Trabalho e emancipaÃÃo em Marx: os limites da educaÃÃo para a superaÃÃo da lÃgica do capital
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTrabalho e emancipaÃÃo em Marx: os limites da educaÃÃo para a superaÃÃo da lÃgica do capitalLabour and emancipation in Marx: the limits of education in overcoming the logic of capital2014-08-13Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/2479899457642563Emmanoel Lima Ferreira23480700306http://lattes.cnpq.br/0584643244180380Roberto Kennedy Gomes Franco72383615315http://lattes.cnpq.br/9731559583032992Hildemar Luiz Rech36373648087http://lattes.cnpq.br/304857372237497788944808184http://lattes.cnpq.br/2610155596824815Valmir Arruda de Sousa NetoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREmancipaÃÃo EducaÃÃo Trabalho Estado CapitalEmancipation Education Labor State capital EDUCACAOnÃo hÃNas contradiÃÃes da sociedade capitalista surgem os questionamentos quanto à emancipaÃÃo efetiva do homem e qual o real papel da educaÃÃo nesse processo. Em nossa pesquisa, usando como referencial teÃrico a obra de Karl Marx (1818 â 1883), veremos os limites da educaÃÃo na sociedade burguesa no que tange a questÃo da emancipaÃÃo humana real. Para tanto compreenderemos a categoria trabalho como base para o entendimento da organizaÃÃo social capitalista, onde, partindo da relaÃÃo do homem com sua atividade produtiva, poderemos estabelecer as interfaces entre o Estado burguÃs e os modelos de educaÃÃo, apresentando os limites, dentro da lÃgica do capital, da emancipaÃÃo humana atravÃs da educaÃÃo. Na explanaÃÃo sobre o trabalho veremos como este se apresenta de maneira estranhada ao trabalhador, e venda da forÃa de trabalho e o comportamento da mercadoria na Ãtica capitalista. Passaremos para a questÃo da emancipaÃÃo, onde traremos a os limites das emancipaÃÃes burguesas partindo da analise de suas prÃprias proposiÃÃes, mostrando que somente com a superaÃÃo do Estado o homem poderÃ, efetivamente, emancipar-se. Na questÃo da educaÃÃo veremos como este elemento foi historicamente usado como ferramenta de manutenÃÃo de poder dos detentores dos meios de produÃÃo em relaÃÃo aos nÃo proprietÃrios, apresentando os limites da educaÃÃo dentro do Estado capitalista para a emancipaÃÃo do homem. A educaÃÃo leva ao caminho do esclarecimento, porÃm, ela sozinha nÃo à capaz de libertar o homem das amarras do capital.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12447application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:36Zmail@mail.com - |
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Nas contradiÃÃes da sociedade capitalista surgem os questionamentos quanto à emancipaÃÃo efetiva do homem e qual o real papel da educaÃÃo nesse processo. Em nossa pesquisa, usando como referencial teÃrico a obra de Karl Marx (1818 â 1883), veremos os limites da educaÃÃo na sociedade burguesa no que tange a questÃo da emancipaÃÃo humana real. Para tanto compreenderemos a categoria trabalho como base para o entendimento da organizaÃÃo social capitalista, onde, partindo da relaÃÃo do homem com sua atividade produtiva, poderemos estabelecer as interfaces entre o Estado burguÃs e os modelos de educaÃÃo, apresentando os limites, dentro da lÃgica do capital, da emancipaÃÃo humana atravÃs da educaÃÃo. Na explanaÃÃo sobre o trabalho veremos como este se apresenta de maneira estranhada ao trabalhador, e venda da forÃa de trabalho e o comportamento da mercadoria na Ãtica capitalista. Passaremos para a questÃo da emancipaÃÃo, onde traremos a os limites das emancipaÃÃes burguesas partindo da analise de suas prÃprias proposiÃÃes, mostrando que somente com a superaÃÃo do Estado o homem poderÃ, efetivamente, emancipar-se. Na questÃo da educaÃÃo veremos como este elemento foi historicamente usado como ferramenta de manutenÃÃo de poder dos detentores dos meios de produÃÃo em relaÃÃo aos nÃo proprietÃrios, apresentando os limites da educaÃÃo dentro do Estado capitalista para a emancipaÃÃo do homem. A educaÃÃo leva ao caminho do esclarecimento, porÃm, ela sozinha nÃo à capaz de libertar o homem das amarras do capital. |
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