A (re)significaÃÃo do agir do estagiÃrio de LÃngua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20733 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa como o estagiÃrio ressignifica seu agir durante o EstÃgio em Ensino de LÃngua Portuguesa. Para alcanÃar este objetivo, temos quatros perguntas norteadoras: quais sÃo os elementos constitutivos do agir do estagiÃrio?; quais saberes sÃo mobilizados pelo estagiÃrio ao refletir sobre o seu agir e ao descrevÃ-lo?; como o estagiÃrio revela as representaÃÃes sobre o agir e o ensino de lÃngua materna? e como o estagiÃrio se posiciona ao refletir sobre seu agir em sala de aula? Para cada pergunta, estabelecemos um objetivo especÃfico e elegemos categorias analÃticas que nos possibilitam alcanÃÃ-lo. Nosso referencial teÃrico-metodolÃgico à o Interacionismo Sociodiscursivo, principalmente, Bronckart (1999, 2006, 2008) e Bulea (2007, 2010, 2016), tambÃm fizemos uso dos conceitos sobre o agir professoral, repertÃrio didÃtico (CICUREL, 2011) e saberes (SCHNEUWLY; HOFSTETTER, 2009; VANHULLE, 2009; 2009a). As categorias de anÃlise elegidas sÃo: conteÃdo temÃtico, saberes, vozes, marcas de agentividade e modalizaÃÃes. Para nossa geraÃÃo de dados, contamos com a colaboraÃÃo de quatro alunos da disciplina de EstÃgio no Curso de Licenciatura em Letras da UFC. A metodologia utilizada à na direÃÃo descendente, ou seja, parte do global para o localizado, da unidade maior para as unidades de nÃvel inferior. Partindo de nossa tese, de que à possÃvel que o estagiÃrio desenvolva um agir particular durante as aulas de regÃncia, configurando-se diferente do agir professoral, os resultados apontam que existem elementos caracterÃsticos do agir do estagiÃrio e ele os revela ao refletir sobe sua prÃtica. Neste momento, hà uma maior preocupaÃÃo com os saberes para ensinar em relaÃÃo aos saberes institucionais e aos saberes a ensinar. No que diz respeito aos mecanismos enunciativos, os estagiÃrios revelam um grau de responsabilidade enunciativa seguindo uma escala de implicaÃÃo e protagonismo e apresentam em suas representaÃÃes sobre seu agir os quatro tipos de modalizaÃÃes, ganhando relativo destaque as apreciativas, deÃnticas e pragmÃticas nesta ordem. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA (re)significaÃÃo do agir do estagiÃrio de LÃngua Portuguesa2019-01-00EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin1568660448745652585111Maria Vieira Monte Filha Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRFormaÃÃo inicial de professores EstÃgio em Ensino de LÃngua Portuguesa Agir do estagiÃrio Saberes Mecanismos enunciativosLINGUISTICAEsta pesquisa analisa como o estagiÃrio ressignifica seu agir durante o EstÃgio em Ensino de LÃngua Portuguesa. Para alcanÃar este objetivo, temos quatros perguntas norteadoras: quais sÃo os elementos constitutivos do agir do estagiÃrio?; quais saberes sÃo mobilizados pelo estagiÃrio ao refletir sobre o seu agir e ao descrevÃ-lo?; como o estagiÃrio revela as representaÃÃes sobre o agir e o ensino de lÃngua materna? e como o estagiÃrio se posiciona ao refletir sobre seu agir em sala de aula? Para cada pergunta, estabelecemos um objetivo especÃfico e elegemos categorias analÃticas que nos possibilitam alcanÃÃ-lo. Nosso referencial teÃrico-metodolÃgico à o Interacionismo Sociodiscursivo, principalmente, Bronckart (1999, 2006, 2008) e Bulea (2007, 2010, 2016), tambÃm fizemos uso dos conceitos sobre o agir professoral, repertÃrio didÃtico (CICUREL, 2011) e saberes (SCHNEUWLY; HOFSTETTER, 2009; VANHULLE, 2009; 2009a). As categorias de anÃlise elegidas sÃo: conteÃdo temÃtico, saberes, vozes, marcas de agentividade e modalizaÃÃes. Para nossa geraÃÃo de dados, contamos com a colaboraÃÃo de quatro alunos da disciplina de EstÃgio no Curso de Licenciatura em Letras da UFC. A metodologia utilizada à na direÃÃo descendente, ou seja, parte do global para o localizado, da unidade maior para as unidades de nÃvel inferior. Partindo de nossa tese, de que à possÃvel que o estagiÃrio desenvolva um agir particular durante as aulas de regÃncia, configurando-se diferente do agir professoral, os resultados apontam que existem elementos caracterÃsticos do agir do estagiÃrio e ele os revela ao refletir sobe sua prÃtica. Neste momento, hà uma maior preocupaÃÃo com os saberes para ensinar em relaÃÃo aos saberes institucionais e aos saberes a ensinar. No que diz respeito aos mecanismos enunciativos, os estagiÃrios revelam um grau de responsabilidade enunciativa seguindo uma escala de implicaÃÃo e protagonismo e apresentam em suas representaÃÃes sobre seu agir os quatro tipos de modalizaÃÃes, ganhando