AvaliaÃÃo e Saberes Docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do CearÃ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herbene Gurgel da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1017
Resumo: RESUMO O presente estudo versa em desvelar o significado da avaliaÃÃo da aprendizagem partindo do que pensam, sabem e fazem os professores-formadores. O referencial teÃrico utilizado para as inferÃncias se basea na epistemologia da avaliaÃÃo da aprendizagem a partir dos teÃricos renomados da AvaliaÃÃo Educacional, como Vianna, Luckesi, Jussara Hoffman, Dias Sobrinho, Afonso, Perrenoud, Hadji e outros. Outra base teÃrica usada para a anÃlise dos dados fundamenta-se nos conhecimentos sobre formaÃÃo docentes e principalmente na teoria dos Saberes Docentes criada por Tardif e empregada por pesquisadores como Therrien, Gauthier, Shulman, NÃvoa, ShÃn, Fiorentini, Nunes e outros. Para alcanÃarmos os objetivos propostos elegemos como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo como mÃtodo, o estudo de caso, sendo o universo populacional os professores-formadores que lecionaram uma disciplina especifica no Ãmbito da avaliaÃÃo educacional no programa de formaÃÃo de professores Magister da Universidade Estadual do CearÃ. Como procedimentos metodolÃgicos empregados para a coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada, a anÃlise documental e bibliogrÃfica. Os resultados desse estudo visam à ampliaÃÃo das discussÃes sobre a importÃncia da avaliaÃÃo da aprendizagem na formaÃÃo docente, alÃm da pertinÃncia de se considerar os saberes e os conhecimentos dos professores que formam e dos que estÃo em formaÃÃo. PALAVRAS CHAVE: avaliaÃÃo, avaliaÃÃo da aprendizagem, formaÃÃo de professor, saberes docentes.
id UFC_f13f004bff937bf09b97a654ebc5d3c6
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:510
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo e Saberes Docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do CearÃ.AvaliaÃÃo e Saberes Docentes: O que pensam e o qur fazem os professores-formadores do programa Magister da Universidade Federal do CearÃ2006-12-01Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493Tania Vicente Viana46086790310Antonio Germano MagalhÃes JÃnior39344037353http://lattes.cnpq.br/6072851473313376 44258003387http://lattes.cnpq.br/3220268418341273Herbene Gurgel da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo AvaliaÃÃo da aprendizagem FormaÃÃo de professores Saberes Docentes AvaliaÃÃo AvaliaÃÃo da AprendizagemFormaÃÃo de professoresSaberes DocentesENSINO-APRENDIZAGEMRESUMO O presente estudo versa em desvelar o significado da avaliaÃÃo da aprendizagem partindo do que pensam, sabem e fazem os professores-formadores. O referencial teÃrico utilizado para as inferÃncias se basea na epistemologia da avaliaÃÃo da aprendizagem a partir dos teÃricos renomados da AvaliaÃÃo Educacional, como Vianna, Luckesi, Jussara Hoffman, Dias Sobrinho, Afonso, Perrenoud, Hadji e outros. Outra base teÃrica usada para a anÃlise dos dados fundamenta-se nos conhecimentos sobre formaÃÃo docentes e principalmente na teoria dos Saberes Docentes criada por Tardif e empregada por pesquisadores como Therrien, Gauthier, Shulman, NÃvoa, ShÃn, Fiorentini, Nunes e outros. Para alcanÃarmos os objetivos propostos elegemos como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo como mÃtodo, o estudo de caso, sendo o universo populacional os professores-formadores que lecionaram uma disciplina especifica no Ãmbito da avaliaÃÃo educacional no programa de formaÃÃo de professores Magister da Universidade Estadual do CearÃ. Como procedimentos metodolÃgicos empregados para a coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada, a anÃlise documental e bibliogrÃfica. Os resultados desse estudo visam à ampliaÃÃo das discussÃes sobre a importÃncia da avaliaÃÃo da aprendizagem na formaÃÃo docente, alÃm da pertinÃncia de se considerar os saberes e os conhecimentos dos professores que formam e dos que estÃo em formaÃÃo. PALAVRAS CHAVE: avaliaÃÃo, avaliaÃÃo da aprendizagem, formaÃÃo de professor, saberes docentes. RESUMO O presente estudo versa em desvelar o significado da avaliaÃÃo da aprendizagem partindo do que pensam, sabem e fazem os professores-formadores. O referencial teÃrico utilizado para as inferÃncias se basea na epistemologia da avaliaÃÃo