Abordagens e limitaÃÃes da EducaÃÃo Ambiental no Ensino Superior: percepÃÃes a partir da disciplina de GestÃo Ambiental nos cursos de GraduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza - Ce.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6885 |
Resumo: | A questÃo ambiental tem sido discutida de forma mais significativa ao longo dos Ãltimos 30 anos, o que gerou uma sÃrie de aÃÃes no sentido de buscar alternativas para o enfrentamento dos problemas que passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade. Neste sentido a educaÃÃo passa a ser qualificada tambÃm a partir do aspecto ambiental, tendo como objetivo a formaÃÃo de cidadÃos preparados para este novo cenÃrio, dotados de consciÃncia e senso crÃtico para avaliar e propor soluÃÃes visando a qualidade de vida comum, justiÃa social e equilÃbrio ambiental. Surge entÃo a EducaÃÃo Ambiental que passa a ser vista como ferramenta propulsora de mudanÃas, com aplicaÃÃo recomendada em lei para todos os nÃveis de ensino formal e no ensino informal. No entanto, acreditamos que apenas uma EducaÃÃo Ambiental trabalhada a partir de uma abordagem crÃtica à capaz de gerar os resultados que a sociedade necessita. Assim, o objetivo geral deste trabalho à de avaliar como a educaÃÃo ambiental vÃm sendo trabalhada no ensino superior a partir da realidade dos cursos de graduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza-Ce, verificando em que medida as praticas docentes refletem uma perspectiva crÃtica, bem como, de que forma as experiencias vivenciadas na disciplina tÃm contribuÃdo para a conscientizaÃÃo dos estudantes e para a adoÃÃo de posturas diferenciadas em relaÃÃo ao meio ambiente. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem essencialmente qualitativa. O levantamento de dados foi realizado em quatro instituiÃÃes de ensino superior da cidade de Fortaleza onde foram entrevistados docentes e estudantes. Os resultados apontam que, nestes cursos, a educaÃÃo ambiental trabalhada por meio da disciplina de gestÃo ambiental, apresenta ainda um viÃs conservador orientado para as necessidades de mercado e que, apesar do discurso dos estudantes estar constantemente associado ao termo âconsciÃncia ambientalâ, a mesma representa uma percepÃÃo de meio ambiente limitada, a partir de uma visÃo acrÃtica. |
id |
UFC_ea9d1c7728d7f3ccd12121d85640c4a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4561 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAbordagens e limitaÃÃes da EducaÃÃo Ambiental no Ensino Superior: percepÃÃes a partir da disciplina de GestÃo Ambiental nos cursos de GraduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza - Ce.Approaches and Limitations of Environmental Education in Higher Education: Insights from the Environmental Management course in undergraduate courses in Business Administration in Fortaleza-Ce2011-08-25JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Herminio Borges Neto01362062391Luiz Botelho Albuquerque00200220187Francisco Correia de Oliveira47937491868http://lattes.cnpq.br/1873276311580523Monica Mota Tassigny22964525315http://lattes.cnpq.br/410932530563192557500177372http://lattes.cnpq.br/8118260219206646 Danielle Batista CoimbraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo AmbientalEnsino SuperiorMeio AmbienteEnvironmental EducationHigher EducationEnvironmentalEDUCACAOA questÃo ambiental tem sido discutida de forma mais significativa ao longo dos Ãltimos 30 anos, o que gerou uma sÃrie de aÃÃes no sentido de buscar alternativas para o enfrentamento dos problemas que passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade. Neste sentido a educaÃÃo passa a ser qualificada tambÃm a partir do aspecto ambiental, tendo como objetivo a formaÃÃo de cidadÃos preparados para este novo cenÃrio, dotados de consciÃncia e senso crÃtico para avaliar e propor soluÃÃes visando a qualidade de vida comum, justiÃa social e equilÃbrio ambiental. Surge entÃo a EducaÃÃo Ambiental que passa a ser vista como ferramenta propulsora de mudanÃas, com aplicaÃÃo recomendada em lei para todos os nÃveis de ensino formal e no ensino informal. No entanto, acreditamos que apenas uma EducaÃÃo Ambiental trabalhada a partir de uma abordagem crÃtica à capaz de gerar os resultados que a sociedade necessita. Assim, o objetivo geral deste trabalho à de avaliar como a educaÃÃo ambiental vÃm sendo trabalhada no ensino superior a partir da realidade dos cursos de graduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza-Ce, verificando em que medida as praticas docentes refletem uma perspectiva crÃtica, bem como, de que forma as experiencias vivenciadas na disciplina tÃm contribuÃdo para a conscientizaÃÃo dos estudantes e para a adoÃÃo de posturas diferenciadas em relaÃÃo ao meio ambiente. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem essencialmente qualitativa. O levantamento de dados foi realizado em quatro instituiÃÃes de ensino superior da cidade de Fortaleza onde foram entrevistados docentes e estudantes. Os resultados apontam que, nestes cursos, a educaÃÃo ambiental trabalhada por meio da disciplina de gestÃo ambiental, apresenta ainda um viÃs conservador orientado para as necessidades de mercado e que, apesar do discurso dos estudantes estar constantemente associado ao termo âconsciÃncia ambientalâ, a mesma representa uma percepÃÃo de meio ambiente limitada, a partir de uma visÃo acrÃtica.The environmental issue has been discussed more significantly over the past 30 years, generating a series of actions to find alternatives to dealing with environmental problems that have become part of everyday society. In this sense, education is now also qualified from the environmental aspect, aiming