MASF: Modelo de ReferÃncia para AplicaÃÃo da SequÃncia Fedathi na formaÃÃo profissional e na produÃÃo de conteÃdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafaela Ponte Lisboa Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15726
Resumo: As aplicaÃÃes da SequÃncia Fedathi (SF), ou seja, seus usos na educaÃÃo, trazem vÃrias possibilidades de ampliaÃÃes desta metodologia pedagÃgica, fomentando uma perspectiva de crescimento da mesma para alÃm de suas fases: tomada de posiÃÃo, maturaÃÃo e debruÃamento, soluÃÃo e prova. Colocando-a como uma alternativa para uma perspectiva de educaÃÃo, cujo professor à mediador e o aluno, um sujeito ativo, participativo, crÃtico, ambos integrados no processo de ensino-aprendizagem. Potencializando assim os usos da SF, no Ensino da MatemÃtica, Ensino a DistÃncia, ProduÃÃo de vÃdeos educativos, formaÃÃo de professores, por exemplo. Este trabalho tem como objetivo identificar conceitos aderentes à SF para formaÃÃo de profissionais e para a produÃÃo de conteÃdos, definindo estratÃgias, artefatos e metas. Para tanto, utilizamos como mÃtodos de pesquisa a revisÃo sistemÃtica de literatura, sobre as aplicaÃÃes da SF; estudos de caso relacionados à produÃÃo de conteÃdo para investigar a utilizaÃÃo da SF nos cenÃrios de produÃÃo e de formaÃÃo; e estudos de caso, realizados em uma instituiÃÃo de ensino superior, para validar o MASF: Modelo de ReferÃncia para aplicaÃÃo da SequÃncia Fedathi na formaÃÃo profissional e na produÃÃo de conteÃdo na perspectiva de institucionalizaÃÃo do modelo, definido como a contribuiÃÃo do trabalho. Dentre os resultados obtidos, apresentamos um modelo de referÃncia pedagÃgica para orientar profissionais liberais e/ou instituiÃÃes de ensino na definiÃÃo, implantaÃÃo e melhoria dos processos de uso da SF para a produÃÃo de conteÃdos didÃticos e a formaÃÃo de profissionais a atuarem no processo de ensino-aprendizagem participativos. Diante do referido estudo, podemos perceber o quanto o MASF, a partir da estruturaÃÃo de um modelo educativo, pode favorecer a ampla adoÃÃo da SF em relaÃÃo aos processos de produÃÃo de conteÃdos, formaÃÃo de professores e institucionalizaÃÃo da SF.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMASF: Modelo de ReferÃncia para AplicaÃÃo da SequÃncia Fedathi na formaÃÃo profissional e na produÃÃo de conteÃdo MASF: Reference Model for Application Sequence Fedathi in vocational training and production content2015-06-26Herminio Borges Neto01362062391Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Cassandra Ribeiro Joye10656731249http://lattes.cnpq.br/2308920362072312 Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/4783483818809180Maria Elizabeth Sucupira Furtado2350371832000193859351http://lattes.cnpq.br/5799537791826271Rafaela Ponte Lisboa CardosoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSequÃncia Fedathi Professores â FormaÃÃo Material didÃtico Modelo de ReferÃncia.Fedathi sequenceTeachers - Training CoursewareReference ModelMETODOS E TECNICAS DE ENSINOAs aplicaÃÃes da SequÃncia Fedathi (SF), ou seja, seus usos na educaÃÃo, trazem vÃrias possibilidades de ampliaÃÃes desta metodologia pedagÃgica, fomentando uma perspectiva de crescimento da mesma para alÃm de suas fases: tomada de posiÃÃo, maturaÃÃo e debruÃamento, soluÃÃo e prova. Colocando-a como uma alternativa para uma perspectiva de educaÃÃo, cujo professor à mediador e o aluno, um sujeito ativo, participativo, crÃtico, ambos integrados no processo de ensino-aprendizagem. Potencializando assim os usos da SF, no Ensino da MatemÃtica, Ensino a DistÃncia, ProduÃÃo de vÃdeos educativos, formaÃÃo de professores, por exemplo. Este trabalho tem como objetivo identificar conceitos aderentes à SF para formaÃÃo de profissionais e para a produÃÃo de conteÃdos, definindo estratÃgias, artefatos e metas. Para tanto, utilizamos como mÃtodos de pesquisa a revisÃo sistemÃtica de literatura, sobre as aplicaÃÃes da SF; estudos de caso relacionados à produÃÃo de conteÃdo para investigar a utilizaÃÃo da SF nos cenÃrios de produÃÃo e de formaÃÃo; e estudos de caso, realizados em uma instituiÃÃo de ensino superior, para validar o MASF: Modelo de ReferÃncia para aplicaÃÃo da SequÃncia Fedathi na formaÃÃo profissional e na produÃÃo de conteÃdo na perspectiva de institucionalizaÃÃo do modelo, definido como a contribuiÃÃo do trabalho. Dentre os resultados obtidos, apresentamos um modelo de referÃncia pedagÃgica para orientar profissionais liberais e/ou instituiÃÃes de ensino na definiÃÃo, implantaÃÃo e melhoria dos processos de uso da SF para a produÃÃo de conteÃdos didÃticos e a formaÃÃo de profissionais a atuarem no processo de ensino-aprendizagem participativos. Diante do referido estudo, podemos perceber o quanto o MASF, a partir da estruturaÃÃo de um modelo educativo, pode favorecer a ampla adoÃÃo da SF em relaÃÃo aos processos de produÃÃo de conteÃdos, formaÃÃo de professores e institucionalizaÃÃo da SF. The aPClications of Fedathi sequence (SF), that is, its uses in education bring many possibilities for expansion of this teaching methodology, fostering a growth perspective just beyond its phases: taking a stand, maturation and debruÃamento, solution and proof. Placing it as an alternative to an education perspective, whose teacher is the mediator and the student, an active subject, participatory, critical, both integrated in the teaching-learning process. Thus enhancing the SF uses in Mathematics Education, Distance Learning, production of educational videos, teacher training, for example. This work aims to identify concepts adhering to SF for training professionals and content production, defining strategies oriented strategies, artifacts and goals. Therefore, we used as research methods systematic review of literature on the aPClications of SF; case studies related to the production of content to investigate the use of SF in the scenarios of production and training; and case studies in a higher education institution to validate the MASF in the model institutionalization perspective, defined as the contribution of labor. Among the results, we present a pedagogical reference model to guide professionals and / or educational institutions in the definition, implementation and improvement of the SF using processes for the production of educational content and the training of professionals to act in teaching situations participatory-learning. In the face of this study, we can see how the MASF from the structuring of an educational model can promote the widespread adoption of SF regarding the content production process, teacher training and institutionalization of SF.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15726application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:28:55Zmail@mail.com -
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