Human Emancipation and Education in Marx: For criticism on the bourgeois formation in the horizon of social inequality.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilson Aparecido da Mata
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15637
Resumo: A tese apresentada trata das relaÃÃes entre emancipaÃÃo humana e educaÃÃo, a partir dos escritos originais de Marx. A utilizaÃÃo de categorias que tÃm sua origem em Marx de modo esvaziado e impreciso tem dado lugar a especulaÃÃes sobre a educaÃÃo como instÃncia que possibilita ao indivÃduo ascender socialmente a partir de sua inclusÃo âqualificadaâ no mercado de trabalho capitalista. Assim, reformas educacionais sÃo propostas com objetivo de adequar melhor a educaÃÃo ao desenvolvimento socioeconÃmico. O aprofundamento do estudo sobre as categorias do pensamento de Marx formam a base para a compreensÃo da emancipaÃÃo humana como transformaÃÃo profunda da sociedade e do papel da educaÃÃo nesse processo. O problema fundamental constatado na pesquisa em relaÃÃo Ãs reformas educacionais à que elas ignoram, por completo, o duplo carÃter da educaÃÃo (afirmaÃÃo e negaÃÃo do humano) na sociedade capitalista. Esse duplo carÃter nÃo pode ser ignorado em uma perspectiva educacional que pressuponha o pensamento marxiano. Por isso, neste trabalho, categorias fundamentais de Marx, como o trabalho em seu duplo carÃter (ontolÃgico e estranhado) na sociedade capitalista, a polÃtica, a emancipaÃÃo, o estranhamento, foram retomadas, bem como o estudo do mÃtodo marxiano como instrumento que nÃo se reduz à compreensÃo da economia polÃtica, mas como mÃtodo de apreensÃo do real e, portanto, formativo tanto em seu momento de investigaÃÃo como no momento da exposiÃÃo. O objetivo à fundamentar e delimitar as possibilidades e os problemas para uma concepÃÃo educacional com base no materialismo histÃrico e dialÃtico diante da contradiÃÃo entre a parcialidade da emancipaÃÃo polÃtica e a universalidade da emancipaÃÃo humana que se expressa na sociedade capitalista e que desfigura a educaÃÃo como potencializadora do ser humano. Tal objetivo sà pode ser atingido atravÃs da retomada, ao longo da tese, das categorias fundamentais em Marx. O quadro atual da educaÃÃo, que a expÃe como instÃncia justificadora e naturalizadora da atual forma societÃria demanda o estudo das bases da emancipaÃÃo em Marx, bem como os escritos do filÃsofo alemÃo sobre a educaÃÃo. As consideraÃÃes finais indicam que uma concepÃÃo marxiana para a educaÃÃo nÃo pode prescindir de seu duplo carÃter, bem como demanda uma subjetividade rica e o conhecimento do homem que se pretende como projeto de uma educaÃÃo que contribua efetivamente para a transformaÃÃo profunda da sociedade.
id UFC_ed1e4423f191f02055508459f15e744c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8149
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisHuman Emancipation and Education in Marx: For criticism on the bourgeois formation in the horizon of social inequality.EmancipaÃÃo humana e educaÃÃo em Max: para uma crÃtica da formaÃÃo burguesa no horizonte da desigualdade social2014-07-21Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/2479899457642563KÃtia Regina Rodrigues Lima23088460382Antonio Glaudenir Brasil Maia49110748334http://lattes.cnpq.br/7315079682971494 Hildemar Luiz Rech36373648087http://lattes.cnpq.br/3048573722374977Jadir Antunes49456717020 http://lattes.cnpq.br/190403840398387784670916904http://lattes.cnpq.br/1615914409227018Vilson Aparecido da MataUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Filosofia EmancipaÃÃo Marxismo PolÃtica.Education Philosophy Emancipation Marxism Politics.EDUCACAOA tese apresentada trata das relaÃÃes entre emancipaÃÃo humana e educaÃÃo, a partir dos escritos originais de Marx. A utilizaÃÃo de categorias que tÃm sua origem em Marx de modo esvaziado e impreciso tem dado lugar a especulaÃÃes sobre a educaÃÃo como instÃncia que possibilita ao indivÃduo ascender socialmente a partir de sua inclusÃo âqualificadaâ no mercado de trabalho capitalista. Assim, reformas educacionais sÃo propostas com objetivo de adequar melhor a educaÃÃo ao desenvolvimento socioeconÃmico. O aprofundamento do estudo sobre as categorias do pensamento de Marx formam a base para a compreensÃo da emancipaÃÃo humana como transformaÃÃo profunda da sociedade e do papel da educaÃÃo nesse processo. O problema fundamental constatado na pesquisa em relaÃÃo Ãs reformas educacionais à que elas ignoram, por completo, o duplo carÃter da educaÃÃo (afirmaÃÃo e negaÃÃo do humano) na sociedade capitalista. Esse duplo carÃter nÃo pode ser ignorado em uma perspectiva educacional que pressuponha o pensamento marxiano. Por isso, neste trabalho, categorias fundamentais de Marx, como o trabalho