at the formation of citizens prepared for this new scenario, endowed with consciousness and critical thinking to evaluate and propose solutions for the quality of community life and social justice. Then, Environmental Education emerges as a tool for driving change, with legal recommendations for all levels of formal and informal education. It is believed, howeer, that only an Environmental Education crafted from a critical approach is able to generate the results that society needs. The objective of this work is to evaluate how environmental education have been worked in higher education from the reality of graduate programs in business administration in the city of Fortaleza-Ce, checking the extent to which teaching practices reflect a critical perspective, as well as, how the experiences with the discipline have contributed to students awareness and to adopt different postures in relation to the environment. It is a field, with essentially qualitative approach. The survey was conducted in four institutions of higher education in the city of Fortaleza where teachers and students were interviewed. The results indicate that in these courses, environmental education worked through the discipline of environmental management, also has a conservative bias oriented to market needs and that, despite the discourse of students to be constantly associated with the term "environmental consciousness", the it represents a limited perception of the environment, from an uncritical view.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6885application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:04Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Abordagens e limitaÃÃes da EducaÃÃo Ambiental no Ensino Superior: percepÃÃes a partir da disciplina de GestÃo Ambiental nos cursos de GraduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza - Ce. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Approaches and Limitations of Environmental Education in Higher Education: Insights from the Environmental Management course in undergraduate courses in Business Administration in Fortaleza-Ce |
title |
Abordagens e limitaÃÃes da EducaÃÃo Ambiental no Ensino Superior: percepÃÃes a partir da disciplina de GestÃo Ambiental nos cursos de GraduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza - Ce. |
spellingShingle |
Abordagens e limitaÃÃes da EducaÃÃo Ambiental no Ensino Superior: percepÃÃes a partir da disciplina de GestÃo Ambiental nos cursos de GraduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza - Ce. Danielle Batista Coimbra EducaÃÃo Ambiental Ensino Superior Meio Ambiente Environmental Education Higher Education Environmental EDUCACAO |
title_short |
Abordagens e limitaÃÃes da EducaÃÃo Ambiental no Ensino Superior: percepÃÃes a partir da disciplina de GestÃo Ambiental nos cursos de GraduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza - Ce. |
title_full |
Abordagens e limitaÃÃes da EducaÃÃo Ambiental no Ensino Superior: percepÃÃes a partir da disciplina de GestÃo Ambiental nos cursos de GraduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza - Ce. |
title_fullStr |
Abordagens e limitaÃÃes da EducaÃÃo Ambiental no Ensino Superior: percepÃÃes a partir da disciplina de GestÃo Ambiental nos cursos de GraduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza - Ce. |
title_full_unstemmed |
Abordagens e limitaÃÃes da EducaÃÃo Ambiental no Ensino Superior: percepÃÃes a partir da disciplina de GestÃo Ambiental nos cursos de GraduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza - Ce. |
title_sort |
Abordagens e limitaÃÃes da EducaÃÃo Ambiental no Ensino Superior: percepÃÃes a partir da disciplina de GestÃo Ambiental nos cursos de GraduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza - Ce. |
author |
Danielle Batista Coimbra |
author_facet |
Danielle Batista Coimbra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
12416444387 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5738654153004098 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Herminio Borges Neto |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
01362062391 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Francisco Correia de Oliveira |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
47937491868 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1873276311580523 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Monica Mota Tassigny |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
22964525315 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4109325305631925 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
57500177372 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8118260219206646 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danielle Batista Coimbra |
contributor_str_mv |
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo Herminio Borges Neto Luiz Botelho Albuquerque Francisco Correia de Oliveira Monica Mota Tassigny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo Ambiental Ensino Superior Meio Ambiente |
topic |
EducaÃÃo Ambiental Ensino Superior Meio Ambiente Environmental Education Higher Education Environmental EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Environmental Education Higher Education Environmental |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A questÃo ambiental tem sido discutida de forma mais significativa ao longo dos Ãltimos 30 anos, o que gerou uma sÃrie de aÃÃes no sentido de buscar alternativas para o enfrentamento dos problemas que passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade. Neste sentido a educaÃÃo passa a ser qualificada tambÃm a partir do aspecto ambiental, tendo como objetivo a formaÃÃo de cidadÃos preparados para este novo cenÃrio, dotados de consciÃncia e senso crÃtico para avaliar e propor soluÃÃes visando a qualidade de vida comum, justiÃa social e equilÃbrio ambiental. Surge entÃo a EducaÃÃo Ambiental que passa a ser vista como ferramenta propulsora de mudanÃas, com aplicaÃÃo recomendada em lei para todos os nÃveis de ensino formal e no ensino informal. No entanto, acreditamos que apenas uma EducaÃÃo Ambiental trabalhada a partir de uma abordagem crÃtica à capaz de gerar os resultados que a sociedade necessita. Assim, o objetivo geral deste trabalho à de avaliar como a educaÃÃo ambiental vÃm sendo trabalhada no ensino superior a partir da realidade dos cursos de graduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza-Ce, verificando em que medida as praticas docentes refletem uma perspectiva crÃtica, bem como, de que forma as experiencias vivenciadas na disciplina tÃm contribuÃdo para a conscientizaÃÃo dos estudantes e para a adoÃÃo de posturas diferenciadas em relaÃÃo ao meio ambiente. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem essencialmente qualitativa. O levantamento de dados foi realizado em quatro instituiÃÃes de ensino superior da cidade de Fortaleza onde foram entrevistados docentes e estudantes. Os resultados apontam que, nestes cursos, a educaÃÃo ambiental trabalhada por meio da disciplina de gestÃo ambiental, apresenta ainda um viÃs conservador orientado para as necessidades de mercado e que, apesar do discurso dos estudantes estar constantemente associado ao termo âconsciÃncia ambientalâ, a mesma representa uma percepÃÃo de meio ambiente limitada, a partir de uma visÃo acrÃtica. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The environmental issue has been discussed more significantly over the past 30 years, generating a series of actions to find alternatives to dealing with environmental problems that have become part of everyday society. In this sense, education is now also qualified from the environmental aspect, aiming at the formation of citizens prepared for this new scenario, endowed with consciousness and critical thinking to evaluate and propose solutions for the quality of community life and social justice. Then, Environmental Education emerges as a tool for driving change, with legal recommendations for all levels of formal and informal education. It is believed, howeer, that only an Environmental Education crafted from a critical approach is able to generate the results that society needs. The objective of this work is to evaluate how environmental education have been worked in higher education from the reality of graduate programs in business administration in the city of Fortaleza-Ce, checking the extent to which teaching practices reflect a critical perspective, as well as, how the experiences with the discipline have contributed to students awareness and to adopt different postures in relation to the environment. It is a field, with essentially qualitative approach. The survey was conducted in four institutions of higher education in the city of Fortaleza where teachers and students were interviewed. The results indicate that in these courses, environmental education worked through the discipline of environmental management, also has a conservative bias oriented to market needs and that, despite the discourse of students to be constantly associated with the term "environmental consciousness", the it represents a limited perception of the environment, from an uncritical view. |
description |
A questÃo ambiental tem sido discutida de forma mais significativa ao longo dos Ãltimos 30 anos, o que gerou uma sÃrie de aÃÃes no sentido de buscar alternativas para o enfrentamento dos problemas que passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade. Neste sentido a educaÃÃo passa a ser qualificada tambÃm a partir do aspecto ambiental, tendo como objetivo a formaÃÃo de cidadÃos preparados para este novo cenÃrio, dotados de consciÃncia e senso crÃtico para avaliar e propor soluÃÃes visando a qualidade de vida comum, justiÃa social e equilÃbrio ambiental. Surge entÃo a EducaÃÃo Ambiental que passa a ser vista como ferramenta propulsora de mudanÃas, com aplicaÃÃo recomendada em lei para todos os nÃveis de ensino formal e no ensino informal. No entanto, acreditamos que apenas uma EducaÃÃo Ambiental trabalhada a partir de uma abordagem crÃtica à capaz de gerar os resultados que a sociedade necessita. Assim, o objetivo geral deste trabalho à de avaliar como a educaÃÃo ambiental vÃm sendo trabalhada no ensino superior a partir da realidade dos cursos de graduaÃÃo em AdministraÃÃo na cidade de Fortaleza-Ce, verificando em que medida as praticas docentes refletem uma perspectiva crÃtica, bem como, de que forma as experiencias vivenciadas na disciplina tÃm contribuÃdo para a conscientizaÃÃo dos estudantes e para a adoÃÃo de posturas diferenciadas em relaÃÃo ao meio ambiente. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem essencialmente qualitativa. O levantamento de dados foi realizado em quatro instituiÃÃes de ensino superior da cidade de Fortaleza onde foram entrevistados docentes e estudantes. Os resultados apontam que, nestes cursos, a educaÃÃo ambiental trabalhada por meio da disciplina de gestÃo ambiental, apresenta ainda um viÃs conservador orientado para as necessidades de mercado e que, apesar do discurso dos estudantes estar constantemente associado ao termo âconsciÃncia ambientalâ, a mesma representa uma percepÃÃo de meio ambiente limitada, a partir de uma visÃo acrÃtica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6885 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295154314936320 |