FATORES DE RETENÃÃO E DESLIGAMENTO DE PESSOAS NUMA EMPRESA DE SUPERMERCADOS EM FORTALEZA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15448 |
Resumo: | Essa dissertaÃÃo tem como objetivo a anÃlise dos fatores de retenÃÃo e desligamento de pessoas numa empresa de supermercados em Fortaleza, a partir do conhecimento das causas dos desligamentos de pessoas na empresa, bem como da investigaÃÃo dos fatores de influÃncia na decisÃo das pessoas de permanecerem na empresa. A relevÃncia do estudo deve-se ao aumento da competitividade no setor de supermercados em Fortaleza e pelas novas necessidades exigidas em suas estratÃgias administrativas para desenvolvimento e manutenÃÃo de vantagem competitiva. O delineamento do estudo voltou-se para a pesquisa bibliogrÃfica e estudo de caso, com objetivo exploratÃrio e de natureza qualitativa. A pesquisa foi dividida em dois universos: universo dos desligados e universo dos funcionÃrios hà mais de 2 anos na empresa. Os dados analisados foram coletados atravÃs das entrevistas de desligamento e das entrevistas aplicadas aos funcionÃrios da empresa. O referencial teÃrico procura avaliar o histÃrico das organizaÃÃes, nas suas caracterÃsticas mais relevantes para o segmento varejista, ressaltando os enfoques sistÃmico e contingencial. SÃo apresentadas, ainda, a evoluÃÃo conceitual e operacional da administraÃÃo de recursos humanos, passando pelo histÃrico da administraÃÃo de empresas, em sua abordagem clÃssica e humanÃstica e seguindo do RH tradicional ao RH estratÃgico. SÃo enfatizadas as Teorias da MotivaÃÃo de Herzberg e Maslow e sÃo descritos e caracterizados os subsistemas de recursos humanos. A pesquisa demonstra que a empresa estudada fundamenta sua administraÃÃo de recursos humanos numa abordagem tradicional, e que muitas tÃcnicas motivacionais que levam ao maior comprometimento do empregado ainda sÃo desprezadas. Esse aspecto, no entanto, nÃo influencia, exclusivamente, na decisÃo de permanecer na empresa. Ele à verificado, mais fortemente, na satisfaÃÃo ou nÃo do funcionÃrio, na sua afinidade com o cargo e na prÃpria conjuntura do mercado de trabalho. |
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FACTORS AND RETENTION OF DISMISSAL PEOPLE IN A SUPERMARKET COMPANY IN FORTALEZA. 2005-07-01VerÃnica Morais Ximenes32430450372http://lattes.cnpq.br/9185040042652952Ana SÃlvia Rocha Ipiranga22105638368http://lattes.cnpq.br/7617623719171750Augusto CÃzar de Aquino Cabral21348456353http://lattes.cnpq.br/708079928211935172881461387http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4106083A7GalbÃria MourÃo MachadoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRAdministraÃÃo de recursos humanos supermercados retenÃÃo desligamento motivaÃÃo.human resources administration supermarkets retention disconnection motivation ADMINISTRACAOEssa dissertaÃÃo tem como objetivo a anÃlise dos fatores de retenÃÃo e desligamento de pessoas numa empresa de supermercados em Fortaleza, a partir do conhecimento das causas dos desligamentos de pessoas na empresa, bem como da investigaÃÃo dos fatores de influÃncia na decisÃo das pessoas de permanecerem na empresa. A relevÃncia do estudo deve-se ao aumento da competitividade no setor de supermercados em Fortaleza e pelas novas necessidades exigidas em suas estratÃgias administrativas para desenvolvimento e manutenÃÃo de vantagem competitiva. O delineamento do estudo voltou-se para a pesquisa bibliogrÃfica e estudo de caso, com objetivo exploratÃrio e de natureza qualitativa. A pesquisa foi dividida em dois universos: universo dos desligados e universo dos funcionÃrios hà mais de 2 anos na empresa. Os dados analisados foram coletados atravÃs das entrevistas de desligamento e das entrevistas aplicadas aos funcionÃrios da empresa. O referencial teÃrico procura avaliar o histÃrico das organizaÃÃes, nas suas caracterÃsticas mais relevantes para o segmento varejista, ressaltando os enfoques sistÃmico e contingencial. SÃo apresentadas, ainda, a evoluÃÃo conceitual e operacional da administraÃÃo de recursos humanos, passando pelo histÃrico da administraÃÃo de empresas, em sua abordagem clÃssica e humanÃstica e seguindo do RH tradicional ao RH estratÃgico. SÃo enfatizadas as Teorias da MotivaÃÃo de Herzberg e Maslow e sÃo descritos e caracterizados os subsistemas de recursos humanos. A pesquisa demonstra que a empresa estudada fundamenta sua administraÃÃo de recursos humanos numa abordagem tradicional, e que muitas tÃcnicas motivacionais que levam ao maior comprometimento do empregado ainda sÃo desprezadas. Esse