em seu duplo carÃter (ontolÃgico e estranhado) na sociedade capitalista, a polÃtica, a emancipaÃÃo, o estranhamento, foram retomadas, bem como o estudo do mÃtodo marxiano como instrumento que nÃo se reduz à compreensÃo da economia polÃtica, mas como mÃtodo de apreensÃo do real e, portanto, formativo tanto em seu momento de investigaÃÃo como no momento da exposiÃÃo. O objetivo à fundamentar e delimitar as possibilidades e os problemas para uma concepÃÃo educacional com base no materialismo histÃrico e dialÃtico diante da contradiÃÃo entre a parcialidade da emancipaÃÃo polÃtica e a universalidade da emancipaÃÃo humana que se expressa na sociedade capitalista e que desfigura a educaÃÃo como potencializadora do ser humano. Tal objetivo sà pode ser atingido atravÃs da retomada, ao longo da tese, das categorias fundamentais em Marx. O quadro atual da educaÃÃo, que a expÃe como instÃncia justificadora e naturalizadora da atual forma societÃria demanda o estudo das bases da emancipaÃÃo em Marx, bem como os escritos do filÃsofo alemÃo sobre a educaÃÃo. As consideraÃÃes finais indicam que uma concepÃÃo marxiana para a educaÃÃo nÃo pode prescindir de seu duplo carÃter, bem como demanda uma subjetividade rica e o conhecimento do homem que se pretende como projeto de uma educaÃÃo que contribua efetivamente para a transformaÃÃo profunda da sociedade.The current thesis deals with the relations between the human emancipation and education, from Marxâs original manuscripts. The use of categories which draw their origin from Marx in an empty and innacurate way has given place to speculations about education as instance which enables the individual to ascend socially from their skilled inclusion in the capitalist labor market. Therefore, the educational reforms are proposed with the objective of better adequating the education to the social economic development. The study deepening concerning Marxâs thought categories compose the basis for the comprehension of the human emancipation as a deep transformation of society and the education role in this process. The essential issue determined in the research in relation to the educational reforms is that they completely ignore the double nature of education (affirmation and denial of the human) in the capitalist society. This double nature cannot be ignored in an educational perspective which presupposes the marxisist thought. For this reason, in this work, Marx fundamental categories, as the work in its double nature (ontological and questioned) in the capitalist society, the politics, the emancipation, the questioning, have been taken over, as well as the study of the marxisist method as an instrument which is not limited to the comprehension of the political economy, but as a method of apprehension of what is real and, therefore, formative both in its investigation moment and its exhibition moment. The objective is to base and delimit the possibilities and problems for an educational conception based on the dialectical and historical materialism in face of the contradiction between the partiality of the political emancipation and the universality of the human emancipation which is expressed in the capitalist society and which disfigures the education as a driving force of the human being. Such objective can only be achieved through the recovery, throughout this thesis, from the fundamental categories in Marx. The current education framework, which exposes it as a justifying and naturalizing of the current contractual form demands the basis study of the emancipation in Marx, as well as through manuscripts of this German philosopher about education. The final considerations indicate that a marxisist conception for the education cannot prescind from its double nature, and it also demands a substantial subjectivity and the manâs knowledge which is intended as project of an education which effectively contributes to a profound transformation of society.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15637application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:48Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Human Emancipation and Education in Marx: For criticism on the bourgeois formation in the horizon of social inequality.
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv EmancipaÃÃo humana e educaÃÃo em Max: para uma crÃtica da formaÃÃo burguesa no horizonte da desigualdade social
title Human Emancipation and Education in Marx: For criticism on the bourgeois formation in the horizon of social inequality.
spellingShingle Human Emancipation and Education in Marx: For criticism on the bourgeois formation in the horizon of social inequality.
Vilson Aparecido da Mata
EducaÃÃo
Filosofia
EmancipaÃÃo
Marxismo
PolÃtica.
