The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1038 |
Resumo: | A presente tese trata do processo de regulamentaÃÃo do trabalho docente no Estado do CearÃ, no perÃodo de 1942 a 1962, em escolas primÃrias e secundÃrias das redes pÃblica e particular. As anÃlises tÃm como foco principal a constituiÃÃo do trabalho docente no Ãmbito da esfera pÃblica, ou seja, indagamos como a docÃncia foi se constituindo publicamente como uma profissÃo em face das reformas educacionais de nacionalizaÃÃo do sistema de ensino brasileiro. Desse modo, abordamos questÃes relacionadas à profissionalizaÃÃo da atividade docente sob o Ãngulo das relaÃÃes pÃblico/privado. Foram utilizadas, como fontes principais, a legislaÃÃo educacional estadual e federal, os jornais locais e as entrevistas com professores que exerceram o magistÃrio no perÃodo aqui investigado. Dentre as conclusÃes, destacamos o fato de que a regulamentaÃÃo do trabalho docente, por meio de decretos, leis etc., apresentava, nÃo raras vezes, ambigÃidades e contradiÃÃes diversas, as quais tinham origem nas influÃncias do mundo privado (de parentes prÃximos, polÃticos e amigos). Nesse sentido, tais polÃticas educacionais apresentavam, na prÃtica, uma cara mais privada do que pÃblica, cujos interesses econÃmicos e polÃtico-eleitorais, com grande participaÃÃo da Igreja CatÃlica, penetravam a esfera pÃblica, a exemplo do financiamento oficial das escolas particulares, do clientelismo e do favoritismo polÃtico no magistÃrio. |
id |
UFC_f3995b7964b552b328d52ffcd92076bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:628 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisThe regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962). A RegulamentaÃÃo do Trabalho Docente no Estado do Cearà na interface PÃblico/Privado (1942/1962).2006-12-18Angela Terezinha de Souza 38362821787http://lattes.cnpq.br/1149446324352374 Sonia Pereira Barreto87536471815Josà Arimatea Barros Bezerra26701464300Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi04097947320Antonio de PÃdua Carvalho Lopes30545501334http://lattes.cnpq.br/461001935054692182224307420http://lattes.cnpq.br/5916201171567416Francisco das Chagas de Loiola SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTrabalho docente profissionalizaÃÃo polÃtica educacional esfera pÃblicateaching work professionalism educational politic public sphereEDUCACAOA presente tese trata do processo de regulamentaÃÃo do trabalho docente no Estado do CearÃ, no perÃodo de 1942 a 1962, em escolas primÃrias e secundÃrias das redes pÃblica e particular. As anÃlises tÃm como foco principal a constituiÃÃo do trabalho docente no Ãmbito da esfera pÃblica, ou seja, indagamos como a docÃncia foi se constituindo publicamente como uma profissÃo em face das reformas educacionais de nacionalizaÃÃo do sistema de ensino brasileiro. Desse modo, abordamos questÃes relacionadas à profissionalizaÃÃo da atividade docente sob o Ãngulo das relaÃÃes pÃblico/privado. Foram utilizadas, como fontes principais, a legislaÃÃo educacional estadual e federal, os jornais locais e as entrevistas com professores que exerceram o magistÃrio no perÃodo aqui investigado. Dentre as conclusÃes, destacamos o fato de que a regulamentaÃÃo do trabalho docente, por meio de decretos, leis etc., apresentava, nÃo raras vezes, ambigÃidades e contradiÃÃes diversas, as quais tinham origem nas influÃncias do mundo privado (de parentes prÃximos, polÃticos e amigos). Nesse sentido, tais polÃticas educacionais apresentavam, na prÃtica, uma cara mais privada do que pÃblica, cujos interesses econÃmicos e polÃtico-eleitorais, com grande participaÃÃo da Igreja CatÃlica, penetravam a esfera pÃblica, a exemplo do financiamento oficial das escolas particulares, do clientelismo e do favoritismo polÃtico no magistÃrio.The present thesis concerns the process of regulation of the teaching work in the State of CearÃ, during the period from 1942 through 1962, in primary and secondary schools of both public and private network. The analysis has as the main focus the constitution of teaching in the ambit of the public sphere, that is, we investigated the way teaching constitutes itself publicly as a profession concerning the new educational reforms of nationalization of the Brazilian teaching system. Thus, we have approached questions related to the professionalism of the teaching activity under the angle of the public/private relations. It was used, as main sources, the educational legislation both federal and from the state, local newspapers and interviews with teachers who have worked in this area in the period investigated in this project. Among the conclusions, we have noted the foot that the regulation of the teaching work, by means of decrees, laws etc, has presented, occasionally, ambiguities and various contradictions, which had their origin in the influences of the private world (of close relatives, politicians and friends). In this sense, the educational politics presented, a more private than public face, whose economic and politic-electoral interests, with a great participation of the Catholic Church, penetrated the public sphere, as the example of the official financing of private schools, the customer activity and the politic favoritism in the magistrate.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1038application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:57Zmail@mail.com - |
dc.title.en.fl_str_mv |
The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962). |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
A RegulamentaÃÃo do Trabalho Docente no Estado do Cearà na interface PÃblico/Privado (1942/1962). |
title |
The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962). |
spellingShingle |
The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962). Francisco das Chagas de Loiola Sousa Trabalho docente profissionalizaÃÃo polÃtica educacional esfera pÃblica teaching work professionalism educational politic public sphere EDUCACAO |
title_short |
The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962). |
title_full |
The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962). |
title_fullStr |
The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962). |
title_full_unstemmed |
The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962). |
