The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco das Chagas de Loiola Sousa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1038
Resumo: A presente tese trata do processo de regulamentaÃÃo do trabalho docente no Estado do CearÃ, no perÃodo de 1942 a 1962, em escolas primÃrias e secundÃrias das redes pÃblica e particular. As anÃlises tÃm como foco principal a constituiÃÃo do trabalho docente no Ãmbito da esfera pÃblica, ou seja, indagamos como a docÃncia foi se constituindo publicamente como uma profissÃo em face das reformas educacionais de nacionalizaÃÃo do sistema de ensino brasileiro. Desse modo, abordamos questÃes relacionadas à profissionalizaÃÃo da atividade docente sob o Ãngulo das relaÃÃes pÃblico/privado. Foram utilizadas, como fontes principais, a legislaÃÃo educacional estadual e federal, os jornais locais e as entrevistas com professores que exerceram o magistÃrio no perÃodo aqui investigado. Dentre as conclusÃes, destacamos o fato de que a regulamentaÃÃo do trabalho docente, por meio de decretos, leis etc., apresentava, nÃo raras vezes, ambigÃidades e contradiÃÃes diversas, as quais tinham origem nas influÃncias do mundo privado (de parentes prÃximos, polÃticos e amigos). Nesse sentido, tais polÃticas educacionais apresentavam, na prÃtica, uma cara mais privada do que pÃblica, cujos interesses econÃmicos e polÃtico-eleitorais, com grande participaÃÃo da Igreja CatÃlica, penetravam a esfera pÃblica, a exemplo do financiamento oficial das escolas particulares, do clientelismo e do favoritismo polÃtico no magistÃrio.
id UFC_f3995b7964b552b328d52ffcd92076bc
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:628
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisThe regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962). A RegulamentaÃÃo do Trabalho Docente no Estado do Cearà na interface PÃblico/Privado (1942/1962).2006-12-18Angela Terezinha de Souza 38362821787http://lattes.cnpq.br/1149446324352374 Sonia Pereira Barreto87536471815Josà Arimatea Barros Bezerra26701464300Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi04097947320Antonio de PÃdua Carvalho Lopes30545501334http://lattes.cnpq.br/461001935054692182224307420http://lattes.cnpq.br/5916201171567416Francisco das Chagas de Loiola SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTrabalho docente profissionalizaÃÃo polÃtica educacional esfera pÃblicateaching work professionalism educational politic public sphereEDUCACAOA presente tese trata do processo de regulamentaÃÃo do trabalho docente no Estado do CearÃ, no perÃodo de 1942 a 1962, em escolas primÃrias e secundÃrias das redes pÃblica e particular. As anÃlises tÃm como foco principal a constituiÃÃo do trabalho docente no Ãmbito da esfera pÃblica, ou seja, indagamos como a docÃncia foi se constituindo publicamente como uma profissÃo em face das reformas educacionais de nacionalizaÃÃo do sistema de ensino brasileiro. Desse modo, abordamos questÃes relacionadas à profissionalizaÃÃo da atividade docente sob o Ãngulo das relaÃÃes pÃblico/privado. Foram utilizadas, como fontes principais, a legislaÃÃo educacional estadual e federal, os jornais locais e as entrevistas com professores que exerceram o magistÃrio no perÃodo aqui investigado. Dentre as conclusÃes, destacamos o fato de que a regulamentaÃÃo do trabalho docente, por meio de decretos, leis etc., apresentava, nÃo raras vezes, ambigÃidades e contradiÃÃes diversas, as quais tinham origem nas influÃncias do mundo privado (de parentes prÃximos, polÃticos e amigos). Nesse sentido, tais polÃticas educacionais apresentavam, na prÃtica, uma cara mais privada do que pÃblica, cujos interesses econÃmicos e polÃtico-eleitorais, com grande participaÃÃo da Igreja CatÃlica, penetravam a esfera pÃblica, a exemplo do financiamento oficial das escolas particulares, do clientelismo e do favoritismo polÃtico no magistÃrio.The present thesis concerns the process of regulation of the teaching work in the State of CearÃ, during the period from 1942 through 1962, in primary and secondary schools of both public and private network. The analysis has as the main focus the constitution of teaching in the ambit of the public sphere, that is, we investigated the way teaching constitutes itself publicly as a profession concerning the new educational reforms of nationalization of the Brazilian teaching system. Thus, we have approached questions related to the professionalism of the teaching activity under the angle of the public/private relations. It was used, as main sources, the educational legislation both federal and from the state, local newspapers and interviews with teachers who have worked in this area in the period investigated in this project. Among the conclusions, we have noted the foot that the regulation of the teaching work, by means of decrees, laws etc, has presented, occasionally, ambiguities and various contradictions, which had their origin in the influences of the private world (of close relatives, politicians and friends). In this sense, the educational politics presented, a more private than public face, whose economic and politic-electoral interests, with a great participation of the Catholic Church, penetrated the public sphere, as the example of the official financing of private schools, the customer activity and the politic favoritism in the magistrate.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1038application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:57Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962).
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A RegulamentaÃÃo do Trabalho Docente no Estado do Cearà na interface PÃblico/Privado (1942/1962).
title The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962).
spellingShingle The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962).