Education
Philosophy
Emancipation
Marxism
Politics.
EDUCACAO
title_short Human Emancipation and Education in Marx: For criticism on the bourgeois formation in the horizon of social inequality.
title_full Human Emancipation and Education in Marx: For criticism on the bourgeois formation in the horizon of social inequality.
title_fullStr Human Emancipation and Education in Marx: For criticism on the bourgeois formation in the horizon of social inequality.
title_full_unstemmed Human Emancipation and Education in Marx: For criticism on the bourgeois formation in the horizon of social inequality.
title_sort Human Emancipation and Education in Marx: For criticism on the bourgeois formation in the horizon of social inequality.
author Vilson Aparecido da Mata
author_facet Vilson Aparecido da Mata
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Ferreira Chagas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26077787353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2479899457642563
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv KÃtia Regina Rodrigues Lima
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 23088460382
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Glaudenir Brasil Maia
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 49110748334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7315079682971494
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hildemar Luiz Rech
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 36373648087
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3048573722374977
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Jadir Antunes
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 49456717020
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1904038403983877
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 84670916904
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1615914409227018
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilson Aparecido da Mata
contributor_str_mv Eduardo Ferreira Chagas
KÃtia Regina Rodrigues Lima
Antonio Glaudenir Brasil Maia
Hildemar Luiz Rech
Jadir Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo
Filosofia
EmancipaÃÃo
Marxismo
PolÃtica.
topic EducaÃÃo
Filosofia
EmancipaÃÃo
Marxismo
PolÃtica.
Education
Philosophy
Emancipation
Marxism
Politics.
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Philosophy
Emancipation
Marxism
Politics.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A tese apresentada trata das relaÃÃes entre emancipaÃÃo humana e educaÃÃo, a partir dos escritos originais de Marx. A utilizaÃÃo de categorias que tÃm sua origem em Marx de modo esvaziado e impreciso tem dado lugar a especulaÃÃes sobre a educaÃÃo como instÃncia que possibilita ao indivÃduo ascender socialmente a partir de sua inclusÃo âqualificadaâ no mercado de trabalho capitalista. Assim, reformas educacionais sÃo propostas com objetivo de adequar melhor a educaÃÃo ao desenvolvimento socioeconÃmico. O aprofundamento do estudo sobre as categorias do pensamento de Marx formam a base para a compreensÃo da emancipaÃÃo humana como transformaÃÃo profunda da sociedade e do papel da educaÃÃo nesse processo. O problema fundamental constatado na pesquisa em relaÃÃo Ãs reformas educacionais à que elas ignoram, por completo, o duplo carÃter da educaÃÃo (afirmaÃÃo e negaÃÃo do humano) na sociedade capitalista. Esse duplo carÃter nÃo pode ser ignorado em uma perspectiva educacional que pressuponha o pensamento marxiano. Por isso, neste trabalho, categorias fundamentais de Marx, como o trabalho em seu duplo carÃter (ontolÃgico e estranhado) na sociedade capitalista, a polÃtica, a emancipaÃÃo, o estranhamento, foram retomadas, bem como o estudo do mÃtodo marxiano como instrumento que nÃo se reduz à compreensÃo da economia polÃtica, mas como mÃtodo de apreensÃo do real e, portanto, formativo tanto em seu momento de investigaÃÃo como no momento da exposiÃÃo. O objetivo à fundamentar e delimitar as possibilidades e os problemas para uma concepÃÃo educacional com base no materialismo histÃrico e dialÃtico diante da contradiÃÃo entre a parcialidade da emancipaÃÃo polÃtica e a universalidade da emancipaÃÃo humana que se expressa na sociedade capitalista e que desfigura a educaÃÃo como potencializadora do ser humano. Tal objetivo sà pode ser atingido atravÃs da retomada, ao longo da tese, das categorias fundamentais em Marx. O quadro atual da educaÃÃo, que a expÃe como instÃncia justificadora e naturalizadora da atual forma societÃria demanda o estudo das bases da emancipaÃÃo em Marx, bem como os escritos do filÃsofo alemÃo sobre a educaÃÃo. As consideraÃÃes finais indicam que uma concepÃÃo marxiana para a educaÃÃo nÃo pode prescindir de seu duplo carÃter, bem como demanda uma subjetividade rica e o conhecimento do homem que se pretende como projeto de uma educaÃÃo que contribua efetivamente para a transformaÃÃo profunda da sociedade.