Epistemologia, Metodologia e PrÃtica de um Modelo CartogrÃfico de AvaliaÃÃo Curricular em EducaÃÃo MÃdica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4326 |
Resumo: | A demanda por mudanÃas na EducaÃÃo MÃdica tem no currÃculo uma expressÃo central, exigindo dos pesquisadores do campo o desenvolvimento de investigaÃÃes que demonstrem a efetividade dos currÃculos mÃdicos onde as mudanÃas incidem. A anÃlise do estado da questÃo da avaliaÃÃo curricular, a partir de revisÃo crÃtica da literatura internacional, demonstrou que as investigaÃÃes em curso sÃo reducionistas quanto à interpretaÃÃo do currÃculo como realidade, superficial quanto à abordagem teÃrica, e simplificadora quanto ao mÃtodo. Para alcanÃar o objetivo de desenvolver um modelo heurÃstico para avaliaÃÃo de processos de implantaÃÃo e mudanÃa curricular em EducaÃÃo MÃdica, capaz de aproximar-se à complexidade do currÃculo mÃdico como fenÃmeno educacional/educativo no tempo presente, empreendeu-se uma pesquisa metodolÃgica em AvaliaÃÃo, enfocando-se os pÃlos epistemolÃgico, teÃrico, morfolÃgico e tÃcnico em CiÃncias Sociais, bem como a concepÃÃo pragmÃtica de investigaÃÃo cientÃfica. A investigaÃÃo no pÃlo epistemolÃgico permitiu formular um paradigma crÃtico pÃs-moderno de avaliaÃÃo curricular, que se apresentou como alternativa à superaÃÃo da metÃfora da fÃbrica como obstÃculo epistemolÃgico verbal ao desenvolvimento da AvaliaÃÃo como disciplina cientÃfica. A investigaÃÃo no pÃlo teÃrico ressaltou o papel da teoria crÃtica pÃs-moderna e da bricolagem teÃrica em avaliaÃÃo curricular. A investigaÃÃo no pÃlo morfolÃgico conformou um modelo cartogrÃfico de avaliaÃÃo de currÃculos mÃdicos tendo por escalas os nÃveis externo, interno e pessoal, por projeÃÃes os agentes os beneficiÃrios e as vÃtimas, e por projeÃÃes as dimensÃes do poder, epistemolÃgica e pedagÃgica. Tal modelo atendeu aos requisitos de uma teoria curricular. A investigaÃÃo no pÃlo tÃcnico consistiu em um estudo de caso, onde as categorias do modelo foram exploradas empiricamente, evidenciando-se sua adequaÃÃo à aproximaÃÃo do currÃculo mÃdico em sua complexidade. A realimentaÃÃo do modelo pelos dados do estudo de caso permitiu incorporar novas categorias ao modelo. Conclui-se por sustentar a tese de que a avaliaÃÃo de processos de implantaÃÃo e mudanÃa de currÃculos mÃdicos no contexto sÃcio-histÃrico do capitalismo tardio deve, para ser capaz de apreender o currÃculo como fenÃmeno educacional/educativo complexo, deve relacionar-se a uma concepÃÃo de campo metodolÃgico da AvaliaÃÃo estruturada, em sua base epistemolÃgica, por um paradigma crÃtico, reconceituado em um contexto pÃs-moderno. Uma agenda de pesquisa foi proposta visando o aperfeiÃoamento do modelo cartogrÃfico de avaliaÃÃo curricular. |
id |
UFC_f4be39c20736b55468a0c4ea61b9af2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3203 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEpistemologia, Metodologia e PrÃtica de um Modelo CartogrÃfico de AvaliaÃÃo Curricular em EducaÃÃo MÃdicaEpistemology, Methodology and Practice of a Cartographic Evaluation Model of Curriculum in Medical Education 2010-02-11Meirecele CalÃope Leitinho03425061372Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Josà Jackson Coelho Sampaio04273290359 http://lattes.cnpq.br/6966614632156784Marcos Antonio Martins Lima22881212387Patricia Helena Carvalho Holanda15574911353http://lattes.cnpq.br/057875231239626000338075747http://lattes.cnpq.br/3817419583415614Geison Vasconcelos LiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCurrÃculo EducaÃÃo MÃdica AvaliaÃÃo Educacional AvaliaÃÃo CurricularCurriculum Medical Education Educational Evaluation Curriculum EvaluationAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISA demanda por mudanÃas na EducaÃÃo MÃdica tem no currÃculo uma expressÃo central, exigindo dos pesquisadores do campo o desenvolvimento de investigaÃÃes que demonstrem a