title_sort |
The regulation of the teaching work in the State of Cearà in the public/private interface (1942-1962). |
author |
Francisco das Chagas de Loiola Sousa |
author_facet |
Francisco das Chagas de Loiola Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Angela Terezinha de Souza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
38362821787 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1149446324352374 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sonia Pereira Barreto |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
87536471815 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Josà Arimatea Barros Bezerra |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
26701464300 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
04097947320 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Antonio de PÃdua Carvalho Lopes |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
30545501334 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4610019350546921 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
82224307420 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5916201171567416 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco das Chagas de Loiola Sousa |
contributor_str_mv |
Angela Terezinha de Souza Sonia Pereira Barreto Josà Arimatea Barros Bezerra Maria da ConceiÃÃo Ferrer Botelho Sgadari Passeggi Antonio de PÃdua Carvalho Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente profissionalizaÃÃo polÃtica educacional esfera pÃblica |
topic |
Trabalho docente profissionalizaÃÃo polÃtica educacional esfera pÃblica teaching work professionalism educational politic public sphere EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
teaching work professionalism educational politic public sphere |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente tese trata do processo de regulamentaÃÃo do trabalho docente no Estado do CearÃ, no perÃodo de 1942 a 1962, em escolas primÃrias e secundÃrias das redes pÃblica e particular. As anÃlises tÃm como foco principal a constituiÃÃo do trabalho docente no Ãmbito da esfera pÃblica, ou seja, indagamos como a docÃncia foi se constituindo publicamente como uma profissÃo em face das reformas educacionais de nacionalizaÃÃo do sistema de ensino brasileiro. Desse modo, abordamos questÃes relacionadas à profissionalizaÃÃo da atividade docente sob o Ãngulo das relaÃÃes pÃblico/privado. Foram utilizadas, como fontes principais, a legislaÃÃo educacional estadual e federal, os jornais locais e as entrevistas com professores que exerceram o magistÃrio no perÃodo aqui investigado. Dentre as conclusÃes, destacamos o fato de que a regulamentaÃÃo do trabalho docente, por meio de decretos, leis etc., apresentava, nÃo raras vezes, ambigÃidades e contradiÃÃes diversas, as quais tinham origem nas influÃncias do mundo privado (de parentes prÃximos, polÃticos e amigos). Nesse sentido, tais polÃticas educacionais apresentavam, na prÃtica, uma cara mais privada do que pÃblica, cujos interesses econÃmicos e polÃtico-eleitorais, com grande participaÃÃo da Igreja CatÃlica, penetravam a esfera pÃblica, a exemplo do financiamento oficial das escolas particulares, do clientelismo e do favoritismo polÃtico no magistÃrio. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The present thesis concerns the process of regulation of the teaching work in the State of CearÃ, during the period from 1942 through 1962, in primary and secondary schools of both public and private network. The analysis has as the main focus the constitution of teaching in the ambit of the public sphere, that is, we investigated the way teaching constitutes itself publicly as a profession concerning the new educational reforms of nationalization of the Brazilian teaching system. Thus, we have approached questions related to the professionalism of the teaching activity under the angle of the public/private relations. It was used, as main sources, the educational legislation both federal and from the state, local newspapers and interviews with teachers who have worked in this area in the period investigated in this project. Among the conclusions, we have noted the foot that the regulation of the teaching work, by means of decrees, laws etc, has presented, occasionally, ambiguities and various contradictions, which had their origin in the influences of the private world (of close relatives, politicians and friends). In this sense, the educational politics presented, a more private than public face, whose economic and politic-electoral interests, with a great participation of the Catholic Church, penetrated the public sphere, as the example of the official financing of private schools, the customer activity and the politic favoritism in the magistrate. |
description |
A presente tese trata do processo de regulamentaÃÃo do trabalho docente no Estado do CearÃ, no perÃodo de 1942 a 1962, em escolas primÃrias e secundÃrias das redes pÃblica e particular. As anÃlises tÃm como foco principal a constituiÃÃo do trabalho docente no Ãmbito da esfera pÃblica, ou seja, indagamos como a docÃncia foi se constituindo publicamente como uma profissÃo em face das reformas educacionais de nacionalizaÃÃo do sistema de ensino brasileiro. Desse modo, abordamos questÃes relacionadas à profissionalizaÃÃo da atividade docente sob o Ãngulo das relaÃÃes pÃblico/privado. Foram utilizadas, como fontes principais, a legislaÃÃo educacional estadual e federal, os jornais locais e as entrevistas com professores que exerceram o magistÃrio no perÃodo aqui investigado. Dentre as conclusÃes, destacamos o fato de que a regulamentaÃÃo do trabalho docente, por meio de decretos, leis etc., apresentava, nÃo raras vezes, ambigÃidades e contradiÃÃes diversas, as quais tinham origem nas influÃncias do mundo privado (de parentes prÃximos, polÃticos e amigos). Nesse sentido, tais polÃticas educacionais apresentavam, na prÃtica, uma cara mais privada do que pÃblica, cujos interesses econÃmicos e polÃtico-eleitorais, com grande participaÃÃo da Igreja CatÃlica, penetravam a esfera pÃblica, a exemplo do financiamento oficial das escolas particulares, do clientelismo e do favoritismo polÃtico no magistÃrio. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1038 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295116749701120 |