PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago Pinheiro de Aguiar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10644
Resumo: Este estudo apresenta a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem (OA) para o ensino do PrincÃpio da Casa dos Pombos. Nosso objetivo à inferir se a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem facilita o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo foi realizado com uma turma de 2 sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MÃdio Irapuan Cavalcante Pinheiro, situada em Fortaleza, CearÃ. Por se tratar de estudo experimental, utilizamos uma amostra composta por 20 alunos, os quais foram divididos em dois grupos, experimental e de controle. Tais grupos, com 10 alunos cada, foram separados de forma aleatÃria por sorteio. Foram utilizados, como instrumentos de coleta, um questionÃrio socioeconÃmico e um teste com questÃes sobre o PrincÃpio da Casa dos Pombos. O programa Microsoft Office Excel nos permitiu organizar e analisar os dados coletados, e indicou um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, grupo este, que recebera uma aula diferenciada, com o uso de objetos de aprendizagem.
id UFC_ea4e5765e2d30784e503d0f9b320e308
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7295
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem Principle of the house of pigeons: a differentiated approach to learning objects2013-08-03Jonatan Floriano da Silva96069457315http://lattes.cnpq.br/9138070947314282Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Jobson de Queiroz Oliveira82105391320http://lattes.cnpq.br/610422594216678362796330397Thiago Pinheiro de AguiarUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRensino mÃdio recursos digitaishigh school digital resourcesMATEMATICAEste estudo apresenta a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem (OA) para o ensino do PrincÃpio da Casa dos Pombos. Nosso objetivo à inferir se a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem facilita o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo foi realizado com uma turma de 2 sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MÃdio Irapuan Cavalcante Pinheiro, situada em Fortaleza, CearÃ. Por se tratar de estudo experimental, utilizamos uma amostra composta por 20 alunos, os quais foram divididos em dois grupos, experimental e de controle. Tais grupos, com 10 alunos cada, foram separados de forma aleatÃria por sorteio. Foram utilizados, como instrumentos de coleta, um questionÃrio socioeconÃmico e um teste com questÃes sobre o PrincÃpio da Casa dos Pombos. O programa Microsoft Office Excel nos permitiu organizar e analisar os dados coletados, e indicou um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, grupo este, que recebera uma aula diferenciada, com o uso de objetos de aprendizagem. This study presents the use of learning objects (LO) to the teaching of the Principle of the House of Pigeons. Our goal is to infer that the use of learning objects facilitates the process of teaching and learning. This study was taken place in the Elementary and High School called Irapuan Cavalcante Pinheiro with second-year students in Fortaleza, CearÃ. As this is an experimental study, it has been used a sample of 20 students, who were divided into two groups: experimental one and group of control. Such groups, with 10 students each, were separated randomly by raffle. It has been also used, as data collection, a socioeconomic questionnaire and a test with questions on the Principle of the House of Pigeons. Microsoft Office Excel made possible for us to organize and analyze the data collected, which indicated a superior performance of the experimental group which will receive a special class with the use of learning objects. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10644application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:47Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Principle of the house of pigeons: a differentiated approach to learning objects
title PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem
spellingShingle PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem
Thiago Pinheiro de Aguiar
ensino mÃdio
recursos digitais
high school
digital resources
MATEMATICA
title_short PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem
title_full PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem
title_fullStr PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem
title_sort PrincÃpio da casa dos pombos :uma abordagem diferenciada com objetos de aprendizagem
author Thiago Pinheiro de Aguiar
author_facet Thiago Pinheiro de Aguiar
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jonatan Floriano da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 96069457315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9138070947314282
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcelo Ferreira de Melo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 89509706353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5064883781827911
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jobson de Queiroz Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 82105391320
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6104225942166783
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62796330397
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiago Pinheiro de Aguiar
contributor_str_mv Jonatan Floriano da Silva
Marcelo Ferreira de Melo
Jobson de Queiroz Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv ensino mÃdio
recursos digitais
topic ensino mÃdio
recursos digitais
high school
digital resources
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv high school
digital resources
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo apresenta a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem (OA) para o ensino do PrincÃpio da Casa dos Pombos. Nosso objetivo à inferir se a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem facilita o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo foi realizado com uma turma de 2 sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MÃdio Irapuan Cavalcante Pinheiro, situada em Fortaleza, CearÃ. Por se tratar de estudo experimental, utilizamos uma amostra composta por 20 alunos, os quais foram divididos em dois grupos, experimental e de controle. Tais grupos, com 10 alunos cada, foram separados de forma aleatÃria por sorteio. Foram utilizados, como instrumentos de coleta, um questionÃrio socioeconÃmico e um teste com questÃes sobre o PrincÃpio da Casa dos Pombos. O programa Microsoft Office Excel nos permitiu organizar e analisar os dados coletados, e indicou um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, grupo este, que recebera uma aula diferenciada, com o uso de objetos de aprendizagem.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study presents the use of learning objects (LO) to the teaching of the Principle of the House of Pigeons. Our goal is to infer that the use of learning objects facilitates the process of teaching and learning. This study was taken place in the Elementary and High School called Irapuan Cavalcante Pinheiro with second-year students in Fortaleza, CearÃ. As this is an experimental study, it has been used a sample of 20 students, who were divided into two groups: experimental one and group of control. Such groups, with 10 students each, were separated randomly by raffle. It has been also used, as data collection, a socioeconomic questionnaire and a test with questions on the Principle of the House of Pigeons. Microsoft Office Excel made possible for us to organize and analyze the data collected, which indicated a superior performance of the experimental group which will receive a special class with the use of learning objects.
description Este estudo apresenta a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem (OA) para o ensino do PrincÃpio da Casa dos Pombos. Nosso objetivo à inferir se a utilizaÃÃo de Objetos de Aprendizagem facilita o processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo foi realizado com uma turma de 2 sÃrie do ensino mÃdio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e MÃdio Irapuan Cavalcante Pinheiro, situada em Fortaleza, CearÃ. Por se tratar de estudo experimental, utilizamos uma amostra composta por 20 alunos, os quais foram divididos em dois grupos, experimental e de controle. Tais grupos, com 10 alunos cada, foram separados de forma aleatÃria por sorteio. Foram utilizados, como instrumentos de coleta, um questionÃrio socioeconÃmico e um teste com questÃes sobre o PrincÃpio da Casa dos Pombos. O programa Microsoft Office Excel nos permitiu organizar e analisar os dados coletados, e indicou um desempenho superior dos participantes do grupo experimental, grupo este, que recebera uma aula diferenciada, com o uso de objetos de aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10644
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295178981638144