Estudo comparativo do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem no ensino da anatomia humana na formaÃÃo do tecnÃlogo em radiologia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20622 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_dc2776e042b894e4c4812c5ea899439a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:13000 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstudo comparativo do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem no ensino da anatomia humana na formaÃÃo do tecnÃlogo em radiologia.2019-01-00Maria do Socorro de Sousa Rodrigues16392809368http://lattes.cnpq.br/431458624138598764727491320http://lattes.cnpq.br/7005146171115595Alonso Ãtila Pires FeitozaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRAnatomia EducaÃÃo Superior Radiologia DiagnÃstico por ImagemAnatomia humana - estudo e ensino DiagnÃstico por Imagem EducaÃÃo Superior FormaÃÃo Profissional Radiologia Tecnologia Educacional Tecnologia RadiolÃgica - educaÃÃoAnatomy Education Higher Radiology Diagnostic ImagingAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISnÃo hÃO ensino da Anatomia Humana (AH) no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Radiologia à fundamental para a formaÃÃo do profissional da Ãrea. Sem esse conhecimento, à impossÃvel a leitura adequada da imagem do corpo humano na complementaÃÃo dos planejamentos e diagnÃsticos de patologias. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) no referido curso, no Brasil, nos Ãltimos ciclos (2007 a 2016), denotam desempenho insatisfatÃrio dos estudantes em conteÃdos de AH. O desempenho insuficiente e contÃnuo dos estudantes no Enade, indaga-se quanto à metodologia utilizada na disciplina Anatomia Humana no CST em Radiologia. Este estudo tem como objetivo avaliar as percepÃÃes e o desempenho dos discentes do CST em Radiologia, antes e depois do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem associados à Neuroanatomia Humana (NH). Trata-se, portanto, de uma pesquisa-aÃÃo, com a intervenÃÃo de cursos de aperfeiÃoamento com e sem o uso de imagem, em grupos (controle e experimental). O universo da pesquisa à composto de alunos dos CST em Radiologia do Estado do Cearà e a amostra sÃo 46 estudantes. Para avaliar as percepÃÃes, foi utilizado uma adaptaÃÃo ao questionÃrio, Student Evaluation Educacional Quality (SEEQ). Os resultados demonstram, que os alunos concordam que o ensino da Anatomia Humana à mais bem compreendido quando associado a mÃtodos de imagens, com uma taxa global de 4,9 em uma escala de Likert de cinco categorias. Para avaliar o desempenho, foram realizadas inferÃncias estatÃsticas, mediante testes de hipÃteses paramÃtricos e nÃo paramÃtricos. Quanto ao desempenho, ambos os grupos tinham mÃdias muito inferiores à mÃdia aceitÃvel (5,5), determinada no inÃcio do estudo, apresentando mÃdia de 1,45 e desvio padrÃo (DP) de 0,58 para o grupo-controle e para o grupo experimental mÃdia de 1,65 com DP de 0,88, revelando baixa proficiÃncia em Neuroanatomia Humana. As intervenÃÃes foram capazes de modificar a realidade de aprendizagem dos estudantes, onde o grupo-controle obteve mÃdia de 4,17 e DP de 1,69. Jà o grupo experimental, por meio de uma metodologia alternativa, com o uso de recursos digitais e mÃtodos do diagnÃstico por imagens, obteve um melhor desempenho com mÃdia de 5,69 e DP de 1,88. Os testes estatÃsticos demonstram que o grupo experimental, teve melhor desempenho ao final do curso de aperfeiÃoamento.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20622application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-26T15:44:07Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Estudo comparativo do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem no ensino da anatomia humana na formaÃÃo do tecnÃlogo em radiologia. |
title |
Estudo comparativo do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem no ensino da anatomia humana na formaÃÃo do tecnÃlogo em radiologia. |
spellingShingle |
Estudo comparativo do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem no ensino da anatomia humana na formaÃÃo do tecnÃlogo em radiologia. Alonso Ãtila Pires Feitoza Anatomia EducaÃÃo Superior Radiologia DiagnÃstico por Imagem Anatomia humana - estudo e ensino DiagnÃstico por Imagem EducaÃÃo Superior FormaÃÃo Profissional Radiologia Tecnologia Educacional Tecnologia RadiolÃgica - educaÃÃo Anatomy Education Higher Radiology Diagnostic Imaging AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
title_short |