aspecto, no entanto, nÃo influencia, exclusivamente, na decisÃo de permanecer na empresa. Ele à verificado, mais fortemente, na satisfaÃÃo ou nÃo do funcionÃrio, na sua afinidade com o cargo e na prÃpria conjuntura do mercado de trabalho.This work has as objective the analysis of staff retention and disconnection factors in a supermarkets company in Fortaleza, from the knowledge of the disconnections causes of staff in the company, as well as the investigation of the factors of influence in the decision of the staff in remain in the company. The relevance of the study is due the competitiveness increase in the supermarkets sector in Fortaleza and for the new necessities demanded in its administrative strategies for development and maintenance of competitive advantage. The study delineation turned toward the bibliographical research and case study, with exploratorily objective and of qualitative nature. The research was divided in two universes: universe of the disconnected staff and universe of the employees that have more than 2 years in the company. The analyzed data had been collected through disconnection interviews and interviews applied to the employees of the company. The theoretical referential evaluates the organizations description, in its more relevant characteristics for the retail segment, standing out the systemic and contingencial approaches. Conceptual and operational evolutions of human resources administration are also presented, passing through the business administration history, in its classic and humanistic boarding and following of the traditional human resources to the strategical human resources management. The motivational theories of Herzberg and Maslow are emphasized and described and the subsystems of human resources are characterized. The research demonstrates that the studied company bases its administration of human resources on a traditional boarding, and that many motivational techniques that leads to the a higher commitment of the employee are unconsidered. This aspect, however, is not the only one that influences in the decision to remain in the company. It is strongly verified, in the satisfaction or not of the employee, in its affinity with the position and in the proper conjuncture of the work market. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15448application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:40Zmail@mail.com - |
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This work has as objective the analysis of staff retention and disconnection factors in a supermarkets company in Fortaleza, from the knowledge of the disconnections causes of staff in the company, as well as the investigation of the factors of influence in the decision of the staff in remain in the company. The relevance of the study is due the competitiveness increase in the supermarkets sector in Fortaleza and for the new necessities demanded in its administrative strategies for development and maintenance of competitive advantage. The study delineation turned toward the bibliographical research and case study, with exploratorily objective and of qualitative nature. The research was divided in two universes: universe of the disconnected staff and universe of the employees that have more than 2 years in the company. The analyzed data had been collected through disconnection interviews and interviews applied to the employees of the company. The theoretical referential evaluates the organizations description, in its more relevant characteristics for the retail segment, standing out the systemic and contingencial approaches. Conceptual and operational evolutions of human resources administration are also presented, passing through the business administration history, in its classic and humanistic boarding and following of the traditional human resources to the strategical human resources management. The motivational theories of Herzberg and Maslow are emphasized and described and the subsystems of human resources are characterized. The research demonstrates that the studied company bases its administration of human resources on a traditional boarding, and that many motivational techniques that leads to the a higher commitment of the employee are unconsidered. This aspect, however, is not the only one that influences in the decision to remain in the company. It is strongly verified, in the satisfaction or not of the employee, in its affinity with the position and in the proper conjuncture of the work market. |
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