Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, André Marques Mancilha da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2414
Resumo: Com a mudança comportamental dos profissionais no mercado de trabalho influenciados cada vez mais pelas novas gerações e evoluções tecnológicas do século XXI, esta pesquisa, preocupada em obter um melhor desempenho desses colaboradores nas organizações, propõe um modelo de gestão organizacional baseado na gamificação. Seu aspecto ineditista está em traduzir a concorrência entre os jogadores, algo resultante de uma intervenção gamificada tradicional, em um resultado coletivo não favorecendo o individual nos ambientes corporativos. Utilizando a Pesquisa-ação como método, a gamificação foi aplicada em duas empresas reais de segmentos mercadológicos diferentes. Como resultante da aplicação do modelo gamificado, foi possível identificar sua contribuição no que se refere à gestão de conhecimento, sensos de análise crítica e de risco, interatividade entre as pessoas, clima organizacional, comprometimento e engajamento dos colaboradores e sobre tudo, uniformidade e sinergia de ações para a obtenção de um resultado positivo e comum para as empresas, tornando o trabalho desafiador e consistentemente interessante; entretanto, os resultados encontrados apontam que o modelo proposto demanda ainda de alguns ajustes e novas aplicações em outras companhias.
id UFEI_fc70ad83dad12739158ab924fcb9796d
oai_identifier_str oai:repositorio.unifei.edu.br:123456789/2414
network_acronym_str UFEI
network_name_str Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
repository_id_str 7044
spelling 2021-04-302021-05-072021-05-07T13:19:02Z2021-05-07T13:19:02Zhttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2414Com a mudança comportamental dos profissionais no mercado de trabalho influenciados cada vez mais pelas novas gerações e evoluções tecnológicas do século XXI, esta pesquisa, preocupada em obter um melhor desempenho desses colaboradores nas organizações, propõe um modelo de gestão organizacional baseado na gamificação. Seu aspecto ineditista está em traduzir a concorrência entre os jogadores, algo resultante de uma intervenção gamificada tradicional, em um resultado coletivo não favorecendo o individual nos ambientes corporativos. Utilizando a Pesquisa-ação como método, a gamificação foi aplicada em duas empresas reais de segmentos mercadológicos diferentes. Como resultante da aplicação do modelo gamificado, foi possível identificar sua contribuição no que se refere à gestão de conhecimento, sensos de análise crítica e de risco, interatividade entre as pessoas, clima organizacional, comprometimento e engajamento dos colaboradores e sobre tudo, uniformidade e sinergia de ações para a obtenção de um resultado positivo e comum para as empresas, tornando o trabalho desafiador e consistentemente interessante; entretanto, os resultados encontrados apontam que o modelo proposto demanda ainda de alguns ajustes e novas aplicações em outras companhias.With the behavioral change of professionals in the labor market, increasingly influenced by new generations and technological evolutions of the 21st century, this research, aimed at obtaining a better performance of these employees in organizations, proposes an organizational management model based on gamification. Its unprecedented aspect is to translate the competition among players, resulting from a traditional gamified intervention, into a collective result which does not benefit the individual in corporate environments. Using the research-action methodology, gamification was applied in two real companies from different market segments. As a result of the application of the gamified model, it was possible to identify its contribution regarding knowledge management, senses of critical and risk analysis, interactivity between people, organizational climate, employee’s commitment and engagement and, above all, uniformity and synergy of actions in order to achieve a positive and common result for companies, making the work challenging and consistently interesting; however, the obtained results highlight that the proposed model still requires some adjustments and new applications in other companies.Agência 1porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de ProduçãoUNIFEIBrasilIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e GestãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOOrganizaçãoGamificaçãoModelo gamificadoComprometimentoEngajamentoSinergiaDefinição de um modelo gamificado para gestão organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPINHO, Alexandre Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/2049450957233052http://lattes.cnpq.br/6416975016937093SILVA, André Marques Mancilha daSILVA, André Marques Mancilha da. Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional. 2021. 135 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2414/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALTese_2021028.pdfTese_2021028.pdfapplication/pdf1107941https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2414/1/Tese_2021028.pdfcdeeba3e0073e9faacfebfc4caf1fd04MD51123456789/24142021-05-07 10:19:02.247oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442021-05-07T13:19:02Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional
title Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional
spellingShingle Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional
SILVA, André Marques Mancilha da
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Organização
Gamificação
Modelo gamificado
Comprometimento
Engajamento
Sinergia
title_short Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional
title_full Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional
title_fullStr Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional
title_full_unstemmed Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional
title_sort Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional
author SILVA, André Marques Mancilha da
author_facet SILVA, André Marques Mancilha da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PINHO, Alexandre Ferreira de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2049450957233052
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6416975016937093
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, André Marques Mancilha da
contributor_str_mv PINHO, Alexandre Ferreira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Organização
Gamificação
Modelo gamificado
Comprometimento
Engajamento
Sinergia
dc.subject.por.fl_str_mv Organização
Gamificação
Modelo gamificado
Comprometimento
Engajamento
Sinergia
description Com a mudança comportamental dos profissionais no mercado de trabalho influenciados cada vez mais pelas novas gerações e evoluções tecnológicas do século XXI, esta pesquisa, preocupada em obter um melhor desempenho desses colaboradores nas organizações, propõe um modelo de gestão organizacional baseado na gamificação. Seu aspecto ineditista está em traduzir a concorrência entre os jogadores, algo resultante de uma intervenção gamificada tradicional, em um resultado coletivo não favorecendo o individual nos ambientes corporativos. Utilizando a Pesquisa-ação como método, a gamificação foi aplicada em duas empresas reais de segmentos mercadológicos diferentes. Como resultante da aplicação do modelo gamificado, foi possível identificar sua contribuição no que se refere à gestão de conhecimento, sensos de análise crítica e de risco, interatividade entre as pessoas, clima organizacional, comprometimento e engajamento dos colaboradores e sobre tudo, uniformidade e sinergia de ações para a obtenção de um resultado positivo e comum para as empresas, tornando o trabalho desafiador e consistentemente interessante; entretanto, os resultados encontrados apontam que o modelo proposto demanda ainda de alguns ajustes e novas aplicações em outras companhias.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-30
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-07
2021-05-07T13:19:02Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-07T13:19:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2414
url https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv SILVA, André Marques Mancilha da. Definição de um modelo gamificado para gestão organizacional. 2021. 135 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFEI
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
collection Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2414/2/license.txt
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2414/1/Tese_2021028.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
cdeeba3e0073e9faacfebfc4caf1fd04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.br
_version_ 1801863186808307712