FormaÃÃo em agroecologia: um estudo das prÃticas educativas do curso de TecnÃlogo em Agroecologia da Escola AgrotÃcnica (EAGRO) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janailton Coutinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20770
Resumo: Esta pesquisa buscou discutir a temÃtica da EducaÃÃo em Agroecologia a partir do curso de TecnÃlogo em Agroecologia na Escola AgrotÃcnica da Universidade Federal de Roraima, em Boa Vista-RR. O objeto de estudo desta tese foi o projeto pedagÃgico do referido curso. Os conceitos bÃsicos evidenciados nesta tese foram Agroecologia, prÃtica pedagÃgica e formaÃÃo em agroecologia, os quais, ao longo da pesquisa de campo foram transformados em categorias centrais. O problema de pesquisa se deu a partir da seguinte pergunta: qual a contribuiÃÃo do projeto formativo do curso TecnÃlogo em Agroecologia da Escola AgrotÃcnica da UFRR para a prÃtica profissional dos seus egressos (agroecÃlogos)? A partir desse problema foram trilhados os seguintes objetivos: analisar a contribuiÃÃo do projeto pedagÃgico do curso TecnÃlogo em Agroecologia da Escola AgrotÃcnica da UFRR para a prÃtica profissional de seus egressos, no sentido de fortalecer uma formaÃÃo que propicie a integralidade do ser humano, numa relaÃÃo de respeito mÃtuo entre o conhecimento cientÃfico e conhecimento nativo, considerando a histÃria e a cultura dos sujeitos, em harmonia com a natureza. Como objetivos especÃficos, busquei conhecer o projeto pedagÃgico do curso, identificando os componentes relativos à Agroecologia, seus fundamentos e propostas; identificar a concepÃÃo de Agroecologia no projeto pedagÃgico, e, por fim, revelar a inserÃÃo dos egressos e suas contribuiÃÃes para transformaÃÃo econÃmica e socioambiental aos assentamentos e acampamentos da reforma agrÃria, ouvindo os prÃprios egressos e as suas famÃlias. O referencial teÃrico â conceitual baseou-se nos conceitos de formaÃÃo, formaÃÃo profissional, educaÃÃo do campo, Agroecologia e prÃticas pedagÃgicas. O quadro de referÃncia metodolÃgica foi a pesquisa qualitativa, e o mÃtodo utilizado foi o dialÃtico e o fenomenolÃgico. O tipo de pesquisa foi o descritivo e explicativo, com delineamento na forma de estudo de caso. Como instrumentos de pesquisa foram utilizadas a observaÃÃo participante, entrevistas semi-estruturadas e visitas a diversos grupos sociais e famÃlias dos egressos. Para registrar as informaÃÃes levantadas, utilizei o gravador e o caderno de campo, e para analisar os dados, a anÃlise de conteÃdo. Os principais achados basearam-se na anÃlise do projeto pedagÃgico e na prÃtica social dos egressos do curso. Mostraram que: a alternÃncia foi usada como fundamento essencial de manutenÃÃo dos jovens no campo e na universidade; uma formaÃÃo baseada na perspectiva tÃcnica e distante das prÃticas sociais e polÃticas dos assentados; uma compreensÃo da Agroecologia como matriz produtiva e nÃo como ciÃncia multi e interdisciplinar, baseada no saber popular dialogado com o saber cientÃfico e, por fim, uma formaÃÃo que esteve mais voltada para princÃpios tÃcnicos/produtivos e distante das multidimensÃes da Agroecologia e da sustentabilidade. A conclusÃo deste trabalho de pesquisa sugere que a formaÃÃo em agroecologia se dà a partir de uma base ampla, multi, inter e transdisciplinar, e que valorize os saberes e prÃticas socioambientais dos movimentos sociais camponeses e dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, fazedores da Agroecologia
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O problema de pesquisa se deu a partir da seguinte pergunta: qual a contribuiÃÃo do projeto formativo do curso TecnÃlogo em Agroecologia da Escola AgrotÃcnica da UFRR para a prÃtica profissional dos seus egressos (agroecÃlogos)? A partir desse problema foram trilhados os seguintes objetivos: analisar a contribuiÃÃo do projeto pedagÃgico do curso TecnÃlogo em Agroecologia da Escola AgrotÃcnica da UFRR para a prÃtica profissional de seus egressos, no sentido de fortalecer uma formaÃÃo que propicie a integralidade do ser humano, numa relaÃÃo de respeito mÃtuo entre o conhecimento cientÃfico e conhecimento nativo, considerando a histÃria e a cultura dos sujeitos, em harmonia com a natureza. 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From this issue went through the subsequent objective: analyse the contribution of the pedagogical project from UFRRâs technological course in agroecology to the professional practices of its egresses, in order to strenghten an education that provides the human beingâs integrality, in a relation of mutual respect between the scientific knowledge and native knowledge, considering the subjectâs history and culture, in harmony with the enviroment. As specific targets, Iâve sought to know the courseâs pedagogical project, identifying the related components to Agroeocology, its fundaments and proposals; identify the Agrocologyâs concept in the pedagogical project, and lastly reveal the inseption of the egresses and their contribution to economic and socioenvironmentalâs transformation to settlements and encampments of agrarian reform, listening to the egresses and their own families. The theoretical frame conceptual based in formation concepts, vocational training, field education, Agroecology and its pedagogical practices. In terms of methodological reference was the qualitative research, and the method used was the dialectical and phenomenological. The type of research was the descriptive and explanatory, with strablishment in the studyâs case form. Participant observation, semi-structured interviews and visits to varied social groups and egressesâs families were used as research tools. A recorder was used as well as a field journal to record the information surveyed, and to analyse the data the content analysis. The main findings were based in the pedagogical projectâs analysis and in the egressesâs social practices. Theyâve shown that the alternation was used as an essential fundament of the maintenance of these young people in the field and in the university; a formation base on the technical perspective and distant from the social practices and settlementsâs politics; an understanding from Agroecology as a produtive matrix and not as either a multidisciplinary or interdisciplinary science, based on the popular knowledge dialogued with the scientific knowledge and, the finally, a formation that has been focused on the technical principles/productives and distant from Agroecologyâs extensions and sustainability. This research workâs conclusion suggests Agroecology education occurs from a wide base, multi, inter and transdisciplinary, and that values socioenvironmental knowledge and practices from peasants and workers, and agricultural workers, Agroecology makers.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20770application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-05-04T10:16:37Zmail@mail.com -
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