O Comportamento do consumidor de comida japonesa: um estudo sobre os atributos e valores.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16462 |
Resumo: | Os motivos que levam o consumidor a escolher determinado produto ou serviÃo tem sido alvo de interesse de organizaÃÃes, profissionais de marketing e acadÃmicos sobre novas perspectivas e possibilidades que circundam o comportamento do consumidor. Este trabalho tem como objetivo analisar a relaÃÃo entre atributos e valores percebida entre os consumidores de comida japonesa de Fortaleza. A sustentaÃÃo teÃrica està fundamentada em teorias que abordam o comportamento do consumidor, valores, consumo hedÃnico e na Teoria da Cadeia de Meios e Fins (MEC), que vem realÃar o estudo proposto, por buscar evidenciar o comportamento do consumidor apoiada na relaÃÃo entre atributos do produto, as consequÃncias e/ou benefÃcios por meio do uso ou consumo, e os seus valores de maior nÃvel de abstraÃÃo, como satisfaÃÃo, realizaÃÃo, paz, seguranÃa. A tÃcnica aplicada à a Laddering, cuja base se alicerÃa nas implicaÃÃes vislumbradas na Teoria MEC, com o conceito central de escada de mÃo, explorando os trÃs nÃveis: atributos (A); conseqÃÃncias (C); e valores (V). Foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com consumidores de comida japonesa da cidade de Fortaleza entre os meses de novembro de 2008 e abril de 2009. Esta tÃcnica proporcionou a construÃÃo de uma matriz de implicaÃÃo e de um mapa hierÃrquico de valor, que permitiram evidenciar os elementos que caracterizam tal comportamento. O resultado da pesquisa evidenciou, entre os consumidores, valores individualistas, como abertura, vida excitante, satisfaÃÃo, prazer, felicidade, auto-estima e relaÃÃo afetiva, amizade, confirmando a busca por atingir a satisfaÃÃo pessoal. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO Comportamento do consumidor de comida japonesa: um estudo sobre os atributos e valores.Consumer Behavior of Japanese food : a study on the attributes and values ​​.2009-09-28Luiz Carlos Murakami01310173818http://lattes.cnpq.br/6835466970889241Augusto CÃzar de Aquino Cabral21348456353http://lattes.cnpq.br/7080799282119351Ana Augusta Ferreira de Freitas42658330391http://lattes.cnpq.br/7023392308720934 77046889368http://lattes.cnpq.br/9037851096639400Joiza AngÃlica do Carmo SampaioUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBRComportamento do consumidor. Comida japonesa. Valores. Consumo hedÃnico. Cadeia de meios e fins. Laddering.Consumer Behavior. Japanese Food. Values. Hedonic Consumer. Means and Ending Chain. Laddering.ADMINISTRACAOOs motivos que levam o consumidor a escolher determinado produto ou serviÃo tem sido alvo de interesse de organizaÃÃes, profissionais de marketing e acadÃmicos sobre novas perspectivas e possibilidades que circundam o comportamento do consumidor. Este trabalho tem como objetivo analisar a relaÃÃo entre atributos e valores percebida entre os consumidores de comida japonesa de Fortaleza. A sustentaÃÃo teÃrica està fundamentada em teorias que abordam o comportamento do consumidor, valores, consumo hedÃnico e na Teoria da Cadeia de Meios e Fins (MEC), que vem realÃar o estudo proposto, por buscar evidenciar o comportamento do consumidor apoiada na relaÃÃo entre atributos do produto, as consequÃncias e/ou benefÃcios por meio do uso ou consumo, e os seus valores de maior nÃvel de abstraÃÃo, como satisfaÃÃo, realizaÃÃo, paz, seguranÃa. A tÃcnica aplicada à a Laddering, cuja base se alicerÃa nas implicaÃÃes vislumbradas na Teoria MEC, com o conceito central de escada de mÃo, explorando os trÃs nÃveis: atributos (A); conseqÃÃncias (C); e valores (V). Foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com consumidores de comida japonesa da cidade de Fortaleza entre os meses de novembro de 2008 e abril de 2009. Esta tÃcnica proporcionou a construÃÃo de uma matriz de implicaÃÃo e de um mapa hierÃrquico de valor, que permitiram evidenciar os elementos que caracterizam tal comportamento. O resultado da pesquisa evidenciou, entre os consumidores, valores individualistas, como abertura, vida excitante, satisfaÃÃo, prazer, felicidade, auto-estima e relaÃÃo afetiva, amizade, confirmando a busca por atingir a satisfaÃÃo pessoal.To know the reasons that motivate the consumer to choose determined product or service has been the main interest of organizations, marketing professionals and academics to intensify their researches in order to enlarge their prospects and possibilities related to the consumer behavior. This work got the goal to fully study the relation of value, understanding the connection among characteristics, consequences and values, realized by the food consumer of Fortaleza city. The Theoretical pillar is based that emphasizes the consumer behavior, values, hedonic consumption, and the Means and Ending Chain theory (MEC) that comes to highlight the proposed study for trying to focus the consumer behavior based on the relation between the characteristics of the product, the consequences and/or benefits throughout the use with their values of higher-level abstraction such as satisfaction, accomplishment, peace, safety. The technical tool is the so-called laddering, whose pillar is based on the implications in the MEC theory with the central concept of hand ladder, exploring the three levels, attribute (A); Consequences(C) Values â (V). Fifty interviews were deeply made with Japanese food consumer in Fortaleza City between the months of November 2008 and April 2009. The technical tool promoted the construction of an implication matrix as well as a value hierarchal map that allowed to highlight the elements that characterize such behavior. The research result had shown individual values among consumers as the opening for changing, exciting life, satisfaction, pleasure, self esteem, affective relation and friendship, confirming the search to get the personal satisfaction.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16462application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:08Zmail@mail.com - |
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