O significado da implementaÃÃo da reforma curricular no ColÃgio Militar de Fortaleza em direÃÃo à interdisciplinaridade e à visÃo de competÃncia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12059 |
Resumo: | A reconstruÃÃo do currÃculo do Sistema ColÃgio Militar do Brasil (SCMB) faz parte de um projeto maior do ExÃrcito Brasileiro que visa à modernizaÃÃo do seu sistema, num contexto inserido por demandas deste milÃnio, com a adoÃÃo do Ensino por CompetÃncias. Essa abordagem pressupÃe um enfoque que privilegia outras metodologias e prÃticas. A pesquisa apresentada nesta tese foi motivada pela seguinte indagaÃÃo: como està sendo implementado, pelos docentes, o processo de reforma curricular do ColÃgio Militar de Fortaleza, inserido no contexto da reforma do SCMB? Para tal desafio, o objetivo geral deste estudo Ã: analisar o processo de implementaÃÃo curricular do CMF inserido na reforma que atinge todas as unidades do SCMB, à luz das seguintes categorias: CurrÃculo, Interdisciplinaridade e Ensino por CompetÃncias. A esses objetivos seguem-se outros, mais especÃficos, tais como: descrever o processo de mobilizaÃÃo do CMF para reformar seu currÃculo e o que o motivou para tal empreitada; contextualizar a reforma curricular do CMF nos documentos curriculares oficiais, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino MÃdio (DCNEM), nos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na matriz do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), assim como nos documentos oficiais do SCMB sobre as categorias CurrÃculo, Interdisciplinaridade e Ensino por CompetÃncias; analisar os significados dados Ãs categorias elencadas pelos sujeitos participantes dessa pesquisa; caracterizar a trajetÃria de docentes no processo de implementaÃÃo curricular, com base no exemplo do ensino de lÃngua inglesa, lÃngua estrangeira moderna (LEM). Os dados foram coletados e analisados por meio da tÃcnica de anÃlise de conteÃdo. Os resultados demonstram que estamos em um processo de transiÃÃo migrando de um currÃculo focado por objetivos para outro, com abordagem em competÃncias. AlÃm disso, pode-se constatar que o ensino de lÃngua inglesa constitui um dos exemplos de cenÃrio interdisciplinar e multicultural, entretanto outras prÃticas se fazem presentes nesse cenÃrio de reforma curricular, demonstrando que as concepÃÃes dos processos de ensino e de aprendizagem tambÃm estÃo se transformando. Os docentes jà perfazem outro caminhar, um novo retrato se instaura, à medida que a interdisciplinaridade, a contextualizaÃÃo dos conteÃdos e o multiculturalismo jà marcam presenÃa no currÃculo em aÃÃo. Com relaÃÃo à religaÃÃo dos saberes, a interaÃÃo e a integraÃÃo das Ãreas do conhecimento, estamos no rumo certo, mas ainda hà muito por fazer. |
id |
UFC_ed1b12cb0c17ad025125160eaea2a730 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8122 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisO significado da implementaÃÃo da reforma curricular no ColÃgio Militar de Fortaleza em direÃÃo à interdisciplinaridade e à visÃo de competÃnciaThe significance of the implementation of curriculum reform in the Military College of Fortaleza towards interdisciplinarity and vision of competence2014-05-15Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Meirecele CalÃope Leitinho03425061372Maria da Gloria Soares Barbosa Lima06565620300 http://lattes.cnpq.br/794450260126597946459766134http://lattes.cnpq.br/1598881167571162Renata Rovaris DiorioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCurrÃculo Interdisciplinaridade Ensino por CompetÃnciasCurriculum Interdisciplinarity Pedagogical Model of Teaching by means of CompetencesEDUCACAOA reconstruÃÃo do currÃculo do Sistema ColÃgio Militar do Brasil (SCMB) faz parte de um projeto maior do ExÃrcito Brasileiro que visa à modernizaÃÃo do seu sistema, num contexto inserido por demandas deste milÃnio, com a adoÃÃo do Ensino por CompetÃncias. Essa abordagem pressupÃe um enfoque que privilegia outras metodologias e prÃticas. A pesquisa apresentada nesta tese foi motivada pela seguinte indagaÃÃo: como està sendo implementado, pelos docentes, o processo de reforma curricular do ColÃgio Militar de Fortaleza, inserido no contexto da reforma do SCMB? Para tal desafio, o objetivo geral deste estudo Ã: analisar o processo de implementaÃÃo curricular do CMF inserido na reforma que atinge todas as unidades do SCMB, à luz das seguintes categorias: CurrÃculo, Interdisciplinaridade e Ensino por CompetÃncias. A esses objetivos seguem-se outros, mais especÃficos, tais como: descrever o processo de mobilizaÃÃo do CMF para reformar seu currÃculo e o que o motivou para tal empreitada; contextualizar a reforma curricular do CMF nos documentos curriculares oficiais, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino MÃdio (DCNEM), nos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na