da aprendizagem a partir dos teÃricos renomados da AvaliaÃÃo Educacional, como Vianna, Luckesi, Jussara Hoffman, Dias Sobrinho, Afonso, Perrenoud, Hadji e outros. Outra base teÃrica usada para a anÃlise dos dados fundamenta-se nos conhecimentos sobre formaÃÃo docentes e principalmente na teoria dos Saberes Docentes criada por Tardif e empregada por pesquisadores como Therrien, Gauthier, Shulman, NÃvoa, ShÃn, Fiorentini, Nunes e outros. Para alcanÃarmos os objetivos propostos elegemos como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo como mÃtodo, o estudo de caso, sendo o universo populacional os professores-formadores que lecionaram uma disciplina especifica no Ãmbito da avaliaÃÃo educacional no programa de formaÃÃo de professores Magister da Universidade Estadual do CearÃ. Como procedimentos metodolÃgicos empregados para a coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada, a anÃlise documental e bibliogrÃfica. Os resultados desse estudo visam à ampliaÃÃo das discussÃes sobre a importÃncia da avaliaÃÃo da aprendizagem na formaÃÃo docente, alÃm da pertinÃncia de se considerar os saberes e os conhecimentos dos professores que formam e dos que estÃo em formaÃÃo. PALAVRAS CHAVE: avaliaÃÃo, avaliaÃÃo da aprendizagem, formaÃÃo de professor, saberes docentes. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1017application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:05Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo e Saberes Docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do CearÃ.
dc.title.alternative.es.fl_str_mv AvaliaÃÃo e Saberes Docentes: O que pensam e o qur fazem os professores-formadores do programa Magister da Universidade Federal do CearÃ
title AvaliaÃÃo e Saberes Docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do CearÃ.
spellingShingle AvaliaÃÃo e Saberes Docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do CearÃ.
Herbene Gurgel da Silva
AvaliaÃÃo
AvaliaÃÃo da aprendizagem
FormaÃÃo de professores
Saberes Docentes
AvaliaÃÃo
AvaliaÃÃo da Aprendizagem
FormaÃÃo de professores
Saberes Docentes
ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short AvaliaÃÃo e Saberes Docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do CearÃ.
title_full AvaliaÃÃo e Saberes Docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do CearÃ.
title_fullStr AvaliaÃÃo e Saberes Docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do CearÃ.
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo e Saberes Docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do CearÃ.
title_sort AvaliaÃÃo e Saberes Docentes: o que pensam e o que fazem os professores-formadores do Programa Magister da Universidade Estadual do CearÃ.
author Herbene Gurgel da Silva
author_facet Herbene Gurgel da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tania Vicente Viana
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 46086790310
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonio Germano MagalhÃes JÃnior
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 39344037353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6072851473313376
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 44258003387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3220268418341273
dc.contributor.author.fl_str_mv Herbene Gurgel da Silva
contributor_str_mv Wagner Bandeira Andriola
Tania Vicente Viana
Antonio Germano MagalhÃes JÃnior
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo
AvaliaÃÃo da aprendizagem
FormaÃÃo de professores
Saberes Docentes
topic AvaliaÃÃo
AvaliaÃÃo da aprendizagem
FormaÃÃo de professores
Saberes Docentes
AvaliaÃÃo
AvaliaÃÃo da Aprendizagem
FormaÃÃo de professores
Saberes Docentes
ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.spa.fl_str_mv AvaliaÃÃo
AvaliaÃÃo da Aprendizagem
FormaÃÃo de professores
