Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIQUEIRA, Rafael
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2574
Resumo: No atual ambiente de alta competitividade, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM, do inglês, Supply Chain Management) tem papel fundamental na redução de custos e na melhoria do atendimento ao cliente, de maneira a obter vantagens competitivas para as organizações. Dentro desta abordagem de gerenciamento destacam-se a gestão de relacionamento com clientes e com fornecedores como duas das principais estratégias operacionais para melhoria da competitividade nas organizações. O objetivo deste trabalho é confrontar aspectos teóricos do Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores (SRM, do inglês, Supplier Relationship Management) com a prática em uma organização do setor de telecomunicações. Essa organização se utiliza do SRM devido à profunda dependência de sua rede de fornecedores, como conseqüência direta da terceirização de várias etapas do seu processo produtivo ocorrida nos últimos anos. Os principais aspectos abordados no trabalho foram os processos de relacionamento, as alianças estratégicas, os fatores humanos envolvidos nos relacionamentos e o uso da tecnologia da informação entre as empresas. Os resultados da pesquisa indicam que, de modo geral, os conceitos de relacionamento com os fornecedores encontrados na literatura estão bem alinhados com os anseios dos dirigentes. No entanto, existe uma defasagem entre esses anseios e o que acontece atualmente na empresa, uma vez que a organização se encontra em um estágio intermediário com relação ao grau de desenvolvimento de alianças estratégicas com seus fornecedores, aplicando parcialmente técnicas e ferramentas de integração. Da mesma forma, os fatores humanos no relacionamento com fornecedores não recebem na empresa o mesmo valor dado pela literatura científica. Por outro lado, existe uma profunda predisposição dos envolvidos com os processos de relacionamento com fornecedores para a implantação de uma política de SRM ampla e moderna, que poderá melhorar os resultados financeiros da empresa. Como resultado mais relevante da pesquisa, ressalta-se a mudança da percepção que a empresa têm de seus fornecedores, que está migrando de um simples elo de ligação da cadeia de suprimentos para um novo caminho que agrega valor aos negócios.
id UFEI_a16db3a153e58b97a0ec6d896a157e55
oai_identifier_str oai:repositorio.unifei.edu.br:123456789/2574
network_acronym_str UFEI
network_name_str Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
repository_id_str 7044
spelling 2005-09-052021-11-172021-11-17T12:50:39Z2021-11-17T12:50:39Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2574No atual ambiente de alta competitividade, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM, do inglês, Supply Chain Management) tem papel fundamental na redução de custos e na melhoria do atendimento ao cliente, de maneira a obter vantagens competitivas para as organizações. Dentro desta abordagem de gerenciamento destacam-se a gestão de relacionamento com clientes e com fornecedores como duas das principais estratégias operacionais para melhoria da competitividade nas organizações. O objetivo deste trabalho é confrontar aspectos teóricos do Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores (SRM, do inglês, Supplier Relationship Management) com a prática em uma organização do setor de telecomunicações. Essa organização se utiliza do SRM devido à profunda dependência de sua rede de fornecedores, como conseqüência direta da terceirização de várias etapas do seu processo produtivo ocorrida nos últimos anos. Os principais aspectos abordados no trabalho foram os processos de relacionamento, as alianças estratégicas, os fatores humanos envolvidos nos relacionamentos e o uso da tecnologia da informação entre as empresas. Os resultados da pesquisa indicam que, de modo geral, os conceitos de relacionamento com os fornecedores encontrados na literatura estão bem alinhados com os anseios dos dirigentes. No entanto, existe uma defasagem entre esses anseios e o que acontece atualmente na empresa, uma vez que a organização se encontra em um estágio intermediário com relação ao grau de desenvolvimento de alianças estratégicas com seus fornecedores, aplicando parcialmente técnicas e ferramentas de integração. Da mesma forma, os fatores humanos no relacionamento com fornecedores não recebem na empresa o mesmo valor dado pela literatura científica. Por outro lado, existe uma profunda predisposição dos envolvidos com os processos de relacionamento com fornecedores para a implantação de uma política de SRM ampla e moderna, que poderá melhorar os resultados financeiros da empresa. Como resultado mais relevante da pesquisa, ressalta-se a mudança da percepção que a empresa têm de seus fornecedores, que está migrando de um simples elo de ligação da cadeia de suprimentos para um novo caminho que agrega valor aos negócios.In the current environment of high competitiveness, the Supply Chain Management has a basic role in costs reduction and customer care improvement, in order to get competitive advantages for the organizations. Within this management methodology, the relationship management with customers and suppliers are two of the main operational strategies for the improvement of the competitiveness in the organizations. The objective of this work is to confront theoretical and practical aspects of the Supplier Relationship Management in an organization from the telecommunication area. Due to deep dependency on its nets of suppliers, this organization uses the SRM (Supplier Relationship Management) methodology. This is a direct consequence of the outsourcing of some stages of its productive process, happened in the last years. The main treated aspects at work were the relationship processes, the strategic alliances, the human factor involved with the relationships and the use of information technology between the companies. Survey results indicate that, in a general way, the concepts of relationship with the suppliers found in literature are well lined up with the desire of the leaders (management). However, an imbalance exists between these desires and what is currently happening