matriz do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), assim como nos documentos oficiais do SCMB sobre as categorias CurrÃculo, Interdisciplinaridade e Ensino por CompetÃncias; analisar os significados dados Ãs categorias elencadas pelos sujeitos participantes dessa pesquisa; caracterizar a trajetÃria de docentes no processo de implementaÃÃo curricular, com base no exemplo do ensino de lÃngua inglesa, lÃngua estrangeira moderna (LEM). Os dados foram coletados e analisados por meio da tÃcnica de anÃlise de conteÃdo. Os resultados demonstram que estamos em um processo de transiÃÃo migrando de um currÃculo focado por objetivos para outro, com abordagem em competÃncias. AlÃm disso, pode-se constatar que o ensino de lÃngua inglesa constitui um dos exemplos de cenÃrio interdisciplinar e multicultural, entretanto outras prÃticas se fazem presentes nesse cenÃrio de reforma curricular, demonstrando que as concepÃÃes dos processos de ensino e de aprendizagem tambÃm estÃo se transformando. Os docentes jà perfazem outro caminhar, um novo retrato se instaura, à medida que a interdisciplinaridade, a contextualizaÃÃo dos conteÃdos e o multiculturalismo jà marcam presenÃa no currÃculo em aÃÃo. Com relaÃÃo à religaÃÃo dos saberes, a interaÃÃo e a integraÃÃo das Ãreas do conhecimento, estamos no rumo certo, mas ainda hà muito por fazer.The reconstruction of the curriculum of the Brazilian Military School System (SCMB) is a part of a huge Project that the Brazilian Army has chosen towards the modernization of its system, in a new context that it involves other demands from this millennium with the adoption of the pedagogical model of teaching by means of competences. This approuch enphasizes other methodologies and practices. This reseach has been motivated by the following questioning: how is the process of curricular changes at CMF which belongs to the SCMB happening? The main objective for this study is to analyze this process by the following categories: Curriculum, Interdisciplinarity and the pedagogical model of teaching by means of Competences. Other aims are added to them, such as: to describe the process of reconstruction of the curriculum at CMF, analyzing the officials documents from the curriculum, the DCNEM, the PCN and also the SCMB specific documents, among others, focusing on the following categories: curriculum, interdisciplinarity and the pedagogical model of teaching by means of competences; to analyze the given meanings of the target categories by the participants of this research; to caracterize the teacherâs way in this path of the curriculum reform based on the English Language Teaching (LEM) example. The methodological tool used for this researcch was the Content Analysis Technique. The collected data has showed us that we are in the process of migration towards the new concepts of teaching and learning processes. Moreover, they have also showed us that the way of teaching and learning English is an example of interdisciplinarity and multicultural scenario, therefore other practices have already taken place at CMF and they have showed us that the teachersâs concepts have been changed. The teachers have already found other ways to teach, so a new portrait has been built up with the interdisciplinarity, the contextualization of the contents and the multiculturalism ingredients. However, the relink of the different areas of the knowledge, the interaction and the integration of these fields have been done, there is still much work to do on this way.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12059application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:14Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O significado da implementaÃÃo da reforma curricular no ColÃgio Militar de Fortaleza em direÃÃo à interdisciplinaridade e à visÃo de competÃncia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The significance of the implementation of curriculum reform in the Military College of Fortaleza towards interdisciplinarity and vision of competence |
title |
O significado da implementaÃÃo da reforma curricular no ColÃgio Militar de Fortaleza em direÃÃo à interdisciplinaridade e à visÃo de competÃncia |
spellingShingle |
O significado da implementaÃÃo da reforma curricular no ColÃgio Militar de Fortaleza em direÃÃo à interdisciplinaridade e à visÃo de competÃncia Renata Rovaris Diorio CurrÃculo Interdisciplinaridade Ensino por CompetÃncias Curriculum Interdisciplinarity Pedagogical Model of Teaching by means of Competences EDUCACAO |
title_short |
O significado da implementaÃÃo da reforma curricular no ColÃgio Militar de Fortaleza em direÃÃo à interdisciplinaridade e à visÃo de competÃncia |
title_full |
O significado da implementaÃÃo da reforma curricular no ColÃgio Militar de Fortaleza em direÃÃo à interdisciplinaridade e à visÃo de competÃncia |