Saberes Docentes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv RESUMO O presente estudo versa em desvelar o significado da avaliaÃÃo da aprendizagem partindo do que pensam, sabem e fazem os professores-formadores. O referencial teÃrico utilizado para as inferÃncias se basea na epistemologia da avaliaÃÃo da aprendizagem a partir dos teÃricos renomados da AvaliaÃÃo Educacional, como Vianna, Luckesi, Jussara Hoffman, Dias Sobrinho, Afonso, Perrenoud, Hadji e outros. Outra base teÃrica usada para a anÃlise dos dados fundamenta-se nos conhecimentos sobre formaÃÃo docentes e principalmente na teoria dos Saberes Docentes criada por Tardif e empregada por pesquisadores como Therrien, Gauthier, Shulman, NÃvoa, ShÃn, Fiorentini, Nunes e outros. Para alcanÃarmos os objetivos propostos elegemos como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo como mÃtodo, o estudo de caso, sendo o universo populacional os professores-formadores que lecionaram uma disciplina especifica no Ãmbito da avaliaÃÃo educacional no programa de formaÃÃo de professores Magister da Universidade Estadual do CearÃ. Como procedimentos metodolÃgicos empregados para a coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada, a anÃlise documental e bibliogrÃfica. Os resultados desse estudo visam à ampliaÃÃo das discussÃes sobre a importÃncia da avaliaÃÃo da aprendizagem na formaÃÃo docente, alÃm da pertinÃncia de se considerar os saberes e os conhecimentos dos professores que formam e dos que estÃo em formaÃÃo. PALAVRAS CHAVE: avaliaÃÃo, avaliaÃÃo da aprendizagem, formaÃÃo de professor, saberes docentes.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv RESUMO O presente estudo versa em desvelar o significado da avaliaÃÃo da aprendizagem partindo do que pensam, sabem e fazem os professores-formadores. O referencial teÃrico utilizado para as inferÃncias se basea na epistemologia da avaliaÃÃo da aprendizagem a partir dos teÃricos renomados da AvaliaÃÃo Educacional, como Vianna, Luckesi, Jussara Hoffman, Dias Sobrinho, Afonso, Perrenoud, Hadji e outros. Outra base teÃrica usada para a anÃlise dos dados fundamenta-se nos conhecimentos sobre formaÃÃo docentes e principalmente na teoria dos Saberes Docentes criada por Tardif e empregada por pesquisadores como Therrien, Gauthier, Shulman, NÃvoa, ShÃn, Fiorentini, Nunes e outros. Para alcanÃarmos os objetivos propostos elegemos como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo como mÃtodo, o estudo de caso, sendo o universo populacional os professores-formadores que lecionaram uma disciplina especifica no Ãmbito da avaliaÃÃo educacional no programa de formaÃÃo de professores Magister da Universidade Estadual do CearÃ. Como procedimentos metodolÃgicos empregados para a coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada, a anÃlise documental e bibliogrÃfica. Os resultados desse estudo visam à ampliaÃÃo das discussÃes sobre a importÃncia da avaliaÃÃo da aprendizagem na formaÃÃo docente, alÃm da pertinÃncia de se considerar os saberes e os conhecimentos dos professores que formam e dos que estÃo em formaÃÃo. PALAVRAS CHAVE: avaliaÃÃo, avaliaÃÃo da aprendizagem, formaÃÃo de professor, saberes docentes.
description RESUMO O presente estudo versa em desvelar o significado da avaliaÃÃo da aprendizagem partindo do que pensam, sabem e fazem os professores-formadores. O referencial teÃrico utilizado para as inferÃncias se basea na epistemologia da avaliaÃÃo da aprendizagem a partir dos teÃricos renomados da AvaliaÃÃo Educacional, como Vianna, Luckesi, Jussara Hoffman, Dias Sobrinho, Afonso, Perrenoud, Hadji e outros. Outra base teÃrica usada para a anÃlise dos dados fundamenta-se nos conhecimentos sobre formaÃÃo docentes e principalmente na teoria dos Saberes Docentes criada por Tardif e empregada por pesquisadores como Therrien, Gauthier, Shulman, NÃvoa, ShÃn, Fiorentini, Nunes e outros. Para alcanÃarmos os objetivos propostos elegemos como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo como mÃtodo, o estudo de caso, sendo o universo populacional os professores-formadores que lecionaram uma disciplina especifica no Ãmbito da avaliaÃÃo educacional no programa de formaÃÃo de professores Magister da Universidade Estadual do CearÃ. Como procedimentos metodolÃgicos empregados para a coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada, a anÃlise documental e bibliogrÃfica. Os resultados desse estudo visam à ampliaÃÃo das discussÃes sobre a importÃncia da avaliaÃÃo da aprendizagem na formaÃÃo docente, alÃm da pertinÃncia de se considerar os saberes e os conhecimentos dos professores que formam e dos que estÃo em formaÃÃo. PALAVRAS CHAVE: avaliaÃÃo, avaliaÃÃo da aprendizagem, formaÃÃo de professor, saberes docentes.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1017
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295122398380032