relativo destaque as apreciativas, deÃnticas e pragmÃticas nesta ordem. Abstract: This research analyzes how the intern re-signifies his acting during the Teaching Internship in Portuguese Language. In order to reach this goal, we have four guiding questions: What are the constitutive elements of the intern acting? Which expertises are mobilized by the intern as he reflects on his acting and describes it? How the intern reveals the representations about acting and teaching? And how the intern positions himself as long as he reflects on his acting in the classroom? For each question, we set a specific goal and elect analytical categories which allow us to reach it. Our theoretical-methodological reference is the Socio-Discursive Interactionism, focusing on the studies of Bronckart (1999, 2006, 2009) and Buela (2007, 2010, 2016), and we also made use of the concepts of the acting of teaching, didactic repertoire (CICUREL, 2011) and the expertises (SCHNEUWLY; HOFSTETTER, 2009; VANHULLE, 2009; 2009a). The elect analytical categories are: thematic content, expertises, voices and agentivity marks, modalizations. For our data generation, we counted on the participation of four students of the Portuguese Language Graduation course of the Universidade Federal do Cearà (UFC), who were attending internship classes. The methodology used is in descending direction, which means, it goes from global to local, from bigger unity to inferior level unities. Assuming that it is possible for the intern to develop a particular acting during the conducting classes, which turns out to be different from the acting of teaching, the results point out to the existence of particular elements of the acting of the intern and he reveals them when reflecting on his practical classes, there is increasing concern regarding the expertise to teach in relation to institucional expertise and teaching expertise. As regards the enunciative mechanisms, the interns reveal a measure of enunciative responsibility following a scale of implication and protagonism and present in their representations about the acting the four types of modalizations, getting relative emphasis to appreatitives, deontics and pragmatics in this order.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20733application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-04-13T10:26:07Zmail@mail.com - |
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Abstract: This research analyzes how the intern re-signifies his acting during the Teaching Internship in Portuguese Language. In order to reach this goal, we have four guiding questions: What are the constitutive elements of the intern acting? Which expertises are mobilized by the intern as he reflects on his acting and describes it? How the intern reveals the representations about acting and teaching? And how the intern positions himself as long as he reflects on his acting in the classroom? For each question, we set a specific goal and elect analytical categories which allow us to reach it. Our theoretical-methodological reference is the Socio-Discursive Interactionism, focusing on the studies of Bronckart (1999, 2006, 2009) and Buela (2007, 2010, 2016), and we also made use of the concepts of the acting of teaching, didactic repertoire (CICUREL, 2011) and the expertises (SCHNEUWLY; HOFSTETTER, 2009; VANHULLE, 2009; 2009a). The elect analytical categories are: thematic content, expertises, voices and agentivity marks, modalizations. For our data generation, we counted on the participation of four students of the Portuguese Language Graduation course of the Universidade Federal do Cearà (UFC), who were attending internship classes. The methodology used is in descending direction, which means, it goes from global to local, from bigger unity to inferior level unities. Assuming that it is possible for the intern to develop a particular acting during the conducting classes, which turns out to be different from the acting of teaching, the results point out to the existence of particular elements of the acting of the intern and he reveals them when reflecting on his practical classes, there is increasing concern regarding the expertise to teach in relation to institucional expertise and teaching expertise. As regards the enunciative mechanisms, the interns reveal a measure of enunciative responsibility following a scale of implication and protagonism and present in their representations about the acting the four types of modalizations, getting relative emphasis to appreatitives, deontics and pragmatics in this order. |
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