title_fullStr |
O significado da implementaÃÃo da reforma curricular no ColÃgio Militar de Fortaleza em direÃÃo à interdisciplinaridade e à visÃo de competÃncia |
title_full_unstemmed |
O significado da implementaÃÃo da reforma curricular no ColÃgio Militar de Fortaleza em direÃÃo à interdisciplinaridade e à visÃo de competÃncia |
title_sort |
O significado da implementaÃÃo da reforma curricular no ColÃgio Militar de Fortaleza em direÃÃo à interdisciplinaridade e à visÃo de competÃncia |
author |
Renata Rovaris Diorio |
author_facet |
Renata Rovaris Diorio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jacques Therrien |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
08470405004 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8325025086811885 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alcides Fernando Gussi |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
05728385818 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7306722117822350 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Meirecele CalÃope Leitinho |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
03425061372 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Maria da Gloria Soares Barbosa Lima |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
06565620300 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7944502601265979 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
46459766134 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1598881167571162 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renata Rovaris Diorio |
contributor_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias Jacques Therrien Alcides Fernando Gussi Meirecele CalÃope Leitinho Maria da Gloria Soares Barbosa Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CurrÃculo Interdisciplinaridade Ensino por CompetÃncias |
topic |
CurrÃculo Interdisciplinaridade Ensino por CompetÃncias Curriculum Interdisciplinarity Pedagogical Model of Teaching by means of Competences EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Interdisciplinarity Pedagogical Model of Teaching by means of Competences |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A reconstruÃÃo do currÃculo do Sistema ColÃgio Militar do Brasil (SCMB) faz parte de um projeto maior do ExÃrcito Brasileiro que visa à modernizaÃÃo do seu sistema, num contexto inserido por demandas deste milÃnio, com a adoÃÃo do Ensino por CompetÃncias. Essa abordagem pressupÃe um enfoque que privilegia outras metodologias e prÃticas. A pesquisa apresentada nesta tese foi motivada pela seguinte indagaÃÃo: como està sendo implementado, pelos docentes, o processo de reforma curricular do ColÃgio Militar de Fortaleza, inserido no contexto da reforma do SCMB? Para tal desafio, o objetivo geral deste estudo Ã: analisar o processo de implementaÃÃo curricular do CMF inserido na reforma que atinge todas as unidades do SCMB, à luz das seguintes categorias: CurrÃculo, Interdisciplinaridade e Ensino por CompetÃncias. A esses objetivos seguem-se outros, mais especÃficos, tais como: descrever o processo de mobilizaÃÃo do CMF para reformar seu currÃculo e o que o motivou para tal empreitada; contextualizar a reforma curricular do CMF nos documentos curriculares oficiais, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino MÃdio (DCNEM), nos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na matriz do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), assim como nos documentos oficiais do SCMB sobre as categorias CurrÃculo, Interdisciplinaridade e Ensino por CompetÃncias; analisar os significados dados Ãs categorias elencadas pelos sujeitos participantes dessa pesquisa; caracterizar a trajetÃria de docentes no processo de implementaÃÃo curricular, com base no exemplo do ensino de lÃngua inglesa, lÃngua estrangeira moderna (LEM). Os dados foram coletados e analisados por meio da tÃcnica de anÃlise de conteÃdo. Os resultados demonstram que estamos em um processo de transiÃÃo migrando de um currÃculo focado por objetivos para outro, com abordagem em competÃncias. AlÃm disso, pode-se constatar que o ensino de lÃngua inglesa constitui um dos exemplos de cenÃrio interdisciplinar e multicultural, entretanto outras prÃticas se fazem presentes nesse cenÃrio de reforma curricular, demonstrando que as concepÃÃes dos processos de ensino e de aprendizagem tambÃm estÃo se transformando. Os docentes jà perfazem outro caminhar, um novo retrato se instaura, à medida que a interdisciplinaridade, a contextualizaÃÃo dos conteÃdos e o multiculturalismo jà marcam presenÃa no currÃculo em aÃÃo. Com relaÃÃo à religaÃÃo dos saberes, a interaÃÃo e a integraÃÃo das Ãreas do conhecimento, estamos no rumo certo, mas ainda hà muito por fazer. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The reconstruction of the curriculum of the Brazilian Military School System (SCMB) is a part of a huge Project that the Brazilian Army has chosen towards the modernization of its system, in a new context that it involves other demands from this millennium with the adoption of the pedagogical model of teaching by means of competences. This approuch enphasizes other methodologies and practices. This reseach has been motivated by the following questioning: how is the process of curricular changes at CMF which belongs to the SCMB happening? The main objective for this study is to analyze this process by the following categories: Curriculum, Interdisciplinarity and the pedagogical model of teaching by means of Competences. Other aims are added to them, such as: to describe the process of reconstruction of the curriculum at CMF, analyzing the officials documents from the curriculum, the DCNEM, the PCN and also the SCMB specific documents, among others, focusing on the following categories: curriculum, interdisciplinarity and the pedagogical model of teaching by means of competences; to analyze the given meanings of the target categories by the participants of this research; to caracterize the teacherâs way in this path of the curriculum reform based on the English Language Teaching (LEM) example. The methodological tool used for this researcch was the Content Analysis Technique. The collected data has showed us that we are in the process of migration towards the new concepts of teaching and learning processes. Moreover, they have also showed us that the way of teaching and learning English is an example of interdisciplinarity and multicultural scenario, therefore other practices have already taken place at CMF and they have showed us that the teachersâs concepts have been changed. The teachers have already found other ways to teach, so a new portrait has been built up with the interdisciplinarity, the contextualization of the contents and the multiculturalism ingredients. However, the relink of the different areas of the knowledge, the interaction and the integration of these fields have been done, there is still much work to do on this way. |
description |
A reconstruÃÃo do currÃculo do Sistema ColÃgio Militar do Brasil (SCMB) faz parte de um projeto maior do ExÃrcito Brasileiro que visa à modernizaÃÃo do seu sistema, num contexto inserido por demandas deste milÃnio, com a adoÃÃo do Ensino por CompetÃncias. Essa abordagem pressupÃe um enfoque que privilegia outras metodologias e prÃticas. A pesquisa apresentada nesta tese foi motivada pela seguinte indagaÃÃo: como està sendo implementado, pelos docentes, o processo de reforma curricular do ColÃgio Militar de Fortaleza, inserido no contexto da reforma do SCMB? Para tal desafio, o objetivo geral deste estudo Ã: analisar o processo de implementaÃÃo curricular do CMF inserido na reforma que atinge todas as unidades do SCMB, à luz das seguintes categorias: CurrÃculo, Interdisciplinaridade e Ensino por CompetÃncias. A esses objetivos seguem-se outros, mais especÃficos, tais como: descrever o processo de mobilizaÃÃo do CMF para reformar seu currÃculo e o que o motivou para tal empreitada; contextualizar a reforma curricular do CMF nos documentos curriculares oficiais, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino MÃdio (DCNEM), nos ParÃmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na matriz do Exame Nacional do Ensino MÃdio (ENEM), assim como nos documentos oficiais do SCMB sobre as categorias CurrÃculo, Interdisciplinaridade e Ensino por CompetÃncias; analisar os significados dados Ãs categorias elencadas pelos sujeitos participantes dessa pesquisa; caracterizar a trajetÃria de docentes no processo de implementaÃÃo curricular, com base no exemplo do ensino de lÃngua inglesa, lÃngua estrangeira moderna (LEM). Os dados foram coletados e analisados por meio da tÃcnica de anÃlise de conteÃdo. Os resultados demonstram que estamos em um processo de transiÃÃo migrando de um currÃculo focado por objetivos para outro, com abordagem em competÃncias. AlÃm disso, pode-se constatar que o ensino de lÃngua inglesa constitui um dos exemplos de cenÃrio interdisciplinar e multicultural, entretanto outras prÃticas se fazem presentes nesse cenÃrio de reforma curricular, demonstrando que as concepÃÃes dos processos de ensino e de aprendizagem tambÃm estÃo se transformando. Os docentes jà perfazem outro caminhar, um novo retrato se instaura, à medida que a interdisciplinaridade, a contextualizaÃÃo dos conteÃdos e o multiculturalismo jà marcam presenÃa no currÃculo em aÃÃo. Com relaÃÃo à religaÃÃo dos saberes, a interaÃÃo e a integraÃÃo das Ãreas do conhecimento, estamos no rumo certo, mas ainda hà muito por fazer. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12059 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295189839642624 |