A educaÃÃo na perspectiva da emancipaÃÃo do trabalho em O Capital de Marx
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20382 |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA educaÃÃo na perspectiva da emancipaÃÃo do trabalho em O Capital de Marx2018-06-00Maria Susana Vasconcelos Jimenez0020340834903232836917http://lattes.cnpq.br/0995827344650802Osmar Martins de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTrabalho EducaÃÃo EmancipaÃÃoLabor Education EmancipationEDUCACAOnÃo hÃO objetivo desta pesquisa, realizada na forma de tese de doutorado, foi discutir a concepÃÃo de formaÃÃo/educaÃÃo na perspectiva da emancipaÃÃo do trabalho nos textos de Karl Marx, principalmente, em sua obra de maturidade, O Capital: crÃtica da economia polÃtica. Para tanto, buscou-se, a partir do estudo dos prÃprios textos de Marx, especialmente, do Livro I de O Capital, abstrair o que se constitui a sua contribuiÃÃo para a formaÃÃo/educaÃÃo do trabalhador na atual sociabilidade capitalista. Dessa forma, analisando a relaÃÃo/contradiÃÃo entre o trabalho e a educaÃÃo na sociabilidade do capital, procurou-se demonstrar a natureza da educaÃÃo e a funÃÃo que desempenha na perspectiva do capital e a que pode assumir na perspectiva da emancipaÃÃo do trabalho (dos trabalhadores) no processo de luta para a superaÃÃo das atuais relaÃÃes sociais e na construÃÃo de uma sociedade realmente emancipada. Partiu-se do pressuposto de que a reflexÃo sobre formaÃÃo/educaÃÃo e sua funÃÃo na perspectiva da emancipaÃÃo do trabalho na obra de Marx, em especial em O Capital, nÃo pode se circunscrever a um simples rastreamento das citaÃÃes, nas quais o autor se referiu à educaÃÃo ou fez uso deste conceito, mas o fundamental e necessÃrio procedimento para tratamento dessa questÃo à considerÃ-la a partir do conjunto das categorias que Marx apresentou em O Capital, a saber, a expressÃo das determinaÃÃes reais das contradiÃÃes entre o capital e o trabalho, na sociabilidade capitalista. Tendo em vista estas contradiÃÃes, considerou-se, que a atividade educativa em sentido estrito (escolar/formal), subsumida ao poder do capital, tem a funÃÃo predominante de contribuir com a produÃÃo e a reproduÃÃo das relaÃÃes sociais de produÃÃo capitalista, entretanto ao considerÃ-la na perspectiva da emancipaÃÃo do trabalho (do proletariado), a atividade educativa pode assumir uma funÃÃo totalmente oposta, qual seja, a de propiciar um conhecimento radical da realidade social, um conhecimento que auxilie a classe trabalhadora no processo de luta contra a sociabilidade do capital e no processo de constituiÃÃo de uma sociedade verdadeiramente emancipada, fundada no trabalho associado, na qual nÃo haverà mais a sociedade de classes e a dominaÃÃo do homem pelo homem.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20382application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:49Zmail@mail.com - |
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