Programa Magister CearÃ: reflexÃes sobre formaÃÃo docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Hosana MagalhÃes Viana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5937
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_febb0d3306f66c1cc193604c5f3c635b
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4282
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrograma Magister CearÃ: reflexÃes sobre formaÃÃo docente Magister Program of Ceara: reflections on teacher education 2011-05-05Josà Arimatea Barros Bezerra26701464300Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo06051804315Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Maria do Socorro Lucena Lima41490797300http://lattes.cnpq.br/159614650843762311801697353http://lattes.cnpq.br/3738428490897349Maria Hosana MagalhÃes VianaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicasUFCBRPolÃtica PÃblica de EducaÃÃo FormaÃÃo de Professores AvaliaÃÃo de Programa MagisterPublic Politic of Education Formation of Teachers Valuation of the Program MagisterPOLITICA PUBLICA E POPULACAOnÃo hÃTrata-se de uma pesquisa em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas em EducaÃÃo, tomando como objeto, o estudo do Programa de FormaÃÃo de Professores em NÃvel Superior â Magister/CearÃ. O trabalho tem por objetivo Avaliar o Magister sob a perspectiva do professor que fez a formaÃÃo, considerando suas expectativas, desafios, frustraÃÃes, dilemas e benefÃcios, identificando em que medida essas expectativas foram atendidas. A pesquisa foi realizada por meio da AvaliaÃÃo por triangulaÃÃo de mÃtodos, com abordagem qualitativa que permite captar aspectos importantes, muitas vezes, nÃo evidentes, de valoraÃÃo, atitudes, motivaÃÃes, insatisfaÃÃo, buscando entender as relaÃÃes entre os diferentes sujeitos envolvidos. A primeira etapa foi realizada mediante um estudo exploratÃrio, situado no Ãmbito dos referenciais norteadores do Programa e legislaÃÃo, seguida do estudo teÃrico do temas: formaÃÃo em serviÃo, identidade profissional do professor, valorizaÃÃo e profissionalizaÃÃo. A segunda etapa constou de pesquisa de campo, estudo de caso â Magister/CearÃ. A coleta de dados foi feita mediante a aplicaÃÃo de questionÃrios com os professores cursistas e entrevistas com os coordenadores do Programa da Secretaria da EducaÃÃo, universidades pÃblicas do Cearà e professores formadores. NÃo encontramos respostas prontas para nossas questÃes. Fomos interpretando, investigando e formulando novas interrogaÃÃes. Assim, podemos perceber o sentimento de angÃstia, dilemas, frustraÃÃes, decepÃÃes, entre outros elementos constituintes da subjetividade docente. Por meio da pesquisa, contudo, pudemos tambÃm captar a alegria da superaÃÃo dos problemas, o enfrentamento dos obstÃculos e a conclusÃo do curso superior para aproximadamente 90% dos professores cursistas. Esse processo, no entanto, nÃo veio como reconhecimento de direito ou valorizaÃÃo do profissional, pois, exigiu-se muito dos professores - renÃncia, sacrifÃcio, perseveranÃa e determinaÃÃo para que permanecessem no curso, condiÃÃo, muitas vezes, injusta para os cursistas, que nÃo tiveram tempo suficiente para problematizar, pesquisar, conhecer, estudar e assimilar. Isso comprometeu a qualidade do curso. Embora nÃo tenha diminuÃdo o grau de satisfaÃÃo dos professores, pois 96%, dos entrevistados disseram ter alcanÃados seus objetivos. Enfim, Concluiu-se que o Magister foi mais um programa que contribuiu no aumento do Ãndice de professores com formaÃÃo superior, mas nÃo garantiu a melhoria da qualidade da educaÃÃo no Estado.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5937application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Programa Magister CearÃ: reflexÃes sobre formaÃÃo docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Magister Program of Ceara: reflections on teacher education
title Programa Magister CearÃ: reflexÃes sobre formaÃÃo docente
spellingShingle Programa Magister CearÃ: reflexÃes sobre formaÃÃo docente
Maria Hosana MagalhÃes Viana
PolÃtica PÃblica de EducaÃÃo
FormaÃÃo de Professores
AvaliaÃÃo de Programa
Magister
Public Politic of Education
Formation of Teachers
Valuation of the Program
Magister
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
title_short Programa Magister CearÃ: reflexÃes sobre formaÃÃo docente
title_full Programa Magister CearÃ: reflexÃes sobre formaÃÃo docente
title_fullStr Programa Magister CearÃ: reflexÃes sobre formaÃÃo docente
title_full_unstemmed Programa Magister CearÃ: reflexÃes sobre formaÃÃo docente
title_sort Programa Magister CearÃ: reflexÃes sobre formaÃÃo docente
author Maria Hosana MagalhÃes Viana
author_facet Maria Hosana MagalhÃes Viana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Josà Arimatea Barros Bezerra
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26701464300
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 06051804315
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alcides Fernando Gussi
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 05728385818
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7306722117822350
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maria do Socorro Lucena Lima
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 41490797300
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1596146508437623
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11801697353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3738428490897349
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Hosana MagalhÃes Viana
contributor_str_mv Josà Arimatea Barros Bezerra
Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo
Alcides Fernando Gussi
Maria do Socorro Lucena Lima
dc.subject.por.fl_str_mv PolÃtica PÃblica de EducaÃÃo
FormaÃÃo de Professores
AvaliaÃÃo de Programa
Magister
topic PolÃtica PÃblica de EducaÃÃo
FormaÃÃo de Professores
AvaliaÃÃo de Programa
Magister
Public Politic of Education
Formation of Teachers
Valuation of the Program
Magister
POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Public Politic of Education
Formation of Teachers
Valuation of the Program
Magister
dc.subject.cnpq.fl_str_mv POLITICA PUBLICA E POPULACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Trata-se de uma pesquisa em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas em EducaÃÃo, tomando como objeto, o estudo do Programa de FormaÃÃo de Professores em NÃvel Superior â Magister/CearÃ. O trabalho tem por objetivo Avaliar o Magister sob a perspectiva do professor que fez a formaÃÃo, considerando suas expectativas, desafios, frustraÃÃes, dilemas e benefÃcios, identificando em que medida essas expectativas foram atendidas. A pesquisa foi realizada por meio da AvaliaÃÃo por triangulaÃÃo de mÃtodos, com abordagem qualitativa que permite captar aspectos importantes, muitas vezes, nÃo evidentes, de valoraÃÃo, atitudes, motivaÃÃes, insatisfaÃÃo, buscando entender as relaÃÃes entre os diferentes sujeitos envolvidos. A primeira etapa foi realizada mediante um estudo exploratÃrio, situado no Ãmbito dos referenciais norteadores do Programa e legislaÃÃo, seguida do estudo teÃrico do temas: formaÃÃo em serviÃo, identidade profissional do professor, valorizaÃÃo e profissionalizaÃÃo. A segunda etapa constou de pesquisa de campo, estudo de caso â Magister/CearÃ. A coleta de dados foi feita mediante a aplicaÃÃo de questionÃrios com os professores cursistas e entrevistas com os coordenadores do Programa da Secretaria da EducaÃÃo, universidades pÃblicas do Cearà e professores formadores. NÃo encontramos respostas prontas para nossas questÃes. Fomos interpretando, investigando e formulando novas interrogaÃÃes. Assim, podemos perceber o sentimento de angÃstia, dilemas, frustraÃÃes, decepÃÃes, entre outros elementos constituintes da subjetividade docente. Por meio da pesquisa, contudo, pudemos tambÃm captar a alegria da superaÃÃo dos problemas, o enfrentamento dos obstÃculos e a conclusÃo do curso superior para aproximadamente 90% dos professores cursistas. Esse processo, no entanto, nÃo veio como reconhecimento de direito ou valorizaÃÃo do profissional, pois, exigiu-se muito dos professores - renÃncia, sacrifÃcio, perseveranÃa e determinaÃÃo para que permanecessem no curso, condiÃÃo, muitas vezes, injusta para os cursistas, que nÃo tiveram tempo suficiente para problematizar, pesquisar, conhecer, estudar e assimilar. Isso comprometeu a qualidade do curso. Embora nÃo tenha diminuÃdo o grau de satisfaÃÃo dos professores, pois 96%, dos entrevistados disseram ter alcanÃados seus objetivos. Enfim, Concluiu-se que o Magister foi mais um programa que contribuiu no aumento do Ãndice de professores com formaÃÃo superior, mas nÃo garantiu a melhoria da qualidade da educaÃÃo no Estado.
description nÃo hÃ
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5937
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AvaliaÃÃo de PolÃticas PÃblicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295147664867328