UtilizaÃÃo de objetos de aprendizagem como auxÃlio no ensino de geometria analÃtica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10525 |
Resumo: | Este estudo procura analisar a eficiÃncia do uso de objetos de aprendizagem no ensino de geometria analÃtica, mais precisamente no assunto distÃncia entre dois pontos. Para isso, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 14 alunos do 3 ano da Escola de Ensino Fundamental e MÃdio Senador Fernandes TÃvora que se localiza no bairro DemÃcrito Rocha, na cidade de Fortaleza, estado do CearÃ. A turma foi dividida em dois grupos de 8 alunos cada, sendo que dois deles nÃo participaram de todo o estudo. Em um dos grupos foi aplicada a atividade Pontos em Batalha e no outro apenas o mÃtodo tradicional. Os instrumentos de coleta de dados foram: atividades do Rived, questionÃrio socioeconÃmico e teste de mÃltipla escolha com questÃes sobre localizaÃÃo no plano cartesiano e distÃncia entre dois pontos. Os dados foram analisados por meios de grÃficos do programa Microsoft Excel. Percebeu-se, como resultado, que o grupo submetido à aplicaÃÃo do objeto de aprendizagem teve um melhor desempenho no teste em relaÃÃo ao outro grupo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUtilizaÃÃo de objetos de aprendizagem como auxÃlio no ensino de geometria analÃticaUse of learning objects as an aid in teaching analytic geometry2013-08-03Jonatan Floriano da Silva96069457315http://lattes.cnpq.br/9138070947314282Marcelo Ferreira de Melo89509706353http://lattes.cnpq.br/5064883781827911 Jobson de Queiroz Oliveira82105391320http://lattes.cnpq.br/610422594216678300122376390 http://lattes.cnpq.br/7319223385733408Carlos SÃrgio Rodrigues da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRdistÃncia ensino mÃdio plano cartesianohigh school learning object analytic geometryMATEMATICAEste estudo procura analisar a eficiÃncia do uso de objetos de aprendizagem no ensino de geometria analÃtica, mais precisamente no assunto distÃncia entre dois pontos. Para isso, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 14 alunos do 3 ano da Escola de Ensino Fundamental e MÃdio Senador Fernandes TÃvora que se localiza no bairro DemÃcrito Rocha, na cidade de Fortaleza, estado do CearÃ. A turma foi dividida em dois grupos de 8 alunos cada, sendo que dois deles nÃo participaram de todo o estudo. Em um dos grupos foi aplicada a atividade Pontos em Batalha e no outro apenas o mÃtodo tradicional. Os instrumentos de coleta de dados foram: atividades do Rived, questionÃrio socioeconÃmico e teste de mÃltipla escolha com questÃes sobre localizaÃÃo no plano cartesiano e distÃncia entre dois pontos. Os dados foram analisados por meios de grÃficos do programa Microsoft Excel. Percebeu-se, como resultado, que o grupo submetido à aplicaÃÃo do objeto de aprendizagem teve um melhor desempenho no teste em relaÃÃo ao outro grupo.This study seeks to analyze the efficiency of the use of learning objects in teaching analytic geometry, more precisely on subject distance between two points. For this, it was chosen an experimental study involving 14 students of the 3rd year of Primary School and Middle Senador Fernandes TÃvora, which is located in the neighborhood DemÃcrito Rocha, in the city of Fortaleza, state of CearÃ. The class was divided into two groups of eight students each but two of these students did not participate in the entire study. In one of the groups was applied the activity Pontos em Batalha and the other only the traditional method. The instruments for data collection were activities rived, socioeconomic questionnaire and multiple-choice test with questions on location in the Cartesian plane and the distance between two points. Data were analyzed by means of graphical program Microsoft Excel. It was noticed as a result, the group submitted to the application of the learning object had a better performance on the test compared to the other group.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10525application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:35Zmail@mail.com - |
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This study seeks to analyze the efficiency of the use of learning objects in teaching analytic geometry, more precisely on subject distance between two points. For this, it was chosen an experimental study involving 14 students of the 3rd year of Primary School and Middle Senador Fernandes TÃvora, which is located in the neighborhood DemÃcrito Rocha, in the city of Fortaleza, state of CearÃ. The class was divided into two groups of eight students each but two of these students did not participate in the entire study. In one of the groups was applied the activity Pontos em Batalha and the other only the traditional method. The instruments for data collection were activities rived, socioeconomic questionnaire and multiple-choice test with questions on location in the Cartesian plane and the distance between two points. Data were analyzed by means of graphical program Microsoft Excel. It was noticed as a result, the group submitted to the application of the learning object had a better performance on the test compared to the other group. |
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Este estudo procura analisar a eficiÃncia do uso de objetos de aprendizagem no ensino de geometria analÃtica, mais precisamente no assunto distÃncia entre dois pontos. Para isso, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 14 alunos do 3 ano da Escola de Ensino Fundamental e MÃdio Senador Fernandes TÃvora que se localiza no bairro DemÃcrito Rocha, na cidade de Fortaleza, estado do CearÃ. A turma foi dividida em dois grupos de 8 alunos cada, sendo que dois deles nÃo participaram de todo o estudo. Em um dos grupos foi aplicada a atividade Pontos em Batalha e no outro apenas o mÃtodo tradicional. Os instrumentos de coleta de dados foram: atividades do Rived, questionÃrio socioeconÃmico e teste de mÃltipla escolha com questÃes sobre localizaÃÃo no plano cartesiano e distÃncia entre dois pontos. Os dados foram analisados por meios de grÃficos do programa Microsoft Excel. Percebeu-se, como resultado, que o grupo submetido à aplicaÃÃo do objeto de aprendizagem teve um melhor desempenho no teste em relaÃÃo ao outro grupo. |
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