Estudo comparativo do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem no ensino da anatomia humana na formaÃÃo do tecnÃlogo em radiologia. |
title_full |
Estudo comparativo do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem no ensino da anatomia humana na formaÃÃo do tecnÃlogo em radiologia. |
title_fullStr |
Estudo comparativo do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem no ensino da anatomia humana na formaÃÃo do tecnÃlogo em radiologia. |
title_full_unstemmed |
Estudo comparativo do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem no ensino da anatomia humana na formaÃÃo do tecnÃlogo em radiologia. |
title_sort |
Estudo comparativo do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem no ensino da anatomia humana na formaÃÃo do tecnÃlogo em radiologia. |
author |
Alonso Ãtila Pires Feitoza |
author_facet |
Alonso Ãtila Pires Feitoza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
16392809368 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4314586241385987 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
64727491320 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7005146171115595 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alonso Ãtila Pires Feitoza |
contributor_str_mv |
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia EducaÃÃo Superior Radiologia DiagnÃstico por Imagem Anatomia humana - estudo e ensino DiagnÃstico por Imagem EducaÃÃo Superior FormaÃÃo Profissional Radiologia Tecnologia Educacional Tecnologia RadiolÃgica - educaÃÃo |
topic |
Anatomia EducaÃÃo Superior Radiologia DiagnÃstico por Imagem Anatomia humana - estudo e ensino DiagnÃstico por Imagem EducaÃÃo Superior FormaÃÃo Profissional Radiologia Tecnologia Educacional Tecnologia RadiolÃgica - educaÃÃo Anatomy Education Higher Radiology Diagnostic Imaging AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Anatomy Education Higher Radiology Diagnostic Imaging |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O ensino da Anatomia Humana (AH) no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Radiologia à fundamental para a formaÃÃo do profissional da Ãrea. Sem esse conhecimento, à impossÃvel a leitura adequada da imagem do corpo humano na complementaÃÃo dos planejamentos e diagnÃsticos de patologias. Os resultados do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) no referido curso, no Brasil, nos Ãltimos ciclos (2007 a 2016), denotam desempenho insatisfatÃrio dos estudantes em conteÃdos de AH. O desempenho insuficiente e contÃnuo dos estudantes no Enade, indaga-se quanto à metodologia utilizada na disciplina Anatomia Humana no CST em Radiologia. Este estudo tem como objetivo avaliar as percepÃÃes e o desempenho dos discentes do CST em Radiologia, antes e depois do uso de mÃtodos do diagnÃstico por imagem associados à Neuroanatomia Humana (NH). Trata-se, portanto, de uma pesquisa-aÃÃo, com a intervenÃÃo de cursos de aperfeiÃoamento com e sem o uso de imagem, em grupos (controle e experimental). O universo da pesquisa à composto de alunos dos CST em Radiologia do Estado do Cearà e a amostra sÃo 46 estudantes. Para avaliar as percepÃÃes, foi utilizado uma adaptaÃÃo ao questionÃrio, Student Evaluation Educacional Quality (SEEQ). Os resultados demonstram, que os alunos concordam que o ensino da Anatomia Humana à mais bem compreendido quando associado a mÃtodos de imagens, com uma taxa global de 4,9 em uma escala de Likert de cinco categorias. Para avaliar o desempenho, foram realizadas inferÃncias estatÃsticas, mediante testes de hipÃteses paramÃtricos e nÃo paramÃtricos. Quanto ao desempenho, ambos os grupos tinham mÃdias muito inferiores à mÃdia aceitÃvel (5,5), determinada no inÃcio do estudo, apresentando mÃdia de 1,45 e desvio padrÃo (DP) de 0,58 para o grupo-controle e para o grupo experimental mÃdia de 1,65 com DP de 0,88, revelando baixa proficiÃncia em Neuroanatomia Humana. As intervenÃÃes foram capazes de modificar a realidade de aprendizagem dos estudantes, onde o grupo-controle obteve mÃdia de 4,17 e DP de 1,69. Jà o grupo experimental, por meio de uma metodologia alternativa, com o uso de recursos digitais e mÃtodos do diagnÃstico por imagens, obteve um melhor desempenho com mÃdia de 5,69 e DP de 1,88. Os testes estatÃsticos demonstram que o grupo experimental, teve melhor desempenho ao final do curso de aperfeiÃoamento. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-00 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20622 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295350582149120 |