efetividade dos currÃculos mÃdicos onde as mudanÃas incidem. A anÃlise do estado da questÃo da avaliaÃÃo curricular, a partir de revisÃo crÃtica da literatura internacional, demonstrou que as investigaÃÃes em curso sÃo reducionistas quanto à interpretaÃÃo do currÃculo como realidade, superficial quanto à abordagem teÃrica, e simplificadora quanto ao mÃtodo. Para alcanÃar o objetivo de desenvolver um modelo heurÃstico para avaliaÃÃo de processos de implantaÃÃo e mudanÃa curricular em EducaÃÃo MÃdica, capaz de aproximar-se à complexidade do currÃculo mÃdico como fenÃmeno educacional/educativo no tempo presente, empreendeu-se uma pesquisa metodolÃgica em AvaliaÃÃo, enfocando-se os pÃlos epistemolÃgico, teÃrico, morfolÃgico e tÃcnico em CiÃncias Sociais, bem como a concepÃÃo pragmÃtica de investigaÃÃo cientÃfica. A investigaÃÃo no pÃlo epistemolÃgico permitiu formular um paradigma crÃtico pÃs-moderno de avaliaÃÃo curricular, que se apresentou como alternativa à superaÃÃo da metÃfora da fÃbrica como obstÃculo epistemolÃgico verbal ao desenvolvimento da AvaliaÃÃo como disciplina cientÃfica. A investigaÃÃo no pÃlo teÃrico ressaltou o papel da teoria crÃtica pÃs-moderna e da bricolagem teÃrica em avaliaÃÃo curricular. A investigaÃÃo no pÃlo morfolÃgico conformou um modelo cartogrÃfico de avaliaÃÃo de currÃculos mÃdicos tendo por escalas os nÃveis externo, interno e pessoal, por projeÃÃes os agentes os beneficiÃrios e as vÃtimas, e por projeÃÃes as dimensÃes do poder, epistemolÃgica e pedagÃgica. Tal modelo atendeu aos requisitos de uma teoria curricular. A investigaÃÃo no pÃlo tÃcnico consistiu em um estudo de caso, onde as categorias do modelo foram exploradas empiricamente, evidenciando-se sua adequaÃÃo à aproximaÃÃo do currÃculo mÃdico em sua complexidade. A realimentaÃÃo do modelo pelos dados do estudo de caso permitiu incorporar novas categorias ao modelo. Conclui-se por sustentar a tese de que a avaliaÃÃo de processos de implantaÃÃo e mudanÃa de currÃculos mÃdicos no contexto sÃcio-histÃrico do capitalismo tardio deve, para ser capaz de apreender o currÃculo como fenÃmeno educacional/educativo complexo, deve relacionar-se a uma concepÃÃo de campo metodolÃgico da AvaliaÃÃo estruturada, em sua base epistemolÃgica, por um paradigma crÃtico, reconceituado em um contexto pÃs-moderno. Uma agenda de pesquisa foi proposta visando o aperfeiÃoamento do modelo cartogrÃfico de avaliaÃÃo curricular.The call for change in Medical Education highlights the curriculum as a central dimension of practice, demanding from evaluators to demonstrate the effectiveness of new curricula. The critical review of international literature in order to analyze the present status of curriculum evaluation research demonstrated that it is reductionist in curriculum interpretation as scientific subject, superficial in its theoretical framework, and oversimplified in its method. In order to deal with the aim of developing an evaluation model capable to catch the medical curriculum change processes and its complexity, it was did a methodological inquiry covering the epistemological, theoretical, morphological and technical dimensions in Social Sciences, and the pragmatic of scientific research. The inquiry on epistemological dimension formulated a critical and postmodern curriculum evaluation paradigm that can be an antidote to the factory metaphor, the most persistent verbal epistemological obstacle to the scientific development of Evaluation. The inquiry on theoretical dimension highlights the hole of postmodern critical theory and of theoretical bricolage in curriculum evaluation. The inquiry in morphological dimension permitted to propose a cartographic model of medical curriculum evaluation having, as scales, the external, internal and personal levels; as projections, the agents, beneficiaries and victims; and, as symbolic processes, power, epistemological and pedagogical dimensions. It was