender como as atividades musicais de cinco espaÃos nÃo escolares da periferia de Fortaleza moldam os possible selves dos estudantes dos cursos de MÃsica dessas instituiÃÃes. Como proposta metodolÃgica, empregou-se a pesquisa de MÃtodos Mistos (CRESWELL, 2010), que utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa de maneira conjunta e complementar à aplicaÃÃo de questionÃrios (quantitativos e qualitativos), que serviram como instrumentos de coleta de dados. Os resultados quantitativos confirmam que os espaÃos pesquisados na periferia de Fortaleza mudaram as perspectivas futuras dos estudantes atravÃs de uma formaÃÃo musical e social. Jà os dados qualitativos nos mostraram que essas mudanÃas de perspectivas estÃo relacionadas com uma formaÃÃo que incentiva o desenvolvimento intrapessoal e interpessoal dos estudantes, alÃm de fornecer possibilidades e habilidades para novas perspectivas profissionais em diversas Ãreas do campo artÃstico. A partir do exposto, podemos entender a importÃncia dessas instituiÃÃes como espaÃos formativos que vÃo alÃm do fazer artÃstico musical, mas tambÃm como possibilitadores de mudanÃas no futuro dos jovens dos diversos bairros da periferia de Fortaleza.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPossible Selves dos jovens da periferia de Fortaleza: uma pesquisa de mÃtodos mistos em espaÃos nÃo escolares com cursos de MÃsica2018-12-00Marco AntÃnio Toledo Nascimento0287687066595959595955Gabriel Nunes Lopes Ferreira Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo musical Possible Selves EducaÃÃo nÃo escolar Periferia de Fortaleza Atividades Educativas NÃo-Escolares - Fortaleza (CE) Curso de MÃsica - Fortaleza (CE) EducaÃÃo Extra-Escolar - Fortaleza (CE) EducaÃÃo musical - Fortaleza (CE) MÃsica - InstruÃÃo e estudo - Fortaleza (CE)EDUCACAOO ensino de MÃsica em espaÃos nÃo escolares a cada dia vem se destacando e ganhando mais espaÃo na pesquisa acadÃmica. SÃo instituiÃÃes com uma diversidade de possibilidades musicais e que geralmente tÃm como funÃÃo, de maneira geral, a democratizaÃÃo do ensino das Artes/MÃsica. AtravÃs de vivÃncias desde 2010 com prÃticas musicais nesses espaÃos, surgiram diversos questionamentos acerca da valorizaÃÃo da mÃsica pelos estudantes dessas instituiÃÃes e qual a importÃncia das prÃticas desenvolvidas nas aulas para suas respectivas vidas e objetivos futuros (possible selves). Nesse contexto, objetiva-se com essa pesquisa compreender como as atividades musicais de cinco espaÃos nÃo escolares da periferia de Fortaleza moldam os possible selves dos estudantes dos cursos de MÃsica dessas instituiÃÃes. Como proposta metodolÃgica, empregou-se a pesquisa de MÃtodos Mistos (CRESWELL, 2010), que utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa de maneira conjunta e complementar à aplicaÃÃo de questionÃrios (quantitativos e qualitativos), que serviram como instrumentos de coleta de dados. Os resultados quantitativos confirmam que os espaÃos pesquisados na periferia de Fortaleza mudaram as perspectivas futuras dos estudantes atravÃs de uma formaÃÃo musical e social. Jà os dados qualitativos nos mostraram que essas mudanÃas de perspectivas estÃo relacionadas com uma formaÃÃo que incentiva o desenvolvimento intrapessoal e interpessoal dos estudantes, alÃm de fornecer possibilidades e habilidades para novas perspectivas profissionais em diversas Ãreas do campo artÃstico. A partir do exposto, podemos entender a importÃncia dessas instituiÃÃes como espaÃos formativos que vÃo alÃm do fazer artÃstico musical, mas tambÃm como possibilitadores de mudanÃas no futuro dos jovens dos diversos bairros da periferia de Fortaleza. Music teaching in non-school-based settings has been growing and gaining highlight in the realm of academic research. Those spaces often take the form of institutions offering diverse musical possibilities and usually have, as their overall goal, the aim of making music and arts teaching more democratic. Thanks to having experienced musical practice in such spaces since 2010, questionings arose on how music is valued by the students attending such institutions, as well as on the relevance of the practices carried out in the classes for their lives and future goals (âpossible selvesâ). In this context, this research aims at understanding how musical activities undertaken in five non-school scenarios located in the outskirts of Fortaleza come to shape the possible selves of the students attending the music courses delivered at those institutions. Creswellâs âMixed Methodsâ research (2010) serves as methodological foundation for this investigation since it makes use of quantitative and qualitative approaches in a combined and complementary manner, which takes place via the usage of questionnaires (both quantitative and qualitative) as data collection instruments. The quantitative results confirm that the spaces surveyed in the outskirts of Fortaleza have changed the studentsâ future perspectives through musical and social formation. The qualitative data, however, show that such changes in perspective are related to a formation that encourages the studentsâ intrapersonal and interpersonal development, in addition to offering possibilities and skills for new professional perspectives in many areas of the artistic industry. All that considered, the relevance of such institutions as formative spaces which transcend the musical artistic creation becomes clear, as well as their role as change enablers for the futures of those young people who stem from many neighborhoods situated in the outskirts of Fortaleza.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20656application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-03-02T10:34:27Zmail@mail.com -
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