Francisco das Chagas de Loiola Sousa
Trabalho docente
profissionalizaÃÃo
polÃtica educacional
esfera pÃblica
teaching work
professionalism
educational politic
public sphere
EDUCACAO
title_short The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962).
title_full The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962).
title_fullStr The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962).
title_full_unstemmed The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962).
title_sort The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962).
author Francisco das Chagas de Loiola Sousa
author_facet Francisco das Chagas de Loiola Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Angela Terezinha de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38362821787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1149446324352374
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sonia Pereira Barreto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 87536471815
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà Arimatea Barros Bezerra
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 26701464300
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 04097947320
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Antonio de PÃdua Carvalho Lopes
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 30545501334
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4610019350546921
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 82224307420
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5916201171567416
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco das Chagas de Loiola Sousa
contributor_str_mv Angela Terezinha de Souza
Sonia Pereira Barreto
Josà Arimatea Barros Bezerra
Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi
Antonio de PÃdua Carvalho Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
profissionalizaÃÃo
polÃtica educacional
esfera pÃblica
topic Trabalho docente
profissionalizaÃÃo
polÃtica educacional
esfera pÃblica
teaching work
professionalism
educational politic
public sphere
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv teaching work
professionalism
educational politic
public sphere
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente tese trata do processo de regulamentaÃÃo do trabalho docente no Estado do CearÃ, no perÃodo de 1942 a 1962, em escolas primÃrias e secundÃrias das redes pÃblica e particular. As anÃlises tÃm como foco principal a constituiÃÃo do trabalho docente no Ãmbito da esfera pÃblica, ou seja, indagamos como a docÃncia foi se constituindo publicamente como uma profissÃo em face das reformas educacionais de nacionalizaÃÃo do sistema de ensino brasileiro. Desse modo, abordamos questÃes relacionadas à profissionalizaÃÃo da atividade docente sob o Ãngulo das relaÃÃes pÃblico/privado. Foram utilizadas, como fontes principais, a legislaÃÃo educacional estadual e federal, os jornais locais e as entrevistas com professores que exerceram o magistÃrio no perÃodo aqui investigado. Dentre as conclusÃes, destacamos o fato de que a regulamentaÃÃo do trabalho docente, por meio de decretos, leis etc., apresentava, nÃo raras vezes, ambigÃidades e contradiÃÃes diversas, as quais tinham origem nas influÃncias do mundo privado (de parentes prÃximos, polÃticos e amigos). Nesse sentido, tais polÃticas educacionais apresentavam, na prÃtica, uma cara mais privada do que pÃblica, cujos interesses econÃmicos e polÃtico-eleitorais, com grande participaÃÃo da Igreja CatÃlica, penetravam a esfera pÃblica, a exemplo do financiamento oficial das escolas particulares, do clientelismo e do favoritismo polÃtico no magistÃrio.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present thesis concerns the process of regulation of the teaching work in the State of CearÃ, during the period from 1942 through 1962, in primary and secondary schools of both public and private network. The analysis has as the main focus the constitution of teaching in the ambit of the public sphere, that is, we investigated the way teaching constitutes itself publicly as a profession concerning the new educational reforms of nationalization of the Brazilian teaching system. Thus, we have approached questions related to the professionalism of the teaching activity under the angle of the public/private relations. It was used, as main sources, the educational legislation both federal and from the state, local newspapers and interviews with teachers who have worked in this area in the period investigated in this project. Among the conclusions, we have noted the foot that the regulation of the teaching work, by means of decrees, laws etc, has presented, occasionally, ambiguities and various contradictions, which had their origin in the influences of the private world (of close relatives, politicians and friends). In this sense, the educational politics presented, a more private than public face, whose economic and politic-electoral interests, with a great participation of the Catholic Church, penetrated the public sphere, as the example of the official financing of private schools, the customer activity and the politic favoritism in the magistrate.
description A presente tese trata do processo de regulamentaÃÃo do trabalho docente no Estado do CearÃ, no perÃodo de 1942 a 1962, em escolas primÃrias e secundÃrias das redes pÃblica e particular. As anÃlises tÃm como foco principal a constituiÃÃo do trabalho docente no Ãmbito da esfera pÃblica, ou seja, indagamos como a docÃncia foi se constituindo publicamente como uma profissÃo em face das reformas educacionais de nacionalizaÃÃo do sistema de ensino brasileiro. Desse modo, abordamos questÃes relacionadas à profissionalizaÃÃo da atividade docente sob o Ãngulo das relaÃÃes pÃblico/privado. Foram utilizadas, como fontes principais, a legislaÃÃo educacional estadual e federal, os jornais locais e as entrevistas com professores que exerceram o magistÃrio no perÃodo aqui investigado. Dentre as conclusÃes, destacamos o fato de que a regulamentaÃÃo do trabalho docente, por meio de decretos, leis etc., apresentava, nÃo raras vezes, ambigÃidades e contradiÃÃes diversas, as quais tinham origem nas influÃncias do mundo privado (de parentes prÃximos, polÃticos e amigos). Nesse sentido, tais polÃticas educacionais apresentavam, na prÃtica, uma cara mais privada do que pÃblica, cujos interesses econÃmicos e polÃtico-eleitorais, com grande participaÃÃo da Igreja CatÃlica, penetravam a esfera pÃblica, a exemplo do financiamento oficial das escolas particulares, do clientelismo e do favoritismo polÃtico no magistÃrio.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1038
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295116749701120