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The current thesis deals with the relations between the human emancipation and education, from Marxâs original manuscripts. The use of categories which draw their origin from Marx in an empty and innacurate way has given place to speculations about education as instance which enables the individual to ascend socially from their skilled inclusion in the capitalist labor market. Therefore, the educational reforms are proposed with the objective of better adequating the education to the social economic development. The study deepening concerning Marxâs thought categories compose the basis for the comprehension of the human emancipation as a deep transformation of society and the education role in this process. The essential issue determined in the research in relation to the educational reforms is that they completely ignore the double nature of education (affirmation and denial of the human) in the capitalist society. This double nature cannot be ignored in an educational perspective which presupposes the marxisist thought. For this reason, in this work, Marx fundamental categories, as the work in its double nature (ontological and questioned) in the capitalist society, the politics, the emancipation, the questioning, have been taken over, as well as the study of the marxisist method as an instrument which is not limited to the comprehension of the political economy, but as a method of apprehension of what is real and, therefore, formative both in its investigation moment and its exhibition moment. The objective is to base and delimit the possibilities and problems for an educational conception based on the dialectical and historical materialism in face of the contradiction between the partiality of the political emancipation and the universality of the human emancipation which is expressed in the capitalist society and which disfigures the education as a driving force of the human being. Such objective can only be achieved through the recovery, throughout this thesis, from the fundamental categories in Marx. The current education framework, which exposes it as a justifying and naturalizing of the current contractual form demands the basis study of the emancipation in Marx, as well as through manuscripts of this German philosopher about education. The final considerations indicate that a marxisist conception for the education cannot prescind from its double nature, and it also demands a substantial subjectivity and the manâs knowledge which is intended as project of an education which effectively contributes to a profound transformation of society.
description A tese apresentada trata das relaÃÃes entre emancipaÃÃo humana e educaÃÃo, a partir dos escritos originais de Marx. A utilizaÃÃo de categorias que tÃm sua origem em Marx de modo esvaziado e impreciso tem dado lugar a especulaÃÃes sobre a educaÃÃo como instÃncia que possibilita ao indivÃduo ascender socialmente a partir de sua inclusÃo âqualificadaâ no mercado de trabalho capitalista. Assim, reformas educacionais sÃo propostas com objetivo de adequar melhor a educaÃÃo ao desenvolvimento socioeconÃmico. O aprofundamento do estudo sobre as categorias do pensamento de Marx formam a base para a compreensÃo da emancipaÃÃo humana como transformaÃÃo profunda da sociedade e do papel da educaÃÃo nesse processo. O problema fundamental constatado na pesquisa em relaÃÃo Ãs reformas educacionais à que elas ignoram, por completo, o duplo carÃter da educaÃÃo (afirmaÃÃo e negaÃÃo do humano) na sociedade capitalista. Esse duplo carÃter nÃo pode ser ignorado em uma perspectiva educacional que pressuponha o pensamento marxiano. Por isso, neste trabalho, categorias fundamentais de Marx, como o trabalho em seu duplo carÃter (ontolÃgico e estranhado) na sociedade capitalista, a polÃtica, a emancipaÃÃo, o estranhamento, foram retomadas, bem como o estudo do mÃtodo marxiano como instrumento que nÃo se reduz à compreensÃo da economia polÃtica, mas como mÃtodo de apreensÃo do real e, portanto, formativo tanto em seu momento de investigaÃÃo como no momento da exposiÃÃo. O objetivo à fundamentar e delimitar as possibilidades e os problemas para uma concepÃÃo educacional com base no materialismo histÃrico e dialÃtico diante da contradiÃÃo entre a parcialidade da emancipaÃÃo polÃtica e a universalidade da emancipaÃÃo humana que se expressa na sociedade capitalista e que desfigura a educaÃÃo como potencializadora do ser humano. Tal objetivo sà pode ser atingido atravÃs da retomada, ao longo da tese, das categorias fundamentais em Marx. O quadro atual da educaÃÃo, que a expÃe como instÃncia justificadora e naturalizadora da atual forma societÃria demanda o estudo das bases da emancipaÃÃo em Marx, bem como os escritos do filÃsofo alemÃo sobre a educaÃÃo. As consideraÃÃes finais indicam que uma concepÃÃo marxiana para a educaÃÃo nÃo pode prescindir de seu duplo carÃter, bem como demanda uma subjetividade rica e o conhecimento do homem que se pretende como projeto de uma educaÃÃo que contribua efetivamente para a transformaÃÃo profunda da sociedade.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15637
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295193923846144