AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20607 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_f16c820252253965c8c008f6e40868aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12987 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras2018-12-00Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/050634660708149347874384334http://lattes.cnpq.br/7427302750180844Ane Frank AraÃjo TalmagUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRAvaliaÃÃo da Aprendizagem InclusÃo Surdez Ensino SuperiorLearning assessment Inclusion Deafness Higher EducationAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISnÃo hÃA temÃtica da avaliaÃÃo da aprendizagem conduz a discussÃes nas vÃrias instituiÃÃes de ensino em seus diversos nÃveis, entre educadores e pesquisadores, sobretudo, com o advento da inclusÃo da pessoa com deficiÃncia no Sistema Regular de Ensino, o que vai muito alÃm das polÃticas de cotas para o seu ingresso no Ensino Superior. A universidade deve oferecer condiÃÃes para a permanÃncia desses estudantes, com o planejamento de recursos, serviÃos, ensino e avaliaÃÃo voltados Ãs suas especificidades, bem como uma formaÃÃo docente para o atendimento pedagÃgico à pessoa com deficiÃncia. Partindo-se desse pressuposto e considerando a escassez de estudos relativos ao tema, nesta pesquisa, objetiva-se, de modo geral, investigar a prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem realizada junto aos alunos surdos matriculados no curso de Letras Libras de uma universidade pÃblica do municÃpio de FortalezaCE. AlÃm disso, especificamente, intenciona-se: i) identificar quais as condiÃÃes de acessibilidade referentes Ãs prÃticas avaliativas; ii) conhecer as dificuldades vivenciadas por alunos surdos, professores e pela coordenadora do curso no que diz respeito à avaliaÃÃo da aprendizagem; iii) reunir suas sugestÃes para uma prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem inclusiva. O aporte teÃrico se fundamentou, principalmente, nos estudos de Tyler, Stake, Crombach, Scriven, Russell, Luckesi, Hoffmann e Beyer, que tratam da AvaliaÃÃo Educacional. O mÃtodo da pesquisa à qualitativo e foca no carÃter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiÃncias individuais, na forma de um estudo de caso. A amostra foi intencional, composta por: 6 alunos surdos; 6 professores e 1 coordenadora do curso, perfazendo um total de 13 sujeitos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicados questionÃrios mistos. Os dados foram aplicados segundo a AnÃlise ConteÃdo de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que, com a formaÃÃo docente adequada para educar o aluno surdo, a efetiva avaliaÃÃo da aprendizagem se alinha com as geraÃÃes mais atuais da AvaliaÃÃo Educacional e da EducaÃÃo Inclusiva. As sugestÃes obtidas apontam para a importÃncia de investimento em mais recursos tecnolÃgicos. As dificuldades da avaliaÃÃo apresentadas pelos alunos se ordenam com dificuldades tambÃm apresentadas pelos professores, como o uso da LÃngua Portuguesa como segunda lÃngua. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20607application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:09Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras |
title |
AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras |
spellingShingle |
AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras Ane Frank AraÃjo Talmag AvaliaÃÃo da Aprendizagem InclusÃo Surdez Ensino Superior Learning assessment Inclusion Deafness Higher Education AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
title_short |
AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras |
title_full |
AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras |
title_fullStr |
AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras |
title_full_unstemmed |
AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras |
title_sort |
AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras |
author |
Ane Frank AraÃjo Talmag |
author_facet |
Ane Frank AraÃjo Talmag |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
44215088453 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
47874384334 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7427302750180844 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ane Frank AraÃjo Talmag |
contributor_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AvaliaÃÃo da Aprendizagem InclusÃo Surdez Ensino Superior |
topic |
AvaliaÃÃo da Aprendizagem InclusÃo Surdez Ensino Superior Learning assessment Inclusion Deafness Higher Education AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning assessment Inclusion Deafness Higher Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A temÃtica da avaliaÃÃo da aprendizagem conduz a discussÃes nas vÃrias instituiÃÃes de ensino em seus diversos nÃveis, entre educadores e pesquisadores, sobretudo, com o advento da inclusÃo da pessoa com deficiÃncia no Sistema Regular de Ensino, o que vai muito alÃm das polÃticas de cotas para o seu ingresso no Ensino Superior. A universidade deve oferecer condiÃÃes para a permanÃncia desses estudantes, com o planejamento de recursos, serviÃos, ensino e avaliaÃÃo voltados Ãs suas especificidades, bem como uma formaÃÃo docente para o atendimento pedagÃgico à pessoa com deficiÃncia. Partindo-se desse pressuposto e considerando a escassez de estudos relativos ao tema, nesta pesquisa, objetiva-se, de modo geral, investigar a prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem realizada junto aos alunos surdos matriculados no curso de Letras Libras de uma universidade pÃblica do municÃpio de FortalezaCE. AlÃm disso, especificamente, intenciona-se: i) identificar quais as condiÃÃes de acessibilidade referentes Ãs prÃticas avaliativas; ii) conhecer as dificuldades vivenciadas por alunos surdos, professores e pela coordenadora do curso no que diz respeito à avaliaÃÃo da aprendizagem; iii) reunir suas sugestÃes para uma prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem inclusiva. O aporte teÃrico se fundamentou, principalmente, nos estudos de Tyler, Stake, Crombach, Scriven, Russell, Luckesi, Hoffmann e Beyer, que tratam da AvaliaÃÃo Educacional. O mÃtodo da pesquisa à qualitativo e foca no carÃter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiÃncias individuais, na forma de um estudo de caso. A amostra foi intencional, composta por: 6 alunos surdos; 6 professores e 1 coordenadora do curso, perfazendo um total de 13 sujeitos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicados questionÃrios mistos. Os dados foram aplicados segundo a AnÃlise ConteÃdo de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que, com a formaÃÃo docente adequada para educar o aluno surdo, a efetiva avaliaÃÃo da aprendizagem se alinha com as geraÃÃes mais atuais da AvaliaÃÃo Educacional e da EducaÃÃo Inclusiva. As sugestÃes obtidas apontam para a importÃncia de investimento em mais recursos tecnolÃgicos. As dificuldades da avaliaÃÃo apresentadas pelos alunos se ordenam com dificuldades tambÃm apresentadas pelos professores, como o uso da LÃngua Portuguesa como segunda lÃngua. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20607 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295350538108928 |