PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10644 |
Resumo: | Este estudo apresenta a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem (OA) para o ensino do PrincÃpio da Casa dos Pombos. Nosso objetivo à inferir se a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem facilita o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo foi realizado com uma turma de 2 sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MÃdio Irapuan Cavalcante Pinheiro, situada em Fortaleza, CearÃ. Por se tratar de estudo experimental, utilizamos uma amostra composta por 20 alunos, os quais foram divididos em dois grupos, experimental e de controle. Tais grupos, com 10 alunos cada, foram separados de forma aleatÃria por sorteio. Foram utilizados, como instrumentos de coleta, um questionÃrio socioeconÃmico e um teste com questÃes sobre o PrincÃpio da Casa dos Pombos. O programa Microsoft Office Excel nos permitiu organizar e analisar os dados coletados, e indicou um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, grupo este, que recebera uma aula diferenciada, com o uso de objetos de aprendizagem. |
id |
UFC_ea4e5765e2d30784e503d0f9b320e308 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7295 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem Principle of the house of pigeons: a differentiated approach to learning objects2013-08-03Jonatan Floriano da Silva96069457315http://lattes.cnpq.br/9138070947314282Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Jobson de Queiroz Oliveira82105391320http://lattes.cnpq.br/610422594216678362796330397Thiago Pinheiro de AguiarUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRensino mÃdio recursos digitaishigh school digital resourcesMATEMATICAEste estudo apresenta a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem (OA) para o ensino do PrincÃpio da Casa dos Pombos. Nosso objetivo à inferir se a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem facilita o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo foi realizado com uma turma de 2 sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MÃdio Irapuan Cavalcante Pinheiro, situada em Fortaleza, CearÃ. Por se tratar de estudo experimental, utilizamos uma amostra composta por 20 alunos, os quais foram divididos em dois grupos, experimental e de controle. Tais grupos, com 10 alunos cada, foram separados de forma aleatÃria por sorteio. Foram utilizados, como instrumentos de coleta, um questionÃrio socioeconÃmico e um teste com questÃes sobre o PrincÃpio da Casa dos Pombos. O programa Microsoft Office Excel nos permitiu organizar e analisar os dados coletados, e indicou um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, grupo este, que recebera uma aula diferenciada, com o uso de objetos de aprendizagem. This study presents the use of learning objects (LO) to the teaching of the Principle of the House of Pigeons. Our goal is to infer that the use of learning objects facilitates the process of teaching and learning. This study was taken place in the Elementary and High School called Irapuan Cavalcante Pinheiro with second-year students in Fortaleza, CearÃ. As this is an experimental study, it has been used a sample of 20 students, who were divided into two groups: experimental one and group of control. Such groups, with 10 students each, were separated randomly by raffle. It has been also used, as data collection, a socioeconomic questionnaire and a test with questions on the Principle of the House of Pigeons. Microsoft Office Excel made possible for us to organize and analyze the data collected, which indicated a superior performance of the experimental group which will receive a special class with the use of learning objects. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10644application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:47Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Principle of the house of pigeons: a differentiated approach to learning objects |
title |
PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem Thiago Pinheiro de Aguiar ensino mÃdio recursos digitais high school digital resources MATEMATICA |
title_short |
PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem |
title_full |
PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem |
title_sort |
PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem |
author |
Thiago Pinheiro de Aguiar |
author_facet |
Thiago Pinheiro de Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jonatan Floriano da Silva |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
96069457315 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9138070947314282 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marcelo Ferreira de Melo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
89509706353 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jobson de Queiroz Oliveira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
82105391320 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6104225942166783 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
62796330397 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thiago Pinheiro de Aguiar |
contributor_str_mv |
Jonatan Floriano da Silva Marcelo Ferreira de Melo Jobson de Queiroz Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino mÃdio recursos digitais |
topic |
ensino mÃdio recursos digitais high school digital resources MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
high school digital resources |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo apresenta a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem (OA) para o ensino do PrincÃpio da Casa dos Pombos. Nosso objetivo à inferir se a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem facilita o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo foi realizado com uma turma de 2 sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MÃdio Irapuan Cavalcante Pinheiro, situada em Fortaleza, CearÃ. Por se tratar de estudo experimental, utilizamos uma amostra composta por 20 alunos, os quais foram divididos em dois grupos, experimental e de controle. Tais grupos, com 10 alunos cada, foram separados de forma aleatÃria por sorteio. Foram utilizados, como instrumentos de coleta, um questionÃrio socioeconÃmico e um teste com questÃes sobre o PrincÃpio da Casa dos Pombos. O programa Microsoft Office Excel nos permitiu organizar e analisar os dados coletados, e indicou um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, grupo este, que recebera uma aula diferenciada, com o uso de objetos de aprendizagem. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study presents the use of learning objects (LO) to the teaching of the Principle of the House of Pigeons. Our goal is to infer that the use of learning objects facilitates the process of teaching and learning. This study was taken place in the Elementary and High School called Irapuan Cavalcante Pinheiro with second-year students in Fortaleza, CearÃ. As this is an experimental study, it has been used a sample of 20 students, who were divided into two groups: experimental one and group of control. Such groups, with 10 students each, were separated randomly by raffle. It has been also used, as data collection, a socioeconomic questionnaire and a test with questions on the Principle of the House of Pigeons. Microsoft Office Excel made possible for us to organize and analyze the data collected, which indicated a superior performance of the experimental group which will receive a special class with the use of learning objects. |
description |
Este estudo apresenta a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem (OA) para o ensino do PrincÃpio da Casa dos Pombos. Nosso objetivo à inferir se a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem facilita o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo foi realizado com uma turma de 2 sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MÃdio Irapuan Cavalcante Pinheiro, situada em Fortaleza, CearÃ. Por se tratar de estudo experimental, utilizamos uma amostra composta por 20 alunos, os quais foram divididos em dois grupos, experimental e de controle. Tais grupos, com 10 alunos cada, foram separados de forma aleatÃria por sorteio. Foram utilizados, como instrumentos de coleta, um questionÃrio socioeconÃmico e um teste com questÃes sobre o PrincÃpio da Casa dos Pombos. O programa Microsoft Office Excel nos permitiu organizar e analisar os dados coletados, e indicou um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, grupo este, que recebera uma aula diferenciada, com o uso de objetos de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10644 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295178981638144 |