demonstrated that the model attended the curriculum theory requirements. The inquiry on technical dimension was done due a case study, where the model main categories were empirically explored. The evidences gathered show their heuristic power towards medical curriculum complexity. The bricolage feedback of the model by the empirical data permitted to incorporate new categories to it. In conclusion, it was sustained the thesis that the evaluation of curriculum implantation and curriculum change processes in the social and historical context of late capitalism, and of the complexity of curriculum as educational subject, have to be related to a methodological conception of Evaluation founded in the critical theory paradigm reconfigured in a postmodern context. New research directions were defined aiming to improve the cartographic model of curriculum evaluation.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4326application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:22Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Epistemologia, Metodologia e PrÃtica de um Modelo CartogrÃfico de AvaliaÃÃo Curricular em EducaÃÃo MÃdica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Epistemology, Methodology and Practice of a Cartographic Evaluation Model of Curriculum in Medical Education |
title |
Epistemologia, Metodologia e PrÃtica de um Modelo CartogrÃfico de AvaliaÃÃo Curricular em EducaÃÃo MÃdica |
spellingShingle |
Epistemologia, Metodologia e PrÃtica de um Modelo CartogrÃfico de AvaliaÃÃo Curricular em EducaÃÃo MÃdica Geison Vasconcelos Lira CurrÃculo EducaÃÃo MÃdica AvaliaÃÃo Educacional AvaliaÃÃo Curricular Curriculum Medical Education Educational Evaluation Curriculum Evaluation AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
title_short |
Epistemologia, Metodologia e PrÃtica de um Modelo CartogrÃfico de AvaliaÃÃo Curricular em EducaÃÃo MÃdica |
title_full |
Epistemologia, Metodologia e PrÃtica de um Modelo CartogrÃfico de AvaliaÃÃo Curricular em EducaÃÃo MÃdica |
title_fullStr |
Epistemologia, Metodologia e PrÃtica de um Modelo CartogrÃfico de AvaliaÃÃo Curricular em EducaÃÃo MÃdica |
title_full_unstemmed |
Epistemologia, Metodologia e PrÃtica de um Modelo CartogrÃfico de AvaliaÃÃo Curricular em EducaÃÃo MÃdica |
title_sort |
Epistemologia, Metodologia e PrÃtica de um Modelo CartogrÃfico de AvaliaÃÃo Curricular em EducaÃÃo MÃdica |
author |
Geison Vasconcelos Lira |
author_facet |
Geison Vasconcelos Lira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meirecele CalÃope Leitinho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
03425061372 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Josà Jackson Coelho Sampaio |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
04273290359 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6966614632156784 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Marcos Antonio Martins Lima |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
22881212387 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Patricia Helena Carvalho Holanda |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
15574911353 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0578752312396260 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00338075747 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3817419583415614 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geison Vasconcelos Lira |
contributor_str_mv |
Meirecele CalÃope Leitinho Ana Maria Iorio Dias Josà Jackson Coelho Sampaio Marcos Antonio Martins Lima Patricia Helena Carvalho Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CurrÃculo EducaÃÃo MÃdica AvaliaÃÃo Educacional AvaliaÃÃo Curricular |
topic |
