DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6166 |
Resumo: | O trabalho retoma conceitos da Microeconomia e de Marketing com o objetivo de complementar o trabalho e a disciplina de formaÃÃo de preÃos. A ampliaÃÃo da visÃo estritamente contÃbil permite integrar conceitos como custo de oportunidade e composto preÃo. Essa integraÃÃo demonstra a necessidade do preÃo formado conter elementos que reflitam a sustentabilidade econÃmica da empresa dentro de um contexto competitivo e que considere o custo de oportunidade do capital prÃprio investido. A inclusÃo desses conceitos altera a perspectiva de resultados da empresa obrigando-a a repensar e considerar outros aspectos quando da precificaÃÃo de seus produtos e serviÃos. AlÃm da exposiÃÃo e integraÃÃo entre os conceitos contÃbeis, econÃmicos e de mercado propostos, sÃo realizadas simulaÃÃes demonstrando o impacto da inclusÃo dessas novas abordagens sobre a atividade de formaÃÃo de preÃos. |
id |
UFC_ff2a58f92a4d1abbfbdf00af7e9c2c25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4440 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃosDecision at the point of economic equilibrium - an analysis of the impact of opportunity cost in pricing 2010-03-10Paulo de Melo Jorge Neto35625660344http://lattes.cnpq.br/7568927888412924Francisco de Assis Soares00000000008http://lattes.cnpq.br/6315138003445632Sandra Maria dos Santos09096515315http://lattes.cnpq.br/074016170462401322555884441http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208160Z1Wellington Santos DamascenoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRFormaÃÃo de preÃos Ponto de equilÃbrio Custo de oportunidadePricing Break even point Oportunity costCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO trabalho retoma conceitos da Microeconomia e de Marketing com o objetivo de complementar o trabalho e a disciplina de formaÃÃo de preÃos. A ampliaÃÃo da visÃo estritamente contÃbil permite integrar conceitos como custo de oportunidade e composto preÃo. Essa integraÃÃo demonstra a necessidade do preÃo formado conter elementos que reflitam a sustentabilidade econÃmica da empresa dentro de um contexto competitivo e que considere o custo de oportunidade do capital prÃprio investido. A inclusÃo desses conceitos altera a perspectiva de resultados da empresa obrigando-a a repensar e considerar outros aspectos quando da precificaÃÃo de seus produtos e serviÃos. AlÃm da exposiÃÃo e integraÃÃo entre os conceitos contÃbeis, econÃmicos e de mercado propostos, sÃo realizadas simulaÃÃes demonstrando o impacto da inclusÃo dessas novas abordagens sobre a atividade de formaÃÃo de preÃos.This paper presents the concepts of Microeconomics and Marketing with the aim of complementing the work and discipline pricing. Expanding the vision strictly accounting for integrating concepts such as opportunity cost and price compost. This integration demonstrates the need for prices contain elements formed that reflect the economic sustainability of the company within a competitive context and considering the cost opportunity of equity invested. The inclusion these concepts changes the perspective of the results forcing the company to rethink and consider other aspects when pricing their products and services. Besides the exposure and integration between accounting concepts, economic and market proposed are simulations showing the impact of inclusion of these new approaches on the activity of pricing.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6166application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:12Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Decision at the point of economic equilibrium - an analysis of the impact of opportunity cost in pricing |
title |
DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos |
spellingShingle |
DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos Wellington Santos Damasceno FormaÃÃo de preÃos Ponto de equilÃbrio Custo de oportunidade Pricing Break even point Oportunity cost CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos |
title_full |
DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos |
title_fullStr |
DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos |
title_full_unstemmed |
DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos |
title_sort |
DecisÃo no ponto de equilÃbrio econÃmico - uma anÃlise do impacto do custo de oportunidade na formaÃÃo de preÃos |
author |
Wellington Santos Damasceno |
author_facet |
Wellington Santos Damasceno |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paulo de Melo Jorge Neto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
35625660344 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7568927888412924 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco de Assis Soares |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
00000000008 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6315138003445632 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sandra Maria dos Santos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
09096515315 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0740161704624013 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
22555884441 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208160Z1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wellington Santos Damasceno |
contributor_str_mv |
Paulo de Melo Jorge Neto Francisco de Assis Soares Sandra Maria dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FormaÃÃo de preÃos Ponto de equilÃbrio Custo de oportunidade |
topic |
FormaÃÃo de preÃos Ponto de equilÃbrio Custo de oportunidade Pricing Break even point Oportunity cost CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pricing Break even point Oportunity cost |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O trabalho retoma conceitos da Microeconomia e de Marketing com o objetivo de complementar o trabalho e a disciplina de formaÃÃo de preÃos. A ampliaÃÃo da visÃo estritamente contÃbil permite integrar conceitos como custo de oportunidade e composto preÃo. Essa integraÃÃo demonstra a necessidade do preÃo formado conter elementos que reflitam a sustentabilidade econÃmica da empresa dentro de um contexto competitivo e que considere o custo de oportunidade do capital prÃprio investido. A inclusÃo desses conceitos altera a perspectiva de resultados da empresa obrigando-a a repensar e considerar outros aspectos quando da precificaÃÃo de seus produtos e serviÃos. AlÃm da exposiÃÃo e integraÃÃo entre os conceitos contÃbeis, econÃmicos e de mercado propostos, sÃo realizadas simulaÃÃes demonstrando o impacto da inclusÃo dessas novas abordagens sobre a atividade de formaÃÃo de preÃos. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This paper presents the concepts of Microeconomics and Marketing with the aim of complementing the work and discipline pricing. Expanding the vision strictly accounting for integrating concepts such as opportunity cost and price compost. This integration demonstrates the need for prices contain elements formed that reflect the economic sustainability of the company within a competitive context and considering the cost opportunity of equity invested. The inclusion these concepts changes the perspective of the results forcing the company to rethink and consider other aspects when pricing their products and services. Besides the exposure and integration between accounting concepts, economic and market proposed are simulations showing the impact of inclusion of these new approaches on the activity of pricing. |
description |
O trabalho retoma conceitos da Microeconomia e de Marketing com o objetivo de complementar o trabalho e a disciplina de formaÃÃo de preÃos. A ampliaÃÃo da visÃo estritamente contÃbil permite integrar conceitos como custo de oportunidade e composto preÃo. Essa integraÃÃo demonstra a necessidade do preÃo formado conter elementos que reflitam a sustentabilidade econÃmica da empresa dentro de um contexto competitivo e que considere o custo de oportunidade do capital prÃprio investido. A inclusÃo desses conceitos altera a perspectiva de resultados da empresa obrigando-a a repensar e considerar outros aspectos quando da precificaÃÃo de seus produtos e serviÃos. AlÃm da exposiÃÃo e integraÃÃo entre os conceitos contÃbeis, econÃmicos e de mercado propostos, sÃo realizadas simulaÃÃes demonstrando o impacto da inclusÃo dessas novas abordagens sobre a atividade de formaÃÃo de preÃos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6166 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295148894846976 |