in the company. This imbalance happens when the organization is in an intermediary state with relation to the degree of development of the strategic alliances with its suppliers, partially applying techniques and tools of integration. In the same way, the human factor in relationship with the suppliers does not receive in the company the same value given by scientific literature. On the other hand, exists a deep inclination of the surrounded ones with the relationship processes with suppliers for the implantation of an ample and modern SRM policy. That policy will be able to improve the financial results of the company. As a main result from the survey, the change of the perception that the company has of its suppliers stands out. That is migrating from a simple link of the supply chain for a new way that adds value to the business.porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de ProduçãoUNIFEIBrasilIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e GestãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOGerenciamento do relacionamento com fornecedores (SRM)Gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM)Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLIMA, Renato da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9161092505168234999999999SIQUEIRA, RafaelSIQUEIRA, Rafael. Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2574/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_200529650.pdfDissertação_200529650.pdfapplication/pdf5300462https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2574/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_200529650.pdfc3220d71f616915de9f96f4ab2d2799bMD51123456789/25742021-11-17 09:50:42.975oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442021-11-17T12:50:42Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações
title Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações
spellingShingle Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações
SIQUEIRA, Rafael
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gerenciamento do relacionamento com fornecedores (SRM)
Gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM)
title_short Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações
title_full Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações
title_fullStr Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações
title_full_unstemmed Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações
title_sort Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações
author SIQUEIRA, Rafael
author_facet SIQUEIRA, Rafael
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LIMA, Renato da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9161092505168234
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv 999999999
dc.contributor.author.fl_str_mv SIQUEIRA, Rafael
contributor_str_mv LIMA, Renato da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Gerenciamento do relacionamento com fornecedores (SRM)
Gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM)
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento do relacionamento com fornecedores (SRM)
Gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM)
description No atual ambiente de alta competitividade, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM, do inglês, Supply Chain Management) tem papel fundamental na redução de custos e na melhoria do atendimento ao cliente, de maneira a obter vantagens competitivas para as organizações. Dentro desta abordagem de gerenciamento destacam-se a gestão de relacionamento com clientes e com fornecedores como duas das principais estratégias operacionais para melhoria da competitividade nas organizações. O objetivo deste trabalho é confrontar aspectos teóricos do Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores (SRM, do inglês, Supplier Relationship Management) com a prática em uma organização do setor de telecomunicações. Essa organização se utiliza do SRM devido à profunda dependência de sua rede de fornecedores, como conseqüência direta da terceirização de várias etapas do seu processo produtivo ocorrida nos últimos anos. Os principais aspectos abordados no trabalho foram os processos de relacionamento, as alianças estratégicas, os fatores humanos envolvidos nos relacionamentos e o uso da tecnologia da informação entre as empresas. Os resultados da pesquisa indicam que, de modo geral, os conceitos de relacionamento com os fornecedores encontrados na literatura estão bem alinhados com os anseios dos dirigentes. No entanto, existe uma defasagem entre esses anseios e o que acontece atualmente na empresa, uma vez que a organização se encontra em um estágio intermediário com relação ao grau de desenvolvimento de alianças estratégicas com seus fornecedores, aplicando parcialmente técnicas e ferramentas de integração. Da mesma forma, os fatores humanos no relacionamento com fornecedores não recebem na empresa o mesmo valor dado pela literatura científica. Por outro lado, existe uma profunda predisposição dos envolvidos com os processos de relacionamento com fornecedores para a implantação de uma política de SRM ampla e moderna, que poderá melhorar os resultados financeiros da empresa. Como resultado mais relevante da pesquisa, ressalta-se a mudança da percepção que a empresa têm de seus fornecedores, que está migrando de um simples elo de ligação da cadeia de suprimentos para um novo caminho que agrega valor aos negócios.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-09-05
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-17
2021-11-17T12:50:39Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-17T12:50:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2574
url https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv SIQUEIRA, Rafael. Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFEI
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
collection Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2574/2/license.txt
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2574/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_200529650.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
c3220d71f616915de9f96f4ab2d2799b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.br
_version_ 1801863219856277504