AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ane Frank AraÃjo Talmag
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20607
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_f16c820252253965c8c008f6e40868aa
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12987
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras2018-12-00Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/050634660708149347874384334http://lattes.cnpq.br/7427302750180844Ane Frank AraÃjo TalmagUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRAvaliaÃÃo da Aprendizagem InclusÃo Surdez Ensino SuperiorLearning assessment Inclusion Deafness Higher EducationAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISnÃo hÃA temÃtica da avaliaÃÃo da aprendizagem conduz a discussÃes nas vÃrias instituiÃÃes de ensino em seus diversos nÃveis, entre educadores e pesquisadores, sobretudo, com o advento da inclusÃo da pessoa com deficiÃncia no Sistema Regular de Ensino, o que vai muito alÃm das polÃticas de cotas para o seu ingresso no Ensino Superior. A universidade deve oferecer condiÃÃes para a permanÃncia desses estudantes, com o planejamento de recursos, serviÃos, ensino e avaliaÃÃo voltados Ãs suas especificidades, bem como uma formaÃÃo docente para o atendimento pedagÃgico à pessoa com deficiÃncia. Partindo-se desse pressuposto e considerando a escassez de estudos relativos ao tema, nesta pesquisa, objetiva-se, de modo geral, investigar a prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem realizada junto aos alunos surdos matriculados no curso de Letras Libras de uma universidade pÃblica do municÃpio de FortalezaCE. AlÃm disso, especificamente, intenciona-se: i) identificar quais as condiÃÃes de acessibilidade referentes Ãs prÃticas avaliativas; ii) conhecer as dificuldades vivenciadas por alunos surdos, professores e pela coordenadora do curso no que diz respeito à avaliaÃÃo da aprendizagem; iii) reunir suas sugestÃes para uma prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem inclusiva. O aporte teÃrico se fundamentou, principalmente, nos estudos de Tyler, Stake, Crombach, Scriven, Russell, Luckesi, Hoffmann e Beyer, que tratam da AvaliaÃÃo Educacional. O mÃtodo da pesquisa à qualitativo e foca no carÃter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiÃncias individuais, na forma de um estudo de caso. A amostra foi intencional, composta por: 6 alunos surdos; 6 professores e 1 coordenadora do curso, perfazendo um total de 13 sujeitos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicados questionÃrios mistos. Os dados foram aplicados segundo a AnÃlise ConteÃdo de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que, com a formaÃÃo docente adequada para educar o aluno surdo, a efetiva avaliaÃÃo da aprendizagem se alinha com as geraÃÃes mais atuais da AvaliaÃÃo Educacional e da EducaÃÃo Inclusiva. As sugestÃes obtidas apontam para a importÃncia de investimento em mais recursos tecnolÃgicos. As dificuldades da avaliaÃÃo apresentadas pelos alunos se ordenam com dificuldades tambÃm apresentadas pelos professores, como o uso da LÃngua Portuguesa como segunda lÃngua. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20607application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:33:09Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras
title AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras
spellingShingle AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras
Ane Frank AraÃjo Talmag
AvaliaÃÃo da Aprendizagem
InclusÃo
Surdez
Ensino Superior
Learning assessment
Inclusion
Deafness
Higher Education
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
title_short AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras
title_full AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras
title_fullStr AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras
title_sort AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduaÃÃo em letras libras
author Ane Frank AraÃjo Talmag
author_facet Ane Frank AraÃjo Talmag
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44215088453
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0506346607081493
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 47874384334
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7427302750180844
dc.contributor.author.fl_str_mv Ane Frank AraÃjo Talmag
contributor_str_mv Wagner Bandeira Andriola
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo da Aprendizagem
InclusÃo
Surdez
Ensino Superior
topic AvaliaÃÃo da Aprendizagem
InclusÃo
Surdez
Ensino Superior
Learning assessment
Inclusion
Deafness
Higher Education
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning assessment
Inclusion
Deafness
Higher Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A temÃtica da avaliaÃÃo da aprendizagem conduz a discussÃes nas vÃrias instituiÃÃes de ensino em seus diversos nÃveis, entre educadores e pesquisadores, sobretudo, com o advento da inclusÃo da pessoa com deficiÃncia no Sistema Regular de Ensino, o que vai muito alÃm das polÃticas de cotas para o seu ingresso no Ensino Superior. A universidade deve oferecer condiÃÃes para a permanÃncia desses estudantes, com o planejamento de recursos, serviÃos, ensino e avaliaÃÃo voltados Ãs suas especificidades, bem como uma formaÃÃo docente para o atendimento pedagÃgico à pessoa com deficiÃncia. Partindo-se desse pressuposto e considerando a escassez de estudos relativos ao tema, nesta pesquisa, objetiva-se, de modo geral, investigar a prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem realizada junto aos alunos surdos matriculados no curso de Letras Libras de uma universidade pÃblica do municÃpio de FortalezaCE. AlÃm disso, especificamente, intenciona-se: i) identificar quais as condiÃÃes de acessibilidade referentes Ãs prÃticas avaliativas; ii) conhecer as dificuldades vivenciadas por alunos surdos, professores e pela coordenadora do curso no que diz respeito à avaliaÃÃo da aprendizagem; iii) reunir suas sugestÃes para uma prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem inclusiva. O aporte teÃrico se fundamentou, principalmente, nos estudos de Tyler, Stake, Crombach, Scriven, Russell, Luckesi, Hoffmann e Beyer, que tratam da AvaliaÃÃo Educacional. O mÃtodo da pesquisa à qualitativo e foca no carÃter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiÃncias individuais, na forma de um estudo de caso. A amostra foi intencional, composta por: 6 alunos surdos; 6 professores e 1 coordenadora do curso, perfazendo um total de 13 sujeitos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicados questionÃrios mistos. Os dados foram aplicados segundo a AnÃlise ConteÃdo de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que, com a formaÃÃo docente adequada para educar o aluno surdo, a efetiva avaliaÃÃo da aprendizagem se alinha com as geraÃÃes mais atuais da AvaliaÃÃo Educacional e da EducaÃÃo Inclusiva. As sugestÃes obtidas apontam para a importÃncia de investimento em mais recursos tecnolÃgicos. As dificuldades da avaliaÃÃo apresentadas pelos alunos se ordenam com dificuldades tambÃm apresentadas pelos professores, como o uso da LÃngua Portuguesa como segunda lÃngua.
description nÃo hÃ
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20607
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295350538108928