CurrÃculo EducaÃÃo MÃdica AvaliaÃÃo Educacional AvaliaÃÃo Curricular Curriculum Medical Education Educational Evaluation Curriculum Evaluation AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Medical Education Educational Evaluation Curriculum Evaluation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A demanda por mudanÃas na EducaÃÃo MÃdica tem no currÃculo uma expressÃo central, exigindo dos pesquisadores do campo o desenvolvimento de investigaÃÃes que demonstrem a efetividade dos currÃculos mÃdicos onde as mudanÃas incidem. A anÃlise do estado da questÃo da avaliaÃÃo curricular, a partir de revisÃo crÃtica da literatura internacional, demonstrou que as investigaÃÃes em curso sÃo reducionistas quanto à interpretaÃÃo do currÃculo como realidade, superficial quanto à abordagem teÃrica, e simplificadora quanto ao mÃtodo. Para alcanÃar o objetivo de desenvolver um modelo heurÃstico para avaliaÃÃo de processos de implantaÃÃo e mudanÃa curricular em EducaÃÃo MÃdica, capaz de aproximar-se à complexidade do currÃculo mÃdico como fenÃmeno educacional/educativo no tempo presente, empreendeu-se uma pesquisa metodolÃgica em AvaliaÃÃo, enfocando-se os pÃlos epistemolÃgico, teÃrico, morfolÃgico e tÃcnico em CiÃncias Sociais, bem como a concepÃÃo pragmÃtica de investigaÃÃo cientÃfica. A investigaÃÃo no pÃlo epistemolÃgico permitiu formular um paradigma crÃtico pÃs-moderno de avaliaÃÃo curricular, que se apresentou como alternativa à superaÃÃo da metÃfora da fÃbrica como obstÃculo epistemolÃgico verbal ao desenvolvimento da AvaliaÃÃo como disciplina cientÃfica. A investigaÃÃo no pÃlo teÃrico ressaltou o papel da teoria crÃtica pÃs-moderna e da bricolagem teÃrica em avaliaÃÃo curricular. A investigaÃÃo no pÃlo morfolÃgico conformou um modelo cartogrÃfico de avaliaÃÃo de currÃculos mÃdicos tendo por escalas os nÃveis externo, interno e pessoal, por projeÃÃes os agentes os beneficiÃrios e as vÃtimas, e por projeÃÃes as dimensÃes do poder, epistemolÃgica e pedagÃgica. Tal modelo atendeu aos requisitos de uma teoria curricular. A investigaÃÃo no pÃlo tÃcnico consistiu em um estudo de caso, onde as categorias do modelo foram exploradas empiricamente, evidenciando-se sua adequaÃÃo à aproximaÃÃo do currÃculo mÃdico em sua complexidade. A realimentaÃÃo do modelo pelos dados do estudo de caso permitiu incorporar novas categorias ao modelo. Conclui-se por sustentar a tese de que a avaliaÃÃo de processos de implantaÃÃo e mudanÃa de currÃculos mÃdicos no contexto sÃcio-histÃrico do capitalismo tardio deve, para ser capaz de apreender o currÃculo como fenÃmeno educacional/educativo complexo, deve relacionar-se a uma concepÃÃo de campo metodolÃgico da AvaliaÃÃo estruturada, em sua base epistemolÃgica, por um paradigma crÃtico, reconceituado em um contexto pÃs-moderno. Uma agenda de pesquisa foi proposta visando o aperfeiÃoamento do modelo cartogrÃfico de avaliaÃÃo curricular. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The call for change in Medical Education highlights the curriculum as a central dimension of practice, demanding from evaluators to demonstrate the effectiveness of new curricula. The critical review of international literature in order to analyze the present status of curriculum evaluation research demonstrated that it is reductionist in curriculum interpretation as scientific subject, superficial in its theoretical framework, and oversimplified in its method. In order to deal with the aim of developing an evaluation model capable to catch the medical curriculum change processes and its complexity, it was did a methodological inquiry covering the epistemological, theoretical, morphological and technical dimensions in Social Sciences, and the pragmatic of scientific research. The inquiry on epistemological dimension formulated a critical and postmodern curriculum evaluation paradigm that can be an antidote to the factory metaphor, the most persistent verbal epistemological obstacle to the scientific development of Evaluation. The inquiry on theoretical dimension highlights the hole of postmodern critical theory and of theoretical bricolage in curriculum evaluation. The inquiry in morphological dimension permitted to propose a cartographic model of medical curriculum evaluation having, as scales, the external, internal and personal levels; as projections, the agents, beneficiaries and victims; and, as symbolic processes, power, epistemological and pedagogical dimensions. It was demonstrated that the model attended the curriculum theory requirements. The inquiry on technical dimension was done due a case study, where the model main categories were empirically explored. The evidences gathered show their heuristic power towards medical curriculum complexity. The bricolage feedback of the model by the empirical data permitted to incorporate new categories to it. In conclusion, it was sustained the thesis that the evaluation of curriculum implantation and curriculum change processes in the social and historical context of late capitalism, and of the complexity of curriculum as educational subject, have to be related to a methodological conception of Evaluation founded in the critical theory paradigm reconfigured in a postmodern context. New research directions were defined aiming to improve the cartographic model of curriculum evaluation. |
description |
A demanda por mudanÃas na EducaÃÃo MÃdica tem no currÃculo uma expressÃo central, exigindo dos pesquisadores do campo o desenvolvimento de investigaÃÃes que demonstrem a efetividade dos currÃculos mÃdicos onde as mudanÃas incidem. A anÃlise do estado da questÃo da avaliaÃÃo curricular, a partir de revisÃo crÃtica da literatura internacional, demonstrou que as investigaÃÃes em curso sÃo reducionistas quanto à interpretaÃÃo do currÃculo como realidade, superficial quanto à abordagem teÃrica, e simplificadora quanto ao mÃtodo. Para alcanÃar o objetivo de desenvolver um modelo heurÃstico para avaliaÃÃo de processos de implantaÃÃo e mudanÃa curricular em EducaÃÃo MÃdica, capaz de aproximar-se à complexidade do currÃculo mÃdico como fenÃmeno educacional/educativo no tempo presente, empreendeu-se uma pesquisa metodolÃgica em AvaliaÃÃo, enfocando-se os pÃlos epistemolÃgico, teÃrico, morfolÃgico e tÃcnico em CiÃncias Sociais, bem como a concepÃÃo pragmÃtica de investigaÃÃo cientÃfica. A investigaÃÃo no pÃlo epistemolÃgico permitiu formular um paradigma crÃtico pÃs-moderno de avaliaÃÃo curricular, que se apresentou como alternativa à superaÃÃo da metÃfora da fÃbrica como obstÃculo epistemolÃgico verbal ao desenvolvimento da AvaliaÃÃo como disciplina cientÃfica. A investigaÃÃo no pÃlo teÃrico ressaltou o papel da teoria crÃtica pÃs-moderna e da bricolagem teÃrica em avaliaÃÃo curricular. A investigaÃÃo no pÃlo morfolÃgico conformou um modelo cartogrÃfico de avaliaÃÃo de currÃculos mÃdicos tendo por escalas os nÃveis externo, interno e pessoal, por projeÃÃes os agentes os beneficiÃrios e as vÃtimas, e por projeÃÃes as dimensÃes do poder, epistemolÃgica e pedagÃgica. Tal modelo atendeu aos requisitos de uma teoria curricular. A investigaÃÃo no pÃlo tÃcnico consistiu em um estudo de caso, onde as categorias do modelo foram exploradas empiricamente, evidenciando-se sua adequaÃÃo à aproximaÃÃo do currÃculo mÃdico em sua complexidade. A realimentaÃÃo do modelo pelos dados do estudo de caso permitiu incorporar novas categorias ao modelo. Conclui-se por sustentar a tese de que a avaliaÃÃo de processos de implantaÃÃo e mudanÃa de currÃculos mÃdicos no contexto sÃcio-histÃrico do capitalismo tardio deve, para ser capaz de apreender o currÃculo como fenÃmeno educacional/educativo complexo, deve relacionar-se a uma concepÃÃo de campo metodolÃgico da AvaliaÃÃo estruturada, em sua base epistemolÃgica, por um paradigma crÃtico, reconceituado em um contexto pÃs-moderno. Uma agenda de pesquisa foi proposta visando o aperfeiÃoamento do modelo cartogrÃfico de avaliaÃÃo curricular. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4326 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295137447542784 |