Os processos de contextualização e a formação inicial de professores de física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Cristina Cândida de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/974
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que ensinar Física possui entre seus objetivos a preparação científica básica do estudante a fim de torná-lo um cidadão crítico e responsável, com capacidade de tomada de decisões sobre assuntos de cunho científico-tecnológicos, além de propiciar a compreensão de seu papel na sociedade. Tais objetivos possibilitam a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes em uma perspectiva ampliada, em que os conceitos são abordados a fim de desmitificar a Ciência, combatendo a ideia de neutralidade científica e os mitos: salvacionismo científico e tecnológico, determinismo tecnológico e superioridade das decisões tecnocráticas. Dentro das possibilidades de se alcançar a ACT dos estudantes e combater os mitos científicos encontram-se os processos de contextualização. A elaboração de atividades contextualizadas principalmente a partir de projetos temáticos torna-se uma alternativa ao futuro professor e ao professor em atuação que deseja abordar os conteúdos científicos além de seus conceitos. Neste sentido, buscou-se investigar durante a disciplina Instrumentação para o Ensino de Física I, ministrada a licenciandos em Física da Universidade Federal de Itajubá, a seguinte questão geral: que compreensões os futuros professores de Física possuem sobre os processos de contextualização? Cinco licenciandos do sexto período do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Itajubá, matriculados na disciplina, desenvolveram três versões de um trabalho temático a partir de um tema escolhido pelas equipes. Para o desenvolvimento de tal trabalho, os licenciandos contaram com cinco perspectivas de contextualização: cotidiano, ilustração/exemplificação, ambiente do trabalho, histórica/sócio-cultural e crítica. Dessa forma a disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física I foi o ambiente de coleta de dados da pesquisa que possui natureza metodológica qualitativa do tipo pesquisadorprofessor. Dentre os procedimentos de coleta de dados, além das três versões do trabalho temático desenvolvido encontraram-se: questionários abertos, atividades desenvolvidas em classe e entrevista semi-estruturada. Para análise dos dados foram utilizadas partes significativas de Análise de Conteúdo. Podem ser verificados quatro agrupamentos sobre a relevância dos processos de contextualização: aproximação com o cotidiano, ensino significativo, relação interdisciplinar e alcance da ACT. Sabe-se que o desenvolvimento de um trabalho temático não é uma atividade trivial para o professor visto que diversos obstáculos podem dificultar sua elaboração. Dessa forma, seis agrupamentos puderam ser formados referentes às dificuldades encontradas pelos licenciandos: domínio/ aplicação do conteúdo, prática do professor, tempo hábil, material de referência, compreensão das perspectivas de contextualização e formação do professor.
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Tais objetivos possibilitam a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes em uma perspectiva ampliada, em que os conceitos são abordados a fim de desmitificar a Ciência, combatendo a ideia de neutralidade científica e os mitos: salvacionismo científico e tecnológico, determinismo tecnológico e superioridade das decisões tecnocráticas. Dentro das possibilidades de se alcançar a ACT dos estudantes e combater os mitos científicos encontram-se os processos de contextualização. A elaboração de atividades contextualizadas principalmente a partir de projetos temáticos torna-se uma alternativa ao futuro professor e ao professor em atuação que deseja abordar os conteúdos científicos além de seus conceitos. Neste sentido, buscou-se investigar durante a disciplina Instrumentação para o Ensino de Física I, ministrada a licenciandos em Física da Universidade Federal de Itajubá, a seguinte questão geral: que compreensões os futuros professores de Física possuem sobre os processos de contextualização? Cinco licenciandos do sexto período do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Itajubá, matriculados na disciplina, desenvolveram três versões de um trabalho temático a partir de um tema escolhido pelas equipes. Para o desenvolvimento de tal trabalho, os licenciandos contaram com cinco perspectivas de contextualização: cotidiano, ilustração/exemplificação, ambiente do trabalho, histórica/sócio-cultural e crítica. Dessa forma a disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física I foi o ambiente de coleta de dados da pesquisa que possui natureza metodológica qualitativa do tipo pesquisadorprofessor. 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