IdentificaÃÃes e recepÃÃo: O olhar dos moradores do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna sobre o vÃdeo popular da TV Janela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robson da Silva Braga
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4506
Resumo: Esta pesquisa verificou de que modo cinco receptores dos vÃdeos da TV Janela, projeto da ONG Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), se identificam com as representaÃÃes positivas acerca do âmorador do Pantanalâ (comunidade surgida em 1990 na periferia sul de Fortaleza - CE), apresentadas pelas produÃÃes audiovisuais. Os vÃdeos do projeto apresentam, de modo geral, um morador unido, de luta, trabalhador e, por isso, vitorioso e feliz, em contraposiÃÃo ao imaginÃrio de violÃncia e misÃria construÃdo pela mÃdia convencional acerca do local. O objetivo da TV Janela à melhorar a auto-estima das cerca de trezentas pessoas que assistem mensalmente aos vÃdeos, em telÃo montado na rua. A pesquisa buscou compreender uma etapa especÃfica do processo comunicativo (a recepÃÃo) atravÃs dos conceitos de comunidade, representaÃÃes sociais e identificaÃÃes culturais. Ela teve carÃter qualitativo, utilizando-se da etnografia e da entrevista em profundidade como procedimento metodolÃgico, da AnÃlise do Discurso como mÃtodo de anÃlise dos discursos dos receptores selecionados e dos Estudos Culturais como perspectiva teÃrica. Aspectos como o perÃodo no qual o receptor chegou ao bairro, sua histÃria de vida e as relaÃÃes cotidianas com o bairro e seus moradores interferem na sua construÃÃo identitÃria como morador do Pantanal e, consequentemente, no modo como se apropriam das representaÃÃes de morador apresentadas pelos vÃdeos. Mesmo os aspectos mais reforÃados pelos vÃdeos, como a luta histÃria, sà conseguem adesÃo dos receptores quando esses vivenciaram o fato especÃfico ou acessaram-no previamente atravÃs de moradores mais antigos, do seu convÃvio comunitÃrio ou familiar.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisIdentificaÃÃes e recepÃÃo: O olhar dos moradores do bairro Pantanal ou Planalto Ayrton Senna sobre o vÃdeo popular da TV JanelaIdentifications and reception: The look of the residents of the neighborhood Pantanal or Planalto Ayrton Senna on the popular video TV Janela2010-03-12MÃrcia Vidal Nunes20263155315http://lattes.cnpq.br/6100056550593067Catarina Tereza Farias de Oliveira46389326300http://lattes.cnpq.br/1135381329909949 Bruno Fuser0076272885001139227360http://lattes.cnpq.br/3198424405274807 Robson da Silva BragaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em ComunicaÃÃo SocialUFCBRMediaÃÃes Culturais Comunidade IdentificaÃÃes Culturais RepresentaÃÃes Sociais Estudo de RecepÃÃoCultural Mediation Community Cultural Identification Social Representations Reception StudyCOMUNICACAOEsta pesquisa verificou de que modo cinco receptores dos vÃdeos da TV Janela, projeto da ONG Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), se identificam com as representaÃÃes positivas acerca do âmorador do Pantanalâ (comunidade surgida em 1990 na periferia sul de Fortaleza - CE), apresentadas pelas produÃÃes audiovisuais. Os vÃdeos do projeto apresentam, de modo geral, um morador unido, de luta, trabalhador e, por isso, vitorioso e feliz, em contraposiÃÃo ao imaginÃrio de violÃncia e misÃria construÃdo pela mÃdia convencional acerca do local. O objetivo da TV Janela à melhorar a auto-estima das cerca de trezentas pessoas que assistem mensalmente aos vÃdeos, em telÃo montado na rua. A pesquisa buscou compreender uma etapa especÃfica do processo comunicativo (a recepÃÃo) atravÃs dos conceitos de comunidade, representaÃÃes sociais e identificaÃÃes culturais. Ela teve carÃter qualitativo, utilizando-se da etnografia e da entrevista em profundidade como procedimento metodolÃgico, da AnÃlise do Discurso como mÃtodo de anÃlise dos discursos dos receptores selecionados e dos Estudos Culturais como perspectiva teÃrica. Aspectos como o perÃodo no qual o receptor chegou ao bairro, sua histÃria de vida e as relaÃÃes cotidianas com o bairro e seus moradores interferem na sua construÃÃo identitÃria como morador do Pantanal e, consequentemente, no modo como se apropriam das representaÃÃes de morador apresentadas pelos vÃdeos. Mesmo os aspectos mais reforÃados pelos vÃdeos, como a luta histÃria, sà conseguem adesÃo dos receptores quando esses vivenciaram o fato especÃfico ou acessaram-no previamente atravÃs de moradores mais antigos, do seu convÃvio comunitÃrio ou familiar. This study revealed how five selected recipients (viewers) of the âWindow TVâ videos identified with the positive representations about the "resident of Pantanal" (a community originated in 1990, in the southern outskirts of Fortaleza - CE), presented in the audiovisual productions created under a project from the NGO Institute for Social Development (IDS). The videos of the project show, in general, a participative, hard-working resident, committed to a cause and therefore, victorious and happy, as opposed to the fictional violence and misery built by the mainstream media about the location. The goal of the âWindow TVâ is to improve the self-esteem of some three hundred people who watch the videos monthly on a screen set up on the street. The research aimed to understand a particular stage of the communication process (reception) through the concepts of the community, social representations and cultural identification. It has a qualitative dimension, and used the ethnography and in-depth interview as a methodological procedure; the Discourse analysis as a method of discourse analysis of the selected recipients and Cultural Studies as a theoretical perspective. Aspects such as the time in which the viewers arrived at the neighborhood, their life history and daily interactions with the community and its dwellers interfere with their identity building as a resident of the Pantanal and consequently, in the way they appropriate the representations of a resident presented by video. Even the more emphasized aspects brought by the videos, such as the fight history, can only get support from the receivers when they have themselves experienced the specific fact or learned it previously with the older residents, their living together with the community or family. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4506application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:30Zmail@mail.com -
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