Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
Texto Completo: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/289 |
Resumo: | O desenvolvimento de produtos inovadores contribui para o crescimento das empresas, contudo existem desafios neste processo. Alguns fatores determinantes contribuem para um bom lançamento de produtos, garantindo assim a sobrevivência das empresas no mercado. Este trabalho tem como objetivo identificar e priorizar quais fatores impactaram positivamente no desenvolvimento do segundo produto de Empresas de Base Tecnológica, sendo elas incubadas ou graduadas localizadas no Sul de Minas Gerais. Foi utilizado o método de modelagem com aplicação do AHP (Analytic Hierarchy Process), através dele foi possível identificar os quesitos avaliados como determinantes de sucesso avaliados pelas empresas que obtiveram sucesso no primeiro e no segundo produto. Os resultados encontrados são contraditórios, sendo que as empresas de sucesso em ambos os produtos avaliaram como determinantes os fatores ligados ao potencial de continuidade no mercado, enquanto as empresas que fracassaram no seu primeiro atribuem o sucesso no segundo na remodelagem das características da empresa, tendo foco agora no mercado e no desenvolvimento de produtos de acordo com as suas necessidades. |
id |
UFEI_317e42d4e94f246e1b294bb1a3596e74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifei.edu.br:123456789/289 |
network_acronym_str |
UFEI |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
repository_id_str |
7044 |
spelling |
2014-12-162016-01-20T11:58:10Z2016-01-20T11:58:10ZLEITE, Tatiane Costa. Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014.https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/289O desenvolvimento de produtos inovadores contribui para o crescimento das empresas, contudo existem desafios neste processo. Alguns fatores determinantes contribuem para um bom lançamento de produtos, garantindo assim a sobrevivência das empresas no mercado. Este trabalho tem como objetivo identificar e priorizar quais fatores impactaram positivamente no desenvolvimento do segundo produto de Empresas de Base Tecnológica, sendo elas incubadas ou graduadas localizadas no Sul de Minas Gerais. Foi utilizado o método de modelagem com aplicação do AHP (Analytic Hierarchy Process), através dele foi possível identificar os quesitos avaliados como determinantes de sucesso avaliados pelas empresas que obtiveram sucesso no primeiro e no segundo produto. Os resultados encontrados são contraditórios, sendo que as empresas de sucesso em ambos os produtos avaliaram como determinantes os fatores ligados ao potencial de continuidade no mercado, enquanto as empresas que fracassaram no seu primeiro atribuem o sucesso no segundo na remodelagem das características da empresa, tendo foco agora no mercado e no desenvolvimento de produtos de acordo com as suas necessidades.Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisItajubáUniversidade Federal de Itajubá142 p.Fatores determinantes de sucessoDecisão multicritériosAHPEmpresas de base tecnológicaPrimeiro produtoDeterminant factors of successMulticriteria decisionTechnology-based companiesFirst productMELLO, Carlos Henrique PereiraSALGADO, Eduardo G.Engenharia de ProduçãoQualidade e ProdutosLEITE, Tatiane CostaPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de ProduçãoIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãoporreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_leite_2014.pdfdissertacao_leite_2014.pdfapplication/pdf2229360https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/289/1/dissertacao_leite_2014.pdfa7f50a583867ab622f3093e6ceada81eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/289/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/2892024-03-18 11:42:21.754oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442024-03-18T14:42:21Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. |
title |
Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. |
spellingShingle |
Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. LEITE, Tatiane Costa |
title_short |
Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. |
title_full |
Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. |
title_fullStr |
Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. |
title_full_unstemmed |
Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. |
title_sort |
Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. |
author |
LEITE, Tatiane Costa |
author_facet |
LEITE, Tatiane Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEITE, Tatiane Costa |
description |
O desenvolvimento de produtos inovadores contribui para o crescimento das empresas, contudo existem desafios neste processo. Alguns fatores determinantes contribuem para um bom lançamento de produtos, garantindo assim a sobrevivência das empresas no mercado. Este trabalho tem como objetivo identificar e priorizar quais fatores impactaram positivamente no desenvolvimento do segundo produto de Empresas de Base Tecnológica, sendo elas incubadas ou graduadas localizadas no Sul de Minas Gerais. Foi utilizado o método de modelagem com aplicação do AHP (Analytic Hierarchy Process), através dele foi possível identificar os quesitos avaliados como determinantes de sucesso avaliados pelas empresas que obtiveram sucesso no primeiro e no segundo produto. Os resultados encontrados são contraditórios, sendo que as empresas de sucesso em ambos os produtos avaliaram como determinantes os fatores ligados ao potencial de continuidade no mercado, enquanto as empresas que fracassaram no seu primeiro atribuem o sucesso no segundo na remodelagem das características da empresa, tendo foco agora no mercado e no desenvolvimento de produtos de acordo com as suas necessidades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-16 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-20T11:58:10Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-20T11:58:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITE, Tatiane Costa. Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/289 |
identifier_str_mv |
LEITE, Tatiane Costa. Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. |
url |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
collection |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/289/1/dissertacao_leite_2014.pdf https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/289/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7f50a583867ab622f3093e6ceada81e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.br |
_